• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Saúde Antidepressivo ou psicoterapia?
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Antidepressivo ou psicoterapia?
Offline Sniper
Veterano
***
Mensagens: 579
Tópicos: 15
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Apr 2013
#1
25-11-2014, 07:25 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-11-2014, 07:37 PM por Sniper.)
Bem confrades, não gosto muito de expor minha vida pessoal, mas estou passando por um período difícil ultimamente, e gostaria da ajuda de vocês.

Há mais ou menos um ano (ou até mais se bobear), estava com uns sintomas de depressão, nada muito grave, apenas uma tristeza leve, mas nada que pudesse afetar minha rotina.

Sendo que quando começou isso, eu tinha acabado de terminar com a BM e ter conhecido a real, achei que esse era o motivo, pois estava sem vida social e sem mulheres , os pessoal do meu grupo social meio que se afastou de mim, depois que eu quis dar um tempo nas farras, pois estava querendo parar de fumar, e para isso eu teria que parar de beber por um tempo e parar de andar com quem fuma.

Hoje em dia, tenho uma vida social normal, uns poucos amigos pra sair, um inclusive é Realista, do jeito que sempre gostei.

Em relação as mulheres, também melhorei, após adotar uma postura mais dominante, e abandonar de vez o manginismo, vez ou outra consigo uma marmita, mesmo tendo um carro fudido e morando em um bairro classe C.

Porém, os sintomas de depressão, não só continuaram como pioraram, eis algum deles:

Tristeza
Dificuldade pra iniciar qualquer tarefa
ataques de pânico
coração acelera do nada
as vezes me levanto assustado a noite
agressividade (já quebrei algumas coisas aqui em casa, e ofendi algumas pessoas em momentos de furia)
Raiva intensa
Aumento da líbido
Falta de atenção
Dores "por dentro" do corpo

Faço tratamento com uma psiquiatra, desde 2012,segundo ela, tenho o tal do TDAH e tomo um remédio controlado, um antidepressivo que ajuda a diminuir a impulsividade, e realmente ajudou, pois eu era muito impulsivo, e hoje minha impulsividade sumiu.

Após falar pra ela sobre esses sintomas que eu estou tendo, ela me receitou outro antidepressivo, no qual eu me recusei a tomar, pois não quero ficar me entupindo de remédios, sendo que eu já tomo um desde 2012, e provavelmente terei que tomar pelo resto da vida.

Pela primeira vez, pensei na hipótese de procurar um psicologo, mas não sei se resolveria o meu caso, devido a maioria desses sintomas que eu relatei serem físicos.

O que vcs acham?

Se puderem ajudar eu agradeço.

PS: Mas alguns fatos que eu creio terem contribuído para isso:

Eu simplesmente odeio meu ambiente de trabalho, sofri um assédio moral a 2 anos atrás, no qual só resolveu após eu botar o pau na mesa, hoje as coisas estão bem, mas mesmo assim as vezes me lembro disso e começa a vim o sentimento de raiva e me imagino até matando meu chefe.

O problema é que nesse emprego eu ganho um salário muito acima da média do que se eu fosse trabalhar em outra empresa fazendo a mesma coisa que eu faço, até acho que por isso o FDP do meu chefe aproveitava disso para me assediar moralmente.

Também estou em dúvida sobre meu futuro, pois não me formei em nada, não descobri minha vocação, não tenho idéia do que vou fazer da minha vida no futuro, só não quero continuar trabalhando no mesmo lugar, mas também acredito que se vc for fazer o que gosta, mas pra ganhar uma mixaria não vale muito a pena, enquanto isso a única coisa que vou fazendo é aportando uma grana todo mês, pra quem sabe no futuro, eu abra um negócio, embora não goste de comercio, só o fato de não ter patrão já vale a pena.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
***
Mensagens: 972
Tópicos: 27
Curtido: 17 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 51
Registrado: Aug 2012
#2
25-11-2014, 08:08 PM
Tá mais pra bipolar...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
***
Mensagens: 972
Tópicos: 27
Curtido: 17 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 51
Registrado: Aug 2012
#3
25-11-2014, 08:16 PM
Minha opinião é: procure outros médicos, analise outras opiniões. Realmente é complicado tomar medicamentos, mas é necessário. Acredite, o problema é sobretudo químico. Não precisa tomar a vida toda, mas saiba que sempre vai ter esse problema e de vez em quando terá que tomar por um tempo. Experiência própria.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Falchion
Veterano
***
Mensagens: 795
Tópicos: 1
Curtido: 69 vezes em 49 posts
Posts que curtiu: 195
Registrado: Jul 2013
#4
25-11-2014, 08:40 PM
cara escultando vc falar assim essa ansiedade da pra acreditar que vc tenha TOC mas enfim não sou medico...uma das coisas que digo aqui que não pode jogar um peso mais grande que teu burrito consegue carregar se não vc pira...as vezes pensamos "ah sera oq eu fiz valeu apena!?,sera que la na frente vou me dar bem?" as vezes bate a saudade de antigas amizades que somem nas nossas primeiras dificuldade, isso causa uma indisposição do caralho e vc acaba não indo pra lugar nenhum optando por dessistir de tudo antes mesmo de tentar, não estou dizendo que não pense nisso que não e importante!do contrario.
Mas ficar se cobrando do que acontece do que vai acontecer do que ta ruim do que ta bom isso vai acumulando na tua mente isso literalmente vai acabar te matando!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
***
Mensagens: 635
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
Registrado: Mar 2012
#5
25-11-2014, 08:41 PM
Li o seu relato.

Você disse que já toma um antidepressivo e a psiquiatra te receitou mais um?

Pelo visto você ainda tem dificuldade de controlar sua impulsividade.
Procure fazer alguma atividade física: academia, ou mesmo alguma luta. Você precisa gastar essa energia de sobra. Se exercite.

Você está se preocupando demais com coisas passadas, com eventos pequenos e que pelo visto não tem tanta importância assim, visto que ainda encontra-se empregado e ganhando relativamente bem. Pense no seu presente e planeje o futuro, pare de remoer esses episódios.

Você está mais preocupado com as ideias da tua mente do que com a realidade, apenas trabalhe e pare de se importar com eventos pequenos. Você pensa demais nesses acontecidos e acha que isso pode se repetir, tem receio disso, isso que te afeta.

Se está preocupado em tomar ou não o outro antidepressivo, me envie uma MP com os nomes dos medicamentos e passo informações pra você explicando os benefícios e possíveis efeitos colaterais. Se a psiquiatra te passou mais um é porque você está realmente com dificuldade pra controlar essa impulsividade, não foi à toa, teu relato mostra claramente isso.

Me manda MP aí, te mando as informações e posso tirar algumas dúvidas suas a respeito da medicação.

Se está com dificuldades de controle com seu emocional não vai ser saindo do emprego que vai te ajudar, pode até piorar visto que você pode ir pra um emprego pior e começar a se culpar por conta disso. Fique firme e tente não pensar nessas besteiras, o mais importante, arrume um jeito de se desestressar, alguma atividade de lazer que te motive.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
***
Mensagens: 635
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
Registrado: Mar 2012
#6
25-11-2014, 08:45 PM
(25-11-2014, 08:40 PM)Falchion Escreveu: cara escultando vc falar assim essa ansiedade da pra acreditar que vc tenha TOC mas enfim não sou medico...uma das coisas que digo aqui que não pode jogar um peso mais grande que teu burrito consegue carregar se não vc pira...as vezes pensamos "ah sera oq eu fiz valeu apena!?,sera que la na frente vou me dar bem?" as vezes bate a saudade de antigas amizades que somem nas nossas primeiras dificuldade, isso causa uma indisposição do caralho e vc acaba não indo pra lugar nenhum optando por dessistir de tudo antes mesmo de tentar, não estou dizendo que não pense nisso que não e importante!do contrario.
Mas ficar se cobrando do que acontece do que vai acontecer do que ta ruim do que ta bom isso vai acumulando na tua mente isso literalmente vai acabar te matando!

A vida é feita de altos e baixos.

Tem dias que estamos bem e tem dias que não temos saco pra nada mesmo. O problema é se esse desânimo persiste por um longo período, como 1 mês ou mais. Problema maior é quando o cara se aquieta e não faz nada de diferente no seu dia a dia pra driblar isso.

O mundo não é a disneylândia pra ficarmos todos os dias da vida felizes, mas também não pode-se entregar a uma vida repetitiva e se afundar na rotina, o cara precisa fazer alguma atividade que lhe proporcione prazer e alegria, nem que seja nos finais de semana.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
WildHorse
Curioso
 
#7
25-11-2014, 08:59 PM
Sniper, se você tem confiança na sua psiquiatra diria pra seguir as recomendações dela.
Caso contrario procure outro e relate teus sintomas.Se te recomendarem os remédios tome sem medo.
E com certeza vá ao psicologo, tente a psicanalise se não gostar vá a outro especialista.As vezes é muito mais fácil encontrarmos nosso centro de equilíbrio com ajuda externa.
[+]
  •
Responder
Offline Aquiles
Veterano
***
Mensagens: 1,345
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
Registrado: Oct 2013
#8
25-11-2014, 09:10 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-11-2014, 10:40 PM por Aquiles.)
Procure sim um psicólogo, isso vai ajudar muito na sua melhora. Mas não espere milagre. Busque fundamentalmente um bom profissional, isso sim é essencial.

A psicoterapia é fundamental, já que só os fármacos sozinhos vão mudar a sua situação.

Exatamente como o Canis Lupus falou, esses sintomas não são só de depressão . Você tem depressão junto com algum outro problema/distúrbio, muito possivelmente de humor.

Provavelmente o teu psiquiatra deu olhada no quadro geral, e já saiu receitando medicamentos.

Preze por um bom profissional. Nem q tenha q trocar, mas ache algum q você se identifique, e o tratamento flua bem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sniper
Veterano
***
Mensagens: 579
Tópicos: 15
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Apr 2013
#9
25-11-2014, 09:18 PM
Caniplus, não acredito que isso seja transtorno Bipolar, pois o mesmo se dá quando alterna entre euforia e a depressão, o que não é meu caso.

Flachion, também não acredito que seja TOC, está mais pra depressão mesmo, com talvez alguns sintomas de sindrome do pânico.

thothenki, Bem acredito que eu tenha problemas de impulsividade sim, mas é só quando vem algumas crises, esse antidepressivo que eu tomo, me tirou a impulsividade que eu tinha no dia a dia, que era uma característica minha e me atrapalhava muito. Posso falar sobre remédios aqui mesmo, esse que eu tomo a 2 anos se chama cloridato de buproipona, esse me ajudou a tirar a impulsividade que eu tinha, e o que ela me receitou agora foi a fluoxetina, senão me engano o primeiro age na dopamina e o segundo na serotonina. Isso que tu falou sobre estar preso ao passado é interessante, acredito que tenha a ver sim, e acho que eu não consegui perdoar algumas pessoas que me fizeram mal, como no caso do meu emprego.

Wildhorse, Eu confio na minha médica , só não queria ficar preso a medicamentos controlados, mas depois dos comentários de vcs aqui, vou pensar no caso, pois acredito que somente psicoterapia não curaria isso.

No mais, obrigado a todos pelas respostas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Falchion
Veterano
***
Mensagens: 795
Tópicos: 1
Curtido: 69 vezes em 49 posts
Posts que curtiu: 195
Registrado: Jul 2013
#10
25-11-2014, 10:07 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-11-2014, 10:08 PM por Falchion.)
eu não confiaria tbm em psiquiatratas psicologos etc...fazem muitos ir la semanalmente pra tirar renda disso em vez de dar uma solução facil e rapida pro cara,as vezes eles te dão doença que nem se tem querem tudo menos ajudar a gente!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
***
Mensagens: 972
Tópicos: 27
Curtido: 17 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 51
Registrado: Aug 2012
#11
25-11-2014, 10:22 PM
(25-11-2014, 09:18 PM)Sniper Escreveu: Caniplus, não acredito que isso seja transtorno Bipolar, pois o mesmo se dá quando alterna entre euforia e a depressão, o que não é meu caso.

Flachion, também não acredito que seja TOC, está mais pra depressão mesmo, com talvez alguns sintomas de sindrome do pânico.

thothenki, Bem acredito que eu tenha problemas de impulsividade sim, mas é só quando vem algumas crises, esse antidepressivo que eu tomo, me tirou a impulsividade que eu tinha no dia a dia, que era uma característica minha e me atrapalhava muito. Posso falar sobre remédios aqui mesmo, esse que eu tomo a 2 anos se chama cloridato de buproipona, esse me ajudou a tirar a impulsividade que eu tinha, e o que ela me receitou agora foi a fluoxetina, senão me engano o primeiro age na dopamina e o segundo na serotonina. Isso que tu falou sobre estar preso ao passado é interessante, acredito que tenha a ver sim, e acho que eu não consegui perdoar algumas pessoas que me fizeram mal, como no caso do meu emprego.

Wildhorse, Eu confio na minha médica , só não queria ficar preso a medicamentos controlados, mas depois dos comentários de vcs aqui, vou pensar no caso, pois acredito que somente psicoterapia não curaria isso.

No mais, obrigado a todos pelas respostas.

O transtorno bipolar pode varias para outros estados de humor, não necessariamente euforia. Vc descreveu como sintoma :

''agressividade (já quebrei algumas coisas aqui em casa, e ofendi algumas pessoas em momentos de furia)
Raiva intensa
Aumento da líbido ''

Isso não é sintoma de depressão... consulte outros medicos pra ver..

Porém o bupropiona aumenta a libido como efeito colateral.. a depressão mesmo causa o oposto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#12
25-11-2014, 10:28 PM
(25-11-2014, 10:07 PM)Falchion Escreveu: eu não confiaria tbm em psiquiatratas psicologos etc...fazem muitos ir la semanalmente pra tirar renda disso em vez de dar uma solução facil e rapida pro cara,as vezes eles te dão doença que nem se tem querem tudo menos ajudar a gente!

Alguns enrolam pra segurar cliente mesmo. Não generalize tb, eu sou profissional da area.

Existem muitas abordagens dentro da psicologia, algumas psicoterapia são mais longas. Vai de acordo com a linha de pensamento.

Seguindo seu raciocinio, de buscar algo rápido e dinâmico, que dá resultado, procure o Coaching.

Mas lembre-se que o coaching não trabalha traumas. Ele trabalha o futuro. Ele parte do Estado Atual para o Estado Desejado, em um curto periodo de tempo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
****
Mensagens: 4,954
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
Registrado: Jan 2013
#13
25-11-2014, 10:38 PM
1- psicoterapia é um processo eterno, não ha momento em que você esta bem e então sai da psicoterapia....quem decide sair e se vai sair é você....

2- maioria dos psiquiatras são retardados, farmacoterapeutas retardados que não tem sensibilidade com nada e só sabem te colocar num diagnóstico de merda daquele dsm-v e te empurrar remédio.

3- procure sim uma terapia. Você precisa, todos nos precisamos, o caminho da individuação é formidável, o crescimento e amadurecimento emocional é algo que todos nos estamos buscando na vida mas não entendemos.

Ai ficamos que nem uns idiotas achando que felicidade é comer mulher, comprar carrão, comprar casa etc...e felicidade não é isso.

Recomendo fortemente que vá.

Você não tem tdh nem transtorno depressivo, só esta confuso, como todo mundo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sniper
Veterano
***
Mensagens: 579
Tópicos: 15
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Apr 2013
#14
25-11-2014, 10:41 PM
(25-11-2014, 10:22 PM)canislupus Escreveu:
(25-11-2014, 09:18 PM)Sniper Escreveu: Caniplus, não acredito que isso seja transtorno Bipolar, pois o mesmo se dá quando alterna entre euforia e a depressão, o que não é meu caso.

Flachion, também não acredito que seja TOC, está mais pra depressão mesmo, com talvez alguns sintomas de sindrome do pânico.

thothenki, Bem acredito que eu tenha problemas de impulsividade sim, mas é só quando vem algumas crises, esse antidepressivo que eu tomo, me tirou a impulsividade que eu tinha no dia a dia, que era uma característica minha e me atrapalhava muito. Posso falar sobre remédios aqui mesmo, esse que eu tomo a 2 anos se chama cloridato de buproipona, esse me ajudou a tirar a impulsividade que eu tinha, e o que ela me receitou agora foi a fluoxetina, senão me engano o primeiro age na dopamina e o segundo na serotonina. Isso que tu falou sobre estar preso ao passado é interessante, acredito que tenha a ver sim, e acho que eu não consegui perdoar algumas pessoas que me fizeram mal, como no caso do meu emprego.

Wildhorse, Eu confio na minha médica , só não queria ficar preso a medicamentos controlados, mas depois dos comentários de vcs aqui, vou pensar no caso, pois acredito que somente psicoterapia não curaria isso.

No mais, obrigado a todos pelas respostas.

O transtorno bipolar pode varias para outros estados de humor, não necessariamente euforia. Vc descreveu como sintoma :

''agressividade (já quebrei algumas coisas aqui em casa, e ofendi algumas pessoas em momentos de furia)
Raiva intensa
Aumento da líbido ''

Isso não é sintoma de depressão... consulte outros medicos pra ver..

Porém o bupropiona aumenta a libido como efeito colateral.. a depressão mesmo causa o oposto.
Pensando por esse lado pode ser, não sou médico, só respondi baseado no que li, mas uma dúvida: Transtorno bipolar não se nasce com a pessoa? Ou pelo menos se manifesta muito cedo? Eu já tenho 27,não seria tarde pra começar a aparecer esses sintomas?

Sobre a líbido, eu tomo Bupropiona a 2 anos, e tenho reparado um aumento da líbido de uns meses pra ca.

Obrigado por ter opinado Aquiles.

Mandrake, li sua Mp, valeu por ter respondido.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#15
25-11-2014, 10:53 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-11-2014, 10:56 PM por Mandrake.)
Terapia trata de traumas do passado e a saude mental do individuo. Cura do sofrimento mental. Foco no passado.
Coaching trata do crescimento mental do indivíduo. Trata do futuro. Resignificação de crenças. Obtenção de uma nova habilidade, potencialização do individuo, liderança interior, aceleração de resultados.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
***
Mensagens: 972
Tópicos: 27
Curtido: 17 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 51
Registrado: Aug 2012
#16
25-11-2014, 11:07 PM
(25-11-2014, 10:41 PM)Sniper Escreveu:
(25-11-2014, 10:22 PM)canislupus Escreveu:
(25-11-2014, 09:18 PM)Sniper Escreveu: Caniplus, não acredito que isso seja transtorno Bipolar, pois o mesmo se dá quando alterna entre euforia e a depressão, o que não é meu caso.

Flachion, também não acredito que seja TOC, está mais pra depressão mesmo, com talvez alguns sintomas de sindrome do pânico.

thothenki, Bem acredito que eu tenha problemas de impulsividade sim, mas é só quando vem algumas crises, esse antidepressivo que eu tomo, me tirou a impulsividade que eu tinha no dia a dia, que era uma característica minha e me atrapalhava muito. Posso falar sobre remédios aqui mesmo, esse que eu tomo a 2 anos se chama cloridato de buproipona, esse me ajudou a tirar a impulsividade que eu tinha, e o que ela me receitou agora foi a fluoxetina, senão me engano o primeiro age na dopamina e o segundo na serotonina. Isso que tu falou sobre estar preso ao passado é interessante, acredito que tenha a ver sim, e acho que eu não consegui perdoar algumas pessoas que me fizeram mal, como no caso do meu emprego.

Wildhorse, Eu confio na minha médica , só não queria ficar preso a medicamentos controlados, mas depois dos comentários de vcs aqui, vou pensar no caso, pois acredito que somente psicoterapia não curaria isso.

No mais, obrigado a todos pelas respostas.

O transtorno bipolar pode varias para outros estados de humor, não necessariamente euforia. Vc descreveu como sintoma :

''agressividade (já quebrei algumas coisas aqui em casa, e ofendi algumas pessoas em momentos de furia)
Raiva intensa
Aumento da líbido ''

Isso não é sintoma de depressão... consulte outros medicos pra ver..

Porém o bupropiona aumenta a libido como efeito colateral.. a depressão mesmo causa o oposto.
Pensando por esse lado pode ser, não sou médico, só respondi baseado no que li, mas uma dúvida: Transtorno bipolar não se nasce com a pessoa? Ou pelo menos se manifesta muito cedo? Eu já tenho 27,não seria tarde pra começar a aparecer esses sintomas?

Sobre a líbido, eu tomo Bupropiona a 2 anos, e tenho reparado um aumento da líbido de uns meses pra ca.

Obrigado por ter opinado Aquiles.

Mandrake, li sua Mp, valeu por ter respondido.

A pre disposição nasce com a pessoa, assim como a depressão. A depressão pode evoluir para o transtorno bipolar em qualquer momento da vida. Geralmente na transição para a fase adulta.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
***
Mensagens: 635
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
Registrado: Mar 2012
#17
25-11-2014, 11:29 PM
(25-11-2014, 10:53 PM)Mandrake Escreveu: Terapia trata de traumas do passado e a saude mental do individuo. Cura do sofrimento mental. Foco no passado.
Coaching trata do crescimento mental do indivíduo. Trata do futuro. Resignificação de crenças. Obtenção de uma nova habilidade, potencialização do individuo, liderança interior, aceleração de resultados.

Fazendo uma analogia: terapia é escavar escombros. Coaching é construir cidades.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
***
Mensagens: 1,451
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2013
#18
26-11-2014, 06:39 AM
Pow Mandrake, nunca havia visto por este lado, minha visão de coaching por algum motivo era somente sobre a questão profissional.

Eu estou fazendo psicanálise e está me ajudando, mesmo sendo um processo lento e estando no começo da terapia.

Como o Spectro falou, muitos psiquiátras não tem uma certa sensibilidade com o paciente e rotula você como um portador de um transtorno que mais se encaixa com os seus sintomas, mas isso em alguns casos pode ser equívoco.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Velho
Seja Homem.
**
Mensagens: 496
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Aug 2013
#19
26-11-2014, 07:44 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-11-2014, 09:43 AM por Velho.)
Terapia é excelente. Seja com psicólogos, seja espiritual... Tudo o que te faz voltar para si e se analisar, faz vc crescer. Recomendo p tdo mundo.

Vc parece ser ansioso, e muito. Normal. Esse nosso tempo sofre de juventude. Eu acho que remédios só máscaram os reais problemas que devem ser trabalhados e vencidos, ou, no pior dos casos, aprender a conviver com eles.

Existe diferença entre alegria e felicidade. Alegria é momentânea e externa, felicidade é estado de conforto e paz. Buscamos felicidades nas coisas, mas nas coisas só existe alegria. Qual é a sua idade? Talvez vc seja muito novo, como já fui um dia. Era mais ansioso, mais infeliz, mais insatisfeito, mais resmungão, n sabia plantar e esperar. Hj tbm n sei, mas aprendi algumas coisas nesse meio tempo que melhoraram minha vida. Jah estive em depressão profunda e ngm sabia, Exceto Meus pais. E nda fizeram p me ajudar, nda mesmo. Talvez PQ nem eles mesmos soubessem como ajudar. Passei quase 5 meses sem dormir, e n lembro de ter passado um dia sem lamentar, sem chorar. Td isso sem ter ajuda de terapia, remédios, nda. Busquei nos livros alguma palavra amiga é um norte p o que eu sentia. Quando melhorei um pouco, passei a fzer uma terapia de meditação e exercício corporais com um terapeuta, depois passei p uma terapia com psicólogo.

Depressão é fraqueza e soma de fatores externos. Isso tem que ser trabalhado com tempo e calma. Vencendo etapas, organizando a vida e enterrando o que já se foi. Caso tenha interesse em conversar mais, estou à disposição, e, inclusive, tenho uns livros p te indicar, que me ajudaram a começar a trilhar outro caminho.

N publiquei meu relato até hj, pois vivo o meu relato. Posso dizer que venci os meus problemas e até consegui o que eu queria e +...mas a vida é num processo e eu continuo disposto a aprender. Acho que em breve resumo minha historia, os desfechos e o q aprendi nesse ano e meio. Sei que, depois da real, tive interesse e animo p melhorar e vencer. A real salva vidas.

Aprendi muita coisa nesse ano e meio, muito da minha vida e meu futuro mudou e mudará por conta do que passei, senti, vivi e tive interesse de entender. As vezes perder é necessário p ganhar. As vezes é necessário retrocedr, p avançar mais longe.
"Esto vir"
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Andarilho
Veterano
***
Mensagens: 859
Tópicos: 26
Curtido: 4 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Sep 2012
#20
26-11-2014, 11:28 AM
Olá confrade. Deixe-me dar uns pitacos e fazer umas observações.

Primeiro ponto: qual foi a ultima vez que você tirou férias e relaxou? Você tem passado por muitas situações de stress, uma atrás da outra e continua num ritimo pesado. O corpo aguenta fazer “esforços de guerra“ físicos e emocionais por um tempo, mas não dá pra fazer isso eternamente, e logo logo ele cobra um preço.

Segundo ponto: você não tem um plano bem definido para o futuro, e isso é a causa da sua ansiedade. Você não sabe o que você quer, não sabe pra onde vai. E isso é assustador e stressante pra caralho. Por isso você tem receio em abandonar o porto seguro que você já conhece (mesmo que esteja ruim) pra seguir novas rotas. Se você não sabe pra onde vai, não tem como se programar pra ir pra lá, o que aumenta ainda mas o stress.

SEM PLANOS → ANSIEDADE/STRESS → Fica na zona “segura”, mas desconfortável → mais ANSIEDADE/STRESS ...

Seu corpo entende toda essa carga de stress e ansiedade como um sinal de ameaça, e reage de acordo. Você entra no modo reativo, e você fica eternamente esperando o inesperado. Por isso o ataque de pânico, agressividade, raiva, coração acelerado. É seu instinto animal preparando seu corpo para um embate e uma “fight or flight response” (resposta de lutar ou fugir).

Mas esse embate nunca chega. E você fica eternamente nesse desgastante estado de Alerta.

Esse constante estado de alerta também fode com sua iniciativa e atenção, já que grande parte da sua “memória RAM mental” está ocupado com preocupações e com a vigília.

Terceiro ponto: Fazer terapia é muito bom, mas tem duas linhas que você pode seguir: A psicanalise, quando é uma dúvida mais existencial, e tem toda aquela visão clássica de terapia. Que a pessoa passa anos e anos.
Mas tem a psicologia comportamental, que é “tiro curto” e a pessoa usa pra resolver um problema especifico, sem fazer maiores delongas dos porques. Ex. eu tenho medo de avião, e o psicólogo vai trabalhar todo um jeito da pessoa superar esse ponto especifico.

Mais ou menos como o Mandrake falou do Coaching. Mais voltado para o futuro e para atitudes práticas que a pessoa deve ter, ao invés de entender os traumas e as razões desses medos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »


Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo