• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Como usar a PNL para se preparar para concursos
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Como usar a PNL para se preparar para concursos
Offline Major Lobo Honrado
Búfalo
**
Mensagens: 31
Tópicos: 4
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2012
#1
01-01-2015, 02:48 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-01-2015, 02:49 PM por Major Lobo Honrado.)
Cérebro programado para fazer concurso

Como usar a neurolinguística para se preparar para as provas

Como o seu cérebro aprende melhor? Através da visão? Da audição? Das sensações? Pois os concurseiros passam centenas de horas estudando português, direito e outras disciplinas, mas são raros os que param para estudar como aprendem melhor, dizem especialistas em programação neurolinguística (PNL). Se, para começar, soubessem qual o seu sistema representacional dominante — o visual, o auditivo ou o sinestésico — sua preparação seria muito mais eficaz.

“Memória ruim”, por exemplo, não existe em PNL: achar que tem um problema neurológico é uma fuga. Assim, usando ferramentas como ancoragem, mapas mentais e swish, os especialistas têm atuado na preparação de candidatos a concursos públicos. Recorrem ainda a exercícios, como o chart neurolinguístico.

Há quem identifique um quê de autoajuda no processo. Os especialistas contestam: a programação neurolinguística é baseada na ideia de que mente, corpo e linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo e que pode ser alterada a partir de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de “modelagem”, envolve a reprodução dos comportamentos e crenças dos que alcançam seus objetivos.

"Na prática, é a ciência da modelagem: duas pessoas normais estudaram para concurso, uma passou, a outra, não. Qual a diferença? Uma teve determinado comportamento, usou determinadas estratégias, tinha um tipo de crença. A modelagem mapeia tudo isso para fazer igual", afirma Victor Ribeiro, criador do curso “Estratégias de aprovação”, que prepara alunos para concursos públicos e recentemente foi ministrado no Rio, a convite do Instituto de Neurolinguística Aplicada (Inap).

O “chart neurolinguístico”, por exemplo, é um exercício que envolve a leitura em voz alta de um quadro de letras, enquanto o participante faz movimentos determinados com braços e pernas. Ao fim de 30 segundos, ele entra num estado de concentração por cerca de duas horas, garante Ribeiro.

"Seja qual for o volume de estudo, sem concentração, não há aprendizagem. O chart neurolinguístico, aliado a exercícios de respiração, de gerenciamento de estado e auto-hipnose, põe o concursando no nível de concentração almejado", diz Ribeiro, que estuda PNL desde 1997, quando usou a técnica para vencer cinco mil inscritos e ficar com uma das nove vagas de auditor federal do Tribunal de Contas da União (TCU).

Uma das ex-alunas do “Estratégias de aprovação” é a advogada Taísa Rinco, hoje analista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela nunca se preparara para concursos. Cinco anos atrás, aos 40, resolveu dar uma reviravolta na vida e entrar para o serviço público. Conta que deu umas “cabeçadas” nos seis primeiros meses, até que começou a aprender sobre programação neurolinguística. A partir daí começaram as aprovações. Ela passou para TSE, TST, STJ e Câmara dos Deputados. Hoje no TSE, aguarda a chamada da Câmara.

"Gerenciar o estado emocional é fundamental. Quando você entende que faz seu estado, através dos significados que dá e das representações que cria, consegue se motivar e se concentrar por bastante tempo. E a técnica de mapas mentais é um diferencial grande, pois te dá a possibilidade de revisar com eficiência o conteúdo já estudado."

Um dos ensinamentos da PNL é o uso de auxiliares linguísticos mais adequados para o cérebro, diz o juiz federal e professor William Douglas, autor de vários livros para concursos, inclusive o “Como usar o cérebro para passar em provas e concursos”, escrito em parceria com a coach Carmem Zara.

"Por incrível que pareça, basta substituirmos algumas palavras por outras “cerebralmente corretas” que seu desempenho aumentará. “Não”, “mas”, “tentar” são algumas que podem prejudicar o rendimento e podem ser substituídas por outras melhores."

CONTINUA -->
"O Lobo Branco está no topo da cadeia alimentar, é grande, veloz e sabe se defender, mas prefere caçar com a alcatéia pois percebe que é mais forte quando faz parte de um grupo. E aí, prefere ficar na alcatéia ou ser um lobo solitário?" Deputado Long, A Volta do Todo Poderoso
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Major Lobo Honrado
Búfalo
**
Mensagens: 31
Tópicos: 4
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2012
#2
01-01-2015, 02:49 PM
Visualize seu futuro: uma etapa da PNL

Estabelecer um objetivo claro e específico seria o primeiro passo no processo de preparação para um concurso público, dizem os especialistas em programação neurolinguística. Para torná-lo mais efetivo, é necessário condicionar a mente para as mudanças esperadas, numa técnica chamada “Ponte para o futuro”, explica Nanci Azevedo, coach em PNL e sócia-fundadora da Academia do Cérebro.

O concursando deve se visualizar evoluindo até atingir seu objetivo. Nesse processo, a pessoa vivenciaria as emoções positivas, entrando num estado de motivação muito útil.

"Olhe em direção ao passado, buscando identificar quais foram os pontos fracos que você manifestou enquanto se preparava e quais foram os recursos que você usou para superar as dificuldades. Procure tomar consciência do que aprendeu e do quanto amadureceu, de modo a agir da maneira eficiente para produzir os resultados desejados", sugere Nanci.

Em relação ao aprendizado, o coach Mário Salomão, especialista em programação neurolinguística, dá dicas do uso dos sentidos:

"Você pode, em relaxamento, dizer pra si mesmo que irá estudar durante as próximas duas horas, em estado de atenção, com alta qualidade de memorização. Ao dar tal comando, poderá imaginar a cor que, para você, tem relação com a circunstância, e, no mesmo momento, tomar consciência das sensações corporais e emocionais causadas. Veja que além da palavra, você adicionou cor ou imagem e sensação, o que potencializará o comando."

A seguir, dicas práticas para o aprendizado para pessoas visuais, auditivas e sinestésicas:

PARA OS VISUAIS: Tente construir imagens mentais do que você está aprendendo. Procure recursos visuais sobre as matérias estudadas, como vídeo-aulas. Tente fazer resumos, tabelas, fluxogramas ou outros recursos parecidos; depois, fixe essas anotações em vários lugares que você veja sempre.

PARA OS AUDITIVOS: Escute mais as aulas e tente escrever pouco, para poder prestar mais atenção. Grave as aulas, palestras e seminários. Faça resumos e grave também, para que você possa ouvir o que escreveu. Procure ouvir as gravações assim que acordar e na hora de dormir, pois a mente está desobstruída de problemas ou já está se preparando para o sono. Converse com os amigos sobre o conteúdo.

PARA OS SINESTÉSICOS: Procure professores que ministrem aulas bem dinâmicas, com alternações de voz, que façam movimentos com os braços, andem para lá e para cá, enfim, tudo o que tenha relação com movimento e alternância. Procure estudar lendo em voz alta e caminhando pelo local de estudo. Faça experiências práticas sobre o assunto: pesquisas, exercícios, atividades em laboratório (um exemplo seria para a matéria de informática).

GLOSSÁRIO:

Ancoragem. Processo de associar reações internas a algum gatilho externo. Assim, é possível se conectar à elas novamente, quando preciso.

Mapas mentais. Esquema colorido, com ideias centrais e subsidiárias. O objetivo é criar a representação mental, com imagens e palavras chaves.

Modelagem. O processo de mapear o comportamento de pessoas que atingiram o objetivo almejado, o que inclui seus valores, suas crenças e estratégias adotadas.

Swish. Técnica que permite substituir pensamentos ou reações indesejadas por outras mais úteis.

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/...curso.html
"O Lobo Branco está no topo da cadeia alimentar, é grande, veloz e sabe se defender, mas prefere caçar com a alcatéia pois percebe que é mais forte quando faz parte de um grupo. E aí, prefere ficar na alcatéia ou ser um lobo solitário?" Deputado Long, A Volta do Todo Poderoso
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline jon
Escalando a vida
*
Mensagens: 112
Tópicos: 1
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jul 2014
#3
02-01-2015, 11:08 PM
Bacana ! Tô estudando pra concurso, já passei em um. Tô esperando ser convocado(pelo jeito, demorará..)

Tive uma frustração no último que fiz, não saiu o resultado oficial, mas acho que não consegui. Dei uma pausa, eram 6 meses de estudos, sem vida social e totalmente alienado em concurso.

Tô há 1 mês sem estudar, tô tentando voltar, mas é difícil pegar o ritmo, tô metendo uma reais pro meu subconsciente kkk.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Major Lobo Honrado
Búfalo
**
Mensagens: 31
Tópicos: 4
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2012
#4
03-01-2015, 09:24 AM
(02-01-2015, 11:08 PM)jon Escreveu: Bacana ! Tô estudando pra concurso, já passei em um. Tô esperando ser convocado(pelo jeito, demorará..)

Tive uma frustração no último que fiz, não saiu o resultado oficial, mas acho que não consegui. Dei uma pausa, eram 6 meses de estudos, sem vida social e totalmente alienado em concurso.

Tô há 1 mês sem estudar, tô tentando voltar, mas é difícil pegar o ritmo, tô metendo uma reais pro meu subconsciente kkk.
Eu estou nessa mesma situação, parei agora em dezembro pra descansar mas pretendo voltar em janeiro, enquanto isso é bom ir vendo estratégias para otimizar os estudos. Estou pensando em fazer algum cursinho e estudar por fora, até passar no concurso que eu quero, é preciso muita persistência, dizem que hoje em dia dependendo do concurso a pessoa tem que estudar por afinco por uns dois anos pelo menos, então não adianta ficar moleirando, o jeito que tem é estudar e estudar até passar.
"O Lobo Branco está no topo da cadeia alimentar, é grande, veloz e sabe se defender, mas prefere caçar com a alcatéia pois percebe que é mais forte quando faz parte de um grupo. E aí, prefere ficar na alcatéia ou ser um lobo solitário?" Deputado Long, A Volta do Todo Poderoso
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
***
Mensagens: 5,488
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
Registrado: Aug 2013
#5
04-01-2015, 05:16 AM
concurso é bom, mas cuidado pra não entrar numa roubada e passar a vida ganhando 5k, o o homem realista pode e deve querer mais.

façam os concursos TOPs, reservem grana pra empreender e mantenham a mente produzindo conhecimento, evitem zonas de conforto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline jon
Escalando a vida
*
Mensagens: 112
Tópicos: 1
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jul 2014
#6
04-01-2015, 10:37 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-01-2015, 10:38 PM por jon.)
(04-01-2015, 05:16 AM)cabraman Escreveu: concurso é bom, mas cuidado pra não entrar numa roubada e passar a vida ganhando 5k, o o homem realista pode e deve querer mais.

façam os concursos TOPs, reservem grana pra empreender e mantenham a mente produzindo conhecimento, evitem zonas de conforto.

Tenho 20 anos, optei pelo concurso, pelo fato de não ter alguém pra bancar minha faculdade, aí teria duas opções: Estudar para uma pública ou ganhar no máximo 1000 reais na iniciativa privada e 70% da grana ser destinada para pagar a faculdade.

Tenho algumas metas. Conseguir um cargo público > fazer uma graduação e depois abrir uma empresa/loja.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
***
Mensagens: 3,585
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
Registrado: Jul 2014
#7
07-01-2015, 01:03 AM
(04-01-2015, 10:37 PM)jon Escreveu:
(04-01-2015, 05:16 AM)cabraman Escreveu: concurso é bom, mas cuidado pra não entrar numa roubada e passar a vida ganhando 5k, o o homem realista pode e deve querer mais.

façam os concursos TOPs, reservem grana pra empreender e mantenham a mente produzindo conhecimento, evitem zonas de conforto.

Tenho 20 anos, optei pelo concurso, pelo fato de não ter alguém pra bancar minha faculdade, aí teria duas opções: Estudar para uma pública ou ganhar no máximo 1000 reais na iniciativa privada e 70% da grana ser destinada para pagar a faculdade.

Tenho algumas metas. Conseguir um cargo público > fazer uma graduação e depois abrir uma empresa/loja.

É...mas não é todo cargo público que permite abrir uma empresa, a não ser se tu montar uma sociedade.

De qualquer forma, a alternativa que sobre nesse país de merda é exatamente isso, então corra atras.

Seja egoísta ao extremo e só ajude que lhe ajudar. A maioria dos concurseiros são parasitas/oportunitas, então é melhor se manter atento a essa questão.

NO MAIS, MARCANDO ESSE TÓPICO.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
****
Mensagens: 5,276
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
Registrado: Oct 2011
#8
07-01-2015, 01:54 AM
(04-01-2015, 05:16 AM)cabraman Escreveu: concurso é bom, mas cuidado pra não entrar numa roubada e passar a vida ganhando 5k, o o homem realista pode e deve querer mais.

façam os concursos TOPs, reservem grana pra empreender e mantenham a mente produzindo conhecimento, evitem zonas de conforto.

Verdade. No momento de vida atual, meu "sonho" é ter um salário desse. Mas conheço uma pá de gente que ganha isso aí ou até mais que não está mais satisfeito.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
***
Mensagens: 3,099
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#9
07-01-2015, 08:23 AM
Concurso e somente direto nos livros na atualidade dedicação, o mais obvio e não encavalar conteúdo, atualizar sempre o velho como embasamento, quase tudo que estuda desde o começo do aprendizado e acumulo de dados, neste caso e ver como concursos professores cursos atualizam esses velhos dados para um novo aprendizado como e feito a forma sendo como eles transformam o quadrado em retângulo a cada ano que se passa. O exemplo e como as montadoras de carro fazem exemplo a VW vamos pegar um carro básico de 1987 porquanto reestilização
ele já passou estamos chegando na geração 7 agora nos finais de 2015/2016.
Sendo o carro e o mesmo a base e a mesma a propaganda em nossas mentes e a mesma, assim e os estudos sua reestilização feita pelos meios só mudam o molde mas o conteúdo e o mesmo, e neste item que entra o encavalamento o negativo de muitos concurseiros, e não saber simplificar dados a cada concursos e atualizar a base pela atualidade. Muitos fazem a base de repetição a cada novo concurso esquecendo de apenas simplificar revisar o que ja foi visto, tendendo para o apático repetitivo a mente acumula e fica preguiçosa por achar que aquilo ja foi revisto, e pulamos para o comodismo do A JÁ SEI ISTO AQUILO ACOLA, um grande conselho e a cada concurso ver como as bancas organizadoras fazem das velhas matérias novas pegadinhas as reestilização de dados, já vi várias bancas utilizarem o mesmo dado para vários concursos, Em um concurso usar um dado como pergunta, no outro usar a pergunta como resposta e o dado e o mesmo, e nestas pequenas pegadinhas que devemos ir eliminando, não fazendo o modo repetição, e sim da simplificação por isso que o entender ele e o básico mais importante de tudo aliado ao foco de guardar o dado em nosso cérebro, eu aprendi muito com o dado imagem, desprendi do modo ler ler ler, foquei sempre no modo visão, sendo ver aulas gravadas, usando sempre pcs, laptops, fitas gravadas, o vídeo foi o que mais me ajudou pois me associei na musica , fica me perguntando porque consigo cantar uma musica completa de um clipe sem errar uma palavra lembrando tudo que se passava naquele clip de uma musica preferida, foi neste ponto que descobri que o meu lado para o exercício de estudos e treino do cérebro era a imagem o vídeo, eu tenho facilidade em guardar aquilo que assisto e vejo, então foquei no achar aulas simplificadas e ministradas através de videos, assim também existem pessoas que são forte no embasamento do ler, pessoas que passam horas e horas lendo livros conseguem 100% de dados gravados em sua mente. Assim também conheço pessoas que conseguem 100% de dados gravados em sua mente através do áudio. O legal e vc descobrir qual modo lhe agrada mais e lhe deixa a mente confortável em aceitar a gravação de dados.
Tentar inibir ao máximo o encavalamento de dados, e como a logica de sistemas, uma logica o resultado nunca chega duas vezes no mesma soma quando uma entrada e saída e feita de modo a ter apenas o resultado exato.
Inibindo o encavalamento de dados vc folga a mente, ganha tempo extra,o estudo se torna algo confortável, em vez de vc estudar aquele dado que vc estudou pra 10 concursos,no próximo apenas revisara e simplificara em um pequeno resumo para o próximo concurso, pois não ha o que inventar em dados exatos em concursos, isso se da ao fato apenas de dado de atualidade.
Lembre do sucesso das montadoras a resstilização, esse dado e importante para um concurseiro. Invés de encavalar use a reestilização de dados. Sempre atualize o velho e não o encavale no modo repetitivo e cansativo e enjoativo a mente tende a não aceitar de modo confortável o que ja foi aprendido.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Homem Sem Medo
Veterano
***
Mensagens: 1,925
Tópicos: 33
Curtido: 4 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Aug 2012
#10
07-01-2015, 10:17 AM
Up Marcando!
[+]
  •
Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  A melhor forma para se estudar para concursos? Smith 41 17,738 18-06-2019, 08:08 PM
Última Mensagem: H4nk
  Como gerenciar e otimizar seu tempo para conquistar seus objetivos Howedo 5 2,576 16-03-2017, 11:08 AM
Última Mensagem: Gorlami
  Concursos, dúvidas para os concurseiros experientes Smith 24 3,938 09-01-2017, 01:51 AM
Última Mensagem: Golgo 13
  Como usar as regras do jogo das aparências a seu favor mente 23 8,102 27-10-2016, 09:57 AM
Última Mensagem: Roland
  A Real como âncora para a Matrix. Pensador 35 9,899 23-02-2015, 11:23 PM
Última Mensagem: Marcílio

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo