23-05-2013, 02:01 PM
(23-05-2013, 11:19 AM)John Reese Escreveu: [quote='Gekko' pid='61955' dateline='1369316093']
Que região você mora Gekko?
Em SP isso é praticamente impossível.
Moro em Natal/RN e aqui também é impossível. Pretendo me mudar para uma cidade pequena e de preferência para uma zona rural para colocar esse projeto em prática. Em centros urbanos médios/grandes não tem como.
(23-05-2013, 12:21 PM)Homem Sem Medo Escreveu: Como pretende gerar sua eletricidade Gekko? Auto suficiência em água é relativamente fácil e barato com reuso de água de chuva ou poço.
Estou estudando a possibilidade de um aerogerador semelhante a este:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4...olador-_JM
Uma potência de 1000W é suficiente para o meu uso. Na minha região quem usa chuveiro elétrico é masoquista.

Como aqui venta muito, creio que ele trabalharia na capacidade máxima quase todo o tempo. Se for o caso posso pensar em alguma fonte complementar.
(23-05-2013, 12:30 PM)Free Bird Escreveu: Também queria saber, embora painéis solares sejam a opção mais viável.
Como ele mora em Natal, poderia até rolar energia eólica kkk, mas é muito cara.
Tem também aquela máquina que usa os gases da fossa da casa pra gerar energia, mas também é complicada.
Tem as máquinas que produzem eletricidade a diesel mas não são viáveis a longo prazo.
Fora a solar, será que tem outra opção tão boa quanto ou melhor?
Energia solar não é viável. Um projeto para uma residência só com o básico do básico custa dezenas de milhares de reais e requer renovação constante das baterias, sendo que as mesmas custam caro. Os painéis, segundo o engenheiro com o qual conversei, costumam durar ad eternum. Mas mesmo assim não compensa, pois a impossibilidade de produzir energia à noite faz com que se utilizem no mínimo 5 baterias de caminhão, as quais tem vida útil média entre 3 e 5 anos. Isso, na minha opinião, inviabiliza o projeto tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista da auto-suficiência.
(23-05-2013, 12:51 PM)Homem Sem Medo Escreveu: Já li sobre os painéis solares e a conclusão que cheguei é que não compensa o custo de aquisição x eletricidade produzida em sua vida útil, pelo menos p/ 1 residência, fora que placas pequenas não produzem energia suficiente para chuveiros ou motores.
Como eu disse acima, quem usa chuveiro elétrico aqui na minha região deve ser masoquista. Motores leves, como um liquidificador ou uma furadeira, dá para usar. E, como eu disse, o problema da energia solar não são os painéis, mas sim os acumuladores (baterias).

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)