• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros O MEDO [PARTE 1]
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »
  • 5 votos - 4.4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O MEDO [PARTE 1]
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#21
04-04-2014, 01:26 PM
[Imagem: Prisioneiro.jpg]

Uma das formas de controle do ego e do medo é impedir que o tutelado pense, planeje, defina objetivos e estratégias para sua vida.

O Ego entende isso como um planejamento de fuga do tutelado da zona de segurança, logo o alerta de perigo iminente soa fazendo com que ele acione imediatamente o medo como mecanismo de defesa e uma forma de te segurar, o desencorajando a não querer explorar além da linha delimitada por ele pois assim, ele estaria correndo perigo.

E ao tentar definir um objetivo para sua vida e as estratégias para chegar até ele, o medo bombardeia o tutelado com uma série de pensamentos e preocupações presentes e passadas criando uma densa névoa recheada de obstáculos fazendo com que o tutelado prefira parar de pensar e acabe por postergar seu objetivo ou até mesmo pensar nele.

Quantas vezes você pensou no seu futuro para tentar definir um objetivo e e até mesmo tentar estratégias para alcança-lo e após um súbito medo repentino sua cabeça foi bombardeada de pensamentos e você acabou por preferir parar de pensar naquilo deixando muitas vezes que o medo povoasse seus pensamentos com problemas do dia dia e muitas vezes pensamentos desconexos que o fizeram viajar na maionese fazendo você desviar do foco, te mantiveram preso na sua zona de conforto?

O Medo acaba se tornando uma prisão sem paredes, da qual você não escapa porque imagina que ali está mais seguro e ao tentar olhar para fora, só se vê escuridão, obstáculos e o perigo iminente faz com pânico acaba tomando conta de você o desencorajando de sequer pensar em fugir da redoma, o fazendo eterno prisioneiro dele, mas o ego o convence de que você não é um prisioneiro, mas sim, está protegido criando a falsa sensação de segurança.

Ao realizar o exercício proposto no início do post, você poderá ver esse mecanismo em funcionamento, mas agora, como você está começando a conhecer seu modus operandi, poderá ver com mais clareza, e assim, ele tentará o bombardear com mais força ainda.

Mas agora, você está começando a criar forças para retomar o controle de sua vida.

[Imagem: abstract.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#22
04-04-2014, 06:27 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-04-2014, 06:28 PM por Ali.)
[Imagem: soledad-hombre.jpg]

Essa fuga da verdadeira realidade para a realidade alternativa, proporcionada pelo medo em defesa do ego perante o perigo iminente, faz com que o tutelado deixe de tomar atitudes que venham representar o mínimo de risco ao seu ego.

O Tutelado passa a abrir mão de qualquer vinculo de comprometimento que represente risco a sua imagem isso reflete diretamente na sua vida, nos seu trabalho, nos seus relacionamentos.

Pelo fato de não reconhecer sua condição de prisioneiro do medo e do ego, acaba buscando responsabilizar os outros pelo motivo do seu medo e conseqüentemente do seu fracasso.

Logo, o indivíduo se exime da responsabilidade ou da culpa gerada pela sua ausência de controle da situação culpando pessoas ou outra coisa que o exima da culpa e conseqüentemente mantenha seu ego a salvo.

A forma do ego confortar o tutelado é convencer de que nunca a responsabilidade de seu fracasso, estagnação, falta de objetivo é culpa sua, sempre é culpa de alguém ou de alguma coisa quando na realidade, o seu fracasso é por conta da sua falta de controle próprio e da ausência de atitude e pulso.

Mas o indivíduo, na qualidade de prisioneiro do medo, se reconhece incapaz de no controle de sua vida e de suas ações de conquistar e perseverar na busca pelos objetivos da vida, na satisfação de suas vontades, pois aprisionado acaba por colocar suas esperanças e responsabilidades nos outros, ou em até mesmo um “ser divino” justamente para ter quem culpar caso não dê certo.

Como por exemplo, quem fracassa na carreira, nos estudos e nos relacionamentos, está constantemente buscando alguém ou alguma coisa para culpar por cada fracasso que tem, mas nunca reconhece que o fracasso é resultante da sua falta de controle, de atitude, de perseverança na busca pelos objetivos da vida quando na realidade, se trata apenas do medo na defesa do ego.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#23
05-04-2014, 11:58 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-04-2014, 12:18 AM por Ali.)
Gostaria de agradecer o pessoal que está acompanhando o artigo, e no decorrer dele verá o quão perturbador é ver o medo em ação e quanto poder ele exerce em suas escolhas.

No decorrer dele irei postar uma série de exercícios para identificar e combater o medo, este tópico faz parte de uma série que irá abordar todas as instancias do desenvolvimento pessoal.

Para total compreensão do medo, do ego, e seus métodos de ação se faz necessário acompanhar o artigo, pois para poder derrotar este inimigo invisível, precisamos conhecê-lo a fundo.

Inclusive postarei exercícios e experiências os quais você terá que lidar com o seu medo cara a cara e na prática.

Sei que muitos vão ter preguiça de ler ou até mesmo colocar os exercícios em prática mas vou dar uma dica pra quem está acompanhando, procure absorver todo o material e esforce para assimilar e colocar em prática, e assim, você estará preparado para retomar o controle de sua vida e poderá direcionar ela rumo ao desenvolvimento.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Soldier
Búfalo
**
Mensagens: 97
Tópicos: 9
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Dec 2013
#24
06-04-2014, 12:40 AM
Vou ler, tema interessante.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#25
06-04-2014, 01:32 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-04-2014, 01:33 PM por Ali.)
[Imagem: man%20in%20dark_thumb%5B2%5D.jpg]

Em situações onde o tutelado é obrigado a se defrontar com a realidade e o ego sente o perigo iminente, o medo acaba não exercendo seu poder sobre a mente, mas também sobre o corpo.

O medo é provocado pelas reações químicas do corpo sendo iniciado com a descarga de adrenalina no nosso organismo causando aceleração cardíaca e tremores. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc. Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina,cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

A Natureza do ser humano perante aos estímulos do medo se baseiam em lutar ou fugir, é exatamente essas duas escolhas que o ego te dá, lutar para defendê-lo ou fugir para protegê-lo.

O Ego entra em estado de alerta, o medo passa a bombardeá-lo com uma série de sentimentos, sensações e reações para com um só intuito.

NÃO FAÇA ISSO, FUJA!

Isso é o instinto de auto-preservação do ego perante ao perigo iminente.

Tente puxar pela sua memória, na trajetória da sua vida, quantas vezes seu corpo reagiu dessa forma perante a situações decisivas.

Tremores, pensamentos, sudorese, pupilas dilatadas, falas vacilantes, enrijecimento muscular, dentre muitas outras reações do corpo.

O Desencadeamento dessas reações do corpo são visíveis através de sua expressão facial e corporal, ou seja, naquele determinado momento, involuntariamente o tutelado deixa transparecer tudo que está se passando dentro dele.

Isso é o que popularmente se conhece figurativamente como o CHEIRO DO MEDO.

Com isso o ego exerce ainda mais controle sobre o tutelado, pois sua ação não fica restrita apenas a pensamentos, mas também ao seu corpo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
***
Mensagens: 4,256
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#26
06-04-2014, 10:03 PM
Fazia tempo que não lia coisas tão boas!
No aguardo da continuação!
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#27
06-04-2014, 11:53 PM
[Imagem: man+praying+in+dark.jpg]

O tutelado exala medo, e o medo por mais que esteja apenas dentro de você, faz-se revelar em seu corpo, logo, o tutelado passa a não transmitir confiança em suas ações e emoções e o medo passa a afetar tudo e a todos que o cercam.

As pessoas sentem o CHEIRO DO MEDO, algumas pessoas mais do que as outras, mas pode-se dizer que é uma habilidade básica de todo ser humano identificar o medo em outra pessoa.

Logo, o tutelado além de perder oportunidades, acaba perdendo o respeito, se é que o medo o permitiu construir algum, porque já não transmite confiança aqueles que o cercam.

Ninguém confia em uma pessoa com medo, as pessoas tendem a no decorrer da vida se associar com quem inspira confiança, certeza, convicção, firmeza, força, segurança, ou seja, tudo que o medo não permite que você tenha.

Quando eu falo em se associar, estou falando de uma forma geral, contratação para um emprego, amizade, negócios ou relacionamentos, etc; associações básicas que um ser humano faz com outro no decorrer de sua vida.

Você pode notar isso no dia a dia, apenas observe.

Quando o tutelado tem o medo no controle de sua vida a serviço do ego, o medo passa a agir de forma autônoma e a vontade do tutelado pouco importa, pois a decisão final sempre estará a cargo do medo, afinal, é lutar ou fugir, mas ao lutar, sempre haverá risco de grave injúria ao ego, então só resta fugir.

[Imagem: man_in_the_dark.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
***
Mensagens: 1,426
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
Registrado: Oct 2011
#28
07-04-2014, 12:02 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-04-2014, 11:27 AM por Appollo.)
Muito bom artigo! Estou acompanhando mesmo estando off na maior parte do tempo.
Show ContentSpoiler:
[Imagem: 10245293_305047936315016_1834250010_n.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#29
07-04-2014, 02:50 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2014, 02:54 PM por Ali.)
[Imagem: shadow_man.jpg]

E a vida vai passando, oportunidades vão sendo perdidas, passam-se dias, meses, anos e o tutelado segue abrindo mão das oportunidades, se abstendo de fazer escolhas.

O Medo acaba se tornando uma espécie de paralisia ou até mesmo pode ser comparado a um coma em vida pois você está lá, consciente, consegue sentir ou até mesmo ver tudo que se passa a sua volta mas não consegue fazer absolutamente nada porque o medo não permite e o convence de que não fazer nada é melhor do que fazer alguma coisa e se dar mal.

Planta na sua cabeça que sempre poderá acontecer o pior, monta em sua mente o pior cenário possível do que pode acontecer ao mesmo tempo que desperta dentro de você os piores sentimentos possíveis.

Mas ele não te dá escolha de agir ou não agir, afinal, ele já está no controle da sua mente e do seu corpo, de forma que a única escolha que você tenha seja fugir, sempre, pois ela já está pré definida pelo medo em proteção do ego.

O Mais fascinante é que o medo não descansa, afinal ele é o sentinela do ego, ele se faz presente nos momentos decisivos de sua vida guiando suas ações ou barrando elas no interesse do ego, e no restante do tempo medo trabalha para que você não o encare, te mantendo aprisionado e sem ação te levando para uma realidade alternativa, e para que você não tenha consciência de sua situação, o medo acaba te entretendo, guiando seus pensamentos, não permitindo que você tenha foco, o fazendo evitar pensar, planejar, definir metas e assim, colocar seu controle em cheque, pois conseqüentemente estaria colocando seu ego em perigo.

Mas o tutelado não tem consciência e acaba por negar que sua vida está estagnada por causa do medo, mas por culpa de fatores alheios a sua vontade.

O Ego acaba por fomentar sentimento de orgulho na condição do tutelado, o colocando sempre na defensiva contra quem tenta lhe mostrar a realidade e o tirar dessa realidade alternativa criada pelo medo.

O Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal, porém, o ego acaba por dar outra interpretação a esse sentimento, fazendo com que o tutelado sinta orgulho pela sua estagnação, o fazendo pensar que é superior aos demais e te dando elevada satisfação porque não estar ganhando nada, mas também não está colocando nada a perder.

Ou seja, o ego o faz se sentir satisfeito com sua condição, o fazendo recusar qualquer outra realidade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#30
07-04-2014, 05:08 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2014, 05:27 PM por Ali.)
[Imagem: exerc_cio.jpg]

Nos últimos posts você pode perceber que o medo para nos manter no controle nos torna fugitivos da realidade de forma que não venhamos a reconhecer nossa condição de prisioneiro.

Com a popularização da internet, dos meios eletrônicos portáteis, o medo acabou ganhando grande aliado e acabou se tornando uma rota de fuga permanente.

Tantas outras pessoas buscam essa fuga através da TV, dos amigos, nas bebidas.

Seja no trabalho, na escola, na faculdade, no ônibus, no carro ou em casa no seu quarto, o medo faz com que você sempre busque algo para seu entretenimento e assim você venha evitar de pensar, de planejar, definir objetivos.

Seu EGO faz com que você busque formas alternativas de satisfação de forma que o tutelado venha a ficar entretido em seu aprisionamento e venha a esquecer da realidade.

Com isso, você vai ficando entorpecido, postergando pensar em si mesmo e em um objetivo para sua vida e assim ele vai te mantendo como prisioneiro.

E assim chegamos ao segundo exercício #2, embora acredite que boa parte não deve ter feito nem o #1 .

Você deverá, no período mínimo de 72 horas, permanecer o máximo de tempo possível longe de qualquer meio de entretenimento, seja ele eletrônico, seja internet, celular, vídeo game, pornografia, masturbação, álcool ou qualquer coisa que venha a te entorpecer e desviar do foco.

Até mesmo meios de entretenimentos sonoros, como rádio, mp3, etc.

Salvo se você tenha que usar computador para seu trabalho ou estudo, mas neste caso, você deverá se abster de qualquer forma de entretenimento focando apenas no trabalho ou estudo, mas de preferência, atenha-se a cumprir apenas compromissos mais urgentes.

O Objetivo deste exercício é eliminar distrações para que você possa limpar sua mente e assim poder pensar com clareza.

É um exercício de meditação, então neste período, procure encontrar ambientes o qual você possa se concentrar.

Um detalhe importante é que pra maioria isso será um sacrifício colossal, a abstinência costuma bater na primeira meia hora e a única coisa que conseguirá pensar pelas próximas 72 horas é no facebook que você está deixando de acompanhar, nos vídeos que está deixando de ver e daí por diante.

Mas, você terá que aprender a lidar com essa guerra dentro de si, o medo gritará em sua mente, tentará a todo custo o arrastar de volta para que você não o encare e assim não consiga focar em si mesmo, não consiga fazer planos.

Procure encontrar o silêncio dentro de si e o utilize como uma tela em branco a qual você utilizará para projetar sua vida.

Neste período, você deverá fazer um balanço do que foi sua vida até o momento, na escola, na faculdade, no trabalho, nos relacionamentos, ou seja, pensar em você.

Você deverá identificar os avanços e retrocessos ou onde simplesmente nada aconteceu nos últimos anos em sua vida.

Ao mesmo tempo, foque-se em você, na sua respiração, nos seus batimentos cardíacos e note que ao lidar com determinados pensamentos, ocorrerá alterações bruscas ou até mesmo espasmos musculares.

Você deve se ater a 2 pensamentos.

Quem eu sou? e Quem eu quero ser?

Tente definir uma ligação entre a primeira pergunta e a segunda pergunta com um plano de ação que defina o que é necessário para isso.

Para auxiliar, pense onde você gostaria de estar, quem você gostaria de ser, o que você gostaria de estar fazendo, pense agora no carro que você gostaria de ter, no emprego dos seus sonhos, naquela mulher impossível na sua cama, enfim.

Seu pensamento será desviado por diversas vezes, você se sentira tentado a se entorpecer através do entretenimento de sua mente, o medo gritará em sua mente, mas você deve lutar para ter controle sobre ela.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#31
07-04-2014, 05:22 PM
Vale lembrar que ninguém está obrigado a seguir nenhum dos exercícios que estão sendo propostos aqui, que por enquanto ainda estão na fase de meditação e controle da mente.

Aos confrades que irão fazer os exercícios, faço votos que consigam, pois ai estarão aptos ao terceiro exercício que exigirá um pouco mais, pois serão exercícios onde você começará a enfrentar o medo na prática.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Cavaleiro Negro
Búfalo
**
Mensagens: 101
Tópicos: 3
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2013
#32
07-04-2014, 06:18 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2014, 06:21 PM por Cavaleiro Negro.)
Tópico Fuckyeah

Citar:Muito bom artigo! Estou acompanhando mesmo estando off na maior parte do tempo.
²

Praticarei o exercício. Vai ser também, uma forma de saber como está meu autocontrole
Quando deixei de ligar para o que as outras pessoas pensam sobre mim
e comecei a se importar muito mais comigo,
Minha vida ganhou sentido.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Eskillo
Penso; Logo Existo.
***
Mensagens: 558
Tópicos: 17
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2013
#33
07-04-2014, 06:20 PM
Ali, muito boa a sua exploração sobre este tema; sobre este exercício eu já o fiz algumas vezes, principalmente quando acredito que alguma rotina minha esteja me deslocando do caminho que quero percorrer.

Gostaria de te perguntar uma questão, qual a sua definição de ego?

Pergunto isso porque já pensei sobre este tema que está colocando nestes posts, mas relacionando a auto-estima do homem. Na minha visão a maioria dos nossos problemas em conquistar objetivos estão relacionados a baixa auto-estima. Alguns fatos ou situações durante a vida causam um sentimento de inferioridade, este incapacita o homem de seguir em frente, gerando também o medo que você comenta. Esta sensação de inferioridade e o medo devem ser investigadas se auto-analisando, pois só o próprio ser pode realmente descobrir o que causou esta tempestade de sentimentos. O problema é que esta análise interna não é muito prazerosa, ela remexe em coisas a muito tempo esquecidas; mas que devem ser encaradas para entender de onde a frustração e o medo surgiram.

Além disso, para homens que conseguiram cultivar a auto-estima e confiança minimizando o medo, vejo muitos casos uma dependência naquilo que os mudaram. Por exemplo se o homem adquiriu estes atributos através do dinheiro e tirarmos isso dele ele voltará a ser incapacitado psicologicamente; se o homem adquiriu através do físico se ficar fraco retornará ao estágio depressivo. Então mostra que apesar da confiança, a plenitude espiritual deveria ser almejada, pois é ela ao meu ver que manteria um estado mental vencedor mesmo com mudanças extremas externas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ray Palmer
Veterano
***
Mensagens: 789
Tópicos: 10
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Aug 2013
#34
07-04-2014, 07:12 PM
Tópico Top.

E o comentário do Eskillo é pertinente.

Mas por um lado, temos a famosa frase do Tyler "apenas quando perdemos tudo estamos livres para fazer qualquer coisa", que foi citada no artigo que o Barão publicou no canal sobre o Estoicismo (como diria o Dr. Hannibal Lecter, leia Marco Aurélio!).

Por outro, "todo esforço é inútil, se você não acredita que é capaz" by Might Guy (geração naruto forévis), que vem de encontro ao que o Eskillo comentou. Apenas a vizualização do objetivo concluído e a fé que a pessoa possui nas próprias forças podem dar a motivação e mostrar o caminho pelo qual ela deve seguir.

Então qual é a saída?

Fazendo um humilde adendo ao que o confrade Ali escreveu com maestria, só quando perdemos o medo de não apenas tentar, mas também de tentar e fracassar estaremos realmente livres de qualquer fraqueza. Sem o medo do fracasso você é livre pra acreditar completamente em sua capacidade, pois o fracasso se torna, guardando as devidas proporções, irrelevante.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#35
07-04-2014, 08:13 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2014, 10:44 PM por Ali.)
Caro Eskillo, é uma honra tê-lo como leitor assim como o confrade Mad Max e todos os leitores do fórum ou que não estão nesse fórum mas o acompanham.

Bom, como eu disse no primeiro post, ego nada mais é do que eu de cada um, é o centro da consciência humana, é uma soma dos desejos, pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais que definem a identidade de cada um de nós.

O Ego é a parte mais superficial do ser humano, a qual, se tornada consciente, tem por objetivo a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção, filtragem e controle dos desejos e exigências procedentes dos impulsos do indivíduo em relação a realidade e a harmonização deles perante as exigências e valores da sociedade.

O Ego também tem como função a defesa da personalidade, ou seja, defesa da identidade do indivíduo, e este quando em perigo acaba acionando assim os seus mecanismos de defesa, dentre eles o Medo.

O Medo, como disse no começo do artigo é o mecanismo de defesa acionado pelo ego quando ele (sua identidade) está em perigo iminente, é a ação direta de defesa do ego através do controle do indivíduo impedindo que este venha colocar o ego em perigo, e se colocado, ou fuja para protegê-lo ou lute para defendê-lo.

A Baixa auto-estima é sub-produto do medo, quando este faz com que o tutelado não consiga ver em si capacidade de poder satisfazer os seus desejos evidenciando todos os pontos negativos tanto no próprio tutelado, quanto no desejo ou objetivo e em todo processo que envolve a busca por ele.

É a frustração pelo reconhecimento de sua posição de incapacidade imposta pelo medo perante seus desejos e a realidade.

Ele faz com que o tutelado em sua avaliação subjetiva, não consiga ver nada positivo em si, reconhecendo então sua incapacidade gerada pelo medo perante seus desejos e objetivos.

Ou seja, a baixa auto-estima é uma ferramenta do medo para coagir o tutelado a permanecer parado ou ferramenta de retração e controle.

Alguns pregam que você deve matar o ego, mas matar o ego é como matar a si mesmo, é como renegar sua identidade, ou seja, o que te define.

O Ego e o medo não morrem, são partes integrantes de todo ser humano, eles podem ser dominados, até mesmo ficarem "adormecidos", mas é impossível mata-los de forma definitiva.

O Grande problema nessas pessoas que você citou como exemplo, é que conseguiram apenas dominar o medo, mas não conseguiram dominar o ego.

Se o indivíduo domina o medo, mas não domina o ego, só vai lhe restar o desejo insaciável e desenfreado do ego e toda a vida da pessoa passará a se basear na satisfação dele.

E como disse logo no começo do artigo, o maior medo do ego é a destruição e este se destruído através do fracasso, da vergonha, da rejeição, já não tendo o medo como limitador, leva o indivíduo junto, pois este faz parte dele.

Vou falar muito sobre isso no decorrer do post.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#36
07-04-2014, 08:20 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2014, 08:52 PM por Ali.)
(07-04-2014, 06:20 PM)Eskillo Escreveu: O problema é que esta análise interna não é muito prazerosa, ela remexe em coisas a muito tempo esquecidas; mas que devem ser encaradas para entender de onde a frustração e o medo surgiram.

O Problema, confrade eskillo, é que muitas vezes a raiz do medo está nessas coisas a muito tempo esquecidas, e a pessoa opta por conviver com o medo a encara-lo e supera-lo de uma vez, justamente porque é mais cômodo negar a si mesmo a existência dele evitando a raiz do problema.

Mas, este ainda está lá, refletindo no seu presente.

Mas, são poucas as pessoas que tem coragem para ir até o inferno enfrentar seus medos, muitos optam por conviver com ele permitindo assim serem dominados.

Quanto as pessoas que você citou é que o ego, faz o sujeito acreditar que aquela satisfação gerada por aquele sucesso é permanente, e o faz acreditar que sua vida será completa enquanto tiver aquilo ou mais daquilo, como vemos no caso de pessoas que obtiveram sucesso na vida financeira mas não buscaram o equilíbrio e a plenitude espiritual.

Para isso ele usa o orgulho como forma de garantir essa satisfação e fazendo o tutelado acreditar que ela será definitiva.

Mas sabemos o sucesso não é permanente, sempre está em risco.

E se o tutelado perde isso em que está se baseando, seu orgulho é ferido assim como ego, o fazendo voltar a sua condição original ou até mesmo pior do que ela causando danos muitas vezes irreversíveis.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#37
07-04-2014, 08:49 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2014, 08:53 PM por Ali.)
[editado]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
***
Mensagens: 1,345
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
Registrado: Oct 2013
#38
07-04-2014, 11:18 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2014, 11:18 PM por Aquiles.)
Muito bom os pontos levantados pelos Eskillo, já passei por isto.

Excelente artigo Ali, continue nos contemplando com estas poderosas análises, acredito que através destas palavras esteja ajudando muitos aqui.

Saudações!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#39
09-04-2014, 11:28 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-04-2014, 11:44 PM por Ali.)
[Imagem: voce_tem_culpa_de_que_The_White_Light.jpg]

O Ego quando está no controle pleno na vida do tutelado, não suporta questionamentos quanto ao seu modo de ação, então ele faz com que o tutelado não consiga reconhecer a culpa pelo próprio fracasso e estagnação, ele faz com que o sujeito sempre busque alguém ou algo para responsabilizar para que a culpa não venha recair sobre si.

Porque o reconhecer a culpa é reconhecer que o ego está errado, que ele é responsável pela sua situação e pra ele(o ego) isso é insuportável, logo, ele o irá fazer racionalizar de forma que sempre encontre um culpado para seus problemas que não seja você.

Pode notar isso no seu dia a dia, raramente as pessoas assumem a própria culpa e responsabilidade, sempre a primeira reação é buscar alguém ou algo para responsabilizar e se eximir da culpa.

Por quê? Pelo medo do castigo é claro, o que representa para o ego o fracasso e a destruição.

O Objetivo disso é retardar ou anular qualquer reação que o tutelado possa ter ou providência ou atitude que ele possa tomar para corrigir o problema, pois fazendo isso o tutelado estaria saindo de seu controle, e logo ele passará a acionar seus sistemas de defesa, o medo e o orgulho.

Se você fracassou ou encontra-se estagnado o primeiro pensamento que nasce em sua cabeça é: A Culpa não é minha, não sou responsável, não posso fazer nada.

O efeito disso você pode notar em você mesmo se prestar atenção, são aquelas desculpas que nós inventamos para nós mesmos para não agir, não tomar uma atitude, sempre buscando alguém ou algo para responsabilizar pelos nossos fracassos, erros ou simplesmente pela nossa falta de ação.

O Tutelado ao buscar culpados ou responsáveis pelo seu fracasso acaba por não reconhecer a própria responsabilidade, porque o ego o convenceu que não é culpa dele, logo, não precisará tomar uma atitude e corrigir o seu caminho, afinal, não é sua culpa, mas de alguém.

E de desculpas em desculpas o ego vai te mantendo ali, no cabresto, aprisionado e sem ação para mantê-lo em segurança porque qualquer atitude que você venha tomar que possa ocasionar uma mudança em sua vida, representa grande risco e perigo iminente ao ego pois como disse no começo do artigo, o maior medo do ego é a destruição através da vergonha, do fracasso, da rejeição e para isso ele irá utilizar todas suas defesas para que isso não venha a acontecer.

Meu caro amigo leitor, puxe pela sua memória quantas vezes na vida, mesmo que no fundo estivesse consciente de que a responsabilidade era sua, preferiu responsabilizar os outros pela sua falta de atitude.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tigre Real
Live and Learn
**
Mensagens: 177
Tópicos: 3
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Dec 2013
#40
10-04-2014, 12:03 AM
Cara que tópico foda viu. Top msm. Leitura obrigatória. Parabéns Ali, já chegou arrebentando.
Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um Tigre! - Shakespeare
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »


Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo