• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Como se bancar ($) na faculdade?
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Como se bancar ($) na faculdade?
Offline Máskara
Búfalo
**
Tópicos: 14
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
14-03-2014, 10:44 PM
Confrades, essa vai para quem estudou em uma universidade em que o curso era integral e não dava para trabalhar regularmente.

Então:
Como vocês faziam para se manter na faculdade?
Eu não quero ficar dependendo da minha família.

Gostaria de saber das possíveis formas de ganhar dinheiro que alguns de vocês usavam.

Valeu!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Nayd Vulcano
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
15-03-2014, 12:16 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-03-2014, 12:17 AM por Nayd Vulcano.)
Cara, não sei se vou te ajudar.
Estudei em federal e não tinha deinheiro nem pro busão (a universidade era longe a beça), ia de bicicleta. Até o dinheiro do RU (restaurante) , que era barato (R$0,80) não tinha. Terminei o curso me arrastando, e nem fiz formatura.

Acontece que, ao menos em federal, existem as bolsas de permanência. Tente conseguir algumas -- ainda assim essas não bancam muito, só amenizam o transporte e a alimentação. Tente conseguir a monitoria em disciplinas que vocẽ é bom (e se vc não for bom, estude pra ser). Eu complementava a renda fazendo os trabalho dos colegas e cobrava por isso (algumas pessoas trabalhavam em lojas de vestúario, e me pagavam com roupas e calçados), e/ou dava aulas particulares/reforço (meu curso era licenciatura). Existem também projetos remunerados de outras áreas que alunos de qualquer curso podem entrar (como os de filosofia).

Apenas cuidado para que seus colegas não vejam em vocẽ um cara ganancioso, eles podem cortar suas pernas...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
15-03-2014, 12:17 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-03-2014, 12:22 AM por Aquiles.)
Boa pergunta.

Não foi o meu caso, mas de qualquer forma, vou dar o piteco.

A depender do curso vc já começa a estagiar e consegue ganhar alguma grana, pelo 2° - 4° semestre.

Algumas federais disponibilizam as repúblicas, então, uma salário mais ou menos daria tranquilamente pra se manter, ou seja, na hipótese aludida, estaria sim dentro de um rendimento aceitável.

Já ouvi cara meter o pau em Medicina (que é um exemplo de curso integral), dizendo que só filhinho de papai faz, e quem não for rico não consegue.

Não acredito que possamos levar isto ao pé da letra.

Na teoria, largar o comodismo e buscar formas de ganhar receitas até estar apto, o mais rápido possível, a adentrar na sua área e começar a ganhar experiência e algum rendimento do próprio curso.

Mas bem provável a família terá de ajudar, nem que seja somente nos primeiros semestres de curso.

Tem que ter jogo de cintura e buscar rentabilizar o investimento do curso desde cedo, pra já ir buscando liberdade financeira e desarraigando das dependências da família.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Nayd Vulcano
Búfalo
**
15-03-2014, 12:25 AM
Concordo, o que complica é os primeiros semestres -- principalmente na área das exatas e engenharia. O negócio é segurar a onda até conseguir o estágio.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Máskara
Búfalo
**
15-03-2014, 01:12 AM
Vamo que vamo. Grato aos colaboradores das idéias.

Aguardando mais sugestões e dicas dos confrades.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline gladiador
Búfalo
**
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 1
15-03-2014, 01:23 AM
Depende de quanto vc precisa para "se bancar"

De renda fixa e segura todo mês ou é estágio ou alguma bolsa na universidade (ic, monitoria, etc)

Agora de renda variável tem muitas possibilidades, depende do curso q vc vai fazer e do q vc já sabe fazer. Essa modalidade paga mais por hora.

Exemplo: algum freelancer na área do teu curso, professor particular, etc.

O bom é mesclar o fixo com o variável para nunca ficar na mão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Tópicos: 16
15-03-2014, 01:24 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-03-2014, 01:29 AM por NW GD FLW.)
Penso que existem essas opções confrade:

Bolsa permanência/outras bolsas incluindo iniciação científica CNPq que a universidade principalmente federal oferece;

Tutoria em alguma disciplina na universidade;

Aulas particulares que você pode oferecer na região ensinando num turno adequado e que de pra você estudar, é importante ter disciplina apurada aqui.

EDIT: Sim e também como citou o confrade gladiador tem os estágios que são extremamente importantes pra os primeiros passos no mercado de trabalho.

Procure nos sites da própria universidade deve ter uma área "Assistência Estudantil" algo assim, no site do CNPQ tem as chamadas pra bolsa, você se inscreve se estiver interessado em realizar uma pesquisa com um orientador, além disso você pode procurar por sites sobre Estágios na sua região ae e claro também tem os concursos que é sempre bom já fazê-los por experiência.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline fucker_cwb
Búfalo
**
Tópicos: 22
15-03-2014, 12:12 PM
As melhores dicas os confrades já falaram, mas vou reforçar:

- ande de bike se possivel, ou consiga carona e racha o valor da gasolina
- estagio
- tem que deixar o orgulho de lado as vezes, e pedir apoio da familia (nada mais justo, ainda mais se tiverem condições)

- leva lanche de casa, procure não gastar com comida (mas sem deixar de comer, essa é a pior maneira de economizar dinheiro) nada de baladas, roupas caras para impressionar, etc

- esqueça as mulheres por enquanto, se foque nos estudos, lá na frente isso vai fazer toda a diferença!
-já vai estabelecendo o "networking", contatos, é o que vai te garantir depois de terminar o curso também.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
15-03-2014, 04:56 PM
Procure por projetos de extensão ou projetos de iniciação científica e também monitoria.

Essas informações você pode obter conversando com seus professores e nos colegiados e departamentos de cursos; também perguntando pras pessoas do teu curso sobre isso.

Eu faço curso integral e estou a uns dois anos ganhando uma bolsa de R$400,00 por participar em um projeto da Universidade na qual estudo. Não é grande coisa mas já me ajuda bastante com as minhas despesas pessoais e a não depender tanto dos pais.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
15-03-2014, 05:09 PM
Esqueça festas e saídas em bares. Gastar dinheiro nisso é rasgá-lo. Você agora está na fase de construção inicial pro seu desenvolvimento pessoal, é preciso fazer disso seu objetivo e sobrepor isso ao restante. Gaste dinheiro com o essencial.

Alimentação é essencial, não economize tanto nisso, não se prive mas se alimente adequadamente. É preciso que seu corpo esteja bem para que sua mente dê conta dos estudos.

Notas são essenciais. Estude, esqueça baladas. Teu futuro é mais importante que elgumas horinhas de diversão e historinhas pra contar pros miguxos. Quem diz que não é porque talvez não saiba que parte da escolha para estágios, projetos e monitoria leve em conta o histórico acadêmico.

Faça as contas de seus gastos mensais, divida-os em fixos e variáveis.
Economize o que puder nos gastos variáveis, corte tudo o que for supérfluo.

Siga as dicas do fucker_cwb, sovina style é o que manda nessas horas complicadas. O que os outros pensarem de você por isso? Toque o foda-se. Você não deve explicações a ninguém, faça algo pra crescer e não pra agradar aos outros.

Se pensa em estágio, monitoria, projetos de iniciação científica comece a aprender preencher seu currículo Lattes.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
Tópicos: 23
09-04-2014, 03:40 PM
Vou postar minha experiência ainda em andamento sobre isso em um relato confrade, dê uma olhada depois.
Um homem só é homem quando vence seus medos.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Máskara
Búfalo
**
09-04-2014, 04:26 PM
No aguardo, confrade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
Tópicos: 17
09-04-2014, 05:02 PM
Vender merdas na praia/porta de balada/etc.

Trabalhos noturnos (garçom, entregador de pizza, etc)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
09-04-2014, 06:15 PM
Boa mero, tem trabalho no final de semana, em shoppings, como vendedor e caixa, dá pra tirar uma grana boa.

Outros trabalhos em casa, etc.

Só tem que ter cuidado pra não cair naqueles esquemas de pirâmide, raspadinha da sorte etc. que o cara quer que tu pague ele pra te dar treinamento.

Tem que ter olho pra não ser enganado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 362 vezes em 215 posts
Posts que curtiu: 335
20-04-2020, 07:37 PM
Formatar trabalhos e fazer revisões costuma dar uma boa grana por um esforço que eu não considero muito grande.
Se você não conhece ou não lembra muitas regras de Língua Portuguesa e se formatação, basta pesquisar na internet.
Faça em um prazo curto, com qualidade e cobrando um preço menor do que os "concorrentes". Veja em grupos de facebvook quanto estão cobrando e cobre 20% menos. Ofereça uma amostra grátis de uma ou duas páginas ou algum trabalho seu mesmo (sobre assunto diferente do que os outros irão querer) e faça.

Outra coisa que está em alta são app's de deliverys, do tipo ifood/rappi/uber eats/99... Basta você ter uma BICICLETA, um celular com internet e ganha mais de 5 reais por entrega.

Brincando, sem muito esforço, dá pra tirar uns 200 com um trabalho revisado e algumas entregas por turno, em só umas 4 ou 5 horas a mais que voc~e faça, durante a noite se estuda integralmente durante o dia, por exemplo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sheogorath
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 13 vezes em 11 posts
20-04-2020, 07:53 PM
Creio que só playboy pode conseguir fazer e terminar curso integral de boa.
Pessoas classe baixa também podem, mas é de se contar nos dedos quem consegue tal proeza.
Eu mesmo tranquei uma faculdade, mesmo estando trabalhando, pois não era bolsa e tava quase passando fome devido a mensalidade não caber no orçamento. Por sorte, eu sou da área de T.I, então eu sigo estudando na internet mesmo, daqui uns meses eu consigo fazer uns freelance, ou quem sabe entrar numa empresa onde eu ganhe um pouco mais e voltar ao meu curso na faculdade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
20-04-2020, 09:55 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-04-2020, 10:02 PM por Plissken.)
O cara já deve ter se formado a essa altura.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
(20-04-2020, 07:53 PM)Joxokhanurs Escreveu: Creio que só playboy pode conseguir fazer e terminar curso integral de boa.
Pessoas classe baixa também podem, mas é de se contar nos dedos quem consegue tal proeza.
Eu mesmo tranquei uma faculdade, mesmo estando trabalhando, pois não era bolsa e tava quase passando fome devido a mensalidade não caber no orçamento. Por sorte, eu sou da área de T.I, então eu sigo estudando na internet mesmo, daqui uns meses eu consigo fazer uns freelance, ou quem sabe entrar numa empresa onde eu ganhe um pouco mais e voltar ao meu curso na faculdade.

Eu me formei em universidade estadual, num curso dificílimo, onde só 20% dos ingressos se formavam e ainda me casei nesse meio tempo. Kkkkkkkkkkkkkkk
Eu estudava em tempo integral, trabalhava à noite, numa fábrica e dormia quando dava.
É difícil, mas não impossível.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sheogorath
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 13 vezes em 11 posts
21-04-2020, 11:49 PM
(20-04-2020, 09:55 PM)Plissken Escreveu: O cara já deve ter se formado a essa altura.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
(20-04-2020, 07:53 PM)Joxokhanurs Escreveu: Creio que só playboy pode conseguir fazer e terminar curso integral de boa.

Eu me formei em universidade estadual, num curso dificílimo, onde só 20% dos ingressos se formavam e ainda me casei nesse meio tempo. Kkkkkkkkkkkkkkk
Eu estudava em tempo integral, trabalhava à noite, numa fábrica e dormia quando dava.
É difícil, mas não impossível.

Como eu disse: é de se contar nos dedos quem consegue.
Convenhamos, a maioria dos brasileiros medianos, não são muito chegados em estudar, pior nas periferias. O playboy só faz faculdade por status ou pra agradar a família/ganhar mais grana ainda no futuro. O brasileiro médio, se mata por uma vaga de logística/produção, pra ganhar 1,500 por mês, mas tem preguiça de estudar. Usa o maior presente que temos atualmente, em questão de conhecimento (a internet), para vadiar em redes sociais e inflar ego de vagabundas egoístas. Depois a esquerda vem e fala que o fato de não ter tanto preto e pobre na universidade, é culpa da ''burguesia''. 
O sistema é excludente para quem é pobre? Sim, mas eu garanto que uns 70% da culpa do pobre não estar na universidade, é do próprio pobre.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ohmega
Aspira
22-04-2020, 07:12 PM
Por isso a Esquerda consegue cooptar pessoas: Eles convencem que o cara que tem preguiça de estudar que é culpa das "elites" e não dele mesmo. Usa o pior defeito humano (a inveja) como catalizador para seus projetos.
[+] 1 usuário curtiu o post de Ohmega:1 usuário curtiu o post de Ohmega
  • Bruno Padilha
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 362 vezes em 215 posts
Posts que curtiu: 335
22-04-2020, 08:16 PM
Em algum outro lugar, eu fiz a seguinte observação com base na amostra de realidade que eu observo nas escolas:

20 a 25% dos alunos (ensino básico) são inteligentes e de bom caráter;
20 a 30% são inteligentes, mas possuem caráter duvidoso;
20 a 30% possuem bom caráter, mas não são tão inteligentes.

Serão estes que vão lutar por vagas no ensino superior. Considerando que, do primeiro grupo, só não consegue quem não quer, restam poucas vagas para todos os outros lutarem. Nisto, alguns caem no vitimismo e na demagogia de dizer que não possui oportunidade, que é difícil... Em parte, pode ser verdade. De fato, a vida é mais difícil apra alguns do que para outros, principalmente para o homem e se for branco e hétero, sem nenhuma cota ou privilégio, mais difícil ainda.

Só que fazer uma faculdade não deve ser visto necessariamente como um objetivo para todos. A vida é feita por relações de oferta e demanda. Às vezes, naquele momento, o cara não demanda pelo que a faculdade tem a oferecer e/ou ele não tem a oferecer oque a faculdade demanda. Assim como no tópico do "casamento", não há uma máxima totalitária de que o fim em si é algo bom ou ruim para todos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo