13-06-2014, 02:24 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-06-2014, 02:32 PM por Free Bird.)
Faz algum tempo que tenho vontade de discutir esse assunto com os confrades, pois raras são as pessoas que o conhecem ou já experimentaram o "Flow", mas não tinha tempo. Agora, durante a vigência da Semana do desenvolvimento pessoal, me parece a melhor época para discutir sobre o estado mental perfeito que proporciona a maior sensação de poder/prazer que um ser humano pode alcançar.
Mas o que seria FLOW?
Fluxo (do inglês: flow) é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade. Proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, o conceito tem sido utilizado em uma grande variedade de campos.
Nas palavras do próprio psicólogo:
"Eu defino FLOW como um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, é um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou experiência ótima. As experiências de FLOW muitas vezes são lembradas como os momentos mais felizes da vida da pessoa, os momentos onde ela se sentiu no seu melhor."
Componentes do fluxo
De acordo com Csikszentmihalyi, os componentes de uma experiência de fluxo podem ser especificamente enumerados. Apesar de todos os componentes abaixo caracterizarem o estado de fluxo, não é necessária a presença de todas estas sensações para experienciar o estado de fluxo:
Objetivos claros (expectativas e regras são discerníveis).
Concentração e foco (um alto grau de concentração em um limitado campo de atenção).
Perda do sentimento de auto-consciência.
Sensação de tempo distorcida.
Feedback direto e imediato (acertos e falhas no decurso da atividade são aparentes, podendo ser corrigidos se preciso).
Equilíbrio entre o nível de habilidade e de desafio (a atividade nunca é demasiadamente simples ou complicada).
A sensação de controle pessoal sobre a situação ou a atividade.
A atividade é em si recompensadora, não exigindo esforço algum.
Quando se encontram em estado de fluxo, as pessoas praticamente "se tornam parte da atividade" que estão praticando e a consciência é focada totalmente na atividade em si.
É possível atingir o Flow em diversas áreas, como música, trabalho, estudos, esportes, etc. Como eu só senti o flow de forma bem clara enquanto praticava esportes, vou comentar especialmente sobre ele, mas também tenho experiências com flow durante sexo e durante os estudos.
Flow nos esportes:
Entrar no estado de Flow, nos esportes, é chamado de entrar "na Zona" ou "In the Zone". É descrito por atletas profissionais como a sensação de perfeição e que garante "super poderes" aos mesmos.
Normalmente, um atleta em estado de flow ou "na Zona" é capaz de :
-Ver tudo em câmera lenta. (Mais comum em esportes de luta).
-Adquirir visão aerea e enxergar o campo e o movimento de todos os jogadores ao mesmo tempo. (Mais comum em basquete, futebol, etc).
-Se tornar imune a erros.
-Sentir o corpo mais rápido e forte do que normalmente é.
-Ser capaz de prever todos os movimentos dos adversários e dos companheiros.
-ETC.
Ayrton Senna descrevia a sensação de FLOW que sentia em suas corridas como "entrar num longo túnel que flui como um rio até o final da corrida".
Kobe, jogador de basquete da NBA, descreve como a sensação de ser incapaz de errar uma cesta, não importa de onde arremesse a bola.
Lyoto Machida descreve a zona como o estado "MUSHIN".
Quem acompanhava o Ronaldinho Gaúcho na sua época de ouro no Barça, pode ter uma noção do que é um jogador de futebol no estado da zona.
Abaixo, +2 vídeos (infelizmente apenas em inglês) com atletas descrevendo a sensação de estar "na Zona":
Também é tema recorrente em animes de esporte. O mais recente a abordar o tema foi Kuroko no Basket, como mostra o amv abaixo:
(A "zona" começa quando os personagens começam a soltar pequenos raios dos olhos).
Experiência pessoal:
A minha experiência de flow mais forte foi durante a final de um campeonato de futsal durante a época da escola.
Era um jogo que preferia morrer do que perder (por vários motivos que não vou citar aqui, mas incluem motivos parecidos com os de time de filmes de sessão da tarde, envolvendo amizade extrema e bla bla bla). Estava extremamente nervoso para ele e tive diarreia da noite anterior até 5 minutos antes do jogo. Tremia mais que vara verde de tão nervoso.
O jogo começou com o outro time dominando, fazendo 2x0 em cima da gente. O clima era péssimo. A sensação de derrota certa era horrível.
Pois bem, no auge desse meu desespero, eu pensei:
-Não quero e não vou perder esse jogo! (sim, parece coisa de filme).
Foi a última coisa que pensei durante o jogo todo, depois apenas tive a sensação mais estranha e prazerosa da minha vida. Foi a partir daí que acredito ter entrado em estado de flow.
Primeiro quero deixar claro, eu não sou bom de bola.
Meu único talento é jogar na defesa e chutar forte. Só isso. Eu não tenho visão de jogo. Eu não sei driblar. Meus passes são ruins. Tenham isso em mente.
A partir desse momento, desse "estalo" eu deixei de ser "eu" como pessoa, no sentido de meu corpo ser uma mera marionete que se movia 100% de acordo com a minha vontade. Eu conseguia prever o movimento de todos os meus adversários e dos meus companheiros, conseguia saber exatamente o que o atacante ia fazer, era uma sensação fora do comum. Nenhum chute meu saia errado, nenhum toque meu era interceptado. Nada dava errado.
É muito difícil descrever a sensação de flow pra quem nunca sentiu, não dá pra exatamente explicar o que sentimos e o que somos capazes.
Não é a toa que todas as drogas criadas tentam imitar a sensação de estado de flow, mas é impossível atingir esse estado usando drogas artificiais.
No estado de flow eu me sentia invencível, incapaz de fazer algo errado. Meu corpo estava mais leve o que jamais senti até hoje. Me movia mais rápido do que podia imaginar. Era a sensação de poder sobre-humano. Sensação de ser um semi-Deus.
Na época, no auge do Dragon Ball Z na tv globinho, era a sensação de ter virado "super Sayajin".
E isso tudo sem pensar. É importante frisar isso. No estado de flow, os pensamentos param devido ao foco extremo que é necessário. Meu corpo agia sozinho, eu fazia tudo sozinho (dai a sensação de marionete). Eu tinha a sensação de viver numa "velocidade" diferente das outras pessoas, como se todas estivessem se tornado lesmas de tão lentas enquanto eu sentia que me movia como um raio.
No jogo, isso se refletiu em 3 gols meus e nenhum do outro time. Eu via o campo por cima, visão aérea, então acertava todos os passes (coisas que nunca mais se repetiu), chutava a bola pro gol do meio da quadra e ela entrava no ângulo sem sequer olhar pro gol (fiz 2 gols assim). Na parte da defesa, eu conseguia até prever quando o adversário iria passar os outros zagueiros e eu conseguia ajudar. Pra mim, foi uma partida perfeita.
Passei alguns dias ainda com a sensação de flow no corpo, completamente "alto", como se tivesse usado uma droga. Eu ficava igual um retardado sonhando acordado lembrando da sensação. Até hoje eu ainda sonho com a sensação daquele dia. Não há nada que se compare.
Enfim, foi mais ou menos isso. É muito díficil explicar a sensação pra quem nunca viveu porque ela é única. Então se não conseguiram entender eu já vou logo pedindo desculpas mas isso foi o melhor que pude fazer pra descrever o flow.
Sexo
Já no sexo eu senti o flow algumas vezes, mas sempre em intensidade menor. O que acontecia era que eu tinha total controle do meu corpo e principalmente do meu pau. No estado de flow eu consigo controlar quando vou gozar. Claro, alguém pode dizer:
-Grande merda Free Bird, qualquer cara com auto controle consegue se segurar.
Mas ai que está a questão. Eu não preciso me segurar. Eu sequer penso em me segurar. Novamente, entra na questão de ser complicado de explicar, mas seria algo assim:
-Sem precisar me controlar, eu me controlava perfeitamente.
Os melhores orgasmos, meus e da companheira, foram nesse estado.
Outra coisa é que eu me sentia a coisa mais sexy andando na face da Terra
Isso é explicado porque o estado de flow também torna a pessoa super confiante.
Estudos:
Já na parte de estudos não tem muito o que falar que vocês não entendam. Simplesmente conseguia estudar 12 horas, sem cansar, com aproveitamento e fixação máximos.
Mas só foi possível porque estava num ambiente adequado (sem barulho, sem interrupções) e extremamente motivado. Tudo que aprendi naquele dia eu lembro até hoje.
Uma sensação que lembro bem também era a de estado de "Eureka" pérpetuo. Tudo era uma grande descoberta que se encaixava em tudo que já tinha estudo. Tudo fazia um extremo sentido.
Pois bem, acho que confundi mais do que expliquei sobre o Flow, então espero que os confrades relatem ocasiões que se sentiram de forma parecida.
Para quem nunca sentiu, busque estudar o assunto. Não há nada que supere a sensação de flow. Nada chega nem perto. É o prazer extremo. O ápice que o ser humano pode atingir.
Mas o que seria FLOW?
Fluxo (do inglês: flow) é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade. Proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, o conceito tem sido utilizado em uma grande variedade de campos.
Nas palavras do próprio psicólogo:
"Eu defino FLOW como um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, é um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou experiência ótima. As experiências de FLOW muitas vezes são lembradas como os momentos mais felizes da vida da pessoa, os momentos onde ela se sentiu no seu melhor."
Componentes do fluxo
De acordo com Csikszentmihalyi, os componentes de uma experiência de fluxo podem ser especificamente enumerados. Apesar de todos os componentes abaixo caracterizarem o estado de fluxo, não é necessária a presença de todas estas sensações para experienciar o estado de fluxo:
Objetivos claros (expectativas e regras são discerníveis).
Concentração e foco (um alto grau de concentração em um limitado campo de atenção).
Perda do sentimento de auto-consciência.
Sensação de tempo distorcida.
Feedback direto e imediato (acertos e falhas no decurso da atividade são aparentes, podendo ser corrigidos se preciso).
Equilíbrio entre o nível de habilidade e de desafio (a atividade nunca é demasiadamente simples ou complicada).
A sensação de controle pessoal sobre a situação ou a atividade.
A atividade é em si recompensadora, não exigindo esforço algum.
Quando se encontram em estado de fluxo, as pessoas praticamente "se tornam parte da atividade" que estão praticando e a consciência é focada totalmente na atividade em si.
É possível atingir o Flow em diversas áreas, como música, trabalho, estudos, esportes, etc. Como eu só senti o flow de forma bem clara enquanto praticava esportes, vou comentar especialmente sobre ele, mas também tenho experiências com flow durante sexo e durante os estudos.
Flow nos esportes:
Entrar no estado de Flow, nos esportes, é chamado de entrar "na Zona" ou "In the Zone". É descrito por atletas profissionais como a sensação de perfeição e que garante "super poderes" aos mesmos.
Normalmente, um atleta em estado de flow ou "na Zona" é capaz de :
-Ver tudo em câmera lenta. (Mais comum em esportes de luta).
-Adquirir visão aerea e enxergar o campo e o movimento de todos os jogadores ao mesmo tempo. (Mais comum em basquete, futebol, etc).
-Se tornar imune a erros.
-Sentir o corpo mais rápido e forte do que normalmente é.
-Ser capaz de prever todos os movimentos dos adversários e dos companheiros.
-ETC.
Ayrton Senna descrevia a sensação de FLOW que sentia em suas corridas como "entrar num longo túnel que flui como um rio até o final da corrida".
Kobe, jogador de basquete da NBA, descreve como a sensação de ser incapaz de errar uma cesta, não importa de onde arremesse a bola.
Lyoto Machida descreve a zona como o estado "MUSHIN".
Quem acompanhava o Ronaldinho Gaúcho na sua época de ouro no Barça, pode ter uma noção do que é um jogador de futebol no estado da zona.
Abaixo, +2 vídeos (infelizmente apenas em inglês) com atletas descrevendo a sensação de estar "na Zona":
Também é tema recorrente em animes de esporte. O mais recente a abordar o tema foi Kuroko no Basket, como mostra o amv abaixo:
(A "zona" começa quando os personagens começam a soltar pequenos raios dos olhos).
Experiência pessoal:
A minha experiência de flow mais forte foi durante a final de um campeonato de futsal durante a época da escola.
Era um jogo que preferia morrer do que perder (por vários motivos que não vou citar aqui, mas incluem motivos parecidos com os de time de filmes de sessão da tarde, envolvendo amizade extrema e bla bla bla). Estava extremamente nervoso para ele e tive diarreia da noite anterior até 5 minutos antes do jogo. Tremia mais que vara verde de tão nervoso.
O jogo começou com o outro time dominando, fazendo 2x0 em cima da gente. O clima era péssimo. A sensação de derrota certa era horrível.
Pois bem, no auge desse meu desespero, eu pensei:
-Não quero e não vou perder esse jogo! (sim, parece coisa de filme).
Foi a última coisa que pensei durante o jogo todo, depois apenas tive a sensação mais estranha e prazerosa da minha vida. Foi a partir daí que acredito ter entrado em estado de flow.
Primeiro quero deixar claro, eu não sou bom de bola.
Meu único talento é jogar na defesa e chutar forte. Só isso. Eu não tenho visão de jogo. Eu não sei driblar. Meus passes são ruins. Tenham isso em mente.
A partir desse momento, desse "estalo" eu deixei de ser "eu" como pessoa, no sentido de meu corpo ser uma mera marionete que se movia 100% de acordo com a minha vontade. Eu conseguia prever o movimento de todos os meus adversários e dos meus companheiros, conseguia saber exatamente o que o atacante ia fazer, era uma sensação fora do comum. Nenhum chute meu saia errado, nenhum toque meu era interceptado. Nada dava errado.
É muito difícil descrever a sensação de flow pra quem nunca sentiu, não dá pra exatamente explicar o que sentimos e o que somos capazes.
Não é a toa que todas as drogas criadas tentam imitar a sensação de estado de flow, mas é impossível atingir esse estado usando drogas artificiais.
No estado de flow eu me sentia invencível, incapaz de fazer algo errado. Meu corpo estava mais leve o que jamais senti até hoje. Me movia mais rápido do que podia imaginar. Era a sensação de poder sobre-humano. Sensação de ser um semi-Deus.
Na época, no auge do Dragon Ball Z na tv globinho, era a sensação de ter virado "super Sayajin".
E isso tudo sem pensar. É importante frisar isso. No estado de flow, os pensamentos param devido ao foco extremo que é necessário. Meu corpo agia sozinho, eu fazia tudo sozinho (dai a sensação de marionete). Eu tinha a sensação de viver numa "velocidade" diferente das outras pessoas, como se todas estivessem se tornado lesmas de tão lentas enquanto eu sentia que me movia como um raio.
No jogo, isso se refletiu em 3 gols meus e nenhum do outro time. Eu via o campo por cima, visão aérea, então acertava todos os passes (coisas que nunca mais se repetiu), chutava a bola pro gol do meio da quadra e ela entrava no ângulo sem sequer olhar pro gol (fiz 2 gols assim). Na parte da defesa, eu conseguia até prever quando o adversário iria passar os outros zagueiros e eu conseguia ajudar. Pra mim, foi uma partida perfeita.
Passei alguns dias ainda com a sensação de flow no corpo, completamente "alto", como se tivesse usado uma droga. Eu ficava igual um retardado sonhando acordado lembrando da sensação. Até hoje eu ainda sonho com a sensação daquele dia. Não há nada que se compare.
Enfim, foi mais ou menos isso. É muito díficil explicar a sensação pra quem nunca viveu porque ela é única. Então se não conseguiram entender eu já vou logo pedindo desculpas mas isso foi o melhor que pude fazer pra descrever o flow.
Sexo
Já no sexo eu senti o flow algumas vezes, mas sempre em intensidade menor. O que acontecia era que eu tinha total controle do meu corpo e principalmente do meu pau. No estado de flow eu consigo controlar quando vou gozar. Claro, alguém pode dizer:
-Grande merda Free Bird, qualquer cara com auto controle consegue se segurar.
Mas ai que está a questão. Eu não preciso me segurar. Eu sequer penso em me segurar. Novamente, entra na questão de ser complicado de explicar, mas seria algo assim:
-Sem precisar me controlar, eu me controlava perfeitamente.
Os melhores orgasmos, meus e da companheira, foram nesse estado.
Outra coisa é que eu me sentia a coisa mais sexy andando na face da Terra
Isso é explicado porque o estado de flow também torna a pessoa super confiante.
Estudos:
Já na parte de estudos não tem muito o que falar que vocês não entendam. Simplesmente conseguia estudar 12 horas, sem cansar, com aproveitamento e fixação máximos.
Mas só foi possível porque estava num ambiente adequado (sem barulho, sem interrupções) e extremamente motivado. Tudo que aprendi naquele dia eu lembro até hoje.
Uma sensação que lembro bem também era a de estado de "Eureka" pérpetuo. Tudo era uma grande descoberta que se encaixava em tudo que já tinha estudo. Tudo fazia um extremo sentido.
Pois bem, acho que confundi mais do que expliquei sobre o Flow, então espero que os confrades relatem ocasiões que se sentiram de forma parecida.
Para quem nunca sentiu, busque estudar o assunto. Não há nada que supere a sensação de flow. Nada chega nem perto. É o prazer extremo. O ápice que o ser humano pode atingir.