07-04-2014, 06:33 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2014, 06:42 PM por Bob.)
Anúncio encoraja casais a viajarem para subir natalidade na Dinamarca
Há várias décadas a Europa enfrenta um sério "problema" de natalidade. O chamado "Velho Continente" tornou-se tal não só pela antiguidade de sua história, senão também por uma distribuição demográfica na qual os adultos e os idosos ultrapassam crianças e jovens em número. Se não fosse pelos imigrantes e seu trabalho cotidiano, difícil saber qual seria o estado atual de algumas sociedades européias.
A Dinamarca é um dos países com melhor qualidade de vida do planeta. Mas eles têm um problema social: o envelhecimento crescente da população. Motivo: há pelo menos 27 anos a taxa de natalidade do país é extremamente baixa.
De acordo com alguns estudos, um de cada cinco casais dinamarqueses não têm filhos, e quatro em cada 10 mulheres solteiras não desejam ser mães.
Para ver o tamanho do problema, uma agência de turismo resolveu fazer uma exótica promoção: casais dinamarqueses que viajarem de férias ao exterior e comprovarem que, durante o período, engravidaram, concorrerão há três anos de ajuda em produtos para o bebê. O vídeo recebeu um nome bem-humorado “Do it for Denmark” (faça aquilo pela Dinamarca!).
A campanha foi baseada numa pesquisa informando que durante as férias ou feriados os dinamarqueses têm uma vida sexual mais ativa. Veja o vídeo, filmado em Paris, que promove a turismo da natalidade:
A agência criou pacotes com “desconto de ovulação” e promete mais: quem provar que engravidou durante uma dessas viagens ganhará um estoque de fraldas e outros produtos infantis para três anos, além de uma viagem incluindo o novo membro da família.
A observação das Taxas Específicas de Fecundidade por idade, por sua vez, nos permite compreender o fenômeno que está por detrás desta tendência de queda na natalidade e fecundidade: a postergação das gravidezes para momentos cada vez mais tarde na vida da mulher. Observa-se no gráfico a queda dos números de nascimentos de mulheres com idades entre 15-19 anos e 20-24 anos, enquanto para os grupos etários 30-34 anos e 35-39 anos houve crescimentos expressivos no período analisado.
O que se nota é uma tendência comum não apenas aos países europeus ocidentais, mas, cada vez mais, também aos latino-americanos. Um exemplo é o Brasil.
A redução da fecundidade durante a segunda metade do Século XX está associada a transformações sociais e econômicas, tais como industrialização, urbanização, mudanças no papel social da mulher e na família, disponibilidade e difusão do uso de métodos anticoncepcionais, legalização do aborto, dentre outros.
http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/not...marca.html
http://demografiaunicamp.wordpress.com/2...ngravidar/
Há várias décadas a Europa enfrenta um sério "problema" de natalidade. O chamado "Velho Continente" tornou-se tal não só pela antiguidade de sua história, senão também por uma distribuição demográfica na qual os adultos e os idosos ultrapassam crianças e jovens em número. Se não fosse pelos imigrantes e seu trabalho cotidiano, difícil saber qual seria o estado atual de algumas sociedades européias.
A Dinamarca é um dos países com melhor qualidade de vida do planeta. Mas eles têm um problema social: o envelhecimento crescente da população. Motivo: há pelo menos 27 anos a taxa de natalidade do país é extremamente baixa.
De acordo com alguns estudos, um de cada cinco casais dinamarqueses não têm filhos, e quatro em cada 10 mulheres solteiras não desejam ser mães.
Para ver o tamanho do problema, uma agência de turismo resolveu fazer uma exótica promoção: casais dinamarqueses que viajarem de férias ao exterior e comprovarem que, durante o período, engravidaram, concorrerão há três anos de ajuda em produtos para o bebê. O vídeo recebeu um nome bem-humorado “Do it for Denmark” (faça aquilo pela Dinamarca!).
A campanha foi baseada numa pesquisa informando que durante as férias ou feriados os dinamarqueses têm uma vida sexual mais ativa. Veja o vídeo, filmado em Paris, que promove a turismo da natalidade:
A agência criou pacotes com “desconto de ovulação” e promete mais: quem provar que engravidou durante uma dessas viagens ganhará um estoque de fraldas e outros produtos infantis para três anos, além de uma viagem incluindo o novo membro da família.
A observação das Taxas Específicas de Fecundidade por idade, por sua vez, nos permite compreender o fenômeno que está por detrás desta tendência de queda na natalidade e fecundidade: a postergação das gravidezes para momentos cada vez mais tarde na vida da mulher. Observa-se no gráfico a queda dos números de nascimentos de mulheres com idades entre 15-19 anos e 20-24 anos, enquanto para os grupos etários 30-34 anos e 35-39 anos houve crescimentos expressivos no período analisado.
O que se nota é uma tendência comum não apenas aos países europeus ocidentais, mas, cada vez mais, também aos latino-americanos. Um exemplo é o Brasil.
A redução da fecundidade durante a segunda metade do Século XX está associada a transformações sociais e econômicas, tais como industrialização, urbanização, mudanças no papel social da mulher e na família, disponibilidade e difusão do uso de métodos anticoncepcionais, legalização do aborto, dentre outros.
http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/not...marca.html
http://demografiaunicamp.wordpress.com/2...ngravidar/