26-06-2013, 09:25 AM
Gostei do que li e resolvi compartilhar com os confrades;
Frugalidade (Blog do médico investidor)
Frugalidade (Blog do médico investidor)
Citar:Frugalidade - parte 1
Hora de falar do ponto mais importante para a nossa aposentadoria: frugalidade. Esse tópico vai ser dividido em partes por ser muito extenso e importante.
O que é frugalidade? Vamos partir de alguns exemplos:
1- Galera reunindo para sair para comer. Escolhem um lugar caro. Você não vai por que é caro, embora tenha 100k no banco. Isso é ser sovina.
2-Você decide cozinhar em casa suas refeições diárias para evitar almoçar em restaurantes, economizando cerca de R$10 por refeição. Isso é ser frugal.
Frugalidade é fazer escolhas sem se privar das coisas. É manter (ou até aumentar) sua qualidade de vida gastando menos. É usar a cuca.
Ser sovina é se privar de tudo. É fazer escolhas que economizam dinheiro mas levam junto sua qualidade de vida. Pode ser válido? Até pode, mas não acredito em felicidade por esse caminho.
Aqui vou entrar em um ponto polêmico: sua felicidade NÂO depende das coisas que você possui, e muito menos de quanto dinheiro você gasta. Ela depende de um equilíbrio entre saúde, diversão, produtividade e descanso. Todas essas coisas podem ser muito caras ou muito baratas, mas no final vão te trazer o mesmo grau de satisfação.
Quem é mais feliz? Alguém que vai ao Outback e gasta R$100 por pessoa ou alguém que faz um churrasco em casa (com um bom churrasqueiro amador) e gasta R$50 por pessoa? Provavelmente os dois tiveram o mesmo grau de diversão e felicidade, mas um saiu na frente financeiramente. Isso é ser frugal.
"Ah, mas você tem pratos pra lavar, e tem o trabalho de fazer o churrasco" Poxa, por acaso você é deficiente ao ponto de não conseguir fazer um churrasco COM os amigos? Não tem acesso a internet para ler sobre como se faz uma carne decente? Não há desculpa pra isso, a não ser preguiça e, se você quer se aposentar cedo, vai precisar deixa-la para lá.
A frugalidade precisa fazer parte da vida de uma pessoa que quer se aposentar cedo. Ela tem um efeito duplo nas suas finanças: faz sobrar mais dinheiro para os investimentos E diminui a quantidade de dinheiro necessário para a independência financeira. Ela pode até te ajudar a atingir o nível dos ultra-ricos, desde que você esteja disposto a seguir por esse caminho.
Essa ideia é tão importante que vai ganhar um post próprio. Mas lembre-se: você vai se aposentar mais cedo se precisar de menos dinheiro para manter as contas em dia. A partir desse ponto você pode fazer o que quiser. Pode até se tornar ultra-rico, se quiser. Mas ela abre muitas opções para você. Se você não gosta do seu trabalho deve seriamente considerar essa possibilidade.
Eu estou no processo de montar minha própria casa. Quero um lugar bem frugal, que me permita ter todos os confortos da classe média-alta brasileira mas que custe 50% dos gastos habituais dessa classe. Possível? Claro que sim, mas você tem que ser frugal e usar a cuca.
Aqui vai um exemplo: Na minha casa não vai ter TV a cabo. "Poxa, mas eu não consigo viver sem meus 500 canais". Você merece um chute do saco por pensar assim. TV é um tempo perdido. Tem muita coisa mais divertida do que TV para se fazer, tem muitas coisas mais produtivas do que TV, e tem muitas coisas que não vão te deixar um gordo rabugento para se fazer no tempo em que estava vendo TV. Veja bem, TV diariamente está proibida daqui para frente. Você é frugal lembra?
Não precisar de TV (preciso falar que telefone fixo é inútil na vida moderna? Celulares são muito melhores e podem ser muito mais baratos) vai tirar da sua despesa mensal uns 250 reais por mês, considerando um combo HD. Você pode contratar uma boa internet por R$50, gerando uma sobra mensal de R$200. Esse dinheiro investido a uma taxa de 4% ao ano acima da inflação por dez anos vai virar cerca de 30k. Além disso você vai estar ganhando saúde.
"Ah, mas eu vou sentir falta dos meus programas favoritos." Você pode assistir tanta coisa de graça no youtube hoje em dia... Basta selecionar o tema que você quer e as opções vão surgir. Use a cuca, e você vai poder manter sua qualidade de vida sem gastar esse dinheiro.
"30k não é muita coisa". Cara, você pode considerar esse dinheiro como triplicado. Se você não vai gastar R$250, mas sim R$50 por mês para assistir a filmes e programas de TV no seu computador sua aposentadoria acaba de custar 200 reais a menos por mês. Vai precisar de 60K a menos na sua meta considerando uma retirada de 4% anual. Você está juntando 30k e precisando de 60k a menos para se aposentar, ou seja, o valor total dessa mudança frugal é 90k. Isso é muito dinheiro. E estamos falando apenas de UMA conta de casa. Ainda iremos destrinchar várias outras. E convenhamos, ficar sem TV está longe de ser difícil ou diminuir a sua qualidade de vida. Provavelmente ela vai até aumentar, pois você vai colocar outras atividades de lazer, provavelmente muito mais saudáveis.
Vou ficar por aqui nessa parte, mas ainda vamos falar muito sobre frugalidade e sobre como manter uma estrutura de classe média gastando menos da metade do que as pessoas acham necessário. Já começamos com uma redução de 60%!