• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Saúde Dedo na Ferida - Bullying
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Dedo na Ferida - Bullying
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
17-06-2014, 01:02 AM
O bullying ajudou a transformar meninos em homens, ajudou gerações inteiras a aprender a se defender.

Hoje vem se tornando um dos pilares do movimento gayzista, como os homens vão aprender a ser homens se não lidarem com seus problemas e aprenderem a se defender, antigamente o pai ensinava a lutar, hoje ensina a falar com a pró, ensina a resmungar.

Que tipo de homens estão sendo produzidos?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
Tópicos: 27
Curtido: 186 vezes em 147 posts
Posts que curtiu: 192
17-06-2014, 01:23 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-06-2014, 01:27 AM por Thanatos.)
Depende muito do que é "Bullying".

Uma coisa é piadinhas e coisas do tipo. Outra coisa é algo mais pesado, como por exemplo, agredir fisicamente é algo que eu não apoio. E cabe lembrar que dentro das escolas, a "corda sempre arrebenta pro lado mais fraco", ou seja, se um grupinho começar a atacar um único aluno e o aluno conseguir ainda assim bater em todos eles, quem vai estar errado, é sempre o mais forte. Já aconteceu comigo de virem 3 pra cima de mim, eu até hoje não sei por que milagre, arrebentei os três e adivinhe o culpado? Eu... Eu fui punido. O problema de bullying mesmo é quando ele se torna forte de mais e a vítima sequer pode se defender. Até hoje eu tenho que usar prótese no dente e tenho uma pequena cicatriz em cima do olho direito por causa disto. E detalhe, não aconteceu absolutamente nada com quem causou tais ferimentos em mim.

Pelo contrário, eles continuaram até eu "explodir" e no momento que "explodi", quem foi "convidado a se retirar do colégio" foi eu. Por que? Porque eles eram em maior número pra argumentar e jogar a culpa em mim. E outra, eu pelo menos era forte e pude me defender. E quem era fraco? Fazia o que? Um caso engraçado, foi numa escola onde o aluno teve uma "brilhante" ideia pra se vingar de quem queria o lanche dele, ele apenas entregou os alimentos adulterados aos colegas que estavam irritando ele e disse que isto era porque os alimentos continham "fluidos corporais".

http://sanfasalerta.blogspot.com.br/2014...ibuir.html
http://acidezfeminina.com.br/noticias/ad...na-escola/

E quem é o errado nesta história perante a opinião de algumas pessoas? Os caras que estavam roubando o alimento? Não, para muitos o cara que "se vingou" é o errado...

Minha opinião sobre bullying em resumo é. Piadas e coisas leves = OK, algo que pode causar dano = tem que ser coibido. E quem se defende de bullying, dando na mesma moeda, não deveria ser punido. Mas o fato é, isto de "a vítima esta errada" não é só com Bullying em escolas. Tem até um caso de um morador que foi roubado 8 vezes, matou o ladrão e saiu como "errado".

Show ContentSpoiler:

Por mim, se este pessoal de "direitos da criança" ao invés de quererem acabar com o bullying, simplesmente deixassem as vítimas se defenderem seja usando o intelecto, pra "trollar" os "valentões" ou seja agredindo eles, em legítima defesa, já seria o ideal.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ajax
O ex-comuna da real!
**
Tópicos: 13
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
17-06-2014, 07:31 AM
Eu tenho uma teoria...
eu sofri um pouco de bullying porem eu era meio babaca quando crianca msm... acho que mereci.
acho que o bullying ajuda de certa forma alguem a se conhecer, entrar em contato com emoçoes e sentimentos... ter autocontrole, aguentar o tranco. Acho que tem algo natural, selvagem no bullying.
As vezes acho que aquele cara que é boa praça e tem uma postura víril, justa e positiva em sala de aula, dificilmente sofre bullying.
Uma pessoa que consegue lidar com as próprias emoçoes desde cedo, deve ter um desenvolvimento mental saudável.
Muito estranho esses termos moderninhos jogados na mídia.
O ser humano vem fazendo rituais desde sempre nas tribos, nos ritos de passagem (geralmente crueis)... prá quem conhece um pouco de psicologia sabe o poder que os ritos tem na maturação do cerebro...
No serviço militar... Todo mundo sai de lá mais forte, resistente, no caso (mentalmente) depois de muita trollaçao e bullying.
''Im gonna shove that bat up your ass, and turn you into a popsicle''
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sr. X
Búfalo
**
Tópicos: 55
17-06-2014, 07:39 AM
Bullying não existiria se o homeschooling fosse permitido.

Mas até isso eles são contra.
Desmanginador
Teste o seu valor sexual
Página da Central do Búfalo no Facebook
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Boyka
Observador da real
**
Tópicos: 20
17-06-2014, 08:26 AM
Bullying ou destrói ou fortalece a criança, antigamente devido aos valores e a educação o efeito era bom, fortalecia o caráter e a atitude, hoje em dia com a sociedade e os educadores de merda, bullying só prejudica, além de agora ser causa de problemas psicológicos.

O interessante é que bullying ruim é permitido, pode ter agressão física, humilhação e furto. Agora a zueira normal e boa para a formação é crime.

Sofri muito bullying, mas não me afetou em nada. Nunca liguei para a zueira, e quando era zoado pelo pessoal da minha idade, não podia fazer nada. Já que em todos os anos da vida escolar sempre fui o mais alto e encorpado da turma ( gordura e músculos ) e que pra piorar eu sempre sofria bullying de caras mais velhos que eu. Duas ou três series pra cima.

Como todo mundo tem limite, eu acabei com a humilhação dos caras mais velhos pegando dois fora da escola, por trás e com uma pedra. Não é justo, mas na vida escolar e fora dela já vi e sofri injustiças maiores. Depois disso acabou o bullying, de todos que me conheciam.

Entendo as vitimas, mas eu nunca liguei para o bullying e quando eu me importei minhas ações e atitudes me fortaleceram, enquanto muitos ficavam de mimimi e etc por causa do que sofreram de humilhações, eu me preocupava em fazer bicos e afins pra ajudar em casa e outras coisas.
" Não existe merecer ou não merecer, existe apenas o que é e o que não é. "

" O mundo precisa de homens, que não se comprem e nem se vendam, que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato, cuja consciência seja tão fiel ao dever quanto a bússola o é ao pólo, que permaneçam firmes pelo que é reto ainda que caiam o céu. "
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Angelo Henrique
Veterano
Tópicos: 9
17-06-2014, 09:04 AM
"Não fui popular na escola, não pouparam os meus defeitos
Não sabia jogar bola e demorei a ler direito
Nunca precisei de esmola, sei na vida o que é aperto
O que chamam bullying agora
No meu tempo eu dava um jeito"

https://www.youtube.com/watch?v=vIRH2VVGM_8
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chris Kyle
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 76 vezes em 53 posts
Posts que curtiu: 12
17-06-2014, 10:31 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-06-2014, 10:33 AM por Chris Kyle.)
Eu sofri bullying no colégio, tanto psicológico (com piadas) e fisicamente (tomava tapas na cabeça 1 vez por semana praticamente)...

O que isso me fez? Fez eu me desenvolver psicologicamente (não acreditava em ninguém e estava pouco me lixando para os outros, pois descobri que para ser feliz o cara só depende de si mesmo), comecei a malhar em casa mesmo e um dia revidei no maluco que mais me enchia...tomei outro pior na mesma hora, porém depois desse dia nunca mais me encheram o saco...até virei meio que brigão por um tempo...pois o cara acaba começando a se impor mais, a acreditar em si mesmo e assim por diante...Se não tivesse sofrido bullying, duvido que eu seria a pessoa que sou hoje...

Como falaram no MR, o colégio é a preparação da vida do cara, se tu apanha no colégio, tu vai apanhar na vida, no trabalho e assim por diante e só depende do cara mudar essa situação...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brutus
Savoir Faire
Tópicos: 7
Curtido: 19 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 9
17-06-2014, 10:48 AM
O estado se intrometendo na vida das pessoas, está fazendo essa geração ser emasculada, fraca e mimada, quando essas pessoas crescerem vão ver que a vida não é fácil como eles pensam; pressões, competições, assedíos, baixa moral, capachos de mulheres, com isso muitas dessas pessoas vão acabar por sofrer de depressão, transtornos psicologícos, alcoolismo, suícidio, em um nível muito maior do que já existe hoje em dia.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
Tópicos: 83
Curtido: 43 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 23
17-06-2014, 10:49 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-06-2014, 11:13 AM por TheShowOFF.)
Seleção natural.

Sofri muito na adolescência com bullying, era extremamente cabaço.

Hoje superei isso embora eu sinta forte ressentimento por não ter dado umas belas porradas na cara dos filhos da puta que me aporrinhavam.

Se você sofre bullying na adolescência é normal, é apenas a sua cabacice tomando forma. Isso te ensinará a verdadeira face das pessoas e que a maioria delas não poupará esforços para subjulgá-lo e humilhá-lo, principalmente os alfas e cafinhas da escola que farão isso com mais intensidade quando tiver mulher por perto.

Quando adulto, é simbolo de fraqueza extrema, se você não partir pro contra ataque, mandar quem te sacaneia TOMAR NO MEIO do CU na frente de todos e não recuar. Tenho más notícias. Tu será um otário inseguro pra sempre, a menos que tome uma atitude.

Pra mim a ficha caiu quando uma vadiazinha zoeira da classe começou a me sacanear, zoar minha aparência animalesca em voz alta pra todos rirem... Um dia fiquei muito PUTO e mandei essa maloqueira ir tomar naquele rabo arrombado dela junto com os amiguinhos cuzões. Os cavaleiros brancos logo se levantaram e vieram pra cima, encarei todos eles e não me mostrei amendrotado 1 minuto, sabia que ia apanhar, mas estava decidido a colocar um fim naquela situação ali mesmo. Cada vez que eles me xingavam eu xingava as mães deles com palavrões mais feios, cada vez que eles me empurravam pra me provocar, eu os empurrava mais forte. No fim não deu nada...

Contudo, nunca mais nenhum deles tentou fazer nada comigo, pois sabiam que iam arrumar encrenca.

Meu conselho pra quem sofre bullying: revide com 10x mais vigor, mesmo se apanhar, apanhe quantas vezes forem necessárias. Não permita que ninguém o oprima calado.

A vida é assim mesmo, se você não aprender a defender a si e aqueles que lhe são caros algum filho da puta vai chegar e tentar te sacanear pra tomar aquilo que é seu, te jogar pra baixo.

Quando os homens não reagem, escolhem fugir e tomar atitudes passivas sempre se encontram com a morte. Outros povos invadem seu território, escravizam suas crianças, estupram suas mulheres e matam os velhos.

Não é atoa que Roma caiu ante os Vikings.
Não é atoa que a ICAR travou cruzadas para chutar o CU dos muçulmanos de seu território.
Não é atoa que depois que se afrouxou a ICAR está perdendo seu espaço para os próprios muçulmanos que combateu no passado.
Não é atoa que cristãos são assassinados de formas humilhantes ao redor do mundo.

Enfie isso na sua cabeça, passividade é um ERRO. Reaja! Se for pra apanhar, que apanhe batendo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
Tópicos: 83
Curtido: 43 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 23
17-06-2014, 10:57 AM
Cultura da não-reação é uma praga humanista, uma técnica de reengenharia social para deixar as pessoas sempre com medo.

Bullying é uma criação dessa cultura.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Angelo Henrique
Veterano
Tópicos: 9
17-06-2014, 11:04 AM
Lembrei agora.

Na época do colégio eu sofria bullying físico de um certo colega, por anos. E, nunca conseguia revidar a altura, porém nunca pedi ajuda dos meus outros amigos ou irmãos, como usualmente viamos acontecer.

Não carrego mágoas, internamente perdoei o cidadão.

Porém, faço questão de estacionar meu sedã machista opressor com motor 2.5 litros no posto de gasolina onde ele é frentista e mando encher o tanque com combustível mais caro disponível.

E, faço questão de trata-lo bem!
Dá para sentir nos olhos a vergonha que ele sente, da época do colégio.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brutus
Savoir Faire
Curtido: 19 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 9
17-06-2014, 11:46 AM
(17-06-2014, 10:57 AM)TheShowOFF Escreveu: Cultura da não-reação é uma praga humanista, uma técnica de reengenharia social para deixar as pessoas sempre com medo.

Lembrei do Ghandi agora com aquela viadagem de passividade.

(17-06-2014, 11:04 AM)Angelo Henrique Escreveu: Lembrei agora.

Na época do colégio eu sofria bullying físico de um certo colega, por anos. E, nunca conseguia revidar a altura, porém nunca pedi ajuda dos meus outros amigos ou irmãos, como usualmente viamos acontecer.

Não carrego mágoas, internamente perdoei o cidadão.

Porém, faço questão de estacionar meu sedã machista opressor com motor 2.5 litros no posto de gasolina onde ele é frentista e mando encher o tanque com combustível mais caro disponível.

E, faço questão de trata-lo bem!
Dá para sentir nos olhos a vergonha que ele sente, da época do colégio.

O sucesso é a melhor vingança.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Vitor
Veterano
Tópicos: 44
17-06-2014, 12:10 PM
Homens geleia. Agradeço a Deus por ter sofrido bullying, sem ele poderia ser um merdinha rebelde e mimado.

Pois o ser humano que não consegue lidar com o bullying, não consegue lidar com os problemas da vida!

Sem contar a falta que as histórias épicas fazem para a literatura infantil e juvenil atualmente. Voces não sabem o quanto as histórias épicas, onde os personagens frequentemente tomam decisões difíceis e as vezes de vida ou morte, podem ajudar uma criança a se educar e crescer.
Hoje a história mais épica que sai para os adolescentes assistirem é a de um adolescente gay que vive o drama de sair do armário ou não!!!!!!!!!!!

O bullying funciona mais ou menos igual as histórias épicas, a criança aprende a lidar com problemas difíceis da vida. Porra, um pouco de bullying não pode faltar!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Capone
Búfalo
**
Tópicos: 5
Curtido: 1 vezes em 1 posts
17-06-2014, 12:45 PM
A "regra comportamental" que você aprende desde cedo devido as brigas e zoações é: "Quanto mais omisso e chorão você for, mais irá apanhar e será zoado"
a partir do momento que você reage, você se impõe, eles param e procuram outro alvo no qual as zoações terão efeitos e não irão procurar briga onde eles encontrarão problemas (que é você revidar).

Esse aprendizado você leva pra vida inteira, pra aprender a impor limites em gente folgada, não ser feito de otário e saber defender sua dignidade, nem que seja na porrada.

O bullying te prepara pra vida, se você não aprende com a zoação na escola e não muda, continua um merda que é zoado por todo mundo, quando chegar na fase adulta, vai continuar sendo zuado, talvez não da mesma forma, mas será alvo de piadinhas e será pisado. Já falei no outro tópico, a vida é cruel com perdedores, com gente fraca e chorona, as mulheres detestam homens assim, homens não confiam em homens assim.

Você tá sendo zoado? Veja o que estão te zoando e mude, mas é mais confortável chegar em casa e ficar chorando, ficar culpando Deus por tudo e não procuram melhorar. A seleção natural da vida começa desde cedo, adapte-se ou se foda.

Caindo pro lado da engenharia social/marxismo cultural... essa proteção do bullying pode servir pra criar esse pensamento de que as pessoas não podem ser independentes, cortam as bolas dos homens, colocam os professores e diretores como essa fonte de proteção e essencial para a sobrevivência na escola, que no futuro serão substituídos pelo Estado.
As pessoas sempre ficarão na condição de dependente de alguém para sobreviver, não terão confiança em si mesmo, não terão o pensamento "Eu vou me virar e resolver isso sozinho", ai já era a sociedade, não foram esses fracos que construíram o mundo e venceram as guerras.

Show ContentSpoiler:
[Imagem: 10256451_496673297122867_7696207488574830129_n.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
17-06-2014, 01:03 PM
(17-06-2014, 12:45 PM)Capone Escreveu: A "regra comportamental" que você aprende desde cedo devido as brigas e zoações é: "Quanto mais omisso e chorão você for, mais irá apanhar e será zoado"
a partir do momento que você reage, você se impõe, eles param e procuram outro alvo no qual as zoações terão efeitos e não irão procurar briga onde eles encontrarão problemas (que é você revidar).

Esse aprendizado você leva pra vida inteira, pra aprender a impor limites em gente folgada, não ser feito de otário e saber defender sua dignidade, nem que seja na porrada.
Show ContentSpoiler:
[Imagem: 10256451_496673297122867_7696207488574830129_n.jpg]

Isto de reagir, seria lindo, mas lembre-se que como o TheShowOff disse, vivemos numa cultura de não reação.

(17-06-2014, 10:57 AM)TheShowOFF Escreveu: Cultura da não-reação é uma praga humanista, uma técnica de reengenharia social para deixar as pessoas sempre com medo.

O caso do aluno que trollou os que roubavam o lanche dele e os alunos que se defendem fisicamente muitas vezes são condenados por causa desta cultura de merda de não reação. A realidade é esta, eu mesmo já fui expulso porque revidei a agressões, com o tempo descobri a não reagir fisicamente porque a culpa sempre recaia em mim, mas sim usando estratégias, para fazer quem praticava bullying, ser o bullyinado da história. Como?

Simples, eu dava um jeito de fazer as outras pessoas verem algo de vergonhoso no bullynador e ficava todo mundo infernizando é ele. Eu já cheguei a colocar meu celular na mochila de um bullynador, que me agrediu várias vezes, dizer que ele foi roubado e encontrar ele na mochila do sujeito, só pra parecer que ele tinha me roubado e a moral dele cair. Eu sei que foi sacanagem o que eu fiz, mas eu não podia bater nele, se não o errado da história ia ser eu.

