• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Os fins justificam os meios?
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Os fins justificam os meios?
WildHorse
Curioso

Question  16-05-2014, 06:35 PM
Fala manada, como estão todos?

Venho aqui abrir uma discussão que tem bons indícios de que será boa.

Vou contar uma breve resumida história pros senhores:

A muito tempo meu velho se formou em engenharia, mas nunca me contará sobre sua formação e como foi o inicio da carreira.Estou a cursar o mesmo curso e sempre conversamos sobre as aulas.
Alguns dias atras, ele me revelou algo bem interessante sobre o assunto:

Citar:Olha aqui rapaz, eu tive que me virar muito nessa vida, nunca nada foi fácil.Você sabe como foi que eu me formei, não?
Meu pai parou de pegar meus estudos logo no primeiro ano.Mas sabe, eu dei o meu jeito? Não desisti de primeira.
Naquela época os parentes de soldados da guerra recebiam bolsa integral, foi ai que eu tive que falsificar os documentos do teu bisavô e pudê então continuar a estudar.

A história é ilustrativa e nem vou entrar em mais detalhes.
Então,
Pro senhores, Os meios justificam os fins(no geral, reflita)?
[+]
  •
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
16-05-2014, 06:40 PM
Depende.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lúcio
Búfalo
**
Tópicos: 6
16-05-2014, 06:41 PM
(16-05-2014, 06:35 PM)Sirehorse Escreveu: Fala manada, como estão todos?

Venho aqui abrir uma discussão que tem bons indícios de que será boa.

Vou contar uma breve resumida história pros senhores:

A muito tempo meu velho se formou em engenharia, mas nunca me contará sobre sua formação e como foi o inicio da carreira.Estou a cursar o mesmo curso e sempre conversamos sobre as aulas.
Alguns dias atras, ele me revelou algo bem interessante sobre o assunto:

Citar:Olha aqui rapaz, eu tive que me virar muito nessa vida, nunca nada foi fácil.Você sabe como foi que eu me formei, não?
Meu pai parou de pegar meus estudos logo no primeiro ano.Mas sabe, eu dei o meu jeito? Não desisti de primeira.
Naquela época os parentes de soldados da guerra recebiam bolsa integral, foi ai que eu tive que falsificar os documentos do teu bisavô e pudê então continuar a estudar.

A história é ilustrative e nem vou entrar em mais detalhes.
Então,
Pro senhores, Os meios justificam os fins?

Oque ele fez não foi certo, mas todas as pessoas erram, ele pelo menos escolheu uma boa razão pra cometer os erros dele.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mc_lovin
Usuário Banido
*
Tópicos: 22
Curtido: 4 vezes em 3 posts
16-05-2014, 07:03 PM
A sociedade está cagando para vc e seus problemas , la fora existe uma selva onde todo mundo quer se dar bem.

Um dia que vc estiver na merda, talvez os unicos que vão estar ao seu lado para lhe ajudar são seus familiares.

Então vc deve escolher, se vai se preocupar apenas com seu bem estar, ou vai se preocupar em posar de honradinho para a sociedade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
16-05-2014, 07:20 PM
Ele não prejudicou ninguém. Não vejo problema.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brutus
Savoir Faire
Tópicos: 7
Curtido: 19 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 9
16-05-2014, 07:22 PM
Como o Ali falou: depende.

Vai que um cara inventa um jeito para eliminar grande parte da população para parar o aquecimento global, controlar o aumento populacional, etc...? A causa é boa, mas o método não.

Quanto ao seu pai, o que ele fez é ilegal, mas não acho que seja algo imoral.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
16-05-2014, 07:39 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-05-2014, 07:41 PM por Ali.)
(16-05-2014, 07:20 PM)Free Bird Escreveu: Ele não prejudicou ninguém. Não vejo problema.

Falsidade Ideológica ou Documental

Ele prejudicou sim ocupando a vaga de uma pessoa que possuía requisitos legítimos para obtenção da bolsa, vantagem indevida e prejuízo financeiro a instituição, sem contar que infringiu uma lei.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
16-05-2014, 07:59 PM
Bom, aí entramos em diversos conflitos éticos.

Como o mundo anda hoje, já se pode dar louvor por ter agido para uma boa finalidade - pagar seus estudos.

O fato é que poderia ter feito isso, com maior sacrifício, sem dar essa de espertalhão.

Aí então, os meios justificam os fins?

Bom, de acordo com Maquiável sim, mas até onde serão esses meios que justificam os fins, dependerá muito do caráter de cada pessoa.

Você mataria alguém para receber uma herança?

Lembram do caso de Suzana Richofthesnssuisn, pios ela o fez. Será que matando os pais dela, ela conseguiria recursos para aproveitar mais a sua vida, mas será que isso é justo?

E o caso de uma ladrão que rouba alimento no mercado para dar de comer aos seus filhos, seria este ato mais legítimo?

Em resumo, é um peso que deve ser muito bem medido, que meios estão sendo sacrificados para que fins estarão sendo obtidos.

Por isso a resposta é depende. yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
16-05-2014, 08:00 PM
(16-05-2014, 07:39 PM)Ali Escreveu:
(16-05-2014, 07:20 PM)Free Bird Escreveu: Ele não prejudicou ninguém. Não vejo problema.

Ele prejudicou sim ocupando a vaga de uma pessoa que possuía requisitos legítimos para obtenção da bolsa, vantagem indevida e prejuízo financeiro a instituição, sem contar que infringiu uma lei.

A vaga já era dele, já estava a 1 ano lá.
Quanto a parte de fazer o crime, não julguei amoral porque foi na intenção lícita de educar-se, o que é direito constituicional.
Diante da falha do Estado, a população não pode ser penalizada.
Acima da lei estão os princípios jurídicos.

Agora se tivesse roubado a vaga, ai seria errado mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
16-05-2014, 08:03 PM
Mas a atitude do pai dele foi admirável, ele não tentou racionalizar o errado, ele fez e pronto, foda-se, se viesse a se dar mal, as consequências seriam dele.

Ele tinha um objetivo, fez o que foi necessário.

Só não tente me convencer de que o que ele fez foi certo porque tinha um objetivo nobre ou não prejudicou ninguém.

Tentar racionalizar e justificar o errado é infinitamente mais desprezível do que assumir.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
16-05-2014, 08:05 PM
Enfim, depende do quê, depende de cada um, depende dos meios que estão sendo sacrificados (a conduta errada) e depende dos fins que estão sendo obtidos (benefícios).

Para lançar minha opinião seria a seguinte: se os meios que estão sendo sacrificados são pequenos em relação aos fins que estão sendo obtidos (benefícios) e esse pode ser julgado como um ato virtuoso, bom, etc. acredito que seja válido.

Por exemplo, o pai que rouba alimento para dar ao filho que está com fome.

Fora isso não creio que seja algo muito aceitável dentro do campo da ética.

E da moral individual de cada um está no que você está disposto a fazer, a aceitar, até quanto está disposto a aceitar, a passar por cima de tudo e de todos, para alcançar seus objetivos?

Aí vai da insanidade e desumanidade de cada um.

Inteuito personalle -

Dizem que as pessoas temem o Diabo não porque ele seja malvado, mas porque ele sabe tudo de todos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
16-05-2014, 08:10 PM
(16-05-2014, 08:00 PM)Free Bird Escreveu:
(16-05-2014, 07:39 PM)Ali Escreveu:

A vaga já era dele, já estava a 1 ano lá.
Quanto a parte de fazer o crime, não julguei amoral porque foi na intenção lícita de educar-se, o que é direito constituicional.
Diante da falha do Estado, a população não pode ser penalizada.
Acima da lei estão os princípios jurídicos.

Agora se tivesse roubado a vaga, ai seria errado mesmo.

Mas não deixa de ser um crime, independente de quão nobre foi seu objetivo.

Mas relaxa, não estou recriminando ninguém, logo eu yaoming

Eu creio que cada um deve fazer o que for necessário para alcançar seus objetivos, pesando única e exclusivamente as consequências dos seus atos e o impacto deles, simples.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline RideTheTiger
Búfalo
**
Tópicos: 5
16-05-2014, 08:23 PM
Ele agiu de modo esperto e inteligente. Se não tivesse falsificado, estaria hoje muito provavelmente numa posição muito pior, e a sociedade estaria cagando e andando para a honradez dele.

E a frase está invertida, o certo para o que você quis dizer é "os fins justificam os meios".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
16-05-2014, 09:00 PM
Não sou de relativizar as coisas, mas depende!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
16-05-2014, 10:18 PM
É como disseram...depende. yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
WildHorse
Curioso

17-05-2014, 06:29 PM
(16-05-2014, 08:23 PM)RideTheTiger Escreveu: Ele agiu de modo esperto e inteligente. Se não tivesse falsificado, estaria hoje muito provavelmente numa posição muito pior, e a sociedade estaria cagando e andando para a honradez dele.

E a frase está invertida, o certo para o que você quis dizer é "os fins justificam os meios".

Corrigido.

-----

Documentário sobre Maquiavel:

[+]
  •
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
18-05-2014, 07:38 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-05-2014, 07:47 AM por cabraman.)
eu não assumo compromisso com mulheres, não vejo nada de bom e util em empenhar palavra com esses seres.

Estou no meio de um experimento mas já posso compartilhar algumas coisas com os senhores.

Fiquei amigo de três mulheres, medinas entre 25-35 e uma já de beleza cansada...

a mais nova ainda tem esperanças de sentar em minha jiromba, as outras já perceberam que nada vai acontecer a não ser a conversa limpa entre uma cerva e outra, detalhe, elas fazem questão de rachar todas a despesas dos passeios, um outro coleguinha viadaço tá sempre nos happy hours, ali, conversando, é que o cara realmente perceber a natureza maligna do ser de buracos.

tudo que ´pe tratado aqui, elas relatam com precisão, egolatrai, hipergamia ...

fui convidado para o niver de uma delas, que se diz casada e como somos amigos passo a mão na bunda dela, ela adora ser vista comigo, tenho famo de bonito entre os amiguinhos do trampo, ela adora que pensem que eu a como e tals, voltando...

ela me pediu pra ir, e pra me comportar na frente do "b" dela, que ele tem ciumes de mim...

Quer me usar pra valorizar o passe na frente do zé ruela de 50 anos que assumiu o buraco manjado com um filho nas costasfacepalm:

elas abrem o jogo sobre as puladas de cerca, sobre como derubam as coleguinhas que nãos gosto, tem sido uma experimento enriquecedor. breve relato mais.

então mentir pra uma mulher pra fazer com ela abra as pernas não é desonra, é justiça.
[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo