09-01-2015, 04:03 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-01-2015, 04:06 PM por Thanatos.)
(09-01-2015, 02:31 PM)Free Bird Escreveu: (...)
Eu vejo o relativismo como o ápice do comodismo.
Acontece uma situação X, o que um relativista faz?
Pensa como conseguiria tirar o maior benefício da situação, ignorando limites éticos e morais, escolhendo logo em seguida a melhor opção pra ele.
Será que existe algo mais cômodo do que escolher a opção mais fácil e mais benéfica?
Enquanto a decisão do relativista acaba nesse processo simples de pensar, a do honrado ainda tem que observar os princípios da honra antes de tomar sua decisão e, muitas vezes, tem que escolher uma ação muito mais complicada e difícil
Escolher sempre a melhor e mais fácil opção é MUITO simples. Ter que tomar uma decisão que não seja a mais fácil e que, as vezes, ainda complique mais a coisa, em prol do que é bom e do que é certo, me parece ser infinitas vezes mais difícil.
Exemplo simples: um homem é gordo e sofre bullying por isso.
Caminho relativista: a culpa é da sociedade preconceituosa que não me aceita como sou. Não preciso mudar, a sociedade que mude.
Caminho honrado: realmente eu estou gordo, por mais que me doa reconhecer isso e vou ter que fazer dieta e exercícios pra sair dessa condição, por mais preguiça que eu sinta, terei que enfrentar essa dor pra ser melhor.
No fim se resume a visão individualista x coletivista.
Do ponto de.vista individual é inaceitável tomar uma decisão que piore sua vida em prol da sociedade. Daqui vem a desonra.
Do ponto de vista coletivista, é desejavel fazer sacrifícios em prol de bem maior.
Como a sociedade está uma merda e o que existe é o famoso cada um por si, a desonra cresceu exponencialmente, pois o caminho mais fácil é o de parasitar os outros. Esse caminho em nada contribui para melhorar a situação, salvando apenas o seu adepto, e nem sempre. Por isso, individualista.
Entretanto, ainda há homens que escolhem não se aproveitar do estado atual da sociedade e tenta fazer a diferença servindo de exemplo pras proximas gerações. São caras assim que fazem uma diferença positiva no mundo.
Cabe a cada um escolher o que julga melhor pra si, de acordo com o tamanho de sua visão.
Concordo parcialmente. Primeiramente, acho que honrar os compromissos firmados, é um valor importantíssimo, pois sem isto, a corrupção(não só na esfera do governo) vai tomar conta. Hoje o sujeito esta traindo a esposa com GPs e deixando de seguir a palavra dele. O que garante que amanhã ele não vai tentar fazer "teste do Sofá" numa funcionária e promove-la? O que garante que não vai chantagear as "vadias" da internet, pra conseguir fodas de graça?
O sujeito aceitou os termos de um compromisso sério e se quer pegar outras, duas opções corretas. Ou você se divorcia, ou controla o pinto e não trai a esposa.
O que discordo, é desta visão "individualista X coletivista", acredito que coletivismo de mais pode "transformar o indivíduo num animal sacrificável", ou seja, por que não transformar sua casa em um abrigo para mendigos cuidar deles e doar todo o dinheiro que não é necessário para viver?
Aliais, individualismo dentro de determinados princípios éticos, pode sim promover muita melhora para o mundo. O sujeito que enriquece, sem mentir, cometer crimes, roubar, etc; acaba consumindo sua fortuna, gerando demanda e os investimentos que ele fizer, gerarão empregos, renda, prosperidade, etc. O individualismo não é um mal. O individualismo puro e simples, sem valores, é um mal. Vejam Singapura por exemplo. um monte de pessoas dentro de princípios éticos e leis fortes, buscando o melhor para si, transformaram um lugar dos mais miseráveis do mundo ao lugar com mais milionários por metro quadrado, dentro de poucas décadas. Por causa do egoísmo e da busca pelo lucro.