• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos Geralzão da Real Como os cristãos podem evitar o divórcio?
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Como os cristãos podem evitar o divórcio?
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
09-04-2013, 03:54 PM
(09-04-2013, 02:20 PM)Tiago Escreveu:
(09-04-2013, 01:17 PM)Gekko Escreveu: E o texto bíblico em Mateus 19: 8, 9 ?

Não captei ao certo o sentido do questionamento, então vou responder em duas etapas.

1. Sobre a indissolubilidade do casamento

Nos versículos 5, 6 é dito sobre o casamento, que eu cheguei a comentar: o que Deus uniu o homem não é capaz de separar. Deixando claro que tal ato tem cunho espiritual.

Nos versículos 8,9 é apenas a consequência da indissolubilidade do casamento perante Deus.

Se o cara largar a mulher para ficar com outra, cometerá adultério.

Se um cara pegar uma mulher que largou o marido, cometerá adultério. Porque ambos estão casados perante Deus.

Agora, eles podem se separar e não cometer adultério, não configurando pecado. O pecado no caso não é o "divórcio" - que do ponto de vista espiritual é inexistente - mas sim o adultério.

2. "Anulação" do casamento

O termo anulação realmente não é o mais adequado, é incorreto. Expressei-me mal.

Se o homem não pode separar o que Deus uniu, como ir procurar o Bispo a respeito da "anulação" do casamento? Realmente, se o casamento foi válido, não há o que fazer. Será até que a morte os separe.

O processo que será aberto será de investigação para saber se o casamento foi de fato válido ou não. Não é que ele será anulado, mas é investigado se realmente o matrimônio chegou a valer. Então o mais correto seria verificação da validade do casamento/matrimônio.

Aí teria que ir atrás dos documento da Igreja, mas sei de um exemplo de caso que invalida o sacramento (e portanto não se chegou a ser casado): é quando a mulher mente ao homem dizendo que quer ter filhos (podendo ter filho) para poder casar, mas depois descobre-se que ela mentiu... É necessário a intenção de ter filhos no momento do "aceito" no altar.

Outro exemplo é a famosa consumação do casamento. As pessoas casam, mas não rola o sexo sem camisinha. Neste caso, o sacaramento não foi consumaldo e portanto a validade é nula.

Este tipo de investigação é feita quando se abre um processo eclesial. Esta é a recomendação que eu dou ao familiar da esposa do confrade Petulante.

Desculpe se eu me expressei mal anteriormente.

Meu questionamento é de que o texto bíblico que citei, no meu entender, faz uma ressalva para o caso de adultério quando o mesmo diz "salvo em razão de fornicação". Se o cristão for traído ele não somente tem o direito de se divorciar como também de casar-se novamente. Não sei qual é o posicionamento das grandes religiões cristãs quanto a isso, mas biblicamente o que eu entendo é isso.
[+]
  •
Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
Como os cristãos podem evitar o divórcio? - por barãozin - 09-04-2013, 08:56 AM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Homens não ajudam mulheres no trabalho para evitar acusação de assédio sexual cabraman 27 7,262 18-10-2016, 06:58 PM
Última Mensagem: cabraman
  Comer a prima...melhor evitar. Mulambeiro 97 29,386 14-03-2016, 02:58 AM
Última Mensagem: SapoCaco
  Divórcio e arrependimento Mats 2 1,314 23-09-2014, 09:50 AM
Última Mensagem: Gary Holt
  Como Evitar Traições Senna 17 6,952 09-05-2014, 10:04 PM
Última Mensagem: Smith
  Lista dos 9 tipos mulheres que você deve evitar namorar/casar e se envolver Soldado 10 7,584 01-05-2014, 04:48 PM
Última Mensagem: Miguel

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo