12-12-2011, 12:39 PM
(12-12-2011, 12:06 PM)Mandrake link Escreveu: Vou dar um exemplo de autoridade sem partir para opressão.
Você está preparado para sair com sua namorada, [...] sua roupa nao está te agradando pois está curta demais, acentuando suas curvas e deixando-a vulgar, [...] Então vc comunica à ela que esta roupa não está lhe agradando por ser muito vulgar. E diz para ela trocar.
Ela reluta.
Então vc orienta-a à trocar. Vc explica, argumentado como um pai, do porque da roupa ser trocada, vc explica que chamará a atenção de outros homens, que eles à verão como uma vadia e não respeitarão ambos.
Isso é bastante abordado no livro Principles of Social Competence, já discutido aqui: http://legadorealista.com/fdb/index.php?...45#msg3945
Só que lá,o autor recomenda que você tem que, primeiro, fazê-la obedecer às suas regras, para depois justificar o porque de você não deixá-la fazer tal coisa. Se você tenta "orientá-la" depois de ela ter se recusado a cumprir sua ordem, ela não vai temer sua autoridade e qualquer tentativa sua de "orientá-la", ela vai interpretar que você está querendo justificar seu posicionamento, e vai tentar te tirar do controle através de estratégias passivo-agressivas ("Por que você está sendo tão mal comigo? Isso não quer dizer nada! Não vou trocar!") ou mesmo, te confrontando diretamente ("Eu saio com a roupa que eu quero! Seu dinossauro machista!")
Vale a pena a leitura deste livro, porque é a real da real! Não há um ponto em que você discorde do cara, em termos de relacionamento!