09-07-2013, 01:04 AM
(09-07-2013, 12:04 AM)Ajax Escreveu: Olá Ricardo,
As guerras coloniais foram sim em busca de mercado, governos/monarquias da Europa (Séc 15...) juntamente com o aparecimento dos primeiros banqueiros (Séc 18/19/20) financiaram grande parte das explorações durante o colonialismo e imperialismo. Dá uma lida na Era dos Extremos de Hobsbawn, e a Formação do Imperio Americano, (preguiça de olhar o autor) ...
Acho que ambos os sistemas funcionariam, se fossem guiados por homens e mulheres honrados(as) , acredito que falta algo em ambos os sistemas além do que precisamos URGENTEMENTE discutir essa "democracia" que todos os políticos protegem com unhas e dentes.
Grande abraço!
O governo é reflexo das pessoas. Cidadãos desonrados terão governos desonrados. Os bons brasileiros não fizeram nada e os maus venceram.
Quanto a "guerra por mercado", você dá exemplos QUE NÃO OCORRERAM. Como pode o capitalismo insipiente do século XV, mercantilista e que busca acumular riqueza e não tem interesse em mercados fazer guerra por mercado?
Você acha que descobriram o Brasil por mercado? Eu acredito que foi por terras e ouro a ser extraído.
A outra parte do exemplo, QUE TAMBÉM ESTÁ INCORRETO, se refere a um período longo demais (300 anos), não dá para ser específico nos exemplos? Aliás, que eu saiba, um banqueiro ou investidor pode financiar uma guerra que não trará mercado, mas tão somente lucro.
Aliás, o que você quer dizer com "mercado"? Será que falamos da mesma coisa?
強さと名誉と尊厳