• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros A matrix do curso superior
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
A matrix do curso superior
Offline Jef
Búfalo
**
Tópicos: 47
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
03-02-2014, 11:35 PM
Tenho estudado e lido bastante sobre empreendedorismo nos ultimos meses. Os ultimos 3 livros que passaram pela minha cabeceira foram relacionados a isso, e posso dizer a voces que isso esta mexendo muito com a minha cabeça.
Esses livros estão abrindo meus olhos para uma coisa que, pelo menos ao que parece, pouquissimas pessoas sabem.

Estamos vivendo uma matrix muito grande relacionadas a estudo e merito. Não estou falando que nao devemos estudar. Estou falando quanto a qualidade/quantidade do estudo. As pessoas, nao só aqui no brasil, mas em varios lugares do mundo saem do colegio e vão para as universidades sem nem pensar porque realmente estão fazendo. Pra quem conhece Flavio Augusto, um dos maiores empreendedores do Brasil, concordo totalmente em suas palavras quando diz q "as pessoas simplesmente seguem a massa" na esperança de maiores salários, sendo que o problema está justamente aí.

Um curso superior abre muitas portas, sem duvida. Mas são oportunidades muito restritas pois a grande maioria dos cursos te formam para ser um empregado e eu não tenho duvidas em dizer que é muito dificil enriquecer apenas ganhando salário. Você pode viver muito bem, mas dificilmente ficará rico.
É como se as pessoas estivessem jogando um jogo mas não se dão conta de que as regras podem beneficia-las. E ao inves de usar essas regras a seu favor, as pessoas insistem em vencer sem nem ler o manual. O jogo que eu to falando é o Capitalismo e por mais comunista que vc seja, vc esta jogando ele. O dinheiro é quem manda em praticamente todo lugar do planeta.

E é por isso que nesse ultimo final de semana decidi abandonar o curso que estava fazendo (Farmacia) porque estou acreditando fortemente que esse não é o caminho que vai me enriquecer e fazer ter a vida que eu quero. Esse conhecimento todo abriu meus olhos e me fez perceber que estudar química não vai me levar muito longe. A não ser que eu comece a fabricar e vender metaanfetamina (piada pra quem conhece Breaking Bad).
Enfim, tenho alguns planos na cabeça que incluem estudar finanças, economia ou ate mesmo fazer administração ou alguma engenharia. Mas não para trabalhar, e sim para empreender. E infelizmente são poucos os cursos que te dão as ferramentas para isso.

É um risco que estou enfrentando mas as ideias de Robert Kiyosaki, escritor do best seller PAI RICO, PAI POBRE dificilmente vão sair da minha cabeça. O raciocinio é muito simples: se vc faz oq a maioria faz, vc vai se tornar o que a maioria é. Do que adianta levantar um canudo, acreditando ser um vencedor se vc viver o resto da vida tendo medo de arriscar e fazer diferente?
A verdade é que um aqui no Brasil pelo menos, ter ensino superior virou status. As pessoas nao se perguntam mais das vantagens reais que isso trará para elas. O que mais vejo sao pessoas vagando pelo campus, pelas festinhas, somente em busca de seu diploma e sem construir absolutamente nada. Depois disso, são inseridas no mercado de trabalho como mais um na multidão.
A verdade é que ficar 5 anos estudando, se especializando, pagando altas mensalidades, e depois disso trabalhar para enriquecer os outros, está longe de ser inteligente e vantajoso. Enquanto estamos nos dedicando fortemente aos estudos na esperança de um bom emprego, ha pessoas ganhando muito dinheiro em cima de canais no youtube atraves de ideias relativamente simples.

A Universidade é um meio e não um fim.
O fim é o nosso PROJETO DE VIDA.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
Tópicos: 55
Curtido: 1 vezes em 1 posts
03-02-2014, 11:54 PM
Concordo Jef. Eu sou professor de engenharia numa federal e falo isso há anos para os meus alunos. Aliás, o meu curso tem o currículo mais moderno do Brasil, inclusive com as disciplinas de empreendedorismo e administração de empresas (eu que fiz o currículo Fuckyeah). Diplomas podem te ajudar, mas não é condição necessária para ganhar dinheiro. Basicamente, muito dinheiro (honesto) só vem com boas idéias e muito trabalho como empreendedor. Viver de salário só vale a pena no serviço público, não é muito dinheiro, mas tem muita tranquilidade. Acredito que esses são os dois caminhos a serem seguidos. A escolha depende da personalidade e aspirações de cada um. Salários de CLT podem até de dar dinheiro (especialmente para engenheiros), mas te matam de stress e cansaço.
Boa sorte pra você.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
04-02-2014, 12:03 AM
Esqueci de falar que, historicamente, no Brasil um curso superior é para formar "profissionais", o que vai contra a ideia original de universidade, que nasceu para formar "homens superiores", que buscavam o conhecimento para crescer intelectualmente e espiritualmente, enquanto os profissionais técnicos eram formados nos próprios locais de trabalho. Essa ideia permaneceu em partes da Europa e nos EUA. O Brasil adotou o modelo francês das escolas superiores que formavam profissionais (foram criadas por Napoleão). Isso causa muitos dos problemas da educação superior e do mercado de trabalho do Brasil. Mas não vou aprofundar este assunto agora.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Wild
BORN TO BE
Tópicos: 29
Curtido: 348 vezes em 235 posts
Posts que curtiu: 164
04-02-2014, 12:52 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-02-2014, 01:08 AM por Wild.)
Críticas boas e ruins irei fazer, mas não posso deixar de comentar...
(03-02-2014, 11:35 PM)Jef Escreveu: Tenho estudado e lido bastante sobre empreendedorismo nos ultimos meses. Os ultimos 3 livros que passaram pela minha cabeceira foram relacionados a isso, e posso dizer a voces que isso esta mexendo muito com a minha cabeça.
Esses livros estão abrindo meus olhos para uma coisa que, pelo menos ao que parece, pouquissimas pessoas sabem.

Estamos vivendo uma matrix muito grande relacionadas a estudo e merito. Não estou falando que nao devemos estudar. Estou falando quanto a qualidade/quantidade do estudo. As pessoas, nao só aqui no brasil, mas em varios lugares do mundo saem do colegio e vão para as universidades sem nem pensar porque realmente estão fazendo. Pra quem conhece Flavio Augusto, um dos maiores empreendedores do Brasil, concordo totalmente em suas palavras quando diz q "as pessoas simplesmente seguem a massa" na esperança de maiores salários, sendo que o problema está justamente aí.
Bem notado, como vimos depois na frase que sintetiza isso mais abaixo. Infelizmente sabemos que o que mais se divulga dificilmente é o que mais pode nos ajudar, o "segredo da coisa", o suprassumo, o melhor de tudo, ah, isso não se ensina, tampouco se anuncia aos quatro ventos. Todo bom segredo está restrito a poucos, pois uma vez que passa a ser domínio comum de todos instantaneamente deixa de ser bom e vantajoso. Onde juntam as massas só sobram os farrapos e restos, pois a própria massa os devora. Não dá para escapar dessa realidade.
(03-02-2014, 11:35 PM)Jef Escreveu: Um curso superior abre muitas portas, sem duvida. Mas são oportunidades muito restritas pois a grande maioria dos cursos te formam para ser um empregado e eu não tenho duvidas em dizer que é muito dificil enriquecer apenas ganhando salário. Você pode viver muito bem, mas dificilmente ficará rico.
Todo o sistema é feito pensado nisso. Justamente encaixar as pessoas nas diversas categorias de trabalho é o que acontece. Ensino fundamental te dará um trabalho braçal, ensino técnico algo mais especializado, ensino superior um trabalho menos braçal e mais intelectual, e por aí a escada sobe. Normal, sem isso nada funciona. Alguém precisa fazer os trabalhos ruins e difíceis, se não a sociedade pára. Não acho nada de indigno em trabalho nenhum.

Já enriquecer, isso é para poucos, geralmente aqueles mais espertos que, ou fazem um grande produto/serviço genial, ou então exploram alguma massa de trabalho. Geralmente esses dois ocorrem juntos. Não existe enriquecimento sem que você pise na cabeça de alguns ou junte uma partezinha do que os (muitos) outros produziram pra você (isso é o que chamam de empreender). Ou então ganhe na loteria -- o princípio lembra bastante.

O bom é que nada disso é desonesto por si só, você pode enriquecer sim sem ser um "patrão malvado". Agora que dificilmente enriquecerá sem ser um "patrão" de algum tipo.
(03-02-2014, 11:35 PM)Jef Escreveu: É como se as pessoas estivessem jogando um jogo mas não se dão conta de que as regras podem beneficia-las. E ao inves de usar essas regras a seu favor, as pessoas insistem em vencer sem nem ler o manual. O jogo que eu to falando é o Capitalismo e por mais comunista que vc seja, vc esta jogando ele. O dinheiro é quem manda em praticamente todo lugar do planeta.
Fato. Mas as pessoas são mesmo assim, muitas preferem se iludir, ou então achar algum canto confortável e passam a viver lá. Se vivem felizes ou frustrados, isso varia muito de pessoa, mas te digo: nenhuma delas aproveita todo o seu próprio potencial, sequer para produzir, imagina pra poder juntar riquezas.
(03-02-2014, 11:35 PM)Jef Escreveu: E é por isso que nesse ultimo final de semana decidi abandonar o curso que estava fazendo (Farmacia) porque estou acreditando fortemente que esse não é o caminho que vai me enriquecer e fazer ter a vida que eu quero. Esse conhecimento todo abriu meus olhos e me fez perceber que estudar química não vai me levar muito longe. A não ser que eu comece a fabricar e vender metaanfetamina (piada pra quem conhece Breaking Bad).
Enfim, tenho alguns planos na cabeça que incluem estudar finanças, economia ou ate mesmo fazer administração ou alguma engenharia. Mas não para trabalhar, e sim para empreender. E infelizmente são poucos os cursos que te dão as ferramentas para isso.
É um bom começo. Não espere achar muita coisa, mas aprender um pouco de "como o sistema funciona" pode eventualmente te levar a algum autor ou livro que explicará como a coisa REALMENTE funciona. Esse livro será a "Real do mundo financeiro", certamente abrirá ainda mais a sua mente, que nem os bons livros que tem lido.
(03-02-2014, 11:35 PM)Jef Escreveu: É um risco que estou enfrentando mas as ideias de Robert Kiyosaki, escritor do best seller PAI RICO, PAI POBRE dificilmente vão sair da minha cabeça. O raciocinio é muito simples: se vc faz oq a maioria faz, vc vai se tornar o que a maioria é. Do que adianta levantar um canudo, acreditando ser um vencedor se vc viver o resto da vida tendo medo de arriscar e fazer diferente?
Perfeitamente bem colocado, esse livro deve ser interessante. Vou dar uma olhada nele, quem sabe não vai pra minha próxima lista de compras...?
(03-02-2014, 11:35 PM)Jef Escreveu: A verdade é que um aqui no Brasil pelo menos, ter ensino superior virou status. As pessoas nao se perguntam mais das vantagens reais que isso trará para elas. O que mais vejo sao pessoas vagando pelo campus, pelas festinhas, somente em busca de seu diploma e sem construir absolutamente nada. Depois disso, são inseridas no mercado de trabalho como mais um na multidão.
Problema típico brasileiro: O governo oferece a "educação", só que como ela já é podre de base, a única coisa que pode sair disso é algo anda pior. O cara sai da faculdade um bosta, totalmente despreparado pra tudo, ter que enfrentar alguns gigantes todos os dias até aprender como as coisas funcionam - No jeitinho brasileiro, é claro, com muita malandragem e corrupção no meio.

Mas suponha que o cara não consiga achar sequer um emprego decente? (O que não é incomum!) "Ah, mas o governo fez a sua parte e lhe ofereceu 'educação', se você não consegue emprego a culpa é da sua incompetência": Esse é o raciocínio padrão, eles te entregam um canudo fajuto e dalí em diante, você que se vire. Uma merda decadente total essa educação d idiotas para idiotas, que nada acrescenta ou constrói - no máximo uma penca de militantes babacas de discurso decorado - já que seus cérebros semi-analfabetos sequer são capazes de interpretar criticamente -de verdade- um texto.

(03-02-2014, 11:35 PM)Jef Escreveu: A verdade é que ficar 5 anos estudando, se especializando, pagando altas mensalidades, e depois disso trabalhar para enriquecer os outros, está longe de ser inteligente e vantajoso. Enquanto estamos nos dedicando fortemente aos estudos na esperança de um bom emprego, ha pessoas ganhando muito dinheiro em cima de canais no youtube atraves de ideias relativamente simples.

A Universidade é um meio e não um fim.
O fim é o nosso PROJETO DE VIDA.
Bem colocado. Essa é um chute no estômago pra quem acha que é só fazer faculdade e está "feito na vida". A vida só começa depois de que você sai desse ninho, de preferência só aproveita quando voa bem pra longe desse monte de palha cagada.

Não se iludam achando que só por terem diploma atestando suas 'INCOMPETÊNCIAS' que vão ser alguém no mundo. Se vocês não se destacarem, correrem atrás para se auto-aperfeiçoarem, jamais irão sair da linha de partida.

-------

Eu particularmente não sinto necessidade de juntar muito dinheiro, apenas o suficiente para er direio à alguns "luxos", como boa alimentação, roupa e transportes e acessórios. Não me vejo ostentando carrões à moda do Ree$e, ao menos pra mim, dinheiro de mais pode trazer atenção desnecessária (coisa que não gosto nem vejo utilidade).

Mas também não quero viver a vida toda sendo mandado por patrão ou então tendo a "vida ganha" da estabilidade de um concurso público. Se viver uma vida simples é o caminho, ao menos quero fazer isso depois de juntadas umas reservinha razoáveis.yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Wild
BORN TO BE
Tópicos: 29
Curtido: 348 vezes em 235 posts
Posts que curtiu: 164
04-02-2014, 01:03 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-02-2014, 01:04 AM por Wild.)
(03-02-2014, 11:54 PM)Professor Escreveu: Concordo Jef. Eu sou professor de engenharia numa federal e falo isso há anos para os meus alunos. Aliás, o meu curso tem o currículo mais moderno do Brasil, inclusive com as disciplinas de empreendedorismo e administração de empresas (eu que fiz o currículo Fuckyeah). Diplomas podem te ajudar, mas não é condição necessária para ganhar dinheiro. Basicamente, muito dinheiro (honesto) só vem com boas idéias e muito trabalho como empreendedor. Viver de salário só vale a pena no serviço público, não é muito dinheiro, mas tem muita tranquilidade. Acredito que esses são os dois caminhos a serem seguidos. A escolha depende da personalidade e aspirações de cada um. Salários de CLT podem até de dar dinheiro (especialmente para engenheiros), mas te matam de stress e cansaço.
Boa sorte pra você.

(04-02-2014, 12:03 AM)Professor Escreveu: Esqueci de falar que, historicamente, no Brasil um curso superior é para formar "profissionais", o que vai contra a ideia original de universidade, que nasceu para formar "homens superiores", que buscavam o conhecimento para crescer intelectualmente e espiritualmente, enquanto os profissionais técnicos eram formados nos próprios locais de trabalho. Essa ideia permaneceu em partes da Europa e nos EUA. O Brasil adotou o modelo francês das escolas superiores que formavam profissionais (foram criadas por Napoleão). Isso causa muitos dos problemas da educação superior e do mercado de trabalho do Brasil. Mas não vou aprofundar este assunto agora.

Bem notado, Professor. Juntar grana é isso aí. Só não acho funcionarismo público uma tão boa assim; para quem quer juntar um dinheiro a mais, também tem que arriscar um pouco mais. Os ganhos mais altos (e perdas) só vem com as apostas mais altas.

Por sinal, meus parabéns pela grade excelente que formulou. Curso Engenharia, e realmente, ter isso é muito bom, queria algo assim na minha grade. Porém ainda acho que temos muito o que avançar no ensino - não concorda comigo?

