01-05-2019, 05:27 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-05-2019, 05:27 PM por Dartagnan.)
(01-05-2019, 11:19 AM)Czar Escreveu: Se o campo das exatas já está saturado com o tanto de gente que tem hoje, imagina se aumentar. Do meu ponto de vista eu acho ruim esse foco em exatas.
Correios pode privatizar não. Tem é que abrir a concorrência, dar incentivo pra umas 3 empresas assumirem essa área deixar elas competindo entre si. Privatizar e continuar o monopólio vai continuar a mesma merda que está, a única diferença vai ser que antes éramos reféns de pessoas ineficientes em nos explorar e agora seremos reféns de pessoas eficientes em nos explorar.
É isso que o Senna e o Digons disseram, com uns adendos meus: claro que quando eu falo "Exatas", isso abrange muita coisa....mas pegando alguns campos como Física, Química, etc (aí estou abrangendo Ciências da natureza, biológicas, etc). Muitos formados nessas áreas, naturalmente fogem da licenciatura e pegam oportunidades melhores, inclusive no exterior. Como o Senna falou, está saturado DENTRO do cenário que temos. Falando em saturado, peguemos o exemplo do Direito mesmo. A quantidade de bacharel que não exerce a atividade (até daí talvez, venha aquela piada de má fama do curso ser aquele que a pessoa escolhe quando não sabe o que quer...

O lance dos Correios é o que eu já falei: o Guedes falou justamente em ABRIR a concorrência. Se trocar monopólio de mãos, adianta pouca coisa. Tem muuuita empresa de courrier pelo mundo...imagina se esses empresários não querem um mercado do tamanho do nosso....claro que querem. Mas são poucas porque além do tal custo Brasil (entenda-se: péssima infra estrutura e alta carga tributária), compete com os Correios com isenções fiscais (não pagam alguns impostos e taxas que as demais pagam). O preço da DHL pode ser até 4 vezes maior que o dos Correios e outras empresas....é complicado. Num ambiente público corporativista é quase impossível você mudar a cultura interna de indolência (de trabalhar "sem stress"). É como querer apagar um incêndio quando já tá tudo quase nas cinzas....
Esse assunto dos Correios em especial é longo e eu me estenderia demais, mas reforço que a empresa não é ruim necessariamente por ser estatal. Alguns dos melhores serviços postais do mundo, como os do Japão e Suíça, são estatais. O problema é o contexto brasileiro, que inviabiliza outras soluções num prazo mais imediato.