• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Armas brancas, armas de pressão, balestras e afins
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Armas brancas, armas de pressão, balestras e afins
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
Tópicos: 27
Curtido: 186 vezes em 147 posts
Posts que curtiu: 192
06-10-2014, 09:50 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-10-2014, 09:54 AM por Thanatos.)
(05-10-2014, 10:33 PM)Determinado Escreveu: Se o seu objetivo for apenas a prática esportiva não tem o porque de gastar uma fortuna.

Em relação ao poder de parada da balestra só posso te dizer que é 100% de chances de por um bandido fora de combate com apenas um tiro, sem dúvidas alguma que a flecha a 100 m/s transfixa um corpo humano a 60 metros ou até mais.

E que retardado atiraria na perna sendo que o diâmetro do tronco é bem maior e mais sucessível a uma parada imediata após um tiro?

Eu sempre gostei de armamento mais pesado. Sempre vi aqueles fuzis de calibre .308 Win pra cima e gostei deles. Mas no Brasil se 9mm é restrito imagine um fuzil destes... Só se eu trocar de país. Porque tem países com leis bem mais brandas

Vejam uma criança atirando com uma Barrett M95, uma arma bem forte, no calibre .50 BMG, capaz de atravessar blindagens como se fosse papel.

Veja neste outro vídeo o que uma Armalite AR-50(mesmo calibre), é capaz de fazer com aço :

Enquanto eu estiver no Brasil uma besta pesada é o armamento mais forte que eu posso comprar. Então é o que vou ter.

(06-10-2014, 09:15 AM)Brutus Escreveu: Para prática esportiva acho que um 80 lbs e suficiente, mas se eu fosse comprar preferia uma carabina de gás-ram que a munição é mais barata.

Quanto a força, uma besta de 175 lbs é como um tiro de 9mm e o alvo se for de carne é atravessado.

É verdade que um tiro é devastador, mas até eu "armar" ela, já tomei uns 20 tiros. Mas o poder letal depende não só de quantas lb, mas do tipo de flecha e de outros fatores, besta recurva ou composta?

Eis o Broadhead :
[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcRIZLDmpyHpwJTXL1diGJO...k-0TYJaHxF]

Se eu precisar usar pra defesa, é outra história. Quero só praticar tiro. Comparado com armas de fogo, a única vantagem que vejo do crossbow é penetrar coletes, mas armas longas de calibre maior também fazem isto(embora sejam restritas no Brasil)

Mas fato é, se eu tivesse acesso a calibres restritos, eu gostaria de ter é uma .454 Casull se tratando de armas curtas

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dumont
Búfalo
**
Tópicos: 18
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
07-10-2014, 04:48 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-10-2014, 04:49 AM por Dumont.)
Broxei com os preços brasileiros.

Vejam este review desta adaga Smith & Wesson:
Show ContentSpoiler:

Próximo aos 20 segundos o cara fala "o preço varia entre 16 e 20 doláres". Daí eu, besta que sou, fui todo alegre procurar em uma loja nacional: R$185,00.

Nada justifica esse preço.
Citar:A thoroughly noble anything is an unlikely product of natural selection, because in the competition among genes for representation in the next generation, noble guys tend to finish last.
Steven Pinker - The Blank Slate
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Determinado
Búfalo
**
Tópicos: 9
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 2
07-10-2014, 09:52 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-10-2014, 09:53 AM por Determinado.)
Não tem restrições para calibre caso consiga ter o certificado de registro de atirador,caçador ou colecionador.
Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.
Provérbio Chinês
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
07-10-2014, 10:04 AM
(07-10-2014, 09:52 AM)Determinado Escreveu: Não tem restrições para calibre caso consiga ter o certificado de registro de atirador,caçador ou colecionador.

Infelizmente vc esta errado... Mesmo para atiradores, já restrições sim. Conforme este artigo mostra : http://www.defesa.org/limitar-calibres-d...m-papelao/
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Determinado
Búfalo
**
Tópicos: 9
Posts que curtiu: 2
07-10-2014, 10:42 AM
(07-10-2014, 10:04 AM)ElDiablo Escreveu:
(07-10-2014, 09:52 AM)Determinado Escreveu: Não tem restrições para calibre caso consiga ter o certificado de registro de atirador,caçador ou colecionador.

Infelizmente vc esta errado... Mesmo para atiradores, já restrições sim. Conforme este artigo mostra : http://www.defesa.org/limitar-calibres-d...m-papelao/

Tô errado mesmo, mas quem é que vai usar um calibre maior que o 308 ou 30-06?
Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.
Provérbio Chinês
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
07-10-2014, 02:06 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-10-2014, 02:11 PM por Thanatos.)
(07-10-2014, 10:42 AM)Determinado Escreveu:
(07-10-2014, 10:04 AM)ElDiablo Escreveu:

Tô errado mesmo, mas quem é que vai usar um calibre maior que o 308 ou 30-06?

Que tal estas crianças???yaomingyaomingyaomingyaomingyaomingyaomingyaomingyaoming

Calibres bons para "tiro esportivo" que até onde sei, nem se tivesse CAC, poderia ter : .338 Lapua Magnum, .950 JDJ, .50 BMG, .416 Barrett, .408 Cheyenne Tactical, 8mm mauser, 14.5×114mm, etc, etc, etc. Sim, são munições incrivelmente caras e fortes, mas em outros países crianças podem utilizar muitas delas... E muitas destas citadas atravessam blindagem como se fosse papel.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
07-10-2014, 02:26 PM
(07-10-2014, 04:48 AM)Dumont Escreveu: Broxei com os preços brasileiros.

Vejam este review desta adaga Smith & Wesson:
Show ContentSpoiler:

Próximo aos 20 segundos o cara fala "o preço varia entre 16 e 20 doláres". Daí eu, besta que sou, fui todo alegre procurar em uma loja nacional: R$185,00.

Nada justifica esse preço.

*cof* *cof* Ebay... *cof* *cof*...
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
08-10-2014, 08:06 AM
(05-10-2014, 10:53 AM)ElDiablo Escreveu: To pensando em comprar esta besta : http://www.ventureshop.com.br/besta-prof...ira-p1366/

Alguém sabe se vale a pena. Parece meio carinha...

Tem uns modelos mais baratos para começar. Depois, se for levar a sério mesmo o esporte, pode investir numa arma melhor.

Para defesa, a crossbow só é indicada em defesa de casa se você estiver escondido e o meliante não tiver a mínima idéia de onde você está. E é bom ter também ao menos um 38 na cintura se o bicho pegar.

Para defesa de casa o mais indicado é isto:

[Imagem: pump_bsa_boito_coronha_madeira_1.jpg]

Mas há um tópico sobre armas de fogo. Querendo conversar sobre isso, melhor migrar a discussão para lá, de modo a não desvirtuar este aqui.

http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=2620
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
14-03-2015, 11:20 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-03-2015, 11:28 PM por Thanatos.)
Pessoal, o que acham de eu comprar este arco : http://www.ventureshop.com.br/arco-compo...ung-p2374/

[Imagem: arco-composto-profissional-mk-75ab-black...n-kung.jpg]

Parece ser um arco bem bom. O que acham? Outra coisa, já viram o que um arco composto pode fazer com aço?

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
16-03-2015, 10:29 AM
Uma coisa que todo mundo esquece: nunca se sabe o que acontece depois de dar uma "flechada" no sujeito... Às vezes, na hora da adrenalina o cara leva até tiro e continua em pé... Existem vários relatos de cara que levou balaço e continuou em combate por um bom tempo... Geralmente o sujeito que vai roubar está "maquinado", aí aparece o "Rambo" com seu arquinnho de cupido e dá uma espetada no sujeito... Se não der no "zóio", pescoço ou algum ponto que deite o cara na hora, levar um pipoco de volta é quase certo!
Particularmente concordo com o Gekko, uma "12" seria a melhor arma.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
16-03-2015, 10:47 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-03-2015, 10:48 AM por Azoth.)
Sempre fui atraído por facas, tenho duas, uma tática de aço forjado e outra de caça também de aço forjado (gosto do fato de não emitir reflexo, facilita na hora de caçar).

Posso dizer que já usei um arco e flecha e é efetivo se você tiver treino adequado onde consiga sacar sem olhar para os lados nem para a flecha. O problema é como citaram: seja certeiro, atingir na perna do meliante só vai limitar os movimentos.

O fato de armas de fogo serem mais fáceis e recomendadas é o fato que pouco importa sua mente na hora, não exige muita destreza além de pontaria e meter o dedo no gatilho. Já manusear facas e armas a longa distância como arcos exigem frieza de raciocínio, muito treino e equilíbrio, além de tática (cada arco exige um espaço delimitado para que seja realizado o tiro).

Não aconselho nenhuma pessoa que não tenha o mínimo de vivência em algo que necessite de tais armas (como a arte de caça, p. ex.) fazer a aquisição para auto-defesa. Eu mesmo cacei poucas vezes e a adrenalina na hora, mesmo quando é um animal pequeno (e não um animal do porte e astúcia de um ser humano), é muito grande, qualquer ação errada pode ser fatal.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
16-03-2015, 01:06 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-03-2015, 01:07 PM por Thanatos.)
(16-03-2015, 10:29 AM)Plissken Escreveu: Uma coisa que todo mundo esquece: nunca se sabe o que acontece depois de dar uma "flechada" no sujeito... Às vezes, na hora da adrenalina o cara leva até tiro e continua em pé... Existem vários relatos de cara que levou balaço e continuou em combate por um bom tempo... Geralmente o sujeito que vai roubar está "maquinado", aí aparece o "Rambo" com seu arquinnho de cupido e dá uma espetada no sujeito... Se não der no "zóio", pescoço ou algum ponto que deite o cara na hora, levar um pipoco de volta é quase certo!
Particularmente concordo com o Gekko, uma "12" seria a melhor arma.

Eu não quero um arco pra auto defesa. Só pra praticar a pontaria mesmo. E em uma situação de vida ou morte até mesmo uma faca de cozinha é melhor que estar desarmado.

Um arco não serveria pra auto defesa, pois requer um longo tempo pra ser armado. Por mais que ele possa varar facilmente uma porta de ferro, não existe garantias de que vou inutiliza-lo no primeiro disparo e se for usar uma besta, eu preciso de uns 10 segundos pra armar uma besta e deixa-la sempre armada, iria destruir a vida útil dela.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
17-03-2015, 12:52 PM
Para mim é atraente uma besta para defesa pessoal. Valor alto, porém até onde sei, baixas restrições e burocracias.

Vocês falam de não adiantar, mas um cara propriamente familiarizado com sua besta consegue se defender de pequenos incidentes. Um vagabundo com uma faca ou algo do tipo invadindo a sua casa, por exemplo, uma besta com um Red Dot resolveria o problema.

Agora, sobre a questão de legalidade caso venha a atingir e quem sabe por para dormir um ladrãozinho desses, não arrisco a dizer nada. Acredito que o dono irá se incomodar.

Alguém se habilita a dizer como funcionam os casos de um invasor ser atingido por um arco ou besta pelo dono da casa?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
17-03-2015, 03:53 PM
(17-03-2015, 12:52 PM)Daniel Corleone Escreveu: Para mim é atraente uma besta para defesa pessoal. Valor alto, porém até onde sei, baixas restrições e burocracias.

Vocês falam de não adiantar, mas um cara propriamente familiarizado com sua besta consegue se defender de pequenos incidentes. Um vagabundo com uma faca ou algo do tipo invadindo a sua casa, por exemplo, uma besta com um Red Dot resolveria o problema.

Agora, sobre a questão de legalidade caso venha a atingir e quem sabe por para dormir um ladrãozinho desses, não arrisco a dizer nada. Acredito que o dono irá se incomodar.

Alguém se habilita a dizer como funcionam os casos de um invasor ser atingido por um arco ou besta pelo dono da casa?

Lógica da lei lixo na hueândia: se o sujeito invade tua casa, é uma pobre vítima da sociedade, não um bandido. Se você acerta o bandido pelas costas e ele tá armado, você vai pra cadeia porque acertou uma pobre vítima da sociedade sem dar chance pra ele. Se ele estiver desarmado ou armado com uma faca então... É capaz de te prenderem por crime hediondo!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
19-03-2015, 07:22 AM
Se for atirar pra matar, atire de frente. E é bom que ele esteja armado.

Sobre a efetividade de arcos e balestras em defesa, há situações em que dá para usar e há situações em que não dá. Para defesa de casa, por exemplo, ela pode ser efetiva em caso de invasão, quando você tem a vantagem de estar ainda protegido por portas e paredes e pode armar a balestra sem que o meliante te veja. Em caso de confronto direto a curta distância, até uma faca é melhor. Vai de cada situação.

Mas dada a alta burocracia para se adquirir uma arma de fogo no Brasil e à maior facilidade de se adquirir balestras, com custo bem menor (há modelos de 175lbs que saem em torno de 500 dinheiros), não deixa de ser uma opção a ser considerada. Como disse o confrade Thanatos, melhor ter qualquer coisa do que não ter nada. Sem contar que a arma de fogo só pode ser adquirida por pessoas com mais de 25 anos e arcos e balestras podem ser adquiridos por qualquer pessoa acima dos 18.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
19-03-2015, 01:46 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-03-2015, 09:57 AM por Thanatos.)
(19-03-2015, 07:22 AM)Gekko Escreveu: Se for atirar pra matar, atire de frente. E é bom que ele esteja armado.

Sobre a efetividade de arcos e balestras em defesa, há situações em que dá para usar e há situações em que não dá. Para defesa de casa, por exemplo, ela pode ser efetiva em caso de invasão, quando você tem a vantagem de estar ainda protegido por portas e paredes e pode armar a balestra sem que o meliante te veja. Em caso de confronto direto a curta distância, até uma faca é melhor. Vai de cada situação.

Mas dada a alta burocracia para se adquirir uma arma de fogo no Brasil e à maior facilidade de se adquirir balestras, com custo bem menor (há modelos de 175lbs que saem em torno de 500 dinheiros), não deixa de ser uma opção a ser considerada. Como disse o confrade Thanatos, melhor ter qualquer coisa do que não ter nada. Sem contar que a arma de fogo só pode ser adquirida por pessoas com mais de 25 anos e arcos e balestras podem ser adquiridos por qualquer pessoa acima dos 18.

Exatamente. Só um complemento, as leis no Brasil são ridículas. Só pra comparar com o Paraguay, a muito tempo atrás, sendo menor de idade(16 anos na época), pude ir num estande de tiro e alugar uma AR-50A1 e atirar lá. Eles até aceitaram real(ficou R$850,00 na época, pelo instrutor + munição + arma), vi vários fuzis calibre .308 win, pistolas 9mm, e até 45 ACP(era mais raro, mas tinha também). Ouvi dizer que a lei de lá mudou e agora, vc precisa ser residente pra comprar armas(não sei quanto a legalidade de a alugar no estande e não sair de lá, como eu fiz no passado). Colocaram esta lei, pra frear o trafico internacional.

Aqui no Brasil, se for ter uma pistola num calibre anêmico, primeiro preciso de mais 2 anos de vida e de uma burocracia extrema. Eu gosto de atirar, nunca atirei em nenhum alvo vivo, nem pretendo fazer(nada contra quem curte caçadas nos lugares ou países onde é legal), mas quero ter uma besta, só pra praticar pontaria. Sei que reagir contra um inimigo com armas de fogo, usando uma besta é praticamente pedir pra ele descarregar o pente em vc, antes de vc terminar de armar a besta, mas é o que posso ter no momento.

Dito isto, eu pergunto. É verdade que a vida útil de uma besta é menor que a vida útil de um arco? E que em compensação, a manutenção, é mais barata?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
19-03-2015, 01:57 PM
(19-03-2015, 01:46 PM)Thanatos Escreveu:
(19-03-2015, 07:22 AM)Gekko Escreveu: Se for atirar pra matar, atire de frente. E é bom que ele esteja armado.

Exatamente. Só um complemento, as leis no Brasil são ridículas. Só pra comparar com o Paraguay, a muito tempo atrás, sendo menor de idade(16 anos na época), pude ir num estande de tiro e alugar uma AR-50A1 e atirar lá. Eles até aceitaram real(ficou R$850,00 na época, pelo instrutor + munição + arma), vi vários fuzis calibre .308 win, pistolas 9mm, e até 45 ACP(era mais raro, mas tinha também). Ouvi dizer que a lei de lá mudou e agora, vc precisa ser residente pra comprar armas(não sei quanto a legalidade de a alugar no estande e não sair de lá, como eu fiz no passado). Colocaram esta lei, pra frear o trafico internacional.

Aqui no Brasil, se for ter uma pistola num calibre anêmico, primeiro preciso de mais 2 anos de vida e de uma burocracia extrema. Eu gosto de atirar, nunca atirei em nenhum alvo vivo, nem pretendo fazer(nada contra quem curte caçadas), mas quero ter uma besta, só pra praticar pontaria. Sei que reagir contra um inimigo com armas de fogo, usando uma besta é praticamente pedir pra ele descarregar o pente em vc, antes de vc terminar de armar a besta, mas é o que posso ter no momento.

Dito isto, eu pergunto. É verdade que a vida útil de uma besta é menor que a vida útil de um arco? E que em compensação, a manutenção, é mais barata?

Depende do material e a pressão que a arma foi projetada para suportar, porque tem fabricantes sem noção.

Eu acho que as bestas duram menos pela grande quantidade de pressão posta na mesma ao travar para atirar, mas é só um palpite.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
26-03-2015, 03:50 PM
(19-03-2015, 01:46 PM)Thanatos Escreveu:

Aqui no Brasil, se for ter uma pistola num calibre anêmico, primeiro preciso de mais 2 anos de vida e de uma burocracia extrema. Eu gosto de atirar, nunca atirei em nenhum alvo vivo, nem pretendo fazer(nada contra quem curte caçadas nos lugares ou países onde é legal), mas quero ter uma besta, só pra praticar pontaria. Sei que reagir contra um inimigo com armas de fogo, usando uma besta é praticamente pedir pra ele descarregar o pente em vc, antes de vc terminar de armar a besta, mas é o que posso ter no momento.

Até onde sei, sim. Mas somente no que se refere às cordas, as quais se desgastam muito pelo atrito no trilho, coisa que não ocorre no caso do arco. Por isso se recomenda fortemente o uso de uma cera lubrificante em balestras para diminuir os efeitos desse atrito, mas mesmo assim o desgaste é grande. Se tem mais alguma peça de alto desgaste eu desconheço.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
27-03-2015, 07:31 AM
Em minha casa antes do meu quarto possui um corredor linear de uns 10 metros. Tenho um daqueles óculos de visão noturna com alcance de até 15 metros.

Eu, mesmo se o bandido estiver armado (e eu estiver propriamente treinado com a balestra) posso atingí-lo com ela e pegar cobertura enquanto recarrego. Acertar em um bom local seria crucial para ter sucesso com isso (e não morrer, claro).

Não sei se isso é um pensamento muito "call of duty", mas a ideia de estar passivo enquanto um merdinha entra na minha casa e tem o poder de fazer O QUE QUISER comigo, com minha família e com meus bens materiais me dá ânsia só de pensar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
23-05-2015, 11:48 AM
Só faltava esta. Querem proibir até o uso de armas brancas... : http://oglobo.globo.com/rio/apos-morte-d...a-16242690
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Tattoos/Piercings e afins... Chacal 41 11,228 11-03-2020, 06:04 PM
Última Mensagem: R.E. Lee
  Dúvida : Armas Brancas Vlad Tepes 53 4,927 02-04-2019, 10:24 PM
Última Mensagem: Gorlami
  Polícia apreende espingarda de pressão Thanatos 12 6,596 11-06-2014, 05:01 PM
Última Mensagem: belial
  Armas Impressas em 3D [Documentário] Yuri_Orlov 8 3,214 22-01-2014, 06:31 PM
Última Mensagem: Yuri_Orlov
  As armas mais estranhas do mundo Cmte Ferrer 2 4,390 13-06-2013, 10:54 PM
Última Mensagem: Gandalf

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo