04-07-2013, 12:29 PM
Só peguei o tópico agora e já é uma das melhores discussões que rolou por aqui.
Primeiro em relação a lei 8.112/90, sobre licença para tratar de interesses particulares, vou por o artigo 91 aqui:
Suponho que nunca ocorra o "no interesse do serviço", mas são 3 anos que é tempo suficiente para saber se o negócio dará certo ou não.
Agora outras observações jurídicas:
Na mesma lei, agora art. 117, X, está escrito:
O que significa que você pode abrir uma empresa, ter 99% das cotas e colocar um parente ou amigo de confiança para ser o administrador. O que não pode é receber prolabore.
E outra coisa, os rendimentos não são tributáveis se não me engano, seus rendimentos tributados serão somente os recebidos do governo, como funcionário.
Da empresa receberá como Rendimentos Isentos e não tributáveis, pois será apenas cotista, com direito aos lucros.
Então é possível ser empreendedor e funcionário público ao mesmo tempo, desde que atenda as limitações.
Vou deixar esse post só com a parte jurídica, minha opinião vou por em outro.
Primeiro em relação a lei 8.112/90, sobre licença para tratar de interesses particulares, vou por o artigo 91 aqui:
Spoiler:
Agora outras observações jurídicas:
Na mesma lei, agora art. 117, X, está escrito:
Spoiler:
O que significa que você pode abrir uma empresa, ter 99% das cotas e colocar um parente ou amigo de confiança para ser o administrador. O que não pode é receber prolabore.
E outra coisa, os rendimentos não são tributáveis se não me engano, seus rendimentos tributados serão somente os recebidos do governo, como funcionário.
Da empresa receberá como Rendimentos Isentos e não tributáveis, pois será apenas cotista, com direito aos lucros.
Então é possível ser empreendedor e funcionário público ao mesmo tempo, desde que atenda as limitações.
Vou deixar esse post só com a parte jurídica, minha opinião vou por em outro.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)