• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Empreendedorismo e liberdade financeira.
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Empreendedorismo e liberdade financeira.
Offline Professor
Veterano
Tópicos: 55
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
05-07-2013, 07:06 PM
Senhores, vejo algumas discordâncias em pontos periféricos do assunto que não estão agregando valor.

Acho que todos os búfalos por aqui querem ter sucesso financeiramente, mas obviamente o perfil de empreendedor não é comum a todos. Aliás, apenas uma pequena parcela da humanidade tem esse perfil (10% ?), e desses apenas uma minoria é bem sucedido, porque além de talento, garra, determinação, vontade, perseverança, etc, é preciso sorte.

Então o homem precisa explorar outros caminhos para ter dinheiro. O concurso público é um caminho, especialmente no Brasil. Estou no mundo universitário federal há 20 anos (desde quando comecei a graduação) e posso afirmar que a maioria dos professores e funcionários são preguiçosos e incompetentes (o perfil padrão do funcionário público), mas tem uma parcela de gente que trabalha bastante e cumpre suas funções com dedicação e responsabilidade. Eu concluo daí que é possível ser honrado dentro do serviço público.

Quanto à grana, o cara tem que ter inteligência. Com um salário de 4k (na média) você não vai ficar rico, mas em 10 anos é possível ter um bom apartamento e um fundo de reserva. É pouco? É, mas é possível para um funcionário público padrão. É claro que existem alguns cargos que pagam melhor: Receita Federal, Magistratura, etc., mas estou falando do grosso do funcionalismo. (E para os curiosos informo que um professor com doutorado começa ganhando 5,5k líquido, sendo que após 20 anos o salário é em torno de 10k líquido.)

Ser empregado em uma empresa privada também é um bom caminho. Mas não estou falando de sub-empregos, estou falando de emprego de nível superior onde você se dedica 100% ao seu desenvolvimento pessoal. É uma vida de escravidão? É, mas em 10 anos você também terá um pequeno patrimônio, e vai saber tanto do mercado na sua área que naturalmente vai ganhar dinheiro com consultoria e afins. Eu conheço muitos engenheiros (minha área) que ganham entre 10 e 20k líquido, os caras trabalham feito loucos, mas estão montando um patrimônio.

Além disso, tem um monte de coisas relacionadas à tranquilidade financeira. Por exemplo, o mesmo salário em SP pode não ser nada, mas no Centro-Oeste e no Norte pode ser uma grana razoável.

Outra coisa, alguns confrades falaram em filhos e família. Bem, a real está aqui para dizer verdades realísticas, hehe. E a real é que um homem tem mais facilidade de acumular bens se não tiver responsabilidade com mulher e filhos. Então eu digo para os jovens da real: não casem e não tenham filhos antes da estabilidade financeira. Eu não tenho filhos, mas o fato de ser casado me impediu de aproveitar algumas oportunidades de trabalho.

Mas e o cara que já tem família, filhos ? Eu acho que tem que se adaptar às condições e mostrar pra molecada que a vida é difícil mesmo. Vou ser bem direto: Petulas, faz concurso pra Roraima, Acre, Rondônia. É mais fácil de passar e a vida lá é mais barata (menos coisa pra fazer, menos pra gastar). Concurso no RJ, SP, MG e no Sul é complicado porque tem o pessoal que tá se formando agora, cuca fresca e que não tem os problemas que você tem. Explica a situação pra família e mostra que vai ser melhor pra todo mundo se você tiver um salário fixo. Isso pode durar uns 2 anos, até o tempo de você se re-erguer como empresário. Ou pode durar 10 anos, 15 anos, sei lá, vai que você acha um nicho de mercado por essas bandas.

Eu estava assistindo a série do History-Channel sobre os gigantes da indústria americana (Ford, Rockfeller,...) e todos esses caras foram pro interiorzão fazer fortuna. O brasileiro gosta do litoral (é só ver a densidade populacional), mas a grana está no interior (o setor agro-pecuário é que sustenta o Brasil). Quando comecei minha carreira de professor passei 4 anos no interior, e conheci muitos caras sem instrução que ficaram ricos lidando com compra e venda de produtos agrícolas (vários segmentos). Agora esse mercado precisa de gente com conhecimento técnico em TI, engenharia, veterinária, administração, etc.
[+]
  •
Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
Empreendedorismo e liberdade financeira. - por Petulante - 03-07-2013, 01:50 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Empreendedorismo Bufalescos Meroplâncton 57 33,827 23-03-2020, 10:59 PM
Última Mensagem: Gustavo Garcia
  Dicas e ideias para ganhar dinheiro e empreendedorismo Smith 77 26,986 05-06-2019, 06:54 PM
Última Mensagem: CID F 32
  (relato)Minha maior matrix é financeira Kronos o realista 25 5,178 05-06-2019, 07:53 AM
Última Mensagem: xandysmaster
  Materiais de Educação Financeira Iniciantes loeb 7 3,123 21-04-2019, 09:18 PM
Última Mensagem: agrigeo
  Breves considerações sobre independência financeira Gekko 67 18,080 26-04-2018, 10:49 PM
Última Mensagem: Plissken

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo