• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [DESENVOLVIMENTO] Otimismo: Uma qualidade que pode ser aprendida
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[DESENVOLVIMENTO] Otimismo: Uma qualidade que pode ser aprendida
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
27-07-2014, 12:12 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-07-2014, 12:27 AM por Mandrake.)

Otimismo: Uma qualidade que pode ser aprendida

O otimismo é uma qualidade essencial para se viver hoje em dia. Sem ele não há como sentir-se fortalecido para cumprir metas. Pessoas que veem as coisas pelo lado positivo, geralmente, são mais queridas e mais procuradas do que as pessoas que enxergam o mundo pelo lado negativo. Além disso, pessoas otimistas tem mais sucesso, são mais saudáveis e mais felizes.

As pessoas que veem sempre o lado bom, em geral, são mais dedicadas ao trabalho, ou seja, engajam-se mais facilmente nas “coisas”, relacionam-se mais com as pessoas e conseguem encontrar mais sentido e significado naquilo que fazem. Por esse motivo, também são pessoas mais comprometidas e, frequentemente, obtém mais sucesso naquilo que realizam.

Uma pesquisa revelou que dez minutos de emoção negativa afeta a produção de imunoglobulinas, que são anticorpos do nosso organismo, por seis horas diminuindo assim sua capacidade imunológica. E, cada dez minutos de emoção positiva afeta a produção de imunoglobulinas por seis horas aumentando a capacidade imunológica. Isso pode explicar porque as pessoas que encaram a vida com mais leveza ficam menos doentes.

Ok. Mas o evento acontece, e quem está certo?! O otimista ou o pessimista?

É improvável saber o que vai acontecer de fato, então chegamos a um ponto de que na verdade tudo é fantasia e você pode escolher a fantasia que mais lhe agrada. Dependendo do que você escolher começará a ter ações que condizem com a sua escolha.

Se você escolher a fantasia do dramático, de que você é perseguido, de que não vai dar certo, suas ações serão voltadas para esta escolha, pois seu cérebro procura fatos para que prove que está certo.

Agora se você ficar na posição do otimista, algo você pode fazer para melhorar a situação, suas ações serão voltadas para a solução.

Mesmo que não consiga mudar toda a situação, porque na verdade muitas vezes as coisas não dependem apenas de nós, algo você irá fazer, nem que seja um detalhe, mas fará em busca de solução e pode ter certeza de que vai melhorar, porque você está buscando a melhora e quando se muda por dentro algo muda por fora, sempre é assim.

Primeiro ponto a observar é a personalização do problema. O otimista sabe que ele é responsável por 1/3 da solução, o pessimista sempre culpa alguém ou algo e isso é irreal. Se quiser se tornar um otimista aprenda a ver qual a sua parte na situação, pessoas bem sucedidas pensam assim.

Segundo ponto é a permanência do problema. Otimistas sabem que a situação não vai durar para sempre em toda sua vida, ele sabe que isso é temporário, pessimistas acham que vai durar por um longo tempo, que ele é azarado. Este tipo de pensamento também é irreal.

Terceiro ponto é a propagação do problema. O quanto este problema vai afetar a sua vida. O otimista sabe que esta situação não vai afetar sua vida familiar, sua vida com os amigos, saúde, etc. Pessimistas acreditam que o problema afetará todas as áreas de sua vida. Isso também é irreal, é ele quem cria este pensamento.

Se você prestar atenção nestes três pontos, personalização, permanência e propagação, e, observar como fala e sente a situação, já saberá se tem tendência a ser otimista ou pessimista.

Se o seu desejo é sair do pessimismo, deixar de ser vitima e buscar soluções através de ações para resolver seus problemas é uma ótima forma.

Citar:"Os pessimistas são meros espectadores: Os otimistas são os que transformam este mundo".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
27-07-2014, 12:21 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-07-2014, 12:22 AM por Mandrake.)

A diferença da Perspectiva Otimista e a Perspectiva Pessimista na qualidade de vida:

Perspectiva Otimista: Pessoas otimistas acreditam que podem controlar seu futuro. Elas não veem motivo para que o dia de amanhã seja pior que o de hoje e, na verdade, eles têm razão. Circunstâncias e possibilidades de fracasso não importam para eles.

Para os otimistas não há período mais promissor que o amanhã. E, por isso, todas as suas ações presentes são voltadas para o melhor futuro que eles puderem alcançar.

Pessoas otimistas acreditam que podem superar qualquer obstáculo imposto pela vida e seguir em seu caminho rumo ao sucesso.

A pessoa positiva enxerga uma gama de possibilidades e se pergunta o que deve fazer em seguida. Para elas, os problemas são parte da vida e é mais lucrativo se ater ao que pode ser conquistado a partir da resolução deles.

Perspectiva Pessimista: Pessoas pessimistas sentem que não têm o menor controle sobre sua vida. E se eles tivessem essa sensação, certamente pensariam em resultados negativos para suas ações.

Os pessimistas, não têm perspectiva. Para eles o futuro é algo sombrio. Isso acontece porque eles estão presos ao passado, em momentos que eles mesmos consideram mais felizes.

Os pessimistas perdem tempo sentindo-se vítimas das circunstâncias.

Os pessimistas têm por hábito se ater ao próprio problema e não às lições que ele pode ensinar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sedsage
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 1 vezes em 1 posts
27-07-2014, 12:46 AM
Eu levei 38 anos pra aprender e, principalmente, aceitar isso.
Realmente uma visao otimista e nao irrealista das coisas faz toda diferenca.
E a parte de sempre assumir sua parcela da culpa e essencial.
Mandrake sempre com otimos topicos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
27-07-2014, 12:48 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-07-2014, 12:55 AM por Mandrake.)
Todo Realista (A Real), deve ser um otimista legítimo. Pois a Real, exige do homem, tomar uma postura de AÇÃO. E ação é sucesso. Sucesso é otimismo.

Fracasso é inércia. É o inverso da ação. É um estado de letargia grave, que resulta o pessimismo.

Citar:Não tomarei uma atitude para resolver, pois eu "sei" mesmo que não vai dar certo... nada do que eu fizer dará certo...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
27-07-2014, 01:37 AM
O que diferenciou esse ano do ano passado pra mim foi justamente isso: otimismo!

Óbvio que tenho otimismo baseado nas condições e realidades alcançáveis no momento, mas ainda assim, estou muito melhor esse ano do que estava no ano passado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Johnnie
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 0 vezes em 0 posts
27-07-2014, 09:52 AM
Otimismo em excesso também é prejudicial. O otimista que acredita que tudo vai dar certo e não se atém aos possíveis riscos é tão ingênuo quanto o pessimista.

Leia o item 5 deste link, Mantenha sempre um cego e exuberante otimismo (ironia).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rasputin
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
27-07-2014, 11:41 AM
(27-07-2014, 09:52 AM)Johnnie Escreveu: Otimismo em excesso também é prejudicial. O otimista que acredita que tudo vai dar certo e não se atém aos possíveis riscos é tão ingênuo quanto o pessimista.

Leia o item 5 deste link, Mantenha sempre um cego e exuberante otimismo (ironia).

Jhonnie,

Creio que a propaganda normalmente exagera mesmo, mas muito otimismo + um pouquinho de racionalidade, da a conta certa.

Eu fui largando essa nhaca do pessimismo aos poucos, basta começar a agir para ver os resultados.

Outra dica que a primeira vista parece besta, é, nunca, jamais, em hipotipose alguma devemos desistir de nada, sem ao menos tentar com sinceridade.

Seja pra pegar o ônibus que ja esta quase pra sair, tentar entrar no bar que já esta quase fechando e etc.

Isso soa como bobagem, porem eu aprendi assim que não se deve desistir, já consegui diversas proezas nos acréscimos dos do 2º tempo...

O que eu quero dizer, é que se em pequenas coisas você vai se boicotando, quando pintar algo sério, você já estará condicionado ao fracasso e a desistência, e na primeira ciscada, você não se sentira estranho ao desistir, pois já é rotineiro desistir quando as coisas aparentemente tem tudo para não dar certo.

Graças a Deus, a Real e meu esforço, eu estou passando por uma fase na minha vida de conquistas pessoas e um espirito de vencedor como nunca tinha tido antes, to me sentindo muito bem e otimista, coisa que a muito não sentia, e pasmem, não to pegando nem gripe...

Sempre achei que a melhor fase da minha vida, seria quando um dia eu comesse uma ppk por dia, porem incrivelmente estou vivendo bem, feliz, espirito de guerreiro e isso não esta ligado a quantidade de mulheres com quem eu me relaciono, isso que me deixa muito intrigado !
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
27-07-2014, 12:00 PM
Mandrake, sempre com ótimos textos!

(27-07-2014, 01:37 AM)Smith Escreveu: O que diferenciou esse ano do ano passado pra mim foi justamente isso: otimismo!

Óbvio que tenho otimismo baseado nas condições e realidades alcançáveis no momento, mas ainda assim, estou muito melhor esse ano do que estava no ano passado.

[2]

É como dizem, o amanhã começa hoje. Eu procuro fazer tudo pelo meu proposito como homem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
27-07-2014, 01:02 PM
Meus amigos, se sendo otimista já não é fácil, imagine sendo pessimista.

O pessimista nem sai do lugar. A oportunidade bate no nariz dele e ele não vê, finge não ver, inventa uma desculpa, joga um consolo, dá uma desmotivação. Essa pessoa se arrasta na vida.

A nível consciente tenho um controle muito bom, sendo uma pessoa mais otimista. Mas a nível inconsciente as vezes me pego tendo uma visão negativista o que procuro logo corrigir.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Tópicos: 16
27-07-2014, 04:16 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-07-2014, 10:21 PM por NW GD FLW.)
O verdadeiro guerreiro deve lutar suas batalhas e ir avante assim com otimismo.
Construir nossa história é o nosso agora, despertar o nosso deus interior.

Não podemos ficar parados fazendo comparações com outros "ah fulano é assim, tem isso, fez isso, pegou não-sei-quantas, ganha não-sei-quanto". Em vez de agir muitos juvenas cultivam um pensamento auto-destrutivo pessimista cheio de vitimismo transferindo responsabilidades pessoais para deus, familiares ou a sociedade...

Vou deixar um link de uma história pro pessoal ter uma noção.

Força e Honra.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
27-07-2014, 04:55 PM
(27-07-2014, 09:52 AM)Johnnie Escreveu: Otimismo em excesso também é prejudicial. O otimista que acredita que tudo vai dar certo e não se atém aos possíveis riscos é tão ingênuo quanto o pessimista.

Isso é um falso otimismo. O verdadeiro otimista Age. Não fica fantasiando em pensamentos positivos, enganando a si mesmo, dizendo ser otimista, mas na verdade é um pessimista disfarçado.

Otimista verdadeiro não se perde em pensamentos fantasiosos, ele confia em si mesmo e age para buscar a solução para seus problemas.

Portanto, eu discordo dessa falácia que vc postou ai.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
Tópicos: 21
Curtido: 38 vezes em 22 posts
27-07-2014, 06:46 PM
sem exagero

tem q manter os pes no chao tbem
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Kelvin
Usuário Banido
*
Tópicos: 5
01-08-2014, 02:22 AM
(27-07-2014, 06:46 PM)Peter Grifen Escreveu: sem exagero

“O homem razoável se adapta ao mundo, enquanto o irracional persiste em adaptar o mundo a si mesmo, portanto todo progresso depende do homem irracional.”
George Bernard Shaw
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
01-08-2014, 05:49 AM
(27-07-2014, 06:46 PM)Peter Grifen Escreveu: sem exagero

[2]

Pra mim o otimista é quem mais se fode, é quem sempre espera o melhor e só vê decepção pela frente!

melhor ficar alerta fulltime.
[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo