03-01-2014, 01:40 PM
(03-01-2014, 01:23 PM)Sorine Escreveu: Não adianta mudar a mentalidade dos servidores novos, por exemplo Técnicos, Oficiais, Analistas, Escrivães, etc...se não mudar a mentalidade dos cargos mais robustos e de decisão que são principalmente os de juízes, delegados, procuradores.
E o que vejo na prática é desolador, desanimador. Os novos aprovados em concurso de Juízes, Procuradores, principalmente, são filhinhos de papai (a maioria esmagadora) que saem da faculdade, passam na prova da OAB e simplesmente vão pra dentro dos cursinhos, financiados pelos seus papais, e ficam o dia inteiro estudando para passar. Nunca passaram aperto na vida. Muitos não conhecem o significado da palavra dificuldade, sofrimento. O sofrimento deles basicamente é ficar estudando o dia inteiro e no fim de semana, estudar ou sair com o dinheiro do papai. Estudam muito sim, claro! São concursos dificílimos.
Mas não tem vivência, não tem experiência de vida, não tem bagagem de vida pra julgar. Julgam apenas e tão somente baseados nessas leis que temos aí e que se fodam.
Já vi pessoas serem aprovadas em concurso pra juízes com 25, 26 anos.
Se não me engano, nos E.U.A. uma pessoa para ser juiz tem que ter no mínimo 30 anos, em alguns estados ela tem que ser eleita e tbm é por um período que varia entre 5 e 6 anos e se ela quiser continuar tem que tentar a reeleição. E antes de concorrer ao cargo de juiz, a pessoa deve advogar por um período. Infelizmente no Brasil, cargo público, ainda mais de juíz são procurados mais por status e dinheiro, pois ninguém está a fim de resolver nada. Uma pessoa que sai da faculdade aos 23, 24 anos, fica 3 anos estudando, assinando petições de escritórios de amigos só pra comprovar a atividade jurídica, está preparado? Pode até estar...em tese.
Essa coisa de cargo de juiz e desembargador ser vitalício é o que fode a coisa toda. Eles perdem o interesse principal que é o de julgar e começam a se preocupar com outros interesses.:
Mas enfim, apesar disso sempre concordei com o fato de cargos públicos serem ocupados por realistas.
Quanto a mentalidade do funcionalismo público melhorar daqui uns 50 anos, eu não acredito. Acho que se não piorar continua do jeito que tá.
Os GdR e Realistas que estudam Direito é que tem que lutar pra chegar lá. Infelizmente, não é o meu caso.
Cara... sou totalmente a favor de idade superior a 30 e da experiência comprovada pra se tornar juiz, promotor etc. MAS ELEIÇÃO? NO NOSSO BRASIL DAS COTAS E BOLSAS? Nem fodendo isso ia dar certo.

O problema é que não importa se o cara é conservador, esquerdovitch, mangina, feministazinho; se ele chegar lá e se deixar enrolar pelas benesses, puxassaquismo e adquirir o Complexo de Rei na Barriga, ele vai fazer besteira do mesmo jeito.
Por isso, duas coisas um GdR servidor tem que ter, antes de tudo: HONRA e ÉTICA.
Nunca se esquecer de onde veio, e, mesmo assim, nunca se esquecer de que quem está "abaixo" dele (financeiramente) tem tanto valor quanto ele. Ou pode ter até mais.
E nunca se esquecer de ser ético antes de tudo. Coisa que o funcionalismo de décadas atrás perdeu a muito, e eu espero que o atual e o futuro mantenha.