Também não poderia reclamar sem provas e ele tinha vários amigos dele pra jogar a culpa em mim. Tive que apelar. Ele ficou com fama de ladrão e eu disse pra ele que se ele continuasse, ia dar um jeito de fazer toda a escola acreditar que ele é viado e tem aids. Assim, ele ia ficar bem isolado de todos os "grupinhos"... Desde então, ele parou.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
17-06-2014, 01:08 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-06-2014, 01:12 PM por Aquiles.)
"Se o cara te dá um bule, tu vai lá e dá um bule nele" - Gil Brother sobre o bullyng.

Show ContentSpoiler:
[Imagem: bule_14_vermelho.jpg]

yaoming

Também concordo que o bullyng tenha pontos positivos e negativos, mas não concordo com a sua prática.

Sofri bullyng também, fiz como o DAT, me preparei e meti o pau no cara sem dó.

Mas no fundo não queria brigar, como sempre, nunca quis briga, e o que acontecia? Toda confusão vinha pra mim.

Quando discutia com alguém chorava, chorava na discussão, chorava depois da "briga".

Hoje tem briga eu saio correndo pra ver kkk querem discutir, ótimo, vamos falar alto, vamos ver quem fala mais alto - aconteceu ontem mesmo.

Eu não vou procurar briga nem discussão, mas não vou deixar ninguém me colocar pra baixo, tenho bem convicto.

Não é porque eu sou um cara mais na minha que vou deixar brincarem comigo e me desrespeitarem, tudo tem limite.

Defendo bastante a posição do Show Off nesse comentário dele, que por sinal foi muito bom.

Pra mim o bullyng pode até ter pontos positivos, mas acho ainda assim uma prática lamentável.

Toda via é daquela forma: com filha da puta seja filha da puta, querem te zoar , zoe eles também.

Ruja mais forte, se imponha!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline constantine
Usuário Banido
*
17-06-2014, 02:37 PM
Eu nunca sofri bullying por que sempre tive pouca paciência com zoações e ameaçava meter a porrada em quem quer que foce que me enchesse a paciência Fuckyeah, mesmo assim eu era calmo a maior parte do tempo, mas tive amigos que eram calminhos com os valentões e por isso quase apanharam varias vezes.

O segredo é ser calmo mas também saber ser macho quando necessário, esse negocio de transformar bullying em crime so vai criar viadões fracos e aumentar ainda mais o numero de menores infratores.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
19-06-2014, 05:27 AM
Ao contrário de muitos sempre pratiquei o bullying Big Grin

Sempre estive do outro lada dessa história.

E digo o seguinte:

Os caras que apanhavam na escola, que tinha fama de otários, continuam sendo otários, muitos se envolveram com M$ol outro tanto resolveu dar a bunda...

Os que tomaram uma atitude* hoje tem uma vida normal.

*por atitude, entenda enfrentar a galera, aprender a se defender ou se enturmar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
19-06-2014, 10:20 AM
(19-06-2014, 05:27 AM)cabraman Escreveu: Ao contrário de muitos sempre pratiquei o bullying Big Grin

Sempre estive do outro lada dessa história.

E digo o seguinte:

Os caras que apanhavam na escola, que tinha fama de otários, continuam sendo otários, muitos se envolveram com M$ol outro tanto resolveu dar a bunda...

Os que tomaram uma atitude* hoje tem uma vida normal.

*por atitude, entenda enfrentar a galera, aprender a se defender ou se enturmar.

E os que sempre que tomavam atitude eram tidos como culpados? Tipo o menino que trollou quem roubava lanche dele e foi tido como errado da história? Ou tipo o cara que aprende a se defender, bate nos caras que estavam agredindo ele e é "convidado a se retirar da escola"? Faz o que?

Eu aprendi a não reagir fisicamente nem de forma tão escandaloza, mas sim acabar com a reputação de quem pratica bullyng. Sempre que tentava reagir de outra forma, o errado da história infelizmente era eu... Graças a esta cultura de não reação de merda.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline JediKnight
Búfalo
**
Tópicos: 3
19-06-2014, 12:06 PM
Também faço parte dos que sofreram bullying na adolescência,acho que a maioria das pessoas passou por isso. Mas usei isso como combustível pra estudar e passar numa federal.

Como dizem, bullying não é excessão, é regra.
"Não adianta querer mudar o mundo ou querer bancar o super-herói paspalhão. Se você conseguir mudar a si mesmo já será uma grande vitória."-Doutrinador

"Animal de barriga cheia não caça" - Jorge Gerdau
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo