28-10-2014, 11:25 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-10-2014, 11:30 PM por Marcílio.)
(28-10-2014, 10:22 PM)Jaguar Paw Escreveu:Spoiler:
Isto é apenas o começo, o novo congresso vem louco para pular na jugular do executivo.
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/g...populares/
Na realidade, menos...
A questão que não de agrado de uma ala forte no PMDB o bolivarianismo no Brasil. Lembram-se quando Hugo Chavez foi acenar para o povo do Maranhão e Sarney foi radicalmente contra?
Pois é...
Tem mais outra coisa: Lula está para o PT e coligados assim como Alexandre está para o mundo antigo. Quero dizer que muitos no partido se alinham ao que ele diz devido a sua alta popularidade e competência carismática em se dirigir a população (especialmente os mais humildes...).
Mas meu ponto é o seguinte: existem vários interesses conflitantes ali esboçados. Disputa de poder também é algo persistente naquele partido e coligados, e muitas vezes existem sentimento de frustração de ambos os lados. A conversa que eu ouvi nos bastidores da política é que o PT se acha a bala que matou Kennedy, que para oferecer algum cargo é maior frescura, pois se acha como regido do povo e de uma sabedoria popular que lhe permite agir da maneira que convém. Isso sem falar a maneira rápida que o partido descarta aliados para se manter intacto em seu projeto de poder.
Esses atritos internos também vão parar no Congresso. Daí que o PMDB se pauta por interesses que melhor atendem ao partido dele.
Não quer dizer que haverá oposição sistemática por parte do PMDB.
Mas... os outros partidos (PSDB, DEM, etc.) tem obrigação de oferecer oposição qualificada e honrar os 50 milhões de votos depositados em sua confiança.