26-12-2011, 02:09 PM
(26-12-2011, 01:08 PM)John Romano link Escreveu: [quote author=Spirit link=topic=67.msg7933#msg7933 date=1324911470]
Aí, John, a questão é de conservação, não de projeto. Nesses casos, você precisa andar em uma velocidade segura, o trabalho de consertar a pista fica por conta de quem a administra.
Ok, mas eu também acho que a questão da sinalização e das curvas perigosas deveriam ser levadas em conta no projeto.
[/quote]
E são. Toda a questão da sinalização é planejada, antes de fixarem as placas na beira da estrada.
(26-12-2011, 01:08 PM)John Romano link Escreveu: Isso me lembra uma coisa que um amigo meu, um ótimo (e veloz) motorista sempre fala: \"dirigi nas famosas autobahn da Alemanha e notei que os índices de acidentes nelas são minúsculos, porque os motoristas andam muito atentos. Forçar alguém a dirigir longos trechos a 80km/h é induzir o motorista ao sono e ao acidente.\"
Dados os índices de acidentes nas estradas brasileiras e nas alemãs, isso faz algum sentido. Quem já dirigiu horas em estradas sabe do que eu to falando.
Concordo. As rodovias tem curvas muito abertas, o que torna possível velocidades ainda maiores. Mas é difícil implantar uma autobahn aqui no Brasil, por causa dos caminhões: temos muitos caminhões nas estradas, e criar novas rodovias só para carros, ou tornar algumas existentes exclusiva para eles, seria muito difícil hoje em dia, devido à pressão dos "ecochatos".

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)