• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Direito - A carreira juridica no Brasil
Páginas (9): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Direito - A carreira juridica no Brasil
Offline John
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
25-12-2015, 12:44 PM
(25-12-2015, 05:55 AM)Basileus Basileon Escreveu:
(24-12-2015, 12:45 PM)John Escreveu: Você tocou em um ponto importante, confrade.
Ainda estou completando a primeira metade da graduação, mas a ansiedade me faz correr atrás de informações para o que fazer após a mesma. Sim, esses livros de "Como passar em concurso" podem ter um teor muito grande de auto-ajuda mesmo, e eu já passei por essa fase, de ficar com sede de respostas para minhas perguntas existenciais e cheguei a acreditar que talvez um livro pudesse ter informações TÃO valiosas que te mudariam, transformariam. Enfim, essa fase passou. Não tenho preconceito com livros de auto-ajuda, apenas mudei minha visão sobre eles e leio com uma visão crítica e ceticismo, parei de colocar tanta expectativa em um livro.

Só que de uns tempos para cá, venho questionando meu método de estudo, principalmente para a faculdade de Direito. Nunca fui um exemplo de excelência na área. Nem tiro as melhores notas da classe, por exemplo. Consegui lograr êxito no vestibular, mas considero que o ENEM tenha um perfil totalmente diferente de concursos de meu possível interesse. Questões que envolviam pura interpretação de texto e lógica, além de atualidades e redação, foram uma grande oportunidade para mim. Mas me questiono se realmente tenho essa capacidade para competir em níveis mais altos de concorrência. Eu tenho meu "método", ele funcionou para o ENEM. Mas para provas discursivas, por exemplo, quando era exigido um conteúdo mais aprofundado da matéria, eu costumava sucumbir. Ainda não me adaptei ao estudo do Direito, ainda estou perdido nesse mundo jurídico, que para um iniciante na área parece ser muito complexo e complicado, e também como o mercado de trabalho em si, a vida adulta{tenho 20 anos}, as dificuldades e os potenciais benefícios de ser bem-sucedido no ramo.

Também acho que não existe fórmula mágica. Mas para um "jovem perdido" rs, a possível orientação devida seria importantíssima. Claro que não quero "cortar caminho", também não acho que nada substitua o velho trabalho duro. Mas vale a pena procurar certas ferramentas de estudo, que de repente podem ajudar nos menores detalhes, que fazem a diferença. Por isso estou atrás de material para aprimorar meu estudo, sei que a medida que vou evoluindo como ser humano e me desenvolvendo como homem o próprio tempo trará as respostas, mas essa demanda atual por "respostas" as vezes é inconsciente e te faz tomar medidas desesperadas e impulsivas, como foi a minha de comprar o livro citado{ò mais barato, de 23 reais} hahaha. Vou ler sim, e extrair o que achar útil. Mas como você citou, é muito individual.

Confrade, primeiramente um feliz natal e um próspero ano novo! Que em 2016, consiga atingir os seus objetivos pessoais.

Tome cuidado com essa ansiedade. Filtre o material que desperta uma curiosidade pessoal, para diferenciá-lo daquele conteúdo programático que você não tem como escapar de ler.
Sobre a questão do estudo, o confrade ainda está reproduzindo aquela forma oriunda do ENEM/ E.M que não se adequa ao Ensino Superior e ao curso do Direito. Identifique o tema proposto pelo(a) professor(a), busque o conceito dele através das doutrinas consolidadas para conseguir instrumentalizar aquela matéria. A partir desse ponto, dê uma olhada nas doutrinas minoritárias, para conhecer o outro lado defendido, aí é só ver a sua atualidade (o que vem sendo discutido dele atualmente) e as ementas são de grande valia aqui.

Muitos se perdem no curso porque querem só decorar a matéria, querem o mastigado, ou, se fixam em apenas uma visão, quando a didática dos professores é mais expositiva (querem exaurir e esgotar o tema), aí o aluno só conhece o básico e o teórico, não consegue aprofundar a matéria, e o pior, não dá aplicabilidade para aquele conteúdo.
Isso é o método mais básico de estudo, que vai te servir para tocar a graduação, uma OAB e concursos públicos. Quando você se acostumar a aprofundar, verticalizar e instrumentalizar a matéria, aí vai começar a adequar o método de acordo com as suas vontades.

De resto, algumas coisas não tem como escapar, concursos, OAB e até mesmo a prática fazem extenso uso. Citei exemplo do Bittencourt no Criminal, mas tem ainda o casal Bandeira de Mello e Zanella Di Pietro no Direito Administrativo. É algo que você deverá percorrer no seu curso e concursos.
-
Nas tuas metas, fica um conselho pessoal que eu colocaria no campo da faculdade. Estude material estrangeiro. O Brasil não é um grande produtor de material jurídico, na verdade, importamos a maior parte das nossas teorias de outros países de tradição romano-germânica. Algumas ideias já consolidadas lá fora, ou ainda debatidas, acabam chegando com atraso aqui. Uma boa vantagem é já conhecê-las para sair na frente ou até mesmo empreender em cima disso. Muitas leis nacionais são copiadas do estrangeiro.

Uma dica de economia é utilizar o Google Books. É a maior biblioteca virtual do mundo, com várias obras em português, muitas inteiramente digitalizadas e outras quase completas, além de muito material histórico de excelente qualidade.

Se for muito sovina, consegue fazer TCC, artigos e trabalhos só utilizando referências bibliográficas de lá.

Excelente ano para você também, confrade. Vamos em frente, sempre.

Obrigado pelas dicas, vão com certeza me ajudar nessa caminhada, creio que se mantermos nossa mente aberta a novas ideias de uma maneira ou de outra iremos evoluir.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DON ROCKY
Viadão no Cio
*
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Exclamation  25-12-2015, 03:31 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-12-2015, 03:31 PM por DON ROCKY.)
Confrades quero a opinião de vocês sobre isso. vou citar meus pontos fracos e possíveis problemas espero que possam me ajudar nisso com suas respostas pois nao tenho ninguém que possa me responder isso a maioria so diz " você que sabe " quero a opinião clara de vocês para eu não ficar tao perdido.

Primeiramente ano que vem quero entrar para uma faculdade de direito , mesmo com todos esses problemas citados aqui no fórum acho que seria uma boa área. aqui aonde eu moro ( município de BELO HORIZONTE ) e uma cidade media mas bem pobre
daqui onde eu moro ate BH e cerca de 25KM , de ônibus cerca de 50 minutos.

Estou querendo cursar em uma faculdade privada com a mensalidade de 1200$ por mês , através de um programa da faculdade aonde eu posso pagar a metade do curso antes e a outra metade depois de formado. bem parecido com o fies mas seria um programa privado da propiá faculdade , a maioria que citou aqui no tópico estudam e faculdades publicas , ou seja um gasto a menos que vocês tem. caso eu queira estudar em uma publica ( UFMG ) o curso de direito e bem disputado quase igual ao de medicina. teria que ter uma ótima nota no Enem , posso ate ser capaz de conseguir uma ótima nota mas ate o momento não tive exito com isso. como disse a vocês trabalho em minha cidade do qual deixaria o serviço as 18:00 e o horário de faculdade começa as 19:00 todos os dias teria que gastar o dinheiro de ônibus para ir e voltar fora dinheiro com outras coisas .. e tirando o tempo que dependendo do dia chegaria bem atrasado , ja que a faculdade se encontra em BH
gostaria de saber de vocês se seria viável ingressar mesmo assim na faculdade ? estou com 19 anos , ja tenho que pensar em algo , pois ficar parado não dá.
o total do curso pelos cálculos que fiz seria de $72000 dividindo este valor sairia a metade e a outra pagaria depois de formado. vocês acham viável pagar este valor para se formar em uma faculdade privada ? esta instituição é bem renomada aqui em BH com notas em ranking bem semelhantes a de faculdades publicas.
mais eis a questão , vale a pena pagar isso tudo para estudar ?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
25-12-2015, 04:12 PM
(25-12-2015, 03:31 PM)Pedrobh Escreveu: Confrades quero a opinião de vocês sobre isso. vou citar meus pontos fracos e possíveis problemas espero que possam me ajudar nisso com suas respostas pois nao tenho ninguém que possa me responder isso a maioria so diz " você que sabe " quero a opinião clara de vocês para eu não ficar tao perdido.

Primeiramente ano que vem quero entrar para uma faculdade de direito , mesmo com todos esses problemas citados aqui no fórum acho que seria uma boa área. aqui aonde eu moro ( município de BELO HORIZONTE ) e uma cidade media mas bem pobre
daqui onde eu moro ate BH e cerca de 25KM , de ônibus cerca de 50 minutos.

Estou querendo cursar em uma faculdade privada com a mensalidade de 1200$ por mês , através de um programa da faculdade aonde eu posso pagar a metade do curso antes e a outra metade depois de formado. bem parecido com o fies mas seria um programa privado da propiá faculdade , a maioria que citou aqui no tópico estudam e faculdades publicas , ou seja um gasto a menos que vocês tem. caso eu queira estudar em uma publica ( UFMG ) o curso de direito e bem disputado quase igual ao de medicina. teria que ter uma ótima nota no Enem , posso ate ser capaz de conseguir uma ótima nota mas ate o momento não tive exito com isso. como disse a vocês trabalho em minha cidade do qual deixaria o serviço as 18:00 e o horário de faculdade começa as 19:00 todos os dias teria que gastar o dinheiro de ônibus para ir e voltar fora dinheiro com outras coisas .. e tirando o tempo que dependendo do dia chegaria bem atrasado , ja que a faculdade se encontra em BH
gostaria de saber de vocês se seria viável ingressar mesmo assim na faculdade ? estou com 19 anos , ja tenho que pensar em algo , pois ficar parado não dá.
o total do curso pelos cálculos que fiz seria de $72000 dividindo este valor sairia a metade e a outra pagaria depois de formado. vocês acham viável pagar este valor para se formar em uma faculdade privada ? esta instituição é bem renomada aqui em BH com notas em ranking bem semelhantes a de faculdades publicas.
mais eis a questão , vale a pena pagar isso tudo para estudar ?

Primeiramente necessário se faz que vc coloque todos os gastos no papel. Tudo, tudo.
Segundo, sabes muito bem que o trânsito de BH é algo perto do caos completo nesse horário. Correrás o risco de chegar atrasado muitas vezes.
E terceiro, será que vc precisa mesmo fazer essa faculdade agora? Vc está trabalhando. Se vc estivesse parado, sem trabalhar tudo bem, mas vc tem seu trabalho. Tente trabalhar e continuar a fazer o Enem já que vc quer mesmo fazer Direito. Pense nisso.

É uma área boa? É! Mas já dá claros e evidentes sinais de estagnação e superpopulada. Conheço advogados em BH ganhando 1200,00. Concurso? A concorrência está acirradíssima. Pense bem meu caro. Faça as contas, enumere os motivos pq vc quer fazer, pese os prós e contras e pondere se é o momento certo para fazê-la. Sem deixar de lado, nessa ponderação, o fato que estamos no meio de uma crise econômica, e que isso pode te afetar, pois a faculdade vc arcará com metade da mensalidade. E se vc no meio do curso não conseguir? Se quer mesmo fazer Direito, na minha opinião, eu continuaria trabalhado, observando a situação financeira do país, juntando uma grana e fazendo Enem. E faculdade com curso de direito de 1200 é foda viu. Só vale se for PUC.

Mas enfim pondere essas coisas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
25-12-2015, 04:22 PM
Vale ressaltar que com a grana que seria investida ele poderia fazer um bom inglês ou até abrir um pequeno empreendimento. Também tem a opção de fazer um curso técnico ou uma graduação mais em conta com mais oportunidade no mercado.

Sobre esse lance de federal ou particular. Isso depende muito do curso!

Quem faz Federal é mais "respeitado" e requisitado no mercado, porém se o cara se dedicar numa particular, não se contentar somente com o que é dado em sala de aula, além de ter uma experiência, no fim das contas dá empate. Eu não fiz federal porque os gastos pra morar em outra cidade seriam estratosféricos.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
25-12-2015, 04:30 PM
(25-12-2015, 04:22 PM)Mr. L Escreveu: Vale ressaltar que com a grana que seria investida ele poderia fazer um bom inglês ou até abrir um pequeno empreendimento. Também tem a opção de fazer um curso técnico ou uma graduação mais em conta com mais oportunidade no mercado.

Sobre esse lance de federal ou particular. Isso depende muito do curso!

Quem faz Federal é mais "respeitado" e requisitado no mercado, porém se o cara se dedicar numa particular, não se contentar somente com o que é dado em sala de aula, além de ter uma experiência, no fim das contas dá empate. Eu não fiz federal porque os gastos pra morar em outra cidade seriam estratosféricos.

Creio que fazer um curso de inglês seria bacana, ou um curso técnico por enquanto. A faculdade até poderia esperar fosse o caso. Sobre federal ou particular....quando o cara é bom, faculdade independe muito. Vivemos em tempos de cotas e bolsas e o pessoal chega em federais da vida, sem saber formar frase ou somar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline THCosta
Aspira
Tópicos: 0
29-12-2015, 03:19 AM
Confrades, não li nem acompanhei toda a discussão (são sete páginas de posts imensos), mas gostaria de deixar minha opinião, mesmo assim.

Sou recém-formado, já passei na OAB, trabalho em um puta escritório, conheço do mercado jurídico.

A dica que dou pra vocês, antes de mais nada é: CONFIRAM SE VOCÊS TEM PERFIL PRA ATUAR NA ÁREA JURÍDICA. Se você é daqueles que contam as páginas antes de terminar o capítulo, caia fora. Vai ser mais um mediano se matando pra ganhar um salário mediano.

Se você tem um perfil dedicado, estudioso, introvertido, busca uma ascensão rápida e CONSEGUE LIDAR COM BUROCRACIA, talvez se interesse pelos concursos públicos. Há uma gama de concursos de nível médio que dá pra prestar dentro da faculdade e depois você fica por conta de estudar pros de nível superior. Amigo meu fez isso: saiu com 21 anos da faculdade, tomando posse no cargo de Delegado da PC. 21 anos, 10 mil por mês - muito bom. O crescimento no serviço público eu comparo a uma progressão aritmética.

Agora, se tal como eu, você possui um perfil caótico, dinâmico, efusivo, se comunica bem, E NÃO TOLERA BUROCRACIA, indico fortemente que você parta pra advocacia. AQUI VOCÊ FICA RICO, EM ÓRGÃOS PÚBLICOS NÃO. Há diversos mercados em diversas regiões a serem explorados, tirando o SP-RJ-MG, a maioria dos escritórios ainda tem perfil familiar, amador (não são encarados como uma verdadeira empresa, sabe?). No início é sofrido, é ideal que você procure uma banca de renome, pra utilizar da marca, da estrutura física, abusar do networking, etc. Porém, em cerca de 7 anos, dependendo claro da política do escritório, você consegue ganhar muito bem e já vai fazendo sua carteira de clientes. Aqui eu comparo o crescimento a uma progressão geométrica.

Áreas que destaco: tributário. Dá pra fazer muita grana com planejamento fiscal. Mas procure saber potenciais clientes da sua região. Exemplo: em Goiás, Mato Grosso, por óbvio é um mercado aberto pra quem quer trabalhar com Direito Agrário.

Se algum confrade quiser trocar ideia comigo por PM, fico à disposição. Apesar dos pesares, recomendo o curso. Não vão cair na cilada de achar que 5, 6 mil reais é grana e que compensa fazer um outro curso que te pague isso de imediato. Não dá pra fazer nada com isso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
29-12-2015, 12:34 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-12-2015, 12:40 PM por John.)
(29-12-2015, 03:19 AM)THCosta Escreveu: Confrades, não li nem acompanhei toda a discussão (são sete páginas de posts imensos), mas gostaria de deixar minha opinião, mesmo assim.

Sou recém-formado, já passei na OAB, trabalho em um puta escritório, conheço do mercado jurídico.

A dica que dou pra vocês, antes de mais nada é: CONFIRAM SE VOCÊS TEM PERFIL PRA ATUAR NA ÁREA JURÍDICA. Se você é daqueles que contam as páginas antes de terminar o capítulo, caia fora. Vai ser mais um mediano se matando pra ganhar um salário mediano.

Se você tem um perfil dedicado, estudioso, introvertido, busca uma ascensão rápida e CONSEGUE LIDAR COM BUROCRACIA, talvez se interesse pelos concursos públicos. Há uma gama de concursos de nível médio que dá pra prestar dentro da faculdade e depois você fica por conta de estudar pros de nível superior. Amigo meu fez isso: saiu com 21 anos da faculdade, tomando posse no cargo de Delegado da PC. 21 anos, 10 mil por mês - muito bom. O crescimento no serviço público eu comparo a uma progressão aritmética.

Agora, se tal como eu, você possui um perfil caótico, dinâmico, efusivo, se comunica bem, E NÃO TOLERA BUROCRACIA, indico fortemente que você parta pra advocacia. AQUI VOCÊ FICA RICO, EM ÓRGÃOS PÚBLICOS NÃO. Há diversos mercados em diversas regiões a serem explorados, tirando o SP-RJ-MG, a maioria dos escritórios ainda tem perfil familiar, amador (não são encarados como uma verdadeira empresa, sabe?). No início é sofrido, é ideal que você procure uma banca de renome, pra utilizar da marca, da estrutura física, abusar do networking, etc. Porém, em cerca de 7 anos, dependendo claro da política do escritório, você consegue ganhar muito bem e já vai fazendo sua carteira de clientes. Aqui eu comparo o crescimento a uma progressão geométrica.

Áreas que destaco: tributário. Dá pra fazer muita grana com planejamento fiscal. Mas procure saber potenciais clientes da sua região. Exemplo: em Goiás, Mato Grosso, por óbvio é um mercado aberto pra quem quer trabalhar com Direito Agrário.

Se algum confrade quiser trocar ideia comigo por PM, fico à disposição. Apesar dos pesares, recomendo o curso. Não vão cair na cilada de achar que 5, 6 mil reais é grana e que compensa fazer um outro curso que te pague isso de imediato. Não dá pra fazer nada com isso.

Fala THCosta, blz?

Você trabalha em um escritório de grande porte? Pode mais falar sobre esse perfil da advocacia e das características de um advogado de qualidade?
Quais áreas você vê como ascendentes no RJ, por exemplo?
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
13-01-2016, 09:24 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-01-2016, 09:35 PM por Marcílio.)
Eu nunca pensei na minha vida que uma instituição dessa podia chegar a esse ponto. Já tava no fundo do poço, mas sempre há espaço pra descer ainda mais.

Citar:Professor da UFRJ foi condenado por planejar atentados na França
No Brasil desde 2013, Adlène Hicheur é investigado pela PF, diz a revista ‘Época’

http://oglobo.globo.com/mundo/professor-...gn=O+Globo

Produção científica? Que nada...o negócio mesmo é produzir atentado.

Falta só a USP...hehehe
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Julio_Brutal
Aspira
Tópicos: 1
Posts que curtiu: 1
14-01-2016, 01:10 PM
Sou mestre e professor de Direito, minha recomendação é que você só faça esse curso se realmente gostar muito da área, pois o mercado de trabalho tá bem saturado e não tem mais espaço para os medianos.

Vejo muita gente formada em Direito trabalhando em outras áreas porque o mercado não absorveu.

Advocacia pode ser uma boa saída, mas para ter um escritório, você precisa saber administrar muito bem e ter boa visão de futuro, planejamento etc.

Já tive três escritórios, o único que deu certo foi o que abri sozinho, sem sociedade. Evite sociedade se você não tem plena confiança em teu sócio, pois ele pode acabar sujando teu nome.

O nível de dificuldade dos concursos cresce exponencialmente. Já fiz vários e passei em alguns, desde que me formei em jan/2011, então sinto essa dificuldade aumentar na própria pele.

Para concursos, possuir um método de estudo é fundamental, mas concordo com o Basileus, isso é coisa pessoal e você tem que ver o que se adequa a ti. Tem gente que estuda 8h por dia, e tem gente que pode alcançar o mesmo resultado estudando 1h por dia. Quantidade por si só não vale nada, a fórmula para obter resultados, como todo aprendizado na vida, é quantidade x qualidade.

Não confio nesses livros que tentam ensinar métodos, mas confesso que nunca li, pois gosto de fazer as coisas do meu jeito e sempre obtive bons resultados. Saber qual matéria lhe falta estudo é pessoal, você precisa saber por si mesmo, e nenhuma planilha vai resolver isso em teu lugar. Resolver questões e analisar qual matéria foste mal é uma boa forma de descobrir onde falta estudo.
A profissão é a prostituição mais antiga do mundo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DON ROCKY
Viadão no Cio
*
14-01-2016, 02:31 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-01-2016, 02:51 PM por DON ROCKY.)
O Problema e o valor total do curso , 72Mil daria para fazer muitas outras coisas.

agora veja bem , caso fosse entrar teria que pagar a metade antes e a metade depois de formado através do credito oferecido pela faculdade , ficaria devendo um bom dinheiro , como os confrades disseram a area nao esta muito boa , estou ainda em duvida de entrar ou nao no curso , mas ficar parado sem fazer nada e pior.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline SapoCaco
Desde 2007
**
Tópicos: 2
Curtido: 1 vezes em 1 posts
15-01-2016, 11:56 AM
Olha, eu estou terminando o curso de Direito e serio, se voce nao tem uma boa rede de contatos esquece, sair mandando curriculo por ai eh furada e abrir escritorio nao funciona, pois esta igual bar, tem um em cada esquina.

Ainda sobre o mercado de trabalho, ja viram que agora estao exigindo que o advogado tenha moto? Ja apelidaram ate de "advoboy", mas isso vc ja ve desde a faculdade mesmo, eu ja estagiei pra ganhar 350 + transporte, amigo meu que faz economia no segundo semestre arrumou estagio pra ganhar 1.300 mais um monte de beneficios, cara, o curso de Direito eh foda.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
15-01-2016, 05:05 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-01-2016, 05:06 PM por John.)
Sobre a vida de um estudante ou advogado,

Nobody said it was easy...
Martins, Chris

Concordo na parte dos contatos, abre portas e deixa o caminho mais fácil. Não tendo-os, cabe a pessoa cria-los, e ninguém te garante que você vai conhecer seu futuro chefe na faculdade ou que algum amigo vai te indicar aquela vaga dos sonhos.
Sendo o cara vocacionado ou não, é ele quem vai construir sua história, seja na vida ou na carreira. Acredito que existam muitos não-vocacionados no Direito que simplesmente fizeram o que tinha de ser feito, trabalharam duro da maneira correta e aproveitaram as oportunidades que apareceram com o tempo.

Assim como em todas as áreas, a maioria não vai ser merda nenhuma. Vai terminar no máximo sendo mediano.
Além disso, também acredito que existam muitas injustiças, muitos capacitados que simplesmente não tiveram oportunidade, ou que enfrentaram as adversidades que a vida pode nos trazer e acabaram por não terminar o que tinham começado. É foda.

Mas nem todas as vagas de concurso são compradas, então ainda há esperança :yaoming

Quanto ao mundo da advocacia e dos escritórios, prefiro me abster de opinar, pois tudo que sei é baseado em experiências alheias.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline donborjone
Búfalo
**
Curtido: 2 vezes em 2 posts
16-01-2016, 11:44 AM
Cara depende MUITO do perfil, não tem como generalizar toda uma carreira/classe/profissão.

Eu mesmo já fui funcionário público e abri meu escritório sem nem estar formado. O que o pessoal esquece é que advogado TEM que ser EMPREENDEDOR, senão não vai pra frente. Isso para quem quer ter o próprio escritório, pois quem prefere trabalhar para algum escritório já renomado a carreira vai ser igual da iniciativa privada. Dedicação, trabalho duro e quem leva a maior fatia é o empregador. Nada de novo no front.

Já quem quer abrir o próprio escritório, simplesmente trate o escritório como uma empresa. Gerenciamento financeiro, plano de ação comercial (captação de clientes), marketing jurídico, contatos, prestar serviço com eficiência, eficácia e agilidade, dar retorno aos clientes, transparência, planejamento estratégico (metas e objetivos), enfim, tudo que concerne para o meio empresarial cabe (e deve caber) perfeitamente ao mundo jurídico (especialmente e principalmente para quem quer advogar por conta própria).

Caso opte por concursos, concordo com o que um confrade falou antes, passe num concurso de nível médio que irá lhe proporcionar uma boa qualidade de vida e estabilidade (maioria dos concursos de nível médio o cabra ganha em torno dos 3 a 5k, o que já da pra se manter legal enquanto estuda), além de proporcionar muito tempo livre para estudar para concursos melhores.

Há também aqueles que optam por uma vida mais tranquila, o cidadão passa num concurso de procurador em alguma praia, trabalhando 20 horas semanais e ganhando em torno dos 5k, assim aproveitando mais a vida, ficando mais perto da natureza, praticando esportes, lendo, estudando, saindo com mais mulheres, etc. É uma possibilidade.

Tudo é questão de PERFIL e de ESCOLHAS. Cada um tem um pensamento e almeja coisas diferentes pra vida, o bom do direito é que ele lhe proporciona isso: o poder de escolha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Julio_Brutal
Aspira
Tópicos: 1
Posts que curtiu: 1
16-01-2016, 12:16 PM
(16-01-2016, 11:44 AM)donborjone Escreveu: Cara depende MUITO do perfil, não tem como generalizar toda uma carreira/classe/profissão.

Eu mesmo já fui funcionário público e abri meu escritório sem nem estar formado. O que o pessoal esquece é que advogado TEM que ser EMPREENDEDOR, senão não vai pra frente. Isso para quem quer ter o próprio escritório, pois quem prefere trabalhar para algum escritório já renomado a carreira vai ser igual da iniciativa privada. Dedicação, trabalho duro e quem leva a maior fatia é o empregador. Nada de novo no front.

Já quem quer abrir o próprio escritório, simplesmente trate o escritório como uma empresa. Gerenciamento financeiro, plano de ação comercial (captação de clientes), marketing jurídico, contatos, prestar serviço com eficiência, eficácia e agilidade, dar retorno aos clientes, transparência, planejamento estratégico (metas e objetivos), enfim, tudo que concerne para o meio empresarial cabe (e deve caber) perfeitamente ao mundo jurídico (especialmente e principalmente para quem quer advogar por conta própria).

Caso opte por concursos, concordo com o que um confrade falou antes, passe num concurso de nível médio que irá lhe proporcionar uma boa qualidade de vida e estabilidade (maioria dos concursos de nível médio o cabra ganha em torno dos 3 a 5k, o que já da pra se manter legal enquanto estuda), além de proporcionar muito tempo livre para estudar para concursos melhores.

Há também aqueles que optam por uma vida mais tranquila, o cidadão passa num concurso de procurador em alguma praia, trabalhando 20 horas semanais e ganhando em torno dos 5k, assim aproveitando mais a vida, ficando mais perto da natureza, praticando esportes, lendo, estudando, saindo com mais mulheres, etc. É uma possibilidade.

Tudo é questão de PERFIL e de ESCOLHAS. Cada um tem um pensamento e almeja coisas diferentes pra vida, o bom do direito é que ele lhe proporciona isso: o poder de escolha.

É muito difícil encontrar um concurso assim de procurador com uma remuneração dessas que já não tenha esquema, principalmente na praia.
A profissão é a prostituição mais antiga do mundo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline donborjone
Búfalo
**
Curtido: 2 vezes em 2 posts
16-01-2016, 04:11 PM
Confrade Júlio, capaz!

Aqui no sul estava aberto o da procuradoria do Município de Torres (praia) e de Capão da Canoa (praia) também.

Se pegar estes concursos das praias de SC tem uns muito bons, na área legislativa das prefeituras ou câmaras de vereadores.

Não tem esquema não, é estudar e passar. Conheço gente que passou e hoje vive tranquilo. A remuneração não é das maiores mas a qualidade de vida compensa.

Enfim, não sei como é nos estados mais acima, mas as portas estão abertas, basta procurá-las.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
09-03-2016, 08:01 PM
Alguém aí já foi monitor de alguma matéria?
Me parece ser meio chato, pela demanda e custo x benefício da bolsa, mas pode abrir muitas portas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Loki
Kneel before me!!!
Tópicos: 18
Curtido: 81 vezes em 51 posts
Posts que curtiu: 3
09-03-2016, 10:37 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-03-2016, 10:38 PM por Loki.)
(09-03-2016, 08:01 PM)John Escreveu: Alguém aí já foi monitor de alguma matéria?
Me parece ser meio chato, pela demanda e custo x benefício da bolsa, mas pode abrir muitas portas.

Abre sim.

Se você tiver a chance, tente, mais pela rede de contatos do que tudo, pois portas são como pernas de mulher: é sempre bom ter umas abertas à nossa disposição. yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
10-03-2016, 09:51 AM
(09-03-2016, 10:37 PM)Loki Escreveu:
(09-03-2016, 08:01 PM)John Escreveu: Alguém aí já foi monitor de alguma matéria?

Abre sim.

Se você tiver a chance, tente, mais pela rede de contatos do que tudo, pois portas são como pernas de mulher: é sempre bom ter umas abertas à nossa disposição. yaoming

Com certeza.

O foda é que o processo seletivo envolve entrevista. E sabemos que existe a turma dos puxa-sacos :Z= , que largam na sua frente, querendo ou não. Foda-se eles também, vai ter uma prova escrita , logo posso me igualar-sair na frente, dependendo do meu desempenho.

To querendo também indicações de bibliografia para Administrativo, Empresarial e Tributário.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
16-03-2016, 11:54 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-03-2016, 11:56 PM por Marcílio.)
Depois de ler esse artigo, eu fico impressionado como os cursos de direito nesse país tão tudo na merda.

http://www.conjur.com.br/2016-mar-16/yar...a-ministro

Professor doutor e professor de uma Federal falando besteiras com raciocínio superficial que até estudante mediano pode refutar com facilidade.

Agora, observem como é as coisas: Um professor de cursinho, que são tão estigmatizados no meio acadêmico com sendo rasos, fazendo uma análise técnica e mais apurada do que um professor universitário de uma federal e doutor em ciências criminais !!!!
Show ContentSpoiler:

Eu não tô querendo dizer com isso que um professor de cursinho é melhor e que um professor universitário atualmente.

Só quero demonstrar que se vc achar que só porque tá numa federal, já sabe tudo e que sua vida tá ganha, é melhor vc rever seus conceitos.

Depois que a OAB decidiu apoiar impeachment de Dilma, uns advogados aí assinando o manifesto da impunidade.

http://blogdotarso.com/2016/03/21/ato-de...-na-terca/

A questão nem é tanto isso, mas é servidor público se manifestando a favor de DILMA.

Procurador da República, do Estado, Defensor, e etc.

Uma verdadeira palhaçada. Até juiz tem nesse ato. Eu nem imagino se fosse o contrário, tivesse apoiado outras legendas.

Impressionante a cara de pau desses caras. Não existe limites para os corações deles.

A propósito, olhei essa lista de "juristas" se manifestando para saber que tipo de intelectual estou lidando quando estudo alguma coisa deles.

Os velhos conhecidos de sempre estão na primeira fila do ato pela impunidade.

Celso Antonio Bandeira de Mello
Fabio Konder Comparatto
Dalmo Abreu Dallari ( e as filhas dele)

Mais outra lista:

http://www.em.com.br/app/noticia/politic...isao.shtml
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
30-04-2016, 10:46 PM
(16-03-2016, 11:54 PM)Don Welzo Escreveu: Depois de ler esse artigo, eu fico impressionado como os cursos de direito nesse país tão tudo na merda.

http://www.conjur.com.br/2016-mar-16/yar...a-ministro

Professor doutor e professor de uma Federal falando besteiras com raciocínio superficial que até estudante mediano pode refutar com facilidade.

Agora, observem como é as coisas: Um professor de cursinho, que são tão estigmatizados no meio acadêmico com sendo rasos, fazendo uma análise técnica e mais apurada do que um professor universitário de uma federal e doutor em ciências criminais !!!!
Show ContentSpoiler:

Eu não tô querendo dizer com isso que um professor de cursinho é melhor e que um professor universitário atualmente.

Só quero demonstrar que se vc achar que só porque tá numa federal, já sabe tudo e que sua vida tá ganha, é melhor vc rever seus conceitos.

Tem muitos professores de cursinho melhores que professores de federais. Aliás, na maioria das vezes são mais esforçados, tem uma didática melhor e são dinâmicos, informados e sabem cativar um aluno.
Professores universitários tem uma GIGANTE influência na vida acadêmica de seus alunos, podendo despertar o interesse por temas que mais tarde virão a se transformar em verdadeiros ofícios, nascendo daí os grandes profissionais. E é na universidade que acontece o primeiro contato com a matéria, essencial para um aprendizado de qualidade.

O universo jurídico carece de professores que realmente se importam com o aprendizado dos alunos. Eles podem influenciar tanto positivamente como negativamente a vida do aluno.
Precisamos de uma reciclagem. Mas existem as exceções, e destes desperta o prazer de estudar o direito, de conhecer a lei, mas também ter uma visão crítica-ativa dos posicionamentos, de explorar as diversas possibilidades que o curso oferece.

Quanto a questão da federal, concordo. Se não for autodidata, se não correr atrás, tá fudido. Essa é a questão. Existem faculdades particulares com projeto pedagógico espetacular, que dão suporte pro aluno crescer e auxiliam muito na construção do conhecimento. Isso em universidades públicas é quase inexistente. Por isso, reitero, não existe hierarquia acadêmica. Ninguém garante sucesso também se matriculando na FGV, ou passando na pública. São etapas que não podem ser queimadas, e nem todo mundo esta apto para sobreviver á elas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (9): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Question O Peso de Suas Escolhas - Carreira CR7 1 938 11-12-2015, 09:50 AM
Última Mensagem: John
  Carreira Diplomática - Ministério das Relações Exteriores Mistério 5 1,353 10-12-2015, 05:53 AM
Última Mensagem: John
  Pensar a longo prazo na carreira Ahmir 2 1,393 11-02-2014, 12:24 AM
Última Mensagem: Hagabe
  Guia para carreira Appollo 5 6,083 13-05-2012, 07:58 PM
Última Mensagem: joker

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo