• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros O MEDO [PARTE 1]
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »
  • 5 votos - 4.4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O MEDO [PARTE 1]
Offline Ali
Búfalo
**
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
10-04-2014, 01:03 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-04-2014, 01:04 AM por Ali.)
[Imagem: marionete1.jpg]

O Medo nos torna eternos fugitivos, sempre em busca de proteção, e com isso acabamos nos tornando vulneráveis aos agentes do medo.

Agente do medo é todo aquele que detém total conhecimento sobre o ego e suas ferramentas e mecanismos de controle, como o medo e recorre a ele como ferramenta de manipulação e controle quando é do seu interesse.

Citar:Significado de Agente
adj. Que opera.

Ou seja, qualquer um que “opere” utilizando o medo, o que vamos figurar aqui como manipulador.

O Agente do medo sabe de todos os mecanismos de controle do ego, e os utiliza como “cordas” para manipulação do tutelado para que este venha a lhe ser “útil” em seus interesses.

As ferramentas do ego são várias, mas as principais são.

Medo, Orgulho, Ambição, Raiva, Culpa, Desejo, Excitação, Satisfação, Prazer, Vergonha dentre muitas outras emoções e sentimentos do ser humano são ferramentas de controle.

Utilizando a analogia da marionete, podemos entender essas ferramentas como “cordas”.

Logo, o agente detendo total conhecimento sobre essas ferramentas, o funcionamento e aplicação delas, poderá utilizá-las para controlar o tutelado conforme seus interesses, bastando apenas puxar a corda certa para direcionar e guiar o tutelado para cumprir seus interesses e objetivos.

Normalmente o detentor de tal conhecimento não se utiliza de apenas uma corda, mas de um conjunto com base na leitura do ego e personalidade do tutelado, e com isso, acaba ganhando controle sobre ele bastando apenas puxar as cordas certas.

Porém, independente do conjunto de cordas que o agente esteja utilizando, a corda "coringa" é sempre o medo, pois este é implacável.

E isso é perigoso, pois muitas vezes o tutelado em sua vulnerabilidade, acaba se tornando indefeso pois não consegue diferenciar a manipulação de um agente do medo com o a ação seu próprio ego, pois o medo e o orgulho nos faz negar que estamos aprisionados, quanto menos sendo manipulados, e reconhecendo tal condição seria como reconhecer o ego vulnerável o que é muito difícil de acontecer pois o ego irá se utilizar de todas as ferramentas disponíveis para que você não venha a reconhecer sua situação.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
10-04-2014, 01:18 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-04-2014, 01:20 AM por Ali.)
[Imagem: imagemmeramente.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Statham
Usuário Banido
*
Tópicos: 10
10-04-2014, 07:15 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-04-2014, 07:30 PM por Statham.)
Muito bom!!!

Sou prisioneiro do medo, mesmo conhecendo a real!

Estou definhando na frente do PC! O medo me domina...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Statham
Usuário Banido
*
Tópicos: 10
10-04-2014, 07:25 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-04-2014, 07:29 PM por Statham.)
..............
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
17-04-2014, 09:46 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-04-2014, 09:53 PM por Ali.)
[Imagem: silent_hill_4_the_room_random_sh4_hd_screenshot.png]
O Medo te faz pensar que além de não ter nada a ganhar, tem muito a perder se ousar atravessar os limites que ele impôs a você.

E assim o tutelado definha, afogado em sonhos e planos que não pode perseguir porque não teve coragem.

Coisas que não fez, palavras que não disse, um sonho que não perseguiu.

E o medo o impedindo que ele reconheça a própria condição o faz ficar por meses, até mesmo anos a fio na mesma condição, até que você se torne tão imprestável que ele nem precisa mais se preocupar em mantê-lo sob tutela, porque ele mesmo nem terá forças para se mover.

A Porta está diante de você, mas você não consegue vê-la pois esta cego e paralisado pelo medo, isolado em um mundo que ele criou para mantê-lo sob custódia.

Ele o entretém, convence de que você não tem culpa, mas alguém é culpado por você estar nessa situação.
Ele usa os mais variados sentimentos para o manter preso, o orgulho que o impede de buscar ajuda, a frustração que o desencoraja , o pânico que o paralisa, a tristeza que leva suas forças.

Há quem diga que o medo dura até nosso último suspiro, mas não é verdade.

O medo não dura para sempre, um dia ele vai embora, mas leva junto a parte mais importante de sua vida, suas forças, seus sonhos, planos.

Quando você não oferecer mais nenhum risco ao seu ego, ele o deixará, e sobrará uma vida de arrependimentos pelo que você não fez e quando não tiver mais serventia para você, abandonará sua carcaça inútil.

E é ai que mora o perigo, porque sua carcaça inútil enfrentará a realidade.

Quantos de vocês hoje estão presos em seus quartos, definhando atrás de um computador sem nenhuma perspectiva de vida.

Quantos dos senhores deixaram oportunidades passar diante de seus olhos e não agarraram porque só viram quando ela já estava indo embora ou até mesmo viram mas tiveram medo de agarrá-la por medo do porvir.

Quantos dos senhores se arrastam em um emprego medíocre porque o medo o impediu de buscar algo melhor para si.

Quantos dos senhores nem sequer tem coragem de chegar em uma mulher que desejam porque se borram de medo de levar um não na fuça.

Quantos dos senhores estão patinando em uma vida medíocre porque não tem controle sobre a própria vida, não consegue projetar o próprio futuro e estão empurrando a vida com a barriga esperando para ver no que dá.

Quantos dos senhores não conseguem enxergar onde estão.

Olhe para si mesmo e se pergunte.

Estou onde eu deveria estar?
Sou quem eu queria ser?
Quem sou eu?
O que está me prendendo nessa condição?

[Imagem: 530917_422859611113427_580921135_n.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
17-04-2014, 10:26 PM
Caros Confrades e Leitores

Vimos nos últimos posts os mecanismos de ação do medo, como ele aprisiona, cega e paralisa.

Como o medo impede que você crie coragem e leva embora o vigor, as energias, o impedindo de desfrutar TUDO QUE A VIDA TEM A OFERECER A VOCÊ.

A Vida está passando diante dos seus olhos, e você ai, paralisado, conformado.

A porta que conduz a vida está diante de você, aberta mas entre você e ela terá que enfrentar e dominar os maiores inimigos de sua liberdade.

O EGO E O MEDO

Infelizmente o orgulho não deixará que muitos reconheçam a sua condição e permanecerão aprisionados e por esses apenas posso lamentar.

Os próximos passos dependerão única e exclusivamente de você e de mais ninguém.

Não será simples, não será fácil, muitos não serão capazes e desistirão pelo caminho.

Mas a quem está determinado a mudar:

[Imagem: 670px_porta_aberta.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
17-04-2014, 10:43 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-04-2014, 12:54 PM por Ali.)
[Imagem: vencendo.jpg]

Aos confrades que me mandaram MP, irei tirar um tempo para respondê-los e continuarei com o artigo na Segunda 21/04, quem quiser contar sua história, tirar alguma dúvida, desabafar,contar o resultado das 2 primeiras experiências ou precisar de alguma orientação, sinta-se a vontade.

Você visitante ou leitor que se encontra aprisionado pelo medo e não sabe como voltar a vida, me conte sua história via MP.

A Partir de segunda feira iremos aprender como nos preparar para enfrentar e dominar o medo e o ego e livre deles possamos iniciar nossa batalha rumo ao desenvolvimento.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
18-04-2014, 10:13 AM
Percebo que grande parte dos meus medos estao ligados ao desencorajamento. Por minha própria culpa, minha mae na ansia de me proteger sempre me disse pra desistir de certas coisas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
18-04-2014, 10:40 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-04-2014, 10:41 AM por Aquiles.)
(17-04-2014, 10:43 PM)Ali Escreveu: Aos confrades que me mandaram MP, irei tirar um tempo para respondê-los e continuarei com o artigo na Segunda 21/04, quem quiser contar sua história, tirar alguma dúvida, desabafar,contar o resultado das 2 primeiras experiências ou precisar de alguma orientação, sinta-se a vontade.

Você visitante ou leitor que se encontra aprisionado pelo medo e não sabe como voltar a vida, me conte sua história via MP.

A Partir de segunda feira iremos aprender como nos preparar para enfrentar e dominar o medo e o ego e livre deles possamos iniciar nossa batalha rumo ao desenvolvimento.

Vou mandar uma MP pra vc, Ali.

Neste final de semana vou fazer o relato, depois te envio.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
18-04-2014, 12:32 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-04-2014, 12:41 PM por Ali.)
(18-04-2014, 10:13 AM)Appollo Escreveu: Percebo que grande parte dos meus medos estao ligados ao desencorajamento. Por minha própria culpa, minha mae na ansia de me proteger sempre me disse pra desistir de certas coisas.

Caro confrade Apollo, como disse acima, somos filhos do medo, fruto das projeções de nossos pais para um futuro que eles desejam que nós tivessemos ou uma vida que não puderam ter.

Tantos outros querem nos poupar de cometer os erros que cometeram e acreditam pagar até hoje.

E com essa projeção, acabam nos vendo como uma espécie de investimento que tem que ser protegido.

E isso acaba prejudicando nosso desenvolvimento natural pois nos poupam da realidade, de conhecer o mundo por conta própria, e isso reflete pelo resto da vida, pois cedo ou tarde teremos que lidar com a realidade e ai que vem a avalanche de efeitos colaterais da super proteção.

Insegurança, perda de autonomia, medo de enfrentar situações diferenciadas daquelas do cotidiano (ainda que corriqueiras), dificuldade de relacionar-se com outras pessoas (principalmente estranhos, em situações cotidianas, como ir ao banco, comércio, serviços...), falta de iniciativa, reclusão, distanciamento da realidade, isolamento em mundos alternativos (como o virtual, em computadores e videogames).

O Desejo deles é nobre e compreensível, mas nessa ânsia de proteção acabam nos prejudicando muito do que nos permitir conhecer o mundo contando apenas um sua orientação e supervisão.

Acabam nos tratando como eternas crianças, não nos permitindo alçar voo e sair do ninho (proteção) não enxergando o fato de que todos nós cedo ou tarde teremos que buscar nossa autonomia esquecendo ou ignorando o fato de que envelhecemos, e um dia teremos que cuidar de nossa própria vida, formar nossa própria família.

E utilizam o medo como ferramenta de desencorajamento para que não possamos buscar nosso próprio desenvolvimento, de conhecer o mundo.

Não se esquecem que não vão durar para sempre, e ao invés de nos preparar para a vida nos protegem dela achando que estão fazendo um bem quando na realidade estão fazendo um mal muitas vezes irreparável.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rasputin
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
20-04-2014, 06:15 PM
Pratiquei o exercício 1, da uma mistura de frustração com alivio, me senti muito mau no começo e no fim uma empolgação enorme.

To tomando coragem para praticar o 2º exercício, talvez inicie hoje, mas só mais tarde...

é foda ficar sem tecnologia !
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline AKRAME
Real Fásica
Tópicos: 51
21-04-2014, 12:54 AM
Upado...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
21-04-2014, 01:18 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-04-2014, 01:19 AM por Appollo.)
Agradeço pela resposta Ali.

Acredito que minha mãe exagerou nessa super proteção por já ter perdido um filho. Na época em que eu tinha 1 ano de idade e meu irmão mais velho ( com 4 anos) devido a complicações de saúde (tinha problemas no coração desde que nasceu) veio a falecer.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente masculinitude
Búfalo
**
Tópicos: 21
21-04-2014, 01:23 AM
Ali, parabens pela disposicao e tempo empregados em ajudar a varios confrades!

Atenciosamente, masculinitude!
Clique aqui e acesse o site atitudes masculinas.

Obs: Nao sou o Vlorenz, autor do site acima.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mr. Black
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 10 vezes em 7 posts
21-04-2014, 01:25 AM
Não tenho mais medo... de nada!!! Não sei se isso é bom ou é ruim, mas eu não tenho mais medos.

Antes, eu era dominado pelo medo de 'perder a mulher da minha vida'. E por incrível que pareça, isso acabou acontecendo...

Que bom!!! trollface

Perdê-la me mostrou a verdade: eu nunca a tive. Era eu quem pertencia a ela, e só...

Lidar com essa verdade foi complicado. Não fiz terapia nem nada, mas deveria ter feito. Certamente teria aceitado muito mais rápido.

O que importa é que o medo é uma ilusão. Ele existe apenas em nossa mente. Entendam, o perigo é real, e devemos respeitá-lo. Mas o medo, não passa de um sentimendo que, assim como a paixão, deve ser controlado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
21-04-2014, 01:30 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-04-2014, 01:39 AM por Ali.)
(21-04-2014, 01:18 AM)Appollo Escreveu: Agradeço pela resposta Ali.

Acredito que minha mãe exagerou nessa super proteção por já ter perdido um filho. Nessa época eu tinha 1 ano de idade e meu irmão 4 anos, devido a complicações de saúde (tinha problemas no coração desde que nasceu) veio a falecer.

Apollo, Com a morte do seu irmão ela redirecionou todas as expectativas para você.

A Atenção que seria até então dividida, acabou sendo direcionada para você como forma de compensação pelo seu irmão.

Mas, tem que ver até onde essa superproteção é saudável e até onde ela está barrando seu desenvolvimento, ou seja, na ânsia de te te poupar do mundo o fazendo desistir de certas coisas, ela acha que está te ajudando, o desejo dela é nobre e compreensível, mas na realidade ela está retardando seu desenvolvimento natural.

Apollo, há uma linha tênue entre superproteger e retardar o desenvolvimento e caberá a você identificar este limite e fugir dele.

Os reflexos disso você pode até não sentir na hora, mas com o tempo você vai sentir.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
22-04-2014, 12:04 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-04-2014, 12:04 AM por Ali.)
Boa Noite nobres confrades, como prometido chegamos a segunda parte do tópico O MEDO

Alguns podem pensar que não abordei o medo em sua totalidade porque evitei falar de relacionamentos, que é o motivo da grande maioria estar neste fórum, mas na realidade suprimi 5 textos do programa original e vou deixar para o final, sendo eles.

Caminhando na Escuridão
EGO, Medo e Manipulação
O Amor e o Medo
Medo nos Relacionamentos
A Mulher e o Medo

Os suprimi inicialmente pois creio que antes de desvendar o medo relacionado a mulheres e relacionamentos, temos primeiro que focar em nossa jornada de desenvolvimento.

VENCENDO O MEDO

Conheça o inimigo e conheça a si mesmo, e em cem batalhas você não correrá perigo.
Sun Tzu

A Vida do homem é como uma guerra composta de muitas batalhas e como tal, e inevitável que tenhamos que enfrentá-la se quisermos conquistar e evoluir.

Os que estão no controle do ego sob tutela do medo são convencidos a desistir antes de lutar, pois o medo já os convence de que o fracasso é certo, e a batalha será apenas um sofrimento inútil quando na realidade é apenas o instinto de proteção do ego perante ao perigo iminente, tentando fazer você desistir para permanecer “a salvo”.

As batalhas acontecem em vários campos de nossa vida, profissional, pessoal, sentimental, financeiro, dentre muitos outros.

Antes de começar gostaria que os senhores colocassem em suas cabeças o seguinte:

Você é um indivíduo independente, não há ninguém por você além de você mesmo, e o primeiro erro de muitos é projetar suas expectativas nos outros ou até mesmo em um ser superior, quando a realidade é simples.

Você é um HOMEM e sua vida depende única e exclusivamente de você, não do seu pai, mãe, família, ser superior, governo, sociedade.

A RESPONSABILIDADE sobre você, sua vida e seu futuro é SUA e de mais ninguém.

SE VOCÊ NÃO FIZER NADA POR VOCÊ, NINGUEM O FARÁ
SE VOCÊ NÃO ACREDITAR EM SI MESMO, NINGUEM ACREDITARÁ

NADA CAI DO CÉU e na terra ninguém fará nada por você sem nenhum tipo de interesse.

Essa é a primeira coisa que o medo faz você ignorar, você sempre projetará suas expectativas nos outros, ou até mesmo em um ser superior, pois não consegue reconhecer a própria capacidade e não consegue desenvolver fé em si mesmo.

Nos exercícios de auto-análise que passei nos posts anteriores, vocês puderam perceber o sentimento de angústia quando pararam para pensar na própria vida, nas coisas que deixaram de realizar por medo.

É justamente esse mecanismo de ação do medo que faz com que você não consiga conhecer a si mesmo.

Tente responder a si mesmo:

Como posso travar uma guerra se nem ao menos me conheço?

Como posso me preparar se nem ao menos consigo saber quem eu sou?

Como posso definir um objetivo para minha vida se não consigo reconhecer minha própria condição?

Como posso definir onde quero chegar se nem ao menos consigo reconhecer onde estou?

Como posso definir limites a mim se nem sequer tentei?

Olhar para o passado, olhar para o presente, fazer uma auto-análise e conseguir reconhecer a própria condição é difícil, é doloroso, mas é necessário.

Se você não fizer isso, como você pode saber onde está errando, como você pode corrigir seu caminho e se preparar para a guerra que irá enfrentar?

Quem conseguiu fazer isso, notou que junto com aquele sentimento de angústia veio a revolta, o coração ficou apertado e você sentiu raiva de si mesmo por estar sendo um inútil.

O EGO o atingirá com uma avalanche de sentimentos que o deixará confuso, com raiva, frustrado, tentará te convencer da sua impotência para que você não tenha coragem de lutar.

E a fórmula é canalizar esses sentimentos, controlá-los, sendo o primeiro deles:

A REVOLTA

[continua...]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tigre Real
Live and Learn
**
Tópicos: 3
22-04-2014, 12:19 AM
Aeee!!! tava só esperando Big Grin
Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um Tigre! - Shakespeare
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rasputin
Búfalo
**
Tópicos: 8
27-04-2014, 07:25 PM
Tentei o segundo exercício sem sucesso, sou viciado em internet.trollface
Não durei n2m 24h, e já me convenci que tava curado...

A partir de hoje as 00:00, vou sair da net e desta vez eu conseguirei, dia 1º de maio eu volto e compartilho como foi.

Vou imprimir o que é para fazer durante o 2º exercício, porque eu esqueci quais eram as perguntas a se fazer.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
27-04-2014, 08:00 PM
(27-04-2014, 07:25 PM)Rasputin Escreveu: Tentei o segundo exercício sem sucesso, sou viciado em internet.trollface
Não durei n2m 24h, e já me convenci que tava curado...

A partir de hoje as 00:00, vou sair da net e desta vez eu conseguirei, dia 1º de maio eu volto e compartilho como foi.

Vou imprimir o que é para fazer durante o 2º exercício, porque eu esqueci quais eram as perguntas a se fazer.

Cara, é foda, o excesso de informações na cabeça torna a jornada de auto compreensão difícil pois você não consegue olhar para dentro de você sem sua cabeça ser bombardeada com um monte de informações desconexas e pensamentos sem sentido.

Ou seja, você não consegue focar sem pensar o que está se passando no face, no fórum, no youtube, seu e-mail e dai por diante, logo você vê que sua vida está toda condicionada a isso.

Você não dá uma pausa pra sua cabeça pensar em você mesmo, na sua própria vida, em suas atitudes, nos seus projetos.

Teve um amigo (o qual sou conselheiro) de uma confraria que entrei a 5 meses que ao realizar o exercício teve um choque com a realidade muito grande pois viu o quanto sua vida estava se esvaindo sem objetivo e acabou por ter uma crise nervosa, precisou até ser medicado.

Nos dias que se seguiram sua vida deu uma guinada, o cara agora tá sangue no zóio, as coisas melhorando no trabalho e na vida pessoal, pois ele encarou o medo de frente.

Mas esse choque com a realidade, por mais que seja doloroso é algo bom, pois faz brotar um sentimento de revolta e com ele o desejo da mudança e a busca por uma transformação de vida.

Evitar pensar no problema não o exime dele, cedo ou tarde terá que encara-lo, e fazer isso consciente torna as coisas mais fáceis.

"Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem."

Sun Tzu
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo