• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças [FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos
Páginas (44): « Anterior 1 ... 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 ... 44 Seguinte »
Pular para página 
  • 4 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
02-06-2014, 02:28 PM
(02-06-2014, 01:21 PM)Gekko Escreveu:
(02-06-2014, 12:01 PM)barão_kageyama Escreveu: Eu nem ando comentando muito isso aqui pq minhas finanças tão meio paradonas.

Tive que reduzir a quantidade de aportes pq esse começo de ano tive uma caralhada de coisa pra pagar. Mas já consegui aportar por volta de uns 60% do q pretendia pra esse ano (claro que os dividendos e renda dos FIIs tão ajudando um bocado nisso, e a esmagadora parte desses 60% foi o 13º do ano passado).

Sem falar q me desfiz de duas empresas q não estavam apresentando resultados satisfatórios (Taurus e Marisa) e realoquei esse valor em FIIs.

Eu até parei de fazer o acompanhamento do crescimento da carteira pq eu me embananava todo nisso. Vez ou outra eu jogo os dados q tenho numa tabela pré formatada q tinha baixado e ela me dá os valores, mas eu nem fico mais prestando mta atenção nisso.

Prestar atenção em crescimento de patrimônio em números absolutos é apenas uma distração, algo como um hobby. Se eu tenho 5 cotas de HGBS11 este mês e as mesmas estão cotadas a R$ 1.700,00 e no mês que vem eu tenho as mesmas 5 cotadas a R$ 1.800,00 vai dar uma diferença de R$ 500,00 no patrimônio líquido, mas na prática não mudou nada. Você continua dono de 5 cotas do mesmo fundo que administra os mesmos imóveis. Por isso, para efeitos práticos, o que eu levo mais em conta é o crescimento da renda passiva em relação às minhas despesas, pois no momento em que a primeira for maior que a segunda de forma constante, terei atingido a tão sonhada IF.

Perfeitamente.

Quanto ao crescimento da renda passiva, isso sim eu tomo nota de forma detalhada.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
02-06-2014, 09:51 PM
Barão, gekko,e cia, faz uma resumo desses termos, renda passiva, aporte e afins, confesso que essa linguagem é estranha pra mim.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
03-06-2014, 08:45 AM
(02-06-2014, 09:51 PM)cabraman Escreveu: Barão, gekko,e cia, faz uma resumo desses termos, renda passiva, aporte e afins, confesso que essa linguagem é estranha pra mim.

Renda passiva é o rendimento dos seus investimentos, aquela renda que você tem "sem trabalhar".

Aporte é a grana que você investe mensalmente, normalmente um percentual do salário.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Devoto
Guerreiro
*
Tópicos: 16
Curtido: 0 vezes em 0 posts
18-06-2014, 08:04 PM
Opero com opções vale5 e petr4 neste momento fiz posição em vale com vencimento em julho G27, esse dinheiro não influencia minha vida financeira desconto parte do salário em previdencia privada e a empresa deposita o mesmo que eu assim mantenho salário garantido até o fim dos meus tempos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
02-07-2014, 02:57 PM
Renda passiva caiu 3,99% (não recebi um centavo em dividendos este mês)
Patrimônio cresceu 4,22% (ações e FIIs que recuperaram o preço + aporte)
49,2% das despesas cobertas pela renda passiva
79,6% das despesas não habitacionais cobertas pela renda passiva (em junho comprei um smartphone e isso impactou nas despesas).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
02-07-2014, 03:04 PM
Tá quase atingindo a IF hein?

Por enquanto o q eu tiro por mês de renda passiva já dá pra pagar um engradado de cerveja e uns petiscos. yaoming

===

Facebook

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Rasputin
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
30-07-2014, 06:10 PM
Confrades,

Estou começando em um novo emprego, ganhando um pouco mais de grana, estou com algumas duvidas.

O novo emprego vai me dar a oportunidade de utilizar 1500 reais mensais para investir.

Eu devo juntar e depois investir ou procurar algo que possa investir mês a mês ?

Eu não possuo cartão de credito, devo me manter assim ou ter um cartão de credito pode ser uma ferramenta útil ?
Tenho cheques, porem nunca utilizei, é melhor eu me desfazer deles ?

Nunca investi, nunca guardei dinheiro, vou começar agora, queria umas dicas.

Obrigado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
31-07-2014, 07:55 AM
(30-07-2014, 06:10 PM)Rasputin Escreveu: Confrades,

Estou começando em um novo emprego, ganhando um pouco mais de grana, estou com algumas duvidas.

O novo emprego vai me dar a oportunidade de utilizar 1500 reais mensais para investir.

É um bom aporte.

(30-07-2014, 06:10 PM)Rasputin Escreveu: Eu devo juntar e depois investir ou procurar algo que possa investir mês a mês ?

Há investimentos que você pode fazer mês a mês (renda fixa, tesouro direto, etc). E há outros que voc~e precisa juntar uma certa quantia para poder fazê-los, ou ao menos para fazer com mais eficiência (algumas ações, imóveis, etc). Aí vai muito da sua estratégia. Mas você deve fazer as contas e ver o que compensa. Por exemplo, há corretoras que cobram R$ 15,00 por mês para custodiar suas ações. Muito provavelmente você vai chegar à conclusão de que não vale à pena pagar essa quantia mensalmente apenas para manter ali um lote de ações da Ambev (que está por volta de R$ 1.600 atualmente). Mas se forem mais lotes e diversificados, já passa a valer à pena e tal. recomendo que leia os tópicos aqui, veja como funciona, faça as contas e veja o que compensa mais.

(30-07-2014, 06:10 PM)Rasputin Escreveu: Eu não possuo cartão de credito, devo me manter assim ou ter um cartão de credito pode ser uma ferramenta útil ?

É bom ter um cartão. De preferência procure um sem anuidade e sem tarifas, mas evite usá-lo. Cheques hoje em dia quase ninguém aceita. Eu mesmo tenho o meu talão mas nunca uso. Porém, não vejo mal em tê-lo. É uma questão de controle.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
31-07-2014, 08:21 AM
(30-07-2014, 06:10 PM)Rasputin Escreveu: Confrades,

Eu devo juntar e depois investir ou procurar algo que possa investir mês a mês ?

Eu não possuo cartão de credito, devo me manter assim ou ter um cartão de credito pode ser uma ferramenta útil ?

Nunca investi, nunca guardei dinheiro, vou começar agora, queria umas dicas.

Obrigado.

Depende muito, se você consegue se controlar muito com um cartão, ele pode ser bem útil, mas eu não faria se fosse você.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
31-07-2014, 08:28 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-07-2014, 08:31 AM por barãozin.)
Sou mais fazer mês a mês.

Comece aos poucos pra não levar susto. Imagina vc junta uns 15 mil, investe em renda variável e em alguns dias vc vai ver tua conta e tem 12 mil... (coisa fácil de acontecer). :rage

Ou ainda pior! Vc vai acessar a conta e ao invés de 15, vc acha 17, 18 mil! Fudeu! Vc vai achar q é o gênio dos investimentos e vai começar a operar sem saber porra nenhuma! Ao invés dos 12 mil do primeiro cenário, pode é terminar com uns trocados...

De qqer forma, vai começar a se desesperar e vai fazer cagada.

Por exemplo, vc falou q tem 1500 pra investir. Eu começaria com 500 por mês (guardaria os outros 1000 na poupança ou até usaria uma parte desses 1000 pra farrear por ai. Afinal ngm é de ferro rs) pra ir aprendendo os mecanismos, ir estudando direitinho no q vc quer investir e tal (não, não dá pra vc decidir de cara isso). Depois de um tempinho eu ia botando os 1000 restantes pra trabalhar.

Cartão de crédito pra mim é bem útil pq eu como ganho pouco parcelo mta coisa cara nele. Mas tem q ter disciplina. Eu tento não passar de 300 R$/mês na conta do cartão (extrapolo isso só em situações extraordinárias, como arrumar o carro ou outra emergência). Cheque eu nunca usei.

===

Facebook

===

[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
01-08-2014, 06:45 PM
Renda passiva caiu 4,81% (Mais um mês sem receber um centavo em dividendos ou JSCP)
Patrimônio cresceu 0,06% (crescimento pífio: o aporte só segurou a depreciação de ativos, e isso porque teve uma parcela do 13º)
44,32% das despesas cobertas pela renda passiva
69,47% das despesas não habitacionais cobertas pela renda passiva (em julho fiz uma viagem e isso impactou um pouco as despesas).

Foi um mês um pouco pior que junho. Agosto também não deve ser lá essas coisas. Estou planejando fazer de setembro de 2014 o mês da sovinagem, já que não haverão datas comemorativas do tipo que implica em gastos, nem aniversário de ninguém que eu costume presentear.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rasputin
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
04-08-2014, 09:37 PM
Agradeço as respostas, vou ir guardando na poupança até eu ler sobre as opções, vi que na Bovespa tem curso online e por ai acho muito conteúdo sobre tesouro direto, é ate melhor esperar, sempre que tenho pressa eu faço merda.

Valeu pessoal !
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
01-09-2014, 06:03 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-09-2014, 07:20 AM por Gekko.)
Renda passiva caiu 1,43% (Mais um mês sem receber um centavo em dividendos e quase nada em JSCP)
Patrimônio cresceu 1,79% (Bem melhor que o mês passado)
47,4% das despesas cobertas pela renda passiva
78,03% das despesas não habitacionais cobertas pela renda passiva.

E começou o mês da sovinagem...

Vou tentar me segurar ao máximo em setembro, sem fazer sacrifícios esdrúxulos, é claro. Pretendo fazer deste o mês com a despesa mais baixa do ano. Por enquanto tudo dentro do previsto, mas o mês está apenas começando...

E vamos que vamos, rumo à IF!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
02-09-2014, 08:20 AM
Esse mês foi razoável de dividendos pra mim. Nada como mês passado, mas caiu uma graninha mais ou menos.

===

Facebook

===

[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
01-10-2014, 06:12 AM
Renda passiva subiu 14,15% (este mês recebi dividendos da Aes Tietê)
Patrimônio subiu 0,37% (incluindo o aporte devido à quedas nas cotações de alguns ativos)
69,98% das despesas cobertas pela renda passiva
141,87% das despesas não habitacionais cobertas pela renda passiva.

Foi isso mesmo que os senhores leram. Durante o mês da sovinagem, minha renda passiva cobriu com folga as minhas despesas, com excessão da moradia, que é uma despesa que não terei quando atingir a IF. Tudo bem, foi um mês atípico, no qual economizei mais do que de costume, mas também não fiz grandes sacrifícios não. Saí com a 01 uma vez (lanchonete nível médio/alto), com os amigos uma vez (bar nível médio) e tomei umas boas cervejas em casa. Ou seja, ainda dava para cortar mais. As despesas totais foram 15,9% mais baixas do que no mês em que havia gastado menos em 2014 até agora: março.

O mês da sovinagem foi um sucesso. Me fez ver que, com frugalidade, a IF vem bem mais cedo e que, caso queira adotar um estilo de vida bastante frugal, a IF na verdade já chegou, e olha que ainda tenho 31 anos, namoro desde os 18, me divirto sempre que posso (tudo com moderação, é claro) e meu salário nem é lá essas coisas. Com paciência, disciplina e determinação, todos podem chegar lá!

E vamos que vamos, rumo à IF.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
01-10-2014, 08:07 AM
Gekkão mestre dos mestres!

===

Facebook

===

[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
01-10-2014, 06:07 PM
(01-10-2014, 08:07 AM)barãozin Escreveu: Gekkão mestre dos mestres!

Nem tanto, mestre, nem tanto. yaoming

Senhores, gostaria de dividir mais uma alegria com vocês. Atualizando agora as minhas planilhas (sempre faço isso no início do mês) e verificando a soma dos meus rendimentos até set/2014, constatei que, nos 9 meses que se passaram até agora, meus investimentos já me renderam mais do que em todo o ano de 2013!

Feliz demais e a IF cada vez mais perto!

Muito obrigado pela força, dicas de sovinagem, pela leitura, pelos diálogos dos senhores. Vocês não tem idéia do quanto isso me motiva.

Abraços a todos e vamos que vamos! Força e honra!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
01-11-2014, 10:37 AM
Vamos aos números do conturbado mês de outubro/2014:

Renda passiva caiu 0,35% (este mês recebi dividendos da Souza Cruz)
Patrimônio subiu 0,58% (incluindo o aporte - mês difícil para a bolsa com a reeleição do PT)
49,73% das despesas cobertas pela renda passiva
77,82% das despesas não habitacionais cobertas pela renda passiva.

Na verdade eu esperava um golpe bem maior no valor dos meus ativos depois da reeleição do PT, mas ainda bem que não sou acionista de estatais. Os papéis da Petrobrás, Banco do Brasil e Eletrobrás são extremamente suscetíveis à ingerência governamental.

Resta nos ver o que a Nova Política Econômica vai nos trazer. Ao menos eles já começaram a reajustar as tarifas de energia elétrica. No norte, o reajuste chega a 54%. Se no RJ e SP houverem reajustes parecidos, minhas ações de elétricas deverão bombar!

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-l...-eletrica/
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sniper
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 7 vezes em 7 posts
01-11-2014, 12:24 PM
Esse mês levei uma preju de 10 % com a reeleição de Dilma.

Eu também esperava o pior.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 171 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 216
03-11-2014, 09:49 AM
Gekko, uma pergunta.

Como você não investe em estatais, teria como colocar exemplos do seu portfólio, com a participação de cada ramo no total (de ativos, não de rendimentos)?

Estou pensando em começar a fazer aportes em ações no início do ano que vem, estudando os materiais porém ainda estou um tanto "concentrado" em poucas opções (o que é um erro fatal com a volatilidade do mercado atual).
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (44): « Anterior 1 ... 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 ... 44 Seguinte »
Pular para página 

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores Gekko 239 128,525 20-07-2020, 11:19 AM
Última Mensagem: Conrad
  Empreendedorismo Bufalescos Meroplâncton 57 33,530 23-03-2020, 10:59 PM
Última Mensagem: Gustavo Garcia
  [Materiais] Economia e Finanças Eskillo 51 22,581 11-03-2020, 03:42 PM
Última Mensagem: CID F 32
  Fundos de Investimentos Senhor 16 3,291 29-03-2019, 06:32 AM
Última Mensagem: A6M Zero
  Recomendação de canais de investimentos: DiCaprio 5 1,786 31-12-2017, 02:43 PM
Última Mensagem: mente

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo