26-07-2013, 09:21 PM
(26-07-2013, 09:13 PM)Spirit Escreveu: Não tem nada a ver com hiperatividade, tem a ver com o medo da exposição de uma fraqueza que você tem.
Dos "Princípios Que Regem a Interação Social" (p. 90):
Citar:É por [medo da exposição de sua condição] que os nerds tentam controlar todas as variáveis de seu ambiente nos detalhes mais insignificantes. Controlando todos os resultados possíveis, eles esperam poder evitar qualquer exposição dolorosa. Seu desejo irracional de micro gerenciar tudo e todos é um sintoma clássico de uma vida desordeira. Em vez de corrigirem seu comportamento problemático, os nerds tentam neuroticamente encobrir suas falhas e problemas desenvolvendo complexos planos de contingência. [...]
Esta obsessão em controlar todas as variáveis possíveis lembra a atitude da mãe superprotetora, que faz absolutamente tudo para proteger seus filhos do fracasso. Ao se colocar como escudo entre as ações deles e suas consequências, ela acaba inibindo o processo natural de amadurecimento que é estimulado pelo medo saudável da dor.
Pessoas pensam demais em determinado algo quando elas percebem que tem uma deficiência nele, mas querem evitar expô-la para não serem consideradas um fracasso naquilo. E nessa mania de proteger a autoestima, elas perdem a noção de que o aprendizado de algo passa necessariamente por erros e fracassos, de que só se aprende e se desenvolve com prática.
Pensem nisso: quem aqui não pensou em dezenas de estratégias para impressionar uma garota numa paquera?
Ótimo post confrade, muito bem pensado. Realmente eu pensava em mil e um cenários possíveis a cabeça quando era muleque com as paixonites...

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)

