13-03-2013, 10:47 AM
(12-03-2013, 06:34 PM)Plissken Escreveu: Confrades, vamos entender a situação.
Crianças pequenas não têm a mínima noção de "certo" e "errado", eles apenas sabem o que os agrada ou desagrada, e como não sabem dialogar, fazem manha. Para elas a "manha" é apenas uma maneira de se comunicar. O problema é quando os pais cedem a essa manha (premiação de mau comportamento). A partir daí a criança assimila que esse é o caminho para conseguir as coisas, e vai insistir nisso, porque funciona.
Agora pergunto: como se adestra um cão?
A melhor maneira de adestrar um cão é premiar "bom comportamento" e desencorajar ou mesmo punir "mau comportamento". E por quê? Simplesmente porque cães também não diferenciam "certo" e "errado", para eles mijar no quintal ou no seu tapete dá no mesmo, ele só tá se aliviando ou marcando território! E eles (assim como as crianças pequenas) não falam a sua língua, nem você fala a deles, portanto não existe diálogo.
O segredo é usar a punição na medida certa. Um cão que não recebe disciplina (premiação também é disciplina) faz o que dá na telha, ao passo que um cão que sofre punições excessivas se torna arredio e ao menor sinal de ameaça parte pro ataque. Com crianças é bem parecido, deve-se escolher o "caminho do meio", disciplina sem abuso.
Uma vez, conversando com um policial federal aposentado, o mesmo fez uma observação interessante, ele disse que para a maioria dos criminosos não adianta conversar, orientar, aconselhar, porque essa linguagem não é entendida por eles. A linguagem que eles entendem e se fazem entender é a violência, pois muitos deles quando crianças sofreram violência e não conhecem outra maneira de se comunicar.
Concordo. Inclusive esta aplicação de prazer e sofrimento está no livro Os Princípios das Interações Sociais. Se bater pra machucar a criança vc criará traumas e se verá com a justiça. Se deixar solta ela vai mandar na casa e se ver com a polícia quando tiver 18 anos. Minha esposa concorda com essa filosofia, embora ela discorda de bater. O meu tá com um ano e meio e faz manha como toda criança, mas dou uma encarada feia e ele já sabe que tá fazendo merda. O que não pode é fazer o que os pedabobos pregam, sentar e ficar barganhando com crianças. Os pais, assim como a polícia e o governo, estão num nível superior. Se tiver que barganhar não existe autoridade.