Ah e sim, essa definição de "curso superior" é realmente muito interessante. O próprio nome já entrega, o que temos aqui na República das Bananas é propaganda enganosa. Pena que no Brasil os ensinos realmente "superiores" sejam mais raros do que notas de R$3,00 - isso é, não existam.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Falchion
Veterano
Tópicos: 1
Curtido: 69 vezes em 49 posts
Posts que curtiu: 195
04-02-2014, 06:19 PM
realmente tem disso mesmo tenho amigos q fazem faculdade q na mentalidade deles ele vão ficar ricos só pelo fato de estarem no ensino superor!...estudo e importante pra caramba mas as pessoas esquecem q existe um porém.por exemplo a pessoa faz curso de direto pra ser advogado montar um escritório e tudo bonito,mas n pensam que com diploma na mão escritório e um numero bom de clientes para conseguir um lucro base n caem do céu,vão ter ser empregados de alguém pra poder construir algo seu e tentar alcançar o sucesso definitivo!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
04-02-2014, 06:37 PM
um brother aqui montou um negocio de vender joias foleadas a ouro.

Ele disse que isso dá grana pois não meche com capital puramente e sim clientela. Ele administra a clientela, varias madames da cidade, tratando todo mundo bem e talz....

Ele já montou uma segunda loja de vender bolsas, oculos pinduricaias etc... já trocou a motinha velha por um palio modelo novo, e já alugou casa num lugar bom na cidade.

A unica forma de se aprender a empreender é empreendendo, ele se arriscou e ta ficando rico.

nao adianta ler trezentos livros tem que meter a cara a tapa.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Homem de Gelo
Ένας για όλους, όλοι
Tópicos: 9
04-02-2014, 07:33 PM
Pior que é verdade Jef.Ter ensino superior no Brasil virou mais uma questão de status do que pelo interesse no curso em si.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
04-02-2014, 08:34 PM
Universidade / faculdade é muita encheção de linguiça.

Os caras te adestram pra ser um bom profissional, mas eles só testam teu âmago e sugam tua capacidade de vida e de sonhar.

Nem pra formar um profissional de qualidade, é muito difícil - a não ser que seja em alguma federal que os professores saibam e passem muito, ainda assim, na teoria a prática é diferente.

Você trabalha de dia, estuda de noite, gasta todo a miséria do dinheiro no final de semana, pra dizer que tem uma vida?

Faculdade é só mais um ladrão de tempo.

Se tiver um ideia melhor, invista, toque o barco. Caso contrário, terá de passas 4 a 5 anos num centro educativo, onde vai ter professor só falando abobrinha.

Vale muito culturalmente, mas acho que o cara pode ser autodidata e aprender bastante também - ainda mais com o advento da internet e tecnologias e talz.

Olha só pra Ford, Henry Ford, o cara mal tinha educação básica. E tem outros exemplos.

Na faculdade você estuda pra ser empregado, empregado de um destes empreendedores.

Até mesmo caras que fazem administração vai por esse caminho, ao invés de empreender.

Não é fácil, mas onde existe um querer, há uma possibilidade.

Mas não se iluda.

Matar no peito determinadas decisões e seguir com elas em frente, tem que ter bolas de aço. Porque geralmente aquele que se propõe a fazer algo diferente é taxado de maluco, de vagabundo, ovelha negra, metido, etc.

Tem que ter muita resiliência pra enfrentar os contravapores do próprio projeto, e porventura até mesmo da sociedade, familiares

Já li esse livro aí do Kyosaki, e o poema dele é foda, me inspirou muito também.

"Numa estrada tinha dois caminhos. eu escolhi o menos percorrido, e valeu a pena"!

NÃO SIGAM A MANADA BUFÁLOS!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Zlatan
Mito da Real
Tópicos: 12
Curtido: 2 vezes em 2 posts
05-02-2014, 02:32 AM
No meu circulo de amigos os ricos são empresários. Empregados bem de vida só 2 amigos que passaram em concurso publico. Outro tem ensino superior mas levam uma vida de classe média. Hoje em dia tem que escolher bem o curso superior que tu vai fazer se quer ter uma boa vida, tipo Engenharia, Medicina e outros do mesmo nível...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline 1001 Test Drives
Usuário Banido
*
Tópicos: 14
05-02-2014, 12:10 PM
ensino superior pra pegar diploma pra fazer concurso, flw vlw

funça > all

mas tem q ter vocação pro cargo escolhido, pra n se frustrar profissionalmente
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
05-02-2014, 01:19 PM
Sem querer ser "olavete", mas já sendo, no livro "O Mínimo que Você Precisa Saber pra Não Ser um Idiota", o Olavo de Carvalho fala dessas parada que o brasileiro não quer fazer faculdade pra aprender um ofício, mas pra ter um título e nada mais. Prova disso são os professores de faculdade (a maioria) que muitas vezes não sabem PORRA NENHUMA do que tão ensinando, mas tem lá um título de "mestre", "doutor" e outras merdas, aí fazem desses títulos um pedestal para si próprio. Falo com propriedade, pois estudei em faculdade pública, onde pra ser professor tinha que ser, no mínimo, mestrado, e a preocupação dos caras era só receber o salário e esculachar os alunos pra se sentir o deus do Olimpo. Enquanto isso, tinha uma minoria que ensinava, e por "coincidência", os que ensinavam eram empresários, consultores de grandes empresas, militares de alta patente reformados, funcionários públicos de cargos fodônicos, enquanto os "deuses do Olimpo" eram só e somente professores, de medíocres a ruins, que não tinham nenhuma outra atividade senão esculachar aluno e pagar de fodão...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Jef
Búfalo
**
Tópicos: 47
05-02-2014, 02:04 PM
[Imagem: quadrinhos_505_cartoon.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Hagabe
Aspira
Tópicos: 1
11-02-2014, 12:37 AM
Vou fazer como o Plissken e citar mais uma do Olavo:

"Diploma é uma autorização para fazer o que você não sabe"

O mais triste é que até os cursos com mais potencial estão infestados disso. Aqui onde eu moro tem uma Uniesquina onde entram mais de 500 alunos por ano em engenharia civil...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Tópicos: 16
11-02-2014, 03:37 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-02-2014, 03:40 PM por NW GD FLW.)
Tópico interessante.

Exemplos como o de Steve Jobs, motivam, enxergar um mercado promissor, investir e inovar nele parecer ser uma lei para ser alcançar exito.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Eskillo
Penso; Logo Existo.
Tópicos: 17
Curtido: 2 vezes em 2 posts
11-02-2014, 03:58 PM
Acho que se deve ter cuidado quando fala que faculdade não vale nada, principalmente aos mais novos que estão decidindo o que fazer...

O mais importante eh lembrar que ela não eh tudo, e aquilo de seguir o sonho de fazer uma faculdade Y de alguma coisa desconhecida pode resultar em péssimo rendimento financeiro; em outro post comentei sobre uma ex minha que fez rádio e tv e se deu mal, hoje eh caixa de banco...

O que falta eh uma visão mais global de como as coisas funcionam, principalmente aos mais jovens, seria papel da família orientar na escolha da carreira e conversar sobre os pros e contras da faculdade escolhida, mas infelizmente muitos pais não estão preparados para passar esse conhecimento.

Pergunte ao professor e ao spectro se as faculdades deles não trouxeram resultados financeiros aceitáveis...

A faculdade, assim como tudo na vida, eh uma ferramenta e pode ser usada de diversas maneiras, inclusive por empreendedores.

Outro mito que vejo por aí eh de que para ser empreendedor precisa-se inventar algo mirabolante e revolucionário... Mentira. Qualquer estudo financeiro sobre qualquer empresa pode mostre se ela eh atrativa financeiramente, se possuir capital compre, pode ser uma franquia, um posto de gasolina, restaurante, padaria, qualquer coisa que tenha fluxo de caixa; o que se deve ter em mente eh que quanto mais dinheiro quiser ter mais terá de trabalhar.

Então, aos mais jovens que estão decidindo o que fazer da vida, pensem bem nesta escolha, pesquisem e conversem, pois está influenciará boa parte da sua vida.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
11-02-2014, 09:28 PM
Confrades, perdoem-me se me expressei mal, mas o que eu quis dizer é que as pessoas só querem o tal "canudo" e nada mais, como se so isso ja garatisse alguma coisa, e muitos acabam fazendo faculdades esdrúxulas, depois lamentam-se quando não conseguem se empregar...
Eu, por exemplo, fiz uma faculdade que ta perdendo prestigio dia após dia, pois como o pessoal sai de la sem saber porra nenhuma, a profissão vai ficando desvalorizada, e eu que fiz um sacrifício hercúleo pra me formar sou prejudicado por isso...

Sent from my iPhone using Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
11-02-2014, 09:46 PM
(11-02-2014, 03:58 PM)Eskillo Escreveu: Acho que se deve ter cuidado quando fala que faculdade não vale nada, principalmente aos mais novos que estão decidindo o que fazer...

O mais importante eh lembrar que ela não eh tudo, e aquilo de seguir o sonho de fazer uma faculdade Y de alguma coisa desconhecida pode resultar em péssimo rendimento financeiro; em outro post comentei sobre uma ex minha que fez rádio e tv e se deu mal, hoje eh caixa de banco...

O que falta eh uma visão mais global de como as coisas funcionam, principalmente aos mais jovens, seria papel da família orientar na escolha da carreira e conversar sobre os pros e contras da faculdade escolhida, mas infelizmente muitos pais não estão preparados para passar esse conhecimento.

Pergunte ao professor e ao spectro se as faculdades deles não trouxeram resultados financeiros aceitáveis...

A faculdade, assim como tudo na vida, eh uma ferramenta e pode ser usada de diversas maneiras, inclusive por empreendedores.

Outro mito que vejo por aí eh de que para ser empreendedor precisa-se inventar algo mirabolante e revolucionário... Mentira. Qualquer estudo financeiro sobre qualquer empresa pode mostre se ela eh atrativa financeiramente, se possuir capital compre, pode ser uma franquia, um posto de gasolina, restaurante, padaria, qualquer coisa que tenha fluxo de caixa; o que se deve ter em mente eh que quanto mais dinheiro quiser ter mais terá de trabalhar.

Então, aos mais jovens que estão decidindo o que fazer da vida, pensem bem nesta escolha, pesquisem e conversem, pois está influenciará boa parte da sua vida.

Eskillo mandou muito bem. Qualquer curso, técnico ou superior, é uma ferramenta que agrega valor ao seu currículo e desempenho profissional. A questão é que nenhum curso superior é garantia de altos rendimentos por si só. Para ser mais preciso posso listar o salário médio na área de engenharia (mecânica, elétrica e civil):
* recém-formado - R$ 3000,00 a R$5000,00
* 5 a 10 anos de experiência - R$ 5000,00 a R$ 7000,00
* mais de 10 anos de experiência - R$ 7000,00 a R$ 10000,00
Não dá para ficar rico! Mas é possível com alguns anos de trabalho e educação financeira, acumular um pouco de capital e começar a empreender na sua área de atuação!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
11-02-2014, 10:08 PM
(11-02-2014, 03:58 PM)Eskillo Escreveu: Acho que se deve ter cuidado quando fala que faculdade não vale nada, principalmente aos mais novos que estão decidindo o que fazer...

(11-02-2014, 09:28 PM)Plissken Escreveu: Confrades, perdoem-me se me expressei mal, mas o que eu quis dizer é que as pessoas só querem o tal "canudo" e nada mais, como se so isso ja garatisse alguma coisa, e muitos acabam fazendo faculdades esdrúxulas, depois lamentam-se quando não conseguem se empregar...
Eu, por exemplo, fiz uma faculdade que ta perdendo prestigio dia após dia, pois como o pessoal sai de la sem saber porra nenhuma, a profissão vai ficando desvalorizada, e eu que fiz um sacrifício hercúleo pra me formar sou prejudicado por isso...

Sent from my iPhone using Tapatalk

Ótima observação Eskilo.

Se tiver vocação... melhor do que não fazer nada, que faça uma faculdade então. Vai agregar muito, nem que seja só culturalmente. Gostei do que você falou sobre visão global e orientação familiar, mandou muito bem. Fuckyeah
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Elvis Presley
Búfalo
**
Tópicos: 34
11-02-2014, 10:52 PM
Eu nessa duvida mortal entre fazer engenharia ou não fazer , meu objetivo e ter grana , eu já poderia investir em empreendimentos porque minha familia tem muitas pessoas que investem.
Eu acredito que o ganho cultural que eu vou ganhar fazendo uma engenharia dessas ( eletrica) vai me trazer varios beneficios .
Essas engenharias são boas para quem quer empreender ? sem ter que trabalhar em uma das profissoes dela , o conhecimento que ela te da e util para empreendimentos ?
"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez".
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Superior de tecnologia! Apache 10 3,577 23-07-2013, 06:44 PM
Última Mensagem: A w a Y

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo