• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Reflexões sobre o sentido da vida e como lidar com a morte
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Reflexões sobre o sentido da vida e como lidar com a morte
Offline gladiador
Búfalo
**
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 1
13-01-2015, 02:34 AM
Eu estou escrevendo isto em uma daquelas madrugadas em que você deita na cama e a tua cabeça fica martelando assuntos desagradáveis ao invés de dormir.

Por quê nós fazemos tudo o que fazemos se algum dia vamos morrer? Não é estranho pensar que vamos passar grande parte dos nossos dias na terra trabalhando para depois não ficar nada para trás? E o tempo que eu gasto na universidade e estudando, acumulando conhecimento e experiências para no fim ir tudo embora junto comigo.

E como é ruim pensar que um dia eu vou ter que ver meus familiares morrerem e eles não vão passar de lembranças na minha cabeça. E como é assustador também pensar que um dia vamos dormir e não acordar nunca mais.

Eu não estou incentivando a vadiagem com essas reflexões, afinal o mundo que vivemos, todas as construções que existem e as tecnologias que conhecemos e utilizamos são graças a milhares de anos de contribuições individuais de pessoas que agora já estão no seu sono eterno. Mas que é uma merda saber que um dia você não fará mais parte do mundo e que ele continuará perfeitamente igual sem você é foda.

E também pensar que todo mundo que cruza conosco na rua todo dia foi originado de uma relação sexual e que vai morrer um dia também, talvez antes que a gente, talvez depois, quem é que tem como saber?

Teve algumas pessoas que estudaram comigo que morreram. É estranho lembrar delas levando suas vidas normalmente naquela época sem saber que a jornada delas ia acabar dali 1 ou 2 anos.

Eu sei que muitos se apegam na religião e encontram um sentido a mais na vida que resolve estas questões do pós-morte, mas e os outros de vocês, como enxergam isso?

E alguém aí já perdeu pai, mãe ou irmãos e pode me contar um pouco como é?

Amanhã eu já não vou estar com isso na cabeça e vou estar seguindo a vida normalmente como todos os dias, mas um dia qualquer eu voltarei a pensar nisso e gostaria de ter algumas visões sobre o assunto para agregar as minhas reflexões.

Valeu e abraço
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline lawlyet_w
Veterano
Tópicos: 21
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
13-01-2015, 05:49 PM
(13-01-2015, 02:34 AM)gladiador Escreveu: Eu estou escrevendo isto em uma daquelas madrugadas em que você deita na cama e a tua cabeça fica martelando assuntos desagradáveis ao invés de dormir.

Por quê nós fazemos tudo o que fazemos se algum dia vamos morrer? Não é estranho pensar que vamos passar grande parte dos nossos dias na terra trabalhando para depois não ficar nada para trás? E o tempo que eu gasto na universidade e estudando, acumulando conhecimento e experiências para no fim ir tudo embora junto comigo.

E como é ruim pensar que um dia eu vou ter que ver meus familiares morrerem e eles não vão passar de lembranças na minha cabeça. E como é assustador também pensar que um dia vamos dormir e não acordar nunca mais.

Eu não estou incentivando a vadiagem com essas reflexões, afinal o mundo que vivemos, todas as construções que existem e as tecnologias que conhecemos e utilizamos são graças a milhares de anos de contribuições individuais de pessoas que agora já estão no seu sono eterno. Mas que é uma merda saber que um dia você não fará mais parte do mundo e que ele continuará perfeitamente igual sem você é foda.

E também pensar que todo mundo que cruza conosco na rua todo dia foi originado de uma relação sexual e que vai morrer um dia também, talvez antes que a gente, talvez depois, quem é que tem como saber?

Teve algumas pessoas que estudaram comigo que morreram. É estranho lembrar delas levando suas vidas normalmente naquela época sem saber que a jornada delas ia acabar dali 1 ou 2 anos.

Eu sei que muitos se apegam na religião e encontram um sentido a mais na vida que resolve estas questões do pós-morte, mas e os outros de vocês, como enxergam isso?

E alguém aí já perdeu pai, mãe ou irmãos e pode me contar um pouco como é?

Amanhã eu já não vou estar com isso na cabeça e vou estar seguindo a vida normalmente como todos os dias, mas um dia qualquer eu voltarei a pensar nisso e gostaria de ter algumas visões sobre o assunto para agregar as minhas reflexões.

Valeu e abraço

Quem disse que o mundo vai continuar o mesmo após eu morrer?

Enviado de meu MB860 usando o Tapatalk 2
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
13-01-2015, 06:54 PM
Hora a morte é como a doença, é o intrevero na vida, todos nós fatalmente deitaremos nos braços da senhora morte....Por isso não existe ninguém melhor ou pior que ninguém, o rumo da vida é sempre o mesmo, independente do tanto de dinheiro que tens: o caixão e vela preta.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
13-01-2015, 08:46 PM
É por isso que não se deve ficar criando expectativas em relação às pessoas.

Ser franco, direto e verdadeiro na maior parte do tempo e se possível o tempo todo.

Não viver pra acumular riquezas. Ou o cara vai viver pra deixar herança? Tem que economizar pra não ficar na merda, mas não precisa ser tão sovina a ponto de não aproveitar nada de bom na vida.

Geralmente quando a pessoa começa a pensar demais nesses assuntos é sinal que ela está deixando demais a família e os momentos de diversão de lado para alcançar o mais rápido possivel o desenvolvimento pessoal. Quanto a isso recomendo que tire ao menos um dia da semana pra descanso.

Mas não pra ficar o dia todo olhando pras paredes ou vendo merda na internet. Sair fazer algo diferente, conversar com parentes para que eles lhes contem suas memórias, aproveitar as pessoas que lhe tem valor enquanto ainda encontram-se aqui. Não dá pra deixar pra semana que vem, pode não chegar.

Isso não tem nada a ver com filosofia de vagabundo do estilo "carpe diem", mas é preciso não polarizar nem na procrastinação, nem no workaholic, nem virar baladeiro e também não virar um misantropo anti-social. Agir como uma pessoa normal, não tem nada de errado nisso. Muitos podem ficar com a ideia "ain, mas isso é coisa de matrixiano, ficar perdendo tempo visitando parentes, conversando com velhos, dando atenção pra pessoas da minha família enquanto poderia estar estudando, etc, etc". É justamente isso que falta e é isso que traz vazio, quando o cara vê que há algo que não é preenchido e acha que "a Real não mudou muita coisa pra mim".

Recomendo utilizar essa estratégia do coaching, chamada Roda da Vida, nesse tópico: http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=3034
de autoria do confrade Mandrake está tudo muito bem explicado. Com isso você consegue detectar os pontos bons e os pontos que necessita de fortalecimento até atingir alguma satisfação.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
13-01-2015, 08:55 PM
(13-01-2015, 08:46 PM)thothenki Escreveu: É por isso que não se deve ficar criando expectativas em relação às pessoas.

Ser franco, direto e verdadeiro na maior parte do tempo e se possível o tempo todo.

Não viver pra acumular riquezas. Ou o cara vai viver pra deixar herança? Tem que economizar pra não ficar na merda, mas não precisa ser tão sovina a ponto de não aproveitar nada de bom na vida.

Geralmente quando a pessoa começa a pensar demais nesses assuntos é sinal que ela está deixando demais a família e os momentos de diversão de lado para alcançar o mais rápido possivel o desenvolvimento pessoal. Quanto a isso recomendo que tire ao menos um dia da semana pra descanso.

Mas não pra ficar o dia todo olhando pras paredes ou vendo merda na internet. Sair fazer algo diferente, conversar com parentes para que eles lhes contem suas memórias, aproveitar as pessoas que lhe tem valor enquanto ainda encontram-se aqui. Não dá pra deixar pra semana que vem, pode não chegar.

