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Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Deixando sua voz mais grave: Exercícios.
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Deixando sua voz mais grave: Exercícios.
Offline Mandrake
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#1
10-09-2014, 05:49 PM



Acredito que muitos confrades neste forum tem um timbre de voz mais agudo, então, vou colocar abaixo exercícios para engrossar sua voz:






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Offline Mandrake
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#2
10-09-2014, 05:59 PM




Encha os pulmões de ar, de preferência pelo nariz, principalmente em ambientes abertos ou frios.

Faça-o estendendo o diafragma para baixo, de modo que sua barriga pareça encher-se de ar.

Você notará que a parte superior dos seus pulmões, também se inflará. Mas de forma correta, ou seja: somente no final de sua inspiração. Isto quer dizer, que você conseguiu inflar todo o seu pulmão.


É claro que você não vai fazer nenhum mergulho em profundidade. Entretanto, é necessário que as pessoas que trabalham com a voz, dominem esta técnica. Dosando a quantidade de ar a ser inspirado, de acordo com a frase a ser lida ou cantada.


Toda a produção do som e todas as técnicas da fala estão baseadas na respiração, que influi na dicção , volume da voz e resistência do locutor.



Praticando com um pequeno texto:



Durante sua leitura, você encontrará, frases ou períodos mais longos, que deverão ser lidos de uma só vez. ou seja: num só fôlego. Para isso você terá que controlar melhor sua respiração. A primeira coisa a fazer é estudar o texto, e identificar frases onde será necessário o emprego de maiores ou menores tomadas de ar.


Quando estava aprendendo a respirar durante a locução, aprendi uma técnica que me ajudou consideravelmente. Está técnica se baseia em marcar o texto que será lido com barras simples ou duplas. As barras simples, marcam as menores tomadas de ar. As barras duplas marcam as maiores tomadas de ar.



ARTICULANDO



Explorar da melhor maneira possível suas áreas de ressonância, é um dos segredos para manter a beleza da voz. Quando queremos falar em um tom mais grave ou aveludado, utilizamos a região do torax onde ressoam os tons graves e médios. Os timbres mais altos, ressoam na região da face, onde os tons agudos se amplificam, dando uma aparência mais jovial a fala.


Articular bem as vogais, abrir a boca de forma correta, também é algo vital para uma boa impostação da voz. Uma vez que é nas articulações da boca,(lábios, língua, musculatura da face, dentes), que o som adquiri características especiais, seja vogal ou consoante.


A - É - Ó - Sons claros e abertos. Para emissão perfeita destas vogais, temos que ovalar a boca. Com esta posição o som recua para o fundo da garganta e vibra no palato mole, entrando para a ressonância alta, e projetando-se timbrado.


Ô - Ê - I - U - Sons escuros e fechados. O movimento labial faz com que eles se projetem para frente. Nos sons agudos o maxilar cai deixando a boca ovalada.

Ê - I - Estas duas vogais merecem atenção pois são horizontais, e para se projetarem usamos o sorriso, que os mantém vibrando no mordente até o centro da voz. Para atingir notas agudas, o sorriso permanece, porém a boca vai se ovalando em busca de um som arredondado e bem timbrado.
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Offline Mandrake
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#3
10-09-2014, 06:02 PM





ENCONTROS CONSONANTAIS



Tão importantes quanto as vogais são as consoantes. Se as vogais são responsáveis por uma fala com ótima qualidade de timbre, as consoantes tornam a leitura ou a locução mais inteligíveis. Articular bem as consoantes, é imprescindível para uma boa comunicação. Para exercitar as consoantes, deve-se fazer a leitura em voz alta, exagerando ou hiperarticulando todas as sílabas.Não se preocupe com o ritmo ou velocidade de sua leitura, faça o exercício de forma bem consciente e com calma.



FRASES PARA PRATICAR COM ENCONTROS CONSONANTAIS

Faça a leitura destas frases, mordendo um lápis





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1. O prestidigitador prestativo e prestatário está prestes a prestar a prestidigitação prodigiosa e prestigiosa .

2. A prataria da padaria está na pradaria prateando prados prateados

3. Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes.

4. Trovas e trovões trovejam trocando quadros trocados entre os trovadores esquadrinhados nos quatro cantos.

5. As pedras pretas da pedreira de Pedro pedreiras são os pedregulhos com que Pedro apedrejou três pretas prenhas.

6. O grude da gruta gruda a grua da gringa que grita e , gritando , grimpa a grade da grota grandiosa.

7. No quarto do crato eu cato quatro cravos cravados no crânio da caveira do craveiro.

8. O lavrador é livre na palavra e na lavra , mas não pode ler o livro que o livreiro quer vender.

9. Fraga deflagra um drible , franco franqueia o campo , o povo se inflama e enfrenta o preclaro juri , que declara grave o problema.

10. Quero que o clero preclaro aclare o caso de clara e declare que tecla se engana no que clama e reclama.

11. A flâmula flexível no florete do flibusteiro flutuava fluorescente na floresta de flandres.

12. Na réplica a plebe pleiteia planos de pluralidade plausíveis na plataforma do diploma plenipotenciário.

13. No tablado oblongo os emblemas das blusas das oblatas estavam obliterados pela neblina oblíqua.

14. A hidra, a dríade e o dragão ladrões do dromedário do druida foram apedrejados.

15. O lavrador lavrense estudou as livrilhas e as lavrascas no livro do livreiro de lavras.

16. O pingüim banhou-se na água do aquário.

17 . O gato cruel cravou as garras no cangote do camundongo que comia crosta de cará na cumbuca quebrada. O cão que cochilava acordou com o conflito e correu com o gato.

18. Esse quadro representa a esquadra da Guanabara.
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#4
10-09-2014, 06:05 PM




Abra sua boca bem naturalmente, a fim de falar normalmente. Tente não franzir, fazer bico ou mudar a forma de seus lábios ou bochechas (a não ser, que você queira fazer sons estranhos).


Evite falar em um tom gutural (grunhido), chocalhado ou rouco (bruto), o máximo que puder. Fazer qualquer destes sons pode danificar sua voz; no entanto, se esses sons persistirem apesar de você tentar evitar, você pode estar sofrendo de algum tipo de complicação permanente, como um problema na garganta, recorrentes de muito grito em esportes, cicatrizes ou até pólipos pré-cancerosos. Seria muito prudente consultar um médico, se ter uma voz rouca é uma condição continua presente, pode ser um sintoma de uma doença subjacente grave.


Evite o máximo possível fazer tons nasais. Por exemplo, algo como um zumbido nas suas fossas nasais (do infame Willie Nelson, voz dos EUA). Conversar com um tom mais nasal ou menos nasal requer persistência, porque você terá que encontrar e decidir como quer soar––e torná-lo um hábito.


Evite o uso de um tom excessivamente suave, macio, liso, também ressonância oca ou som tipo eco, o som que você pode “sentir em seu peito” (chamado de voz do peito). Somente use estes tons se você quer uma voz totalmente coberta e totalmente não-nasal (barítono).






Cultive sua voz mais baixa, e ganhe volume em registros mais baixos.
Faça um sussurro profundamente de sua garganta, com seus lábios entreabertos e seu queixo apontado para baixo em direção ao seu peito, para aquecer a sua voz.


Levante seu queixo lentamente enquanto faz sussurra e então comece a falar diretamente daquela voz sussurrante, de modo que sua voz saia daquele tom mais profundo.


Adicione um quantidade pequena e agradável de som nasal, por um som mais forte.


Trabalhe nos dois, tons mais baixos e mais altos, mais e menos nasais, mais e menos vozes do peito, bem como seu tom de voz natural, pra aprender a controlar a modulação da sua voz. Isto é bem parecido com praticar tons de vozes musicais, porém não com a voz “cantante”; ou seja, você não está realmente cantando.






Pratique a projeção de sua voz. Aprenda a falar para conseguir ouvir sua voz em frente de você mesmo. Não segure seu estômago enquanto aprende isso. Respire pelo seu diafragma; você deve sentir a respiração não apenas em seu peito, porém também se o ar está se movendo pelo abdômen, área do estômago e empurrando seu peito para cima para longe do seu corpo.


Fale deliberadamente. Exprima suas sílabas um pouco devagar, a fim de não cair de volta em seu hábito anterior de usar um tom mais alto e estridente.



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Offline Mandrake
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#5
10-09-2014, 06:07 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-09-2014, 06:09 PM por Mandrake.)




Checando e mantendo o progresso do seu tom de voz:


Grave sua voz com um bom microfone. Toque sua voz gravada, com boas caixas de som ou fones de ouvido (com boa capacidade de bass) para ouvir sua voz. Cheque gravações para ver como sua voz soa em conversas com outras pessoas, para comparar seu novo tom de voz para ver se a gravação soa natural ou não quando ouvida por outras pessoas.


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Nota: Se outras pessoas soam como elas mesmas nas gravações, então espere que o que você está ouvindo realmente soa como você mesmo, querendo ou não. Trabalhe nisto!


Pratique trocar gradualmente. Evite fazer um esforço muito grande para mudar sua voz, de modo que evite qualquer dano em suas cordas vocais. No princípio, apenas trabalhe sua voz curtos períodos de tempo, e faça apenas alguns semitons abaixo do seu tom de voz normal. Com o passar do tempo, cuidadosamente diminua sua cautela na prática e se permita algum tempo extra.


Experimente sua voz mais grossa. Trabalhe nisto. Faça várias e várias vezes, é isso, pratique várias vezes, não apenas algumas tentativas. Divirta-se e experimente com seus amigos e sua família e veja como eles reagirão (eles são mais propensos a aceitar essa mudança). Tente vozes engraçadas e tons estranhos para aprender a controlar melhor. E continue focando em fazer sua voz soar como você preferir.
Seja o mais natural possível. Não fique envergonhado, se você está soando diferente do que você esperava, mesmo depois de tentar excessivamente.
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#6
10-09-2014, 06:08 PM
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Mantenha seu som: não muito alto, macio, apertado ou nasal. O som extremamente nasalado deve ser controlado e usado como você gostar para dar efeito na voz (como personagens ou vozes de desenhos animados para diversão ou lucro).


Se você puder pagar por isso, você pode tentar usar um discurso ou aulas de voz. Se assim for, converse com seu professor de voz ou professor de canto, para ver o que ele sugere e os custos envolvidos. Se você decidir pedir ajuda para o treinamento da voz, não seja muito cuidadoso ou sensível sobre os comentários deles; simplesmente permite que a outra pessoa explique honestamente ––sem constrangimento–– o que eles pensam que podem alcançar com a sua voz.


Pratique usando uma voz mais grossa no telefone, para ver se seus amigos reconhecem você.
Espere ser capaz de controlar seus diferentes tons de voz na medida do necessário, sem soar falso ou calculado. Por exemplo, se você é um ator, você pode encontrar uma necessidade de gritar, falar com uma voz estridente ou adotar um tom de lamentação para os desenhos animados, um papel particular ou para dar ênfase. A capacidade de mudar entre os tons de voz pode ser muito útil neste caso.


Pense nisso… você realmente precisa de uma voz grossa e profunda, ou você está tentando impressionar seus amigos? Hey, faça isso!
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Offline Mandrake
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#7
10-09-2014, 06:10 PM
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Offline Free Bird
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#8
10-09-2014, 06:47 PM
Exatamente o que tava precisando. Vlw Mandrake.
Meu primeiro tempo livre irei usar pra ver os videos e reler os textos.
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Offline Mc_lovin
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#9
10-09-2014, 06:55 PM
Vlw mandranke.
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Offline Ajax
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#10
10-09-2014, 08:46 PM
Muito bom!!!
Obrigado!
''Im gonna shove that bat up your ass, and turn you into a popsicle''
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Offline Tiago Sorine
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#11
10-09-2014, 09:01 PM
Mandrake..... te amo!! yaoming
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Offline Conrad
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#12
10-09-2014, 09:14 PM
Tiago (Anderson Silva) Sorine agradece! trollface
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Offline Mandrake
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#13
10-09-2014, 09:15 PM
(10-09-2014, 09:01 PM)Tiago Sorine Escreveu: Mandrake..... te amo!! yaoming

kkkkkkkkkkkkkk yaoming

Falta o Plissken comentar no topico agora!
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Offline Max Payne
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#14
10-09-2014, 09:18 PM
(10-09-2014, 09:01 PM)Tiago Sorine Escreveu: Mandrake..... te amo!! yaoming

Aeeee !! AEEEEE trollface
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Offline Plissken
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#15
10-09-2014, 11:52 PM
(10-09-2014, 09:15 PM)Mandrake Escreveu:
(10-09-2014, 09:01 PM)Tiago Sorine Escreveu: Mandrake..... te amo!! yaoming

kkkkkkkkkkkkkk yaoming

Falta o Plissken comentar no topico agora!

Imprimindo e colando na geladeira em 3. 2, 1...

Sorine é o Anderson Silva do fórum, já eu tô mais pro Fredy Mercury Prateado do Pânico... yaoming

Valeu Mandrake!!!
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Offline Daniel Corleone
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#16
11-09-2014, 08:45 AM
Mandrake como sempre mitando!

Aquela sua coletânea de tópicos é praticamente uma faculdade da vida...
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Offline Appollo
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#17
11-09-2014, 11:38 AM
(10-09-2014, 09:01 PM)Tiago Sorine Escreveu: Mandrake..... te amo!! yaoming

Também te amo Mandrake ! yaomingtrollface
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Offline Peludo
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#18
11-09-2014, 08:01 PM
Belíssimo tópico!
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Offline Mandrake
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#19
11-09-2014, 08:21 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-09-2014, 08:22 PM por Mandrake.)
Pessoal, lembrando que para melhor acompanhamento, deve-se procurar um profissional competente (Fonoaudiólogo) para trabalhar as dificuldades da voz.
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Offline Mandrake
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#20
11-09-2014, 08:29 PM
(11-09-2014, 08:45 AM)Daniel Corleone Escreveu: Mandrake como sempre mitando!

Aquela sua coletânea de tópicos é praticamente uma faculdade da vida...

Eu agradeço suas palavras. Participo do forum porque eu gosto, é um hobbie e tb é uma ótima fonte de conhecimento. Pq além de compartilhar, tb aprendo bastante.

Pretendo continuar participando até o Barãozinho enjoar de administrar o forum, e ele cair. yaoming (é zueira, eu sei que o baraozinho não vai deixar esse recinto honrado cair)...

Mas o que são quatro anos, se transformarão em oito, e assim por diante. O legal disso tudo é que vc acompanha o desenvolvimento dos confrades desde o começo e tb seu amadurecimento.
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