05-03-2013, 08:25 AM
(05-03-2013, 07:48 AM)Gekko Escreveu: As refeições feitas fora de casa são um dos maiores vilões do orçamento pessoal de um ser humano normal. Quanto mais o cara puder evitar de comer fora melhor, a não ser esporadicamente, é claro. Para quem não tem disponibilidade de levar marmita para o trampo e não recebe vale, uma boa opção é comprar a famosa quentinha, que costuma sair mais barato que almoçar em restaurante. O meu trampo não me dá vale, mas fornece o almoço em um refeitório próprio. A qualidade da comida às vezes deixa a desejar, mas dá para comer. O que economizo com isso não está no gibi. Sem contar que tem estacionamento de graça para a minha moto, o que também gera uma bela economia. O valor dos estacionamentos está subindo muito. Em breve ter carro/moto em grandes cidades ficará impraticável.
Pois é tem razão, inclusive a motoca é parte desse downsizing que é minha meta em 2013. A real me deu esse objetivo, quanto a desenvolvimento pessoal, antes era só a questão de sair da matrix, agora que depois de anos me encontro longe dela, é hora de cuidar do resto (saúde e bolso)...
Veja só os ganhos que eu tive com o downsizing:
mudar de carro:
- eu tinha um carro 2.0, esportivo importado e que eu havia tirado zero em 2010.
- vendi e comprei um carro 1.6 com 4 anos de uso, menos de 50mil km.
Economia: IPVA, Gasolina, prestação do carro, manutenção absurda (um jogo de pastilha custava 800 reais)
em números: 2mil/mês - 24 mil/ano
comprar uma moto:
- eu me locomovia todo dia pro serviço de carro, eram 2hs ida + 2hs volta (média por site)
- comprei uma scooter.
Economia: tempo (reduziu pra 30 min), gasolina, estacionamento (deixo na rua mesmo)
em números: 500 reais/mês - 6mil ano
marmita:
- já descrito acima.
roupas:
já cheguei a extravagância de comprar um "Loro Piana" (aliás, acho que todo homem deveria ter pelo menos um ao longo da vida)
mesmo assim, parei de comprar roupas caras, o terno que estou vestindo hoje é aquele normalzinho da Colombo.
Economia: Não há budget fixo por mês, mas dá pra considerar por ano uns 8mil.
Total de economia que espero com esse estilo sovina de ser atingir em dez/13: 40mil.