23-07-2013, 09:42 AM
Aproveitando que o tópico foi ressucitado. O Blog de onde tirei o primeiro post lançou uma continuação da matéria anterior.
Citar:Hora de mandar a real: ninguém vai se aposentar se não aprender isso. Esse post é fundamental na carreira de qualquer um que deseja se aposentar cedo. Vou falar sobre a palavra de ordem. Então venha comigo!
A palavra de ordem vai mudar sua vida. Ela vai ser a base da sua vida daqui pra frente, tanto do ponto de vista financeiro quanto em qualquer outro, e vai te fazer evoluir em vários campos da sua vida. Vai abrir portas, mostrar caminhos, ajudar nas escolhas.
A palavra de ordem é: suficiente.
Palavras carregam poder. Elas mudam o mundo, e influenciam nossas vidas. Suficiente é a palavra que você tem que carregar na alma.
Já viu que todo mundo parece buscar cada vez mais? Quanto mais dinheiro, mais as pessoas querem. Quanto mais se compra, mais se quer ter. Esse ciclo se perpetua infinitamente, e é ele que mantém o capitalismo e os lucros das empresas que adoramos possuir.
O grande problema dessa busca incessante por mais e mais é que nunca estaremos satisfeitos ou felizes. Você pode ter pequenos picos de felicidade ao comprar coisas caras, mas eles vão ser cada vez mais efêmeros. Funciona como uma droga, gerando uma dependência cada vez maior e necessitando de doses cada vez mais altas para se atingir o mesmo nível de prazer.
A solução para essa equação virá da nossa palavra de ordem: suficiente. Vamos ter que definir qual é o ponto em que temos o bastante para uma vida completa, e desintoxicar da necessidade de comprar sem parar.
Posso falar sobre isso baseado em minha experiência pessoal. Deixei de ser um comprador compulsivo há algum tempo. Até mesmo os DVDS que tanto adoro estão sendo mais controlados. E quer saber? Estou muito mais feliz hoje.
Quando percebi que tudo que eu comprava só me dava prazeres momentâneos eu percebi que tinha controle sobre isso. É possível mudar. e ai eu caí na situação inversa: Muito pouca coisa (comprável) me interessa hoje em dia. As compras se tornaram tão pequenas que me permitem comprar algo mais importante: minha independência financeira.
Aqui é fundamental fazer uma diferenciação: eu não passo o dia triste por que não posso comprar alguma coisa que quero. Não fico com isso remoendo o dia todo na minha cabeça. Eu simplesmente penso se aquele bem vai me trazer uma felicidade constante, se vai ser muito usado. Se for pra ficar parado num canto da minha casa eu não compro e pronto. Isso elimina 95% das coisas que eu habitualmente comprava. E quando algo me interessa e passa por essa triagem compro imediatamente, sem ficar me sentindo culpado.
No começo não é fácil. É muito difícil mudar nossos hábitos. Inconscientemente tentaremos voltar ao padrão antigo. Nesse momento lembre-se da palavra de ordem: Suficiente. Eu tenho o suficiente para uma vida plena e feliz, então não preciso de coisas que não serão usadas ou que só servem para cantar vantagem com os outros.
Você pode usar a palavra de ordem em vários campos da sua vida. Para emagrecer basta se lembrar sempre dela. Para deixar para traz coisas ruins lembre-se: você já passou pelo suficiente. Tenho certeza que todos podem pensar em várias outras situações.
Viva uma vida plena, sabendo que nosso mundo foi feito para consumirmos cada vez mais o que nos dá uma grande vantagem: há muita disponibilidade de coisas, nós podemos escolher aquilo que é o bastante, pegar essas coisas com um custo reduzido e vivermos felizes.
Agora se você ainda está preso no consumismo e não vai deixar isso de lado de jeito nenhum... o próximo post vai ser pra você. Entretanto já te deixo avisado: você nunca vai ser tão feliz quanto alguém que aprendeu o significado da palavra suficiente e usa seu conceito na vida cotidiana. Mas eu também tenho um plano pra você!

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)