12-03-2013, 03:15 PM
(12-03-2013, 11:11 AM)Estranho Escreveu: É possível que um cara como eu, burro e ignorante, ganhe alguma coisa investindo na bolsa?
Eu tenho um salário na faixa dos 4 mil reais e, no mínimo, guardo 2 mil todo mês. Levo uma vida bastante simples, materialmente falando, e pretendo continuar dessa forma até os 30 anos, juntando o máximo de dinheiro possível.
Da para fazer alguma coisa?
Investir na bolsa de valores não é muito arriscado?
É sempre arriscado. mas o risco varia de ativo para ativo. Existem os mercados a vista, termo, de opções e futuros e todos eles compõe a BMFBovespa. O risco se da nesta mesma ordem:
a vista menos arriscado que termo que oções e que futuros.
Dado que vc quer operar a vista:
Há ainda outros riscos. Risco sistêmico e risco específico. O sistemico é o de crises, do mercado como um todo ir mal e o específico é o daquela empresa que vc quer investir ir mal e se desvalorizar.
Geralmente a liquidez de uma empresa é o referencial mais básico de risco que ela tem (há outros). Eu sugiro nunca comprar ativos de empresas pouco líquidas, nunca faça isso!
Os balanços contábeis (que devem ser divulgados de trimestralmente) tb mexem com as espectativas. As empresas declaram se tiveram lucros ou prejuizo no período.
Dividendos/Juros sobre o capital proprio tb sao atrativos das empresas. Veja em especial o ativo ELPL4 que sempre paga excelentes dividendos (são isentos de IR o que não ocorre com juros sobre o capital proprio).
Fora isso há as lógicas de cada mercado em que cada grupo de empresas está inserida. Por exemplo as elétricas (que sempre pagam bons dividendos e tem um padrão gráfico mais "estável" ao longo do tempo) sofreram com aquela lei que a dilma instaurou lá para reduzir a conta de luz.
Mas com essa crise toda na EUROPA/EUA o negócio anda sistêmico ultimamente.
O que vc pode fazer? Operar vendido (se sua corretora permitir) e lucrar com a queda.
Tentei fazer um resumão de análise de risco! Isso são capiítulos de livros que eu tenho e não dá pra discutir tudo aqui no FB obviamente!
abração
"Família são aqueles que sempre se preocupam com você, o resto é parente." - PRAGAKHAM
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa
O Sucesso é a verdadeira vingança a todos que te subestimaram. - Mandrake.
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa
O Sucesso é a verdadeira vingança a todos que te subestimaram. - Mandrake.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)