31-12-2013, 12:56 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-12-2013, 01:57 PM por Gekko.)
Como hoje não é considerado dia útil para os bancos nem para a Bovespa, fiz meu balanço mensal um dia antes. Estou 0,23% mais rico que em 30/11/2013 e 10,05% mais rico que em 31/12/2012. Considerando que foi um ano em que os meus gastos pessoais foram para a estratosfera devido ao recebimento do apartamento e aos gastos dele decorrentes, até que é um resultado bastante positivo. Houve meses em que gastei quase duas vezes o que ganhei, mas no final do ano, consegui economizar 23,11% de toda a minha renda oriunda do trabalho e 100% da renda passiva, mas isso somente foi possível devido à sovinice hardcore aplicada no segundo semestre do ano e só tenho a agradecer ao FB por incentivar esse comportamento. Para quem, assim como eu, não é sovina por natureza mas se esforça para ser, palavras de incentivo e dicas de economia são sempre estimulantes e muito bem vindas.
EDIT: um ponto negativo é que a minha renda passiva foi 7,3% menor que em 2012, mesmo com o acréscimo do patrimônio. O motivo é que eu computo a renda oriunda de trades como renda passiva e em 2012 eu me dei bem melhor nesse campo do que em 2013. Para os confrades terem uma idéia, em 2012 15,7% da minha RP foi de trades. Já em 2013 os trades corresponderam a apenas 5,1% da RP. Ou seja, mesmo sendo menor, a renda passiva foi mais passiva, por assim dizer, já que veio mais de aluguéis, dividendos, juros e rendimentos de FII. Se descontarmos os trades, a renda passiva de 2013 foi 4,4% maior que a de 2012, mesmo com o triste fato de que os gordos dividendos das elétricas foram extremamente prejudicados pela revisão tarifária ocorrida no ano passado.
EDIT: um ponto negativo é que a minha renda passiva foi 7,3% menor que em 2012, mesmo com o acréscimo do patrimônio. O motivo é que eu computo a renda oriunda de trades como renda passiva e em 2012 eu me dei bem melhor nesse campo do que em 2013. Para os confrades terem uma idéia, em 2012 15,7% da minha RP foi de trades. Já em 2013 os trades corresponderam a apenas 5,1% da RP. Ou seja, mesmo sendo menor, a renda passiva foi mais passiva, por assim dizer, já que veio mais de aluguéis, dividendos, juros e rendimentos de FII. Se descontarmos os trades, a renda passiva de 2013 foi 4,4% maior que a de 2012, mesmo com o triste fato de que os gordos dividendos das elétricas foram extremamente prejudicados pela revisão tarifária ocorrida no ano passado.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)