• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros O mundo como um tabuleiro de xadrez?
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O mundo como um tabuleiro de xadrez?
Offline lawlyet_w
Veterano
Tópicos: 21
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
07-03-2015, 12:50 AM
Algumas pessoas acreditam que basta o conhecimento para provocar uma transformação quase mágica na realidade do indivíduo. Uma transformação, aliás, bem simples, segundo essas pessoas dão a entender, onde o indivíduo deixa de ser “uma peça do tabuleiro” para se tornar “o jogador”.

Me parece um tanto estranha essa afirmação. Me soa absurda a redução do mundo e todos seus elementos a um simples tabuleiro de xadrez. Muitos, possivelmente, discordarão dessa minha opinião, afirmando que não foram poucos os pensadores que já fizeram comparações entre a vida e o jogo de xadrez.

Minha opinião, porém, não tem o objetivo de invalidar quaisquer analogias deste tipo - e nem mesmo invalida. Meu objetivo é simplesmente mostrar que esse tipo de analogia vem sendo cada vez mais mal utilizada. Os vários grandes autores que já a fizeram foram certeiros. Mas isso porque eles não se limitaram a simplesmente chamar o mundo de tabuleiro e jogar todas as pessoas lá dentro como se fossem pequeninas peças.

Uma coisa é fazer uma analogia entre xadrez e guerras, brigas, competições, debates etc. Em uma guerra, por exemplo, temos um estrategista definindo movimentos de suas tropas. E mesmo nesse tipo de exemplo, cada detalhe da analogia é pincelado minuciosamente. Fica claro que é simplesmente uma analogia, não uma realidade em miniatura como muitos que abusam deste artifício – possivelmente devido a algum tipo de fetiche pseudo-intelectual – costumam dar a entender. Me parece que o homem moderno acredita que analogias com xadrez, por pior que sejam, são pérolas sacrossantas de sabedoria, dignas de aplausos e admiração.

A verdade é que sempre fomos jogadores. Somente não tinhamos ciência deste fato. Porém, simplesmente reconhecer isso não altera a realidade. Continuamos sendo, ao mesmo tempo, peças e jogadores. Assim como sempre fomos e sempre seremos, antes e depois de alguma filosofia – e de qualquer tipo de conhecimento – simplesmente peças e jogadores. Mesmo que reduzamos nossa visão de mundo a um mero tabuleiro de xadrez com suas inúmeras peças, é necessário entender que na vida ser um jogador significa ser somente uma peça consciente. As outras peças continuarão fora de nosso controle, assim como grande parte do tabuleiro. Alguns poderão até tentar (e conseguir) controlar o tabuleiro e algumas peças, mas se tratará de apenas uma peça – talvez com grandes habilidades e algum poder – conseguindo algum apoio de outras peças (algumas mais fracas, outras, talvez, nem tanto).

Concordo que um conhecimento e a noção da transformação que ele faz dentro de cada um de nós seja capaz de nos fazer entender e valorizar o que somos como indivíduos. Dessa forma, podemos dizer que um conhecimento específico nos dá algum conhecimento da realidade e, também, algumas ferramentas para usarmos a nosso favor. Ainda assim, isso não te faz um jogador com o controle de todo tabuleiro. Te mantém o mesmo jogador no controle da mesma peça de sempre. Com a diferença, é claro, de que agora você é capaz de entender isso e usar a seu favor, junto com as ferramentas que recebe – além daquelas que ainda pode encontrar ou criar.

Me sinto obrigado a dizer, mesmo que pareça meio nerd a afirmação, que seria muito mais simples e exato, esquecer a analogia do jogo de xadrez e começar a fazer comparações deste tipo com jogos de RPG.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
07-03-2015, 03:32 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-03-2015, 03:33 AM por Ali.)
Prefiro ver como um tabuleiro de GO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Go

[Imagem: Go_board.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
07-03-2015, 09:11 AM
(07-03-2015, 03:32 AM)Ali Escreveu: Prefiro ver como um tabuleiro de GO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Go

[Imagem: Go_board.jpg]

Melhor jogo de tabuleiro já existente, inclusive muito utilizado pelos generais orientais para verificar se um possível prospecto teria futuro nas táticas de combate.

Não concordo que o mundo seja um tabuleiro de Xadrez, mesmo que esta frase seja antiga e famosa. Pensar que cada peça é invariavelmente Peão ou Rei para sempre é fechar os olhos para nossa conjectura, seres humanos com as ferramentas que a própria sociedade permitiu-se ter podem ir e vir na pirâmide social, basta querer (e fazer).

Acredito que a vida se assemelhe mais a um tabuleiro de Go, onde cada aspecto da sua vida é estudado sob uma ótica territorialista e que exige, aos poucos, o domínio (da sua parte) da maioria dos territórios para vencer em algo específico que deseje em determinado ambiente.

Joguei Go há tempos atrás quando era mais novo e posso dizer que é estupidamente mais complexo que Xadrez e há técnicas que muito se assemelham a organização militar de tropas em campo de batalha. Essa pluralidade de funções em torno das peças, para mim, é o que faz o Go ser mais parecido com a vida real.

E sua comparação foi um tanto forçada, tomando que o Xadrez é mais antigo que o RPG e o RPG nasceu para forçar-se simular (ou tentar) todas as variáveis da realidade para permitir aos jogadores não só viverem situações específicas no nosso mundo, como criar outros. Você pegou jogos com tempo de existência distintos e objetivos ímpares e comparou afim de sinalizar o que mais a vida se 'parece'.

Como dizem aqui no NE: 'Aí é foda' rs
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
07-03-2015, 09:50 AM
Jogar consiste em utilizar suas capacidades para adquirir independência e obter o controle da tua própria vida.

Dependa menos dos outros, principalmente em questões financeiras.

Aprenda a fazer as coisas simples necessárias como cozinhar tua própria comida, lavar as próprias roupas. Consiga um bom emprego e pague as próprias contas, vá morar sozinho e aprender a se virar.

Seja independente na questão social. Não tenha receio de explorar o mundo ao redor, não dependa de um grupo pra sair pra qualquer lugar que tenha vontade.

Conquiste a confiança dos companheiros de trabalho, adquira um bom relacionamento e seja firme qdo necessário sem medo de dar ordens, explicando o porquê dessas ordens.

Estabeleça uma rotina pra tudo, desde acordar e dormir até horários para almoço, lazer, etc.

O xadrez é como a vida, precisa se traçar uma nova estratégia para cada novo acontecimento (que não é previsível na maioria das vezes).
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Tópicos: 16
Curtido: 0 vezes em 0 posts
07-03-2015, 01:21 PM
Interessante essa comparação com o GO. O domínio territorial ajudaria melhor lidar com contingências que aparecessem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
09-03-2015, 09:40 AM
Acredito que a comparação com o jogo de xadrez seja na necessidade de utilizar estratégias para subjulgar o oponente.

Não há lógica ou justificativa para levar no sentido literal essa comparação, pois algo tão vago e simplificado quanto o xadrez dificilmente resumiria algo tão complexo quanto o "mundo" em si.

A única semelhança que o xadrez tem com o mundo é a utilização de estratégias, nada mais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline lawlyet_w
Veterano
09-03-2015, 11:40 AM
A crítica que fiz foi justamente na forma que as pessoas hj em dia fazem a comparação.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
10-03-2015, 09:01 AM
O ser humano adora simplificar as coisas.

Por isso os manuais para "Dummies" fazem tanto sucesso nos EUA.

Coisas simplificadas são atraentes por possivelmente servirem de atalhos.

Frases e comparações simplistas são resultados disso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
10-03-2015, 09:32 AM
(10-03-2015, 09:01 AM)Daniel Corleone Escreveu: O ser humano adora simplificar as coisas.

Por isso os manuais para "Dummies" fazem tanto sucesso nos EUA.

Coisas simplificadas são atraentes por possivelmente servirem de atalhos.

Frases e comparações simplistas são resultados disso.

Fechou o tópico.

Basicamente isto: o reducionismo provindo da ineptocracia extrema em um mundo que exige que você PAREÇA útil.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline lawlyet_w
Veterano
11-03-2015, 01:02 PM
Lembrei de um livro que li uns 10 anos atrás kkkkk

Linux for Dummies
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
12-03-2015, 07:42 AM
[Imagem: house-of-cards-59.png]
[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo