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Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros A Importância do EGO
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A Importância do EGO
Offline Rain Man
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#1
02-04-2015, 11:46 AM
INTRODUÇÃO
Qual é o significado da palavra "ego"? O significado literal do ego é "a preocupação com os próprios interesses". Isso implica que um é mais importante do que o coletivo, e que é o beneficiário e o fim de suas ações.

A VIRTUDE DO EGOISMO
Para se falar da virtude do egoísmo, vamos primeiro definir o que se entende por egoísmo aqui. Não estamos falando do conceito pejorativo da palavra, mas simplesmente da preocupação com os interesses particulares de certo indivíduo. Isso vai contra o altruísmo, que declara que qualquer ação realizada para o benefício dos outros é boa e qualquer ação visando ao benefício próprio é ruim. Como a natureza não fornece ao homem uma maneira automática de sobrevivência, e ele precisa se sustentar através do esforço próprio, uma doutrina que diz que se preocupar com os interesses particulares é ruim diz também que o desejo do homem viver é ruim. Este seria o significado do altruísmo em sua essência.

[Imagem: Ayn_Rand1.jpg]
Ayn Rand, nascida São Petersburgo, 2 de fevereiro de 1905 — Nova Iorque, 6 de março de 1982)
foi uma escritora, dramaturga, roteirista e filósofa norte-americana de origem judaico-russa,
mais conhecida por desenvolver um sistema filosófico chamado de Objetivismo, e por seus romances The Fountainhead e Atlas Shrugged
Objetivista, Capitalista, Secular e Anti feminazi

"A Ética Objetivista defende o individualismo e o egoísmo racional, ou seja, uma moral baseada na defesa dos direitos e valores necessários para a sobrevivência e realização do ser humano no gozo de total liberdade; ele não vive para satisfazer os demais, mas sim como um fim em si mesmo. Tudo dentro de um ambiente de absoluto respeito aos direitos individuais e sobre o fundamento de que nenhum homem - ou grupo de homens - tem o direito de iniciar atos de violência (física, moral ou intelectual) contra outros."

ÉTICA OBJETIVISTA
Num sentido popular, a palavra "egoísmo" é sinónimo de maldade: representa a imagem de um insensível e cruel assassino que passa por cima de pilhas de cadáveres para atingir os seus próprios fins, alguém que não se importa com qualquer ser humano e que tem como objetivo último a obtenção de gratificação pessoal com caprichos vãos num qualquer momento imediato.

Todavia, a definição mais exata da palavra "egoísmo" dada pelo o dicionário é: preocupação com os nossos próprios interesses. Esta definição não encerra uma avaliação moral: não nos diz se a preocupação com os nossos próprios interesses é algo bom ou mau; nem nos diz o que de facto constitui os interesses do homem. Cabe à ética responder a estas questões. Como resposta, a ética do altruísmo criou a imagem do ser humano insensível, de forma a levar o homem a crer em dois princípios básicos:

a) que, independentemente da sua natureza dos seus interesses, cuidar deles é algo mau
b) que a atividade do ser humano insensível é, de facto, o resultado do seu próprio interesse (ao qual o altruísmo nos impõe renunciar para o bem daqueles com quem convivemos).

Num sentido popular, a palavra "egoísmo" é sinónimo de maldade: representa a imagem de um insensível e cruel assassino que passa por cima de pilhas de cadáveres para atingir os seus próprios fins, alguém que não se importa com qualquer ser humano e que tem como objetivo último a obtenção de gratificação pessoal com caprichos vãos num qualquer momento imediato.
Todavia, a definição mais exata da palavra "egoísmo" dada pelo o dicionário é: preocupação com os nossos próprios interesses. Esta definição não encerra uma avaliação moral: não nos diz se a preocupação com os nossos próprios interesses é algo bom ou mau; nem nos diz o que de facto constitui os interesses do homem. Cabe à ética responder a estas questões.

[Imagem: ayn-destruicao.jpg?w=660]
Como resposta, a ética do altruísmo criou a imagem do ser humano insensível, de forma a levar o homem a crer em dois princípios básicos:

a) que, independentemente da sua natureza dos seus interesses, cuidar deles é algo mau
b) que a atividade do ser humano insensível é, de facto, o resultado do seu próprio interesse (ao qual o altruísmo nos impõe renunciar para o bem daqueles com quem convivemos).

Há duas questões morais que o altruísmo agrupa num único "pacote":

1) O que são valores?
2) Quem deveria ser o beneficiário dos valores?

O altruísmo substitui a segunda questão pela primeira: escapa à tarefa de definir um código de valores morais, deixando, assim, o homem sem qualquer orientação moral.
O altruísmo defende que qualquer ação feita em benefício dos outros é boa e que qualquer ação feita em prol de interesses próprios é má. Deste modo, o beneficiário de uma ação é o único critério de valor moral — e desde que o beneficiário não seja o próprio agente da ação, tudo é aceitável.

Sob todas as variantes da ética altruísta se pode avaliar a terrível imoralidade, a injustiça crónica, o grotesco valor dos dois pesos e duas medidas, os conflitos e contradições insolúveis que caracterizaram as relações e sociedades humanas ao longo da história.
Observemos a indecência do que se passa hoje com os juízos morais. Um industrial que faça fortuna e um criminoso que assalte um banco são igualmente qualificados de imorais, uma vez que ambos procuram riqueza para o seu próprio benefício "egoísta". Um jovem que desista da carreira de forma a sustentar os pais e nunca passe de um humilde empregado de mercearia é visto como moralmente superior àquele outro jovem que empreende a mais dura das lutas para concretizar a sua ambição pessoal. Um ditador é considerado moral, dado que as atrocidades indescritíveis que cometeu tiveram como objetivo beneficiar "o povo" e não a si mesmo.

A MORALIDADE NA VIDA DO HOMEM
Observemos agora as implicações deste critério de benefício da moralidade na vida do homem. A primeira é a conclusão de que a moralidade é sua inimiga, isto é, ele não tem nada a ganhar com isso, de facto só tem a perder: pode apenas esperar perda auto-infligida, dor auto-infligida e a cinzenta e debilitante mortalha da dúvida incompreensível. Pode apenas esperar que outros ocasionalmente se sacrifiquem em seu benefício, tal como ele o faz a contra-gosto em relação a eles. Porém, ele sabe que essa relação trará ressentimento mútuo e não prazer — e que moralmente a busca de valores pelos dois será como que uma troca de presentes de Natal indesejados e não escolhidos, sendo que a que nenhum dois é moralmente permitido comprá-los para si próprio. Além dos momentos em que revela capacidade para desempenhar um acto de auto-sacrifício, este homem não possui qualquer significado moral: a moral não o reconhece e nada diz sobre os momentos cruciais da sua vida: é apenas a sua própria vida, "egoísta" e privada e como tal esses momentos são vistos como bons ou maus ou, na melhor das hipóteses, amorais.

Dado a natureza não atribuir ao homem formas automáticas de sobrevivência, uma vez que tem de se sustentar através do seu próprio esforço, a teoria de que a preocupação com os seus próprios interesses é má significa que o desejo de viver também é mau — que a vida humana, enquanto tal, é também má. Nenhuma teoria poderia ser mais cruel do que esta.

No entanto, este é o conceito do altruísmo, implícito na comparação entre o industrial e o assaltante de bancos. Há uma diferença fundamental entre um homem que vê a concretização dos seus próprios interesses na produção ou construção de algo e o outro que os tenta alcançar através de um assalto. A maldade de um assaltante não reside no facto de procurar satisfazer os seus interesses, mas no que considera serem os seus interesses; não no facto de desejar viver, mas no facto de desejar fazê-lo a um nível sub-humano.

Se é verdade que o meu conceito de "egoísmo" difere do que é comumente usado, então este é um dos piores erros do altruísmo: significa isto que o altruísmo não permite qualquer conceito de auto-respeito e auto-suficiência no homem, ou seja, um homem que se sustenta pelo seu próprio esforço sem se sacrificar a si mesmo ou aos outros. Significa também que o altruísmo não consente outra perspectiva do homem que não seja a de animal sacrificado e beneficiário do sacrifício dos outros, que não seja a de vítima e de parasita, e significa que não reconhece a ideia de coexistência benévola entre os homens nem o conceito de justiça. Se nos interrogarmos sobre as razões por detrás desta feia mistura de cinismo e culpa na qual a maioria dos homens constroem as suas vidas, concluímos que há cinismo porque eles nem praticam nem aceitam a moral altruísta; há culpa porque não se atrevem a rejeitar essa mesma moral.

MINHA FILOSOFIA SUSTENTA QUE:
  • A realidade existe como um dado absoluto objetivo – fatos são fatos, independente dos sentimentos, desejos, esperanças ou medos dos homens.
  • A razão (a faculdade que identifica e integra o material fornecido pelos sentidos) é a única forma do homem perceber a realidade, sua única fonte de conhecimento, seu único guia para a ação, e seu método básico de sobrevivência.
  • O homem – todo homem – é um fim em si mesmo, não um meio para os fins dos outros. Ele deve existir para o seu próprio bem, nem se sacrificando pelos outros nem sacrificando os outros a si mesmo. A busca do seu próprio interesse racional e da sua própria felicidade é o mais elevado propósito moral da sua vida.
  • O sistema político-econômico ideal é o capitalismo laissez-faire. É um sistema onde os homens lidam uns com os outros, não como vítimas e executores, nem como mestres e escravos, mas como comerciantes, por livre intercâmbio voluntário visando o benefício mútuo. É um sistema onde nenhum homem pode obter quaisquer valores das outros recorrendo à força física, e ninguém pode iniciar o uso da força física contra os outros. O governo age somente como um policial que protege os direitos do homem; ele usa força física apenas em retaliação e apenas contra aqueles que iniciaram seu uso, tal como criminosos ou invasores estrangeiros. Em um sistema de pleno capitalismo, deve haver (mas, historicamente, nunca houve) uma completa separação entre o estado e a economia, da mesma forma e pelas mesmas razões que deve haver uma separação entre o estado e a igreja.

O capitalismo foi o sistema originado nos Estados Unidos. Seu sucesso, seu progresso, suas realizações, são sem precedentes na história humana. A filosofia política dos Estados Unidos da América era fundamentada no direito do homem à sua própria vida, à sua própria liberdade, à busca da sua própria felicidade, o que significa: no direito do homem existir para o seu próprio benefício. Esse era o código moral implícito da América, mas ele não havia sido formulado explicitamente. Essa era a falha na sua armadura intelectual, que agora a está destruindo. Os Estados Unidos e o capitalismo estão perecendo por uma falta de base moral.

O DESTRUIDOR É A MORALIDADE DO ALTRUÍSMO.
O altruísmo sustenta que o homem não tem o direito de existir para o seu próprio bem, que servir aos outros é a única justificação moral de sua existência, e que o autossacrifício é o seu mais elevado dever moral. A expressão política do altruísmo é o coletivismo ou o estatismo, que sustentam que a vida e o trabalho do homem pertencem ao estado – à sociedade, ao grupo, à gangue, à raça, à nação – e que o estado pode dispor dele da maneira que desejar em prol do que quer que seja considerado o seu próprio bem tribal, coletivo.

“Desde o início, os Estados Unidos foram dilacerados pelo choque do seu sistema político com a moralidade altruísta. O capitalismo e o altruísmo são incompatíveis; eles não podem coexistir no mesmo homem ou na mesma sociedade. Hoje, o conflito atingiu seu clímax final; a escolha é clara: ou uma nova moralidade de auto interesse racional, com as suas consequências sendo a liberdade, a justiça, o progresso e a felicidade do homem sobre a terra – ou a moralidade primeva do altruísmo, com as suas consequências sendo a escravidão, a força bruta, o terror estagnante e as fornalhas sacrificiais.” [Para o Novo Intelectual]

Você pode observar os resultados práticos do altruísmo e do estatismo ao nosso redor no mundo de hoje – tal como os campos de trabalho escravo da Rússia Soviética, onde vinte e um milhões de prisioneiros políticos trabalham na construção de projetos do governo e morrem de desnutrição planejada, sendo a vida humana mais barata do que a comida – ou as câmaras de gás e massacres em massa da Alemanha nazista – ou o terror e a fome na China comunista – ou a histeria em Cuba onde o governo oferece homens para a venda – ou o muro de Berlim Oriental onde seres humanos saltam de alturas ou rastejam pelos esgotos a fim de escapar, enquanto os guardas atiram nos jovens em fuga.
Observe essas atrocidades, então pergunte a si mesmo se algo assim seria possível se os homens não tivessem aceitado a ideia de que o homem é um animal sacrificial a ser imolado para o “bem público”. Leia os discursos dos líderes políticos desses países e pergunte-se quais argumentos restariam para eles se a palavra “sacrifício” fosse considerada não um ideal moral, mas o mal anti-humano que ela é.


Em seguida, ouça os discursos do nosso atual governo – e se faça a mesma pergunta.


REFERENCIAS
http://aynrandlexicon.com/lexicon/standa...value.html
http://mundorealista.com/homensrealistas...te-do-ego/
http://www.il-rs.org.br/site/info/det_li...cordID=251



REFERENCIAS EXTERNAS
Ayn Rand
Friedrich Nietzsche
Richard Dawkins
Objetivismo
Secularismo
Libertarianismo

LIVROS
A Virtude do Egoísmo - Ayn Rand
A Revolta de Atlas - Ayn Rand
A Nascente - Ayn Rand
Objetivismo, a Filosofia de Ayn Rand - Ayn Rand
O Gene Egoísta - Richard Dawkins
Para Além do Bem e do Mal - Friedrich Nietzsche
As 48 Leis do Poder - Robert Greene
Foi o egoísmo que nos trouxe até aqui, hoje existe Ferrari, Bmw e Mercedes por conta do egoísmo de alguns Homens. Parabéns a você que nasceu com testosterona em níveis mais altos, eu espero que crie algo útil e fique rico, egoísta.
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#2
02-04-2015, 02:07 PM
Gosto dos romances dela, apesar de achá-la uma garotinha romântica idealista.

De qualquer forma, engraçado ela falar sobre 'bons', sendo que nunca foi boa em nada, seus romances não foram magníficas obras e vivia de defender o liberalismo em palestras.

Ayn Rand tem uma visão romântica de mundo que só adolescentes caem no conto. Heróis saídos de contos de fadas, como se todo rico como Rearden o fosse por esforço, estudo e merecimento, como se todo magnata como D'Aconnia fosse magnata não só por ter nascido em uma família abastada, mas por ser uma pessoa da mais alta inteligência e valor moral. Quem vive o mundo no dia-a-dia sabe o quão inocente é o mundo de Ayn Rand.

Por favor, que não seja mais um liberal forçado no fórum, liberal quando mistura com realismo fica o diabo.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
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#3
02-04-2015, 02:22 PM
Vou dar uma imprimida nisso e ler isso com calma.

Otimas referencias de livros.
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Offline Rain Man
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#4
02-04-2015, 03:42 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-04-2015, 04:03 PM por Rain Man.)
(02-04-2015, 02:07 PM)Azoth Escreveu: Gosto dos romances dela, apesar de achá-la uma garotinha romântica idealista.

De qualquer forma, engraçado ela falar sobre 'bons', sendo que nunca foi boa em nada, seus romances não foram magníficas obras e vivia de defender o liberalismo em palestras.

Ayn Rand tem uma visão romântica de mundo que só adolescentes caem no conto. Heróis saídos de contos de fadas, como se todo rico como Rearden o fosse por esforço, estudo e merecimento, como se todo magnata como D'Aconnia fosse magnata não só por ter nascido em uma família abastada, mas por ser uma pessoa da mais alta inteligência e valor moral. Quem vive o mundo no dia-a-dia sabe o quão inocente é o mundo de Ayn Rand.

Por favor, que não seja mais um liberal forçado no fórum, liberal quando mistura com realismo fica o diabo.

O Maior erro e tomar uma Ideia (Ideologia, Visão, Conceito...), como única e verdadeira.

Reconheço que Trabalho árduo e Honesto não e nenhuma garantia de Riqueza, Poder e Regalias. Levando em consideração o lugar em que vivemos seria muito mais fácil conquistar tais coisas através de meios Ilícitos.

Como a REAL sendo um lugar com pessoas bem "Intencionadas", ainda se torna flexível para se adaptar a realidade de cada um, pois se trata de diferentes pontos de vista de diferentes pessoas.
Da mesma forma encaro a Filosofia proposta por Ayn Rand. Sendo que meu objetivo foi trazer uma visão clara baseada na nossa Racionalidade.

Sinceramente na minha opinião ter:

- A realidade como um dado absoluto objetivo
- A razão como a única forma do homem perceber a realidade
- O homem sendo um fim em si mesmo

São bases essenciais para se levar a Vida, além de que o Objetivo principal do Objetivismo, além de ter uma vida baseada na REALidade, e ter o homem trabalhando pela própria felicidade, sem esperar que a mesma venha dos outros.

Talvez você tenha visto só a Superfície do que realmente se trata aqui, não estou aqui para avaliar Ayn Rand como pessoa, mais para colocar sua ideia a prova e perceber que, mesmo com suas falhas suscetíveis a qualquer obra Humana, ela (A Filosofia) ainda tem a capacidade de nos tornar seres com Base Racional, transcendendo nossos Anseios, Sentimentos, Emoções e Distúrbios Originados de procedências Duvidosas.

Obs*
- A REVOLTA DE ATLAS de Ayn Rand foi o Segundo Livro que mais Influenciou os Estados Unidos, superado somente pela Bíblia (http://www.editoraarqueiro.com.br/livros/ver/90) .

- Artistas como Angelina Jolie, Eva Mendes, Brad Pitt, Jim Carrey e Políticos como Ronald Reagan recomendam/seguem a Filosofia Objetivista.

[Não Estou querendo mostrar o Objetivismo como "Moderninho" e "Cult", está observação e para Refutar o que foi dito pelo Azoth
"engraçado ela falar sobre 'bons', sendo que nunca foi boa em nada, seus romances não foram magníficas obras" ]
Foi o egoísmo que nos trouxe até aqui, hoje existe Ferrari, Bmw e Mercedes por conta do egoísmo de alguns Homens. Parabéns a você que nasceu com testosterona em níveis mais altos, eu espero que crie algo útil e fique rico, egoísta.
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02-04-2015, 04:19 PM
Tenho muitas reservas quanto ao EGO, mas acredito que a morte do EGO como pregada pelo NA seja impossível, o EGO nos fornece um combustível poderoso na busca por um lugar melhor, mas também alimenta a vaidade que pode ser um câncer na vida de um homem.

Quanto a autora, só conheço a revolta de Atlas e mesmo assim de forma muito superficial.

me informarei mais.
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Offline Tiago Sorine
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02-04-2015, 05:01 PM
(02-04-2015, 04:19 PM)cabraman Escreveu: Tenho muitas reservas quanto ao EGO, mas acredito que a morte do EGO como pregada pelo NA seja impossível, o EGO nos fornece um combustível poderoso na busca por um lugar melhor, mas também alimenta a vaidade que pode ser um câncer na vida de um homem.

Quanto a autora, só conheço a revolta de Atlas e mesmo assim de forma muito superficial.

me informarei mais.

Não acredito em morte do também, mas sim em controle do ego mantendo-o lado a lado com a auto estima.

Quanto ao tópico, vou imprimir também para dar um lida com mais calma. A Revolta de Atlas já está na minha lista de livros para ler há um tempo. Mas primeiro tenho que terminar os que estão na frente dele...yaoming
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Offline Jaguar Paw
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02-04-2015, 06:40 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-04-2015, 12:08 AM por Jaguar Paw.)
O maior mérito de Ayn Rand é a sua defesa incondicional, inequívoca e aguerrida da individualidade. Nisto, ela realmente fez, e faz, a diferença.

Porém, como inimiga do marxismo, ela continuou presa ao modelo clássico e não percebeu que a luta havia passado da arena econômica para a cultural (pouquíssimas pessoas neste mundo, à época, perceberam isto, sejamos justos).

Como escritora, era prolixa ao extremo. E isto me enche o saco.

Em matéria de musas libertárias, prefiro Isabel Paterson e Rose Wilder Lane.
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Ausente Marcílio
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02-04-2015, 06:56 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-04-2015, 06:57 PM por Marcílio.)
Eu acho importante estudar isso, porque pode dar um sentido existencial ao egoísmo.

Tenho um conflito existencial pesado entre ser egoista x altruista, resultante principalmente da minha formação cristã, de modo que para alimentar o primeiro é preciso sempre doses grandes de livros auto-ajuda para ver se me convenço de que devo lutar por mim mesmo.

Ou seja, fui criado para ser soldado para outros, e não para mim mesmo.

Talvez com esses livros aí de uma melhorada e ajude a entender a função social do individualismo e egoísmo.
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03-04-2015, 12:03 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-04-2015, 12:03 AM por Azoth.)
(02-04-2015, 06:56 PM)Don Welzo Escreveu: Eu acho importante estudar isso, porque pode dar um sentido existencial ao egoísmo.

Tenho um conflito existencial pesado entre ser egoista x altruista, resultante principalmente da minha formação cristã, de modo que para alimentar o primeiro é preciso sempre doses grandes de livros auto-ajuda para ver se me convenço de que devo lutar por mim mesmo.

Ou seja, fui criado para ser soldado para outros, e não para mim mesmo.

Talvez com esses livros aí de uma melhorada e ajude a entender a função social do individualismo e egoísmo.

Cristianismo nunca ensinou a ser soldado dos outros em detrimento a você.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Marcos 12:31

Se você não é seu próprio soldado, não se ama, não se cuida, não conserva seus ideais, você não tem condições de amar e/ou salvar ninguém.

É uma pena que confundam o amor cristão com paspalhice.
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(02-04-2015, 06:56 PM)Don Welzo Escreveu: Eu acho importante estudar isso, porque pode dar um sentido existencial ao egoísmo.

Tenho um conflito existencial pesado entre ser egoista x altruista, resultante principalmente da minha formação cristã, de modo que para alimentar o primeiro é preciso sempre doses grandes de livros auto-ajuda para ver se me convenço de que devo lutar por mim mesmo.

Ou seja, fui criado para ser soldado para outros, e não para mim mesmo.

Talvez com esses livros aí de uma melhorada e ajude a entender a função social do individualismo e egoísmo.

Isso foi tema de uma extenso debate numa mesa de bar.

O sujeito egoista parece viver melhor que o altruista, o que vemos em primeira pessoa é o egoista comendo melhor, saindo cedo, ganhando mais, etc.

Isso merecia mais discussão.
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(03-04-2015, 07:37 AM)cabraman Escreveu:
(02-04-2015, 06:56 PM)Don Welzo Escreveu: Eu acho importante estudar isso, porque pode dar um sentido existencial ao egoísmo.

Tenho um conflito existencial pesado entre ser egoista x altruista, resultante principalmente da minha formação cristã, de modo que para alimentar o primeiro é preciso sempre doses grandes de livros auto-ajuda para ver se me convenço de que devo lutar por mim mesmo.

Ou seja, fui criado para ser soldado para outros, e não para mim mesmo.

Talvez com esses livros aí de uma melhorada e ajude a entender a função social do individualismo e egoísmo.

Isso foi tema de uma extenso debate numa mesa de bar.

O sujeito egoista parece viver melhor que o altruista, o que vemos em primeira pessoa é o egoista comendo melhor, saindo cedo, ganhando mais, etc.

Isso merecia mais discussão.

Egoísmo, diferente do que muitos dizem, e simplesmente se colocar como prioridade a frente dos outros.
Oque acaba acontecendo e muitas pessoas que não querem ser taxadas como egoísta, por que criam a imagem do materialista que passa por cima de tudo e todos pra conseguir oque quer, acaba aderindo ao ideal altruísta.

Ajudar o próximo sim, (se for de sua vontade), mas sacrificar seu, tempo, esforço, saúde, conhecimento... (coisas que não são de graça) em exclusivo beneficio do outro e um desrespeito a si mesmo.

O Pai de um amigo meu me disse um vez: "Não quer se decepcionar? Cobre pelos seus serviços, se valorize.
Foi o egoísmo que nos trouxe até aqui, hoje existe Ferrari, Bmw e Mercedes por conta do egoísmo de alguns Homens. Parabéns a você que nasceu com testosterona em níveis mais altos, eu espero que crie algo útil e fique rico, egoísta.
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(03-04-2015, 08:57 AM)Rain Man Escreveu:
(03-04-2015, 07:37 AM)cabraman Escreveu:
(02-04-2015, 06:56 PM)Don Welzo Escreveu: Eu acho importante estudar isso, porque pode dar um sentido existencial ao egoísmo.

Tenho um conflito existencial pesado entre ser egoista x altruista, resultante principalmente da minha formação cristã, de modo que para alimentar o primeiro é preciso sempre doses grandes de livros auto-ajuda para ver se me convenço de que devo lutar por mim mesmo.

Ou seja, fui criado para ser soldado para outros, e não para mim mesmo.

Talvez com esses livros aí de uma melhorada e ajude a entender a função social do individualismo e egoísmo.

Isso foi tema de uma extenso debate numa mesa de bar.

O sujeito egoista parece viver melhor que o altruista, o que vemos em primeira pessoa é o egoista comendo melhor, saindo cedo, ganhando mais, etc.

Isso merecia mais discussão.

Egoísmo, diferente do que muitos dizem, e simplesmente se colocar como prioridade a frente dos outros.
Oque acaba acontecendo e muitas pessoas que não querem ser taxadas como egoísta, por que criam a imagem do materialista que passa por cima de tudo e todos pra conseguir oque quer, acaba aderindo ao ideal altruísta.

Ajudar o próximo sim, (se for de sua vontade), mas sacrificar seu, tempo, esforço, saúde, conhecimento... (coisas que não são de graça) em exclusivo beneficio do outro e um desrespeito a si mesmo.

O Pai de um amigo meu me disse um vez: "Não quer se decepcionar? Cobre pelos seus serviços, se valorize.

Mas é justamente aí que está o dilema, o politicamente correto, coloca um freio na maioria, eu por exemplo mesmo sabendo que ser egoista é mais confortável, me sinto mal o sendo e repudio violentamente quem tenta ser na minha presença.


Um exemplo: a conta do bar, na hora do racha o fdp é o ultimo a colocar dinheiro na mesa. normalmente uma cédula bem pequena, se eu estiver na mesa dá merda na hora. O que percebo é que as pessoas tem medo de dizer não e acabam tomando no cu.
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Offline Mercúrio
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#13
03-04-2015, 06:54 PM
Mas a doutrina objetivista de Ayn Rand é materialismo puro, inclusive isso é perceptível no seu texto. Ela era ateísta e achava que a religião era atraso de vida. Anton Lavey cita o objetivismo como uma de suas influências para escrever A bíblia satânica . Tudo o que ela e outros libertários ateus dizem sobre moralidade vai para o ralo quando eles próprios não reconhecem que foi o crisitianismo que moldou a toda a visão ocidental sobre o valor da vida humana, a individualidade e a liberdade.
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#14
03-04-2015, 07:07 PM
ser egoísta profissionalmente é vantajoso.
Agora ser egoísta na família ou em relacionamentos é pedir pra se fuder.
Eu sou extremamente egoísta na minha profissão, ainda que sendo médico, não aceito trabalhar onde pagam mal, não aceito trabalhar em feriado sem que me paguem dobrado por isso, nem aceito trabalhar a noite sem adicional noturno.
O foda é que a nova leva de médicos que vem surgindo é um bando de filho de puta que aceita qualquer merda.
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#15
03-04-2015, 07:29 PM
(03-04-2015, 06:54 PM)Mercúrio Escreveu:
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Mas a doutrina objetivista de Ayn Rand é materialismo puro, inclusive isso é perceptível no seu texto. Ela era ateísta e achava que a religião era atraso de vida. Anton Lavey cita o objetivismo como uma de suas influências para escrever A bíblia satânica . Tudo o que ela e outros libertários ateus dizem sobre moralidade vai para o ralo quando eles próprios não reconhecem que foi o crisitianismo que moldou a toda a visão ocidental sobre o valor da vida humana, a individualidade e a liberdade.

Ayn Rand identificava o marxismo como um fruto da ética judaico-cristã, eis a raiz do seu virulento - e tolo - ateísmo.

O Libertário, de qualquer vertente, que não não tem consciência de que nossa ideologia tem profundas raízes na Cultura Ocidental e, portanto, na ética judaico-cristã, não merece o termo libertário.

Só para ilustrar, a catolicíssima Irlanda foi anárquica por séculos:



Amar a liberdade não significa ser inimigo da religiosidade.
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#16
04-04-2015, 01:41 AM
Ayn Rand = vadia debil mental
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Offline lawlyet_w
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#17
04-04-2015, 02:59 AM
"Ayn Rand e a sociedade tribal

«La premisa básica del burdo y primitivo colectivismo tribal es la noción de que la riqueza le pertenece a la tribu o a la sociedad como un todo, y que cualquier individuo tiene “derecho” a “participar” en esa riqueza»

Ayn Rand é um caso de relativo sucesso que que considero curioso, desde logo porque ela restringiu o objecto da sua teoria à modernidade; e quando não o fez só disse asneiras, como revela esta proposição:

“Hay un único asunto fundamental en filosofía: La eficacia cognitiva de la mente humana. El conflicto de Aristóteles contra Platón es el conflicto de la razón frente al misticismo. Fue Platón quien formuló la mayoría de las preguntas – y de las dudas – básicas de la filosofía. Fue Aristóteles quien preparó las bases para la mayoría de las respuestas.”

Por definição, a filosofia não tem um “único assunto fundamental”, e o “misticismo” (no sentido platónico de concepção de “alma”, que é diferente da concepção cristã) era para os gregos apenas uma das facetas da razão — como o próprio Aristóteles reconheceu. Portanto, só uma pessoa com conhecimentos rudimentares de filosofia pode dizer que “Aristóteles opôs a razão ao misticismo”, até porque incorre numa falácia de Parménides porque na Grécia antiga não existia o misticismo propriamente dito (medieval ou monoteísta); seria como se eu dissesse, por exemplo, que na Grécia antiga existia “tecnologia” baseando-me na arte grega de fundição de metais. Este simplismo arrepiante de Ayn Rand foi talvez a chave do seu sucesso, porque se dirigiu a pessoas simples e com um raciocínio simplista.

Voltemos ao texto em epígrafe, em que Ayn Rand compara a sociedade tribal com a sociedade moderna, e ressalta a seguinte frase: “nada se pode aprender sobre o homem (indivíduo) estudando a sociedade”. Diz Ayn Rand que “a humanidade não é uma entidade”, e tem razão. Mas uma nação é uma entidade, quer agrade a Ayn Rand ou não. Que Ayn Rand se revolva no túmulo, mas a verdade é que a nação é uma entidade. E até podemos dizer — como diz Fernando Pessoa, embora eu não concorde totalmente — que a nação é uma entidade que é produto da soma de todos os egoísmos individuais; mas não deixa de ser uma entidade.

Se uma nação é uma entidade, não é irracional que se fale de “alocação nacional de recursos”. Ayn Rand parte de um sofisma: a ideia segundo a qual “comunidade” significa “igualdade na tribo” ou “igualitarismo tribal”, e este tipo de sofisma abunda em Ayn Rand e nos seus seguidores, e ainda não compreendi se tal acontece por ignorância, estupidez ou má-fé.

Não é verdade que “recursos nacionais” signifique “recursos comunais” — como é afirmado no texto. Ayn Rand não faz a mínima ideia, por exemplo, da organização nacional de recursos de Portugal na Idade Média, em que os recursos nacionais nunca foram recursos comunais no sentido igualitarista. Ayn Rand reduz a História a 300 anos.

Ayn Rand acusa as pessoas que falam de “bem comum” de assumirem uma “hipocrisia moral” — da mesma forma que um psicopata e assassino em série me poderia acusar de hipocrisia moral por eu ter tido, eventualmente, em uma determinada situação de conflito com outra pessoa, o instinto de a matar, e de ter recalcado esse instinto e de o ter anulado mediante auto-censura. Para o psicopata, eu não teria sido um “hipócrita moral” se tivesse assumido o instinto assassino sem o censurar.

Para o psicopata e para Ayn Rand, “hipocrisia moral” significa “auto-censura moral” — e vemos como a moral e o valores são invertidos, o que é característica do movimento revolucionário. Ayn Rand não se deu conta de que é produto do movimento revolucionário que ela própria critica."

LINK: https://espectivas.wordpress.com/2012/09...de-tribal/
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#18
04-04-2015, 10:42 AM
Se o law falou que ela é débil mental eu acredito.
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Offline NW GD FLW
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#19
04-04-2015, 11:03 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-04-2015, 03:57 PM por NW GD FLW.)
Ayn Rand é uma portadora da luz, pregadora da verdade, *uma mente genial. Seus livros são impecáveis, todos eles possuem um teor de claridade e libertação motivadores. Eu não acredito que possam haver críticas tão cheias de ódio, simplesmente por ela ter sido ateia, uma coisa absolutamente normal e natural.
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Offline Rain Man
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#20
04-04-2015, 02:47 PM
(04-04-2015, 10:42 AM)tio spectro Escreveu: Se o law falou que ela é débil mental eu acredito.

Por acaso não tem capacidade de pensar por si próprio?
Se "Law" dizer: 'Comer fezes faz bem a pele você acreditaria?'
Foi o egoísmo que nos trouxe até aqui, hoje existe Ferrari, Bmw e Mercedes por conta do egoísmo de alguns Homens. Parabéns a você que nasceu com testosterona em níveis mais altos, eu espero que crie algo útil e fique rico, egoísta.
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