11-03-2013, 04:11 PM
(11-03-2013, 02:09 PM)John Romano Escreveu:(11-03-2013, 01:19 PM)Petulas Escreveu: Sobre o que era o tópico mesmo? Ahh sobre o Jean Willys.....
Na boa, como ele se elegeu com 13mil votos? Alguém me explica? preciso fazer isso tb...
Pois é, desvirtuaram o tópico MESMO...:
Voltando ao assunto, se não me engano, ele foi o candidato eleito com o menor número de votos nas eleições do RJ em 2010. Tudo por causa da péssima regra do coeficiente (ou quociente) eleitoral.
Por essa regra, soma-se todos votos válidos e depois divide-se pelo número de vagas sendo disputadas na eleição. Esse resultado gera o tal quociente eleitoral.
Então, soma-se os votos que cada partido (ou coligação) recebeu em todos os seus candidatos e divide-se pelo tal coeficiente eleitoral pra se chegar ao número de candidatos eleitos por esse partido (ou coligação).
Em princípio era pra ser uma boa ideia porque valoriza o papel dos partidos políticos, mas como na Banânia os partidos são totalmente esvaziados, acabou-se distorcendo o uso essa regra pra se eleger pessoas com poucos votos, através de candidatos-ímãs.
Só ver o que aconteceu com o Tiririca, Clodovil e com o Enéias em 2002. Por causa de um só candidato popular, o partido recebe uma quantidade absurda de votos e acaba elegendo gente desconhecida (ou mesmo mau-caráter) que recebeu pouquíssimos votos diretos.
Por isso senhores, [b]tenham sempre muito cuidado com votos de protesto! Na esteira desses "palhaços", pode-se estar elegendo um desconhecido ou mesmo um picareta de marca maior![/b]
Boa observação John,eu mesmo não tinha conhecimento sobre esse fato.E acho que todos devem conhecer e pensar 100 vezes antes de votar em alguém popular.

:![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)