Isso não tem nada a ver com filosofia de vagabundo do estilo "carpe diem", mas é preciso não polarizar nem na procrastinação, nem no workaholic, nem virar baladeiro e também não virar um misantropo anti-social. Agir como uma pessoa normal, não tem nada de errado nisso. Muitos podem ficar com a ideia "ain, mas isso é coisa de matrixiano, ficar perdendo tempo visitando parentes, conversando com velhos, dando atenção pra pessoas da minha família enquanto poderia estar estudando, etc, etc". É justamente isso que falta e é isso que traz vazio, quando o cara vê que há algo que não é preenchido e acha que "a Real não mudou muita coisa pra mim".

Recomendo utilizar essa estratégia do coaching, chamada Roda da Vida, nesse tópico: http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=3034
de autoria do confrade Mandrake está tudo muito bem explicado. Com isso você consegue detectar os pontos bons e os pontos que necessita de fortalecimento até atingir alguma satisfação.

Concordo contigo thothenki, em tudo.

E no mais, eu vivo dizendo que esse é um dos tópicos mais importantes do FB e do Mandrake, o da Roda da Vida, mas parece que neguim tem medo ou preguiça de fazer os testes. Os caras parecem ter medo deles mesmo. Não querem encarar suas deficiências para saber onde precisam melhorar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline lawlyet_w
Veterano
13-01-2015, 10:17 PM
to doido p comentar esse tópico Big Grin

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
14-01-2015, 10:57 AM
(13-01-2015, 05:49 PM)lawlyet_w Escreveu: Quem disse que o mundo vai continuar o mesmo após eu morrer?

Me lembrou a piada do cara que era tão egocêntrico que todos os dias sobrevoava a cidade com seu ultraleve. Daí quando perguntaram por que ele fazia aquilo, ele respondeu: só para ver como a cidade se comporta sem mim!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline lawlyet_w
Veterano
14-01-2015, 11:33 AM
(14-01-2015, 10:57 AM)Gekko Escreveu:
(13-01-2015, 05:49 PM)lawlyet_w Escreveu: Quem disse que o mundo vai continuar o mesmo após eu morrer?

Me lembrou a piada do cara que era tão egocêntrico que todos os dias sobrevoava a cidade com seu ultraleve. Daí quando perguntaram por que ele fazia aquilo, ele respondeu: só para ver como a cidade se comporta sem mim!

Ele tinha um ultraleve

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
14-01-2015, 02:09 PM
(13-01-2015, 08:55 PM)Tiago Sorine Escreveu:
(13-01-2015, 08:46 PM)thothenki Escreveu: É por isso que não se deve ficar criando expectativas em relação às pessoas.

Concordo contigo thothenki, em tudo.

E no mais, eu vivo dizendo que esse é um dos tópicos mais importantes do FB e do Mandrake, o da Roda da Vida, mas parece que neguim tem medo ou preguiça de fazer os testes. Os caras parecem ter medo deles mesmo. Não querem encarar suas deficiências para saber onde precisam melhorar.

Medo de encarar deficiências.
Só o conhecimento da Real não torna o cara perfeito, é preciso se aperfeiçoar diariamente. É um caminho sem fim.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
14-01-2015, 02:26 PM
Se vc gasta 30 minutos pensando na morte, vc perde 1 hora de vida!
E facil viva encare de frente sem receio e esperança a morte ela e apenas um dia que vc vai se desligar de tudo que fez e não fez, lute para ser e não para ter pois vc vai valer pelo que e e foi aqui, não o que tem apos a morte.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Zlatan
Mito da Real
Tópicos: 12
Curtido: 2 vezes em 2 posts
15-01-2015, 03:08 AM
Essa é apenas uma de muitas vidas que você já viveu, e ainda irá viver. O objetivo é sempre evoluirmos. Leia livros espíritas que você ficará mais ciente do assunto e passará a entender melhor a vida.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
15-01-2015, 05:36 AM
simples, não antecipe, lide com ela quando ela chegar perto de vc.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
15-01-2015, 06:51 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-01-2015, 07:00 AM por Mandrake.)

Muito bem Thoth.

E como eu disse para o Bufalo Zeta Libertario sobre a roda da vida, torno a dizer aqui, é preciso evoluir TODAS as camadas da sua roda da vida, pois só assim você terá satisfação. Foque em todas as camadas.

Outro ponto, é de evoluir com consistencia. Avalie seu Estado Atual e planeje pequenas metas para aumentar 2, 3, pontos da sua nota. Não busque o topo logo de cara. Não queira atingir nota 10 agora, se vc está no 4. Voce deve planejar metas para sair do 4 e ir para o 6, e depois do 6, outra meta para ir para o 8... E assim vai...

Equilibre primeiro seu estado atual, pois quando vc tem o conhecimento do ponto de partida, voce sabe o que vc deve buscar para ampliar sua roda.

[Imagem: frase-quem-nao-sabe-o-que-busca-nao-iden...-99949.jpg]

A evolução será mais consistente se voce equilibrar seu estado atual e ampliar cada camada gradualmente e sequencialmente com metas secundarias...

Lembrando que sempre haverá uma camada que se explorada alavancará algumas outras.... Então esta deve ter atenção especial, porem jamais esquecer das demais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
15-01-2015, 06:56 AM
Atendo muitos clientes que nao possuem autoconhecimento e por isso não conseguem alta performance profissional e social. Auto conhecimento é a chave para ser feliz.

Se voces soubessem a satisfação deles, quando eu ajudo-os a conhecer mais sobre eles mesmo e apoio-os e motivo-os a lidar com seus pontos de melhoria. Isso é impagável. São extremamente gratos.

E tb eu vejo progresso e consistencia deles. Eles se transformam em outras pessoas. Isso é ponto chave do Coaching: transformação e resultados.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Johnnie
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 0 vezes em 0 posts
15-01-2015, 08:25 AM
"Essas dúvidas invadem a mente quando não há nada a ocupá-la. Pense em uma hora em que você se sinta 100% vivo e concentrado. É provável que seja uma hora em que você tenha estado completamente focado em algo externo: algo ou alguém. Esporte e sexo são dois grandes exemplos. Faltando um foco externo, a mente volta-se para si mesma e cria problemas para serem resolvidos, mesmo que os problemas sejam indefinidos ou desimportantes. Se você encontrar um foco, um objetivo ambicioso que pareça impossível e force você a crescer, essas dúvidas desaparecem.

[...]

Antes de gastar tempo em uma pergunta estressante, grande, ou qualquer outra coisa, garanta que a resposta para as duas perguntas a seguir seja "sim":

1. Defini um único significado para cada termo nesta pergunta?
2. Uma resposta para esta pergunta pode ser posta em prática para melhorar as coisas?

"Qual o sentido da vida?" falha em ambas as perguntas. Questões sobre coisas além de sua esfera de influência - como "E se o trem atrasar amanhã?" - falham na segunda e, por isso, merecem ser ignoradas. Se você não puder definir ou não puder agir, esqueça."

Fonte: Ferriss, Timothy (2007: 220-221), Trabalhe 4 Horas por Semana.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
15-01-2015, 10:03 AM
Trecho do livro, Em Em busca de um Sentido:
Citar:(...)Precisamos aprender e também ensinar às pessoas em desespero que a rigor nunca e jamais importa o que nós ainda temos a esperar da vida, mas sim exclusivamente o que a vida espera de nós. Falando em termos filosóficos, se poderia dizer que se trata de fazer uma revolução copernicana.

Não perguntamos mais pelo sentido da vida, mas nos experimentamos a nós mesmos como os indagados, como aqueles aos quais a vida dirige perguntas diariamente e a cada hora - perguntas que precisamos responder, dando a resposta adequada não através de elucubrações ou discursos, mas apenas através da ação, através da conduta correta. Em última análise, viver não significa outra coisa que arcar com a responsabilidade de responder adequadamente às perguntas da vida, pelo cumpri mento das tarefas colocadas pela vida a cada indivíduo, pelo cumprimento da exigência do momento. (...)

Sugiro você e aos confrades pra ler esse livro, o autor viveu num campo de concentração na segunda guerra mundial e lá descreve sobre seu psicologico e as dificuldades que este passara, tentando ao máximo deixar de relato pessoais e se focando no seus sentimentos interiores.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brutus
Savoir Faire
Tópicos: 7
Curtido: 19 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 9
15-01-2015, 11:03 AM
Já li esse livro V. Frankl, um dos melhores que já li, faz você refletir sobre a vida, sobre seus motivos de viver e o quanto está disposta a se sacrificar por algo maior.

Vou deixar alguns trechos que salvei no pc:

"Viva como se já estivesse vivendo pela segunda vez, e como se na primeira vez você tivesse agido tão errado como está prestes a agir agora."
Nada estimula tanto o senso de responsabilidade de uma pessoa como esta máxima, a qual a convida a imaginar primeiro que o presente é passado e, em segundo lugar, que o passado ainda pode ser alterado e corrigido.

"Quem tem um porque, aguenta quase todo qualquer como."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
16-01-2015, 06:03 PM

Reflita!
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline gladiador
Búfalo
**
16-01-2015, 10:47 PM

Eu não tinha reparado nisso, mas você tem razão, os dias que eu penso mais nisso são os que estou mais cansado e geralmente trabalhei muito e nem vi a luz do dia direito.

E interessante essa Roda da Vida, vou fazer a minha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline gladiador
Búfalo
**
16-01-2015, 10:50 PM
(15-01-2015, 10:03 AM)Appollo Escreveu: Trecho do livro, Em Em busca de um Sentido:
Citar:(...)Precisamos aprender e também ensinar às pessoas em desespero que a rigor nunca e jamais importa o que nós ainda temos a esperar da vida, mas sim exclusivamente o que a vida espera de nós. Falando em termos filosóficos, se poderia dizer que se trata de fazer uma revolução copernicana.

Não perguntamos mais pelo sentido da vida, mas nos experimentamos a nós mesmos como os indagados, como aqueles aos quais a vida dirige perguntas diariamente e a cada hora - perguntas que precisamos responder, dando a resposta adequada não através de elucubrações ou discursos, mas apenas através da ação, através da conduta correta. Em última análise, viver não significa outra coisa que arcar com a responsabilidade de responder adequadamente às perguntas da vida, pelo cumpri mento das tarefas colocadas pela vida a cada indivíduo, pelo cumprimento da exigência do momento. (...)

Sugiro você e aos confrades pra ler esse livro, o autor viveu num campo de concentração na segunda guerra mundial e lá descreve sobre seu psicologico e as dificuldades que este passara, tentando ao máximo deixar de relato pessoais e se focando no seus sentimentos interiores.

Eu gostei demais desse trecho que você citou e da história do livro, vou ler com certeza.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Como é a vida a partir dos 30 ? BillPaiva 36 6,824 30-06-2018, 01:53 PM
Última Mensagem: xandysmaster
  Qual o sentido da vida? – Crítica à Real Mr. Black 22 5,747 31-12-2014, 09:24 PM
Última Mensagem: Ajax
  Camisas de "Duplo Sentido" para a Copa O Observador 12 5,578 27-02-2014, 12:58 PM
Última Mensagem: AKRAME
  [VIDEO] Vivendo a vida como uma mulher gostosa Harry Balls 7 3,246 09-09-2013, 10:41 PM
Última Mensagem: WilliamWallace
  Realidade Americana - Vlog que mostra como é a vida nos USA Mandrake 4 3,239 07-03-2012, 05:08 PM
Última Mensagem: Navarre

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo