O texto é realmente fantástico; como sou novo no fórum, percebo que, atualmente, textos com essa qualidade geralmente foram escritos há 5 anos. Muito bom quando aparece alguém com uma análise com esse nível de profundidade.
Quero fazer um contraponto que vi em diversos trechos do texto, relacionado ao fato de a mulher valorizar mais o cafajeste. Por exemplo, olhe o trecho abaixo:
“Ter um cafajeste rico, bonito e famoso é muito mais importante para as mulheres do que a honra e o caráter”.
Eu não acredito que as mulheres dão mais valor aos cafajestes pelo simples fato de eles serem cafajestes, ou vagabundos aventureiros. Vejo muito pessoal falando isso, como se fosse um axioma: “As mulheres preferem os cafajestes e homens maus”. Penso, porém, que a menos que a tal mulher seja insana (e existem algumas por ai), em geral é lógico que elas querem um homem do bem, trabalhador e honesto! O problema é outro: em uma comparação direta, o homem honesto perde para o cafajeste na questão de transmissão de confiança e atitude.
As mulheres – em razão de serem indefesas e mais frágeis, na comparação com os homens – são biologicamente programadas para procurarem parceiros com condições de transmitir confiança em relação à projeção do futuro, o qual é incerto. O Cafajeste, por ser destemido, transmite sinais de que será um potencial “vitorioso” no futuro. O Homem do bem, por outro lado, preocupado com o dia a dia e geralmente mais tímido; transmite sinais de fraqueza emocional, e incerteza em relação ao futuro. Ele é muito apegado e meloso (sinal claro e evidente de escassez de recursos!), e isso espanta qualquer mulher.
Se você for um cara do bem, trabalhador, pessoa de família e, mesmo assim, conseguir ter auto controle e mentalidade suficiente forte para se comportar como um homem de verdade na frente de uma pretendente (agindo com virilidade, ausência de timidez, confiança, segurança e, mais importante, desapego [Alita, 2005]), com certeza não será trocado por cafajeste nenhum! Pois, se você já tiver essas qualidades, então, o que mais o homem vagabundo e aventureiro terá a oferecer à tal pretendente? Logo, corrigindo a frase do início da discussão: “As mulheres não preferem os cafajestes e homens maus! A questão é: os cafajestes e homens maus são espertos o bastante para emular corretamente as características masculinas que as fêmeas procuram”.
Eu namorei com uma MADA no ano passado, foram 11 meses de relacionamento! Digo que ela se enquadra em praticamente tudo que se diz nesse relato.
Eu sempre fui a mescla do homem cafajeste com o homem de bem, e ela notou isso e lutou para que eu assumisse namoro com ela. Após as insistências eu assumi e dei voto de confiança, e ai deu início ao meu sofrimento.
Enquanto eu ainda tinha fetiches: carro, estabilidade, concorrência com rivais e o MELHOR de tudo eu tinha destaque social (muita gente me conhece, uma oportunidade dela se incluir na sociedade novamente como uma mulher que venceu), ela se mantinha na ambiguidade me fazendo sofrer, me estimulando a "fazer manutenção" desses fetiches.
Quando me dei conta do estrago (feriu minha alma), eu tive que abandoná-la. Fazem 80 dias que tudo isso acabou, agora pago o preço enorme para matar paixão que foi instalada e curar a alma que foi ferida por ter me submetido a tal enfeitiçamento.
Hoje ela esta com outro homem, engraçadamente na visão de algumas pessoas que viram o mesmo estilo que eu. Com todas os relatos passados nesse post sobre MADAS, só me revela que eu não perdi nada! Vivi uma mentira!
Tudo que eu busco em uma mulher é algo simples como a poesia do Alberto Caieiros. Existe no mundo, ao menos , nas classes mais baixas, mas a cada ano que passa em quantidade menor, creio que devido a propaganda massiva e a feminilização masculina .
Quanto ao que o Velho disse , acho que a preferência por cafajestes (uma idealização do que 'o homem'deve ser/agir) se deve ao fato de não existirem meio-termos em termos de comportamento masculino hoje em dia, e não existir a gradação banana-homem-cafajeste. Hoje em dia se cria ou um banana ou um cafajeste, logo o que antes eram extremos negativos se tornaram o padrão, o standart do gênero... Elas não mudaram, só se moldaram a extrair mais e melhores resultados com menos esforço .