28-01-2013, 04:46 PM
(27-01-2013, 09:19 PM)Navarre Escreveu: Peregrino,
A forma mais digna de encarar a existência de Deus é não concebê-la. Porque sua existência contradiz o bom senso e o conceito de justiça e bondade que existe na inteligência humana.
Eu acredito em Deus, porém vejo que a grande falha da maioria das pessoas que discutem religão é partir do mesmo pressuposto, tanto ateus como crentes de qualquer religião: o pressuposto de que Deus é bom.
Por que necessariamente Deus tem que ser bom e detentor da justiça divina?
Eu já passei por muitas discussões e religiões diferentes (e ausências delas, na época de ateu) e cheguei a essa conclusão. Deus existe, mas ele não é aquele Deus bom e justo que todos pensam. Pra começar se ele é onipotente, por que ele precisa se restringir a agir de certa forma (que nós, meros primos dos macacos, chamamos de justiça)?
Usando essa lógica, eu posso explicar o desastre do incêndio na boate, foi justiça divina sim, apenas nós não somos capazes de enxergá-la (religiosos) ou aceita-la (ateus).
Sinceramente eu acredito que Deus existe, e talvez tenha algum plano superior que só ele entende, e que nos criou para um propósito que só ele entende.
Agora um viagem muito louca que já filosofei foi a teoria de que o propósito de Deus ter criado a humanidade foi apenas para se divertir, é como ter um youtube com os momentos engraçados de todas as pessoas no mundo acontecendo e ele vendo tudo ao mesmo tempo devido a onisciência e onipresença e espocando de rir do meros mortais que se acham superiores as outras espécies.
Isso também explicaria o porquê Dele permitir tantas guerras e maldades. Sabe quando você vê duas formigas brigando até uma matar a outra ou então várias matando uma barata ou coisa do tipo? É legal de ver, você pode até tomar partido de um lado da luta e ajudar, mas você não sente nada em relação aos animais, apenas deixa eles se matarem pra você assistir e se divertir um pouco. Pra mim, é assim que Deus vê os humanos e os outros animais. No máximo ele manipula um pouco aqui e ali pra ver como nos reagimos e rir da nossa cara.
No mais, se alguém chamar a atenção dele, pode ser que seja abençoado mais que o normal. Isso explicaria o poder dos hérois, visto que suas histórias são mais interessantes que as das pessoas normais.
Enfim isso tudo foi uma grande viagem filosófica, mas como não podemos provar nada, fica tão válida quanto outras hipóteses que temos por ai. Lembrando que não estou ofendendo ninguém nem religião alguma, fica só uma análise for fun mesmo