26-02-2013, 11:24 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-02-2013, 11:27 AM por Free Bird.)
(26-02-2013, 11:05 AM)Gekko Escreveu: Nesse caso, cerca de 30% dos meus ativos iriam dar lugar a um passivo, que por sua vez dificultaria (devido à manutenção), a recuperação desses mesmos 30%. Sem contar que a sensação de desinvestir causa um desconforto psicológico muito grande.
Mas eu não to falando pra comprar agora. Pelo contrário.
Se você for comprar isso, é utilizando 20% do $ investido.
Supondo que seja uns 10 k a moto, logo você vai precisar ter investido 50k em ações/etc para ter o direito de poder retirar esses 10 k.
Ou melhor, investe 50 k, ai os juros, em vez de reinvestir, junta com 50% do aporte pra formar os 10 k e comprar a moto, enquanto continua investindo em volume menor. Dessa forma você não para de investir nunca e ainda fica com a moto, só precisa de tempo/paciência.

Depois da moto comprada a vista, separa uma parte do aporte pra manutenção ou cobre com os juros. Lembrando que os 10k da moto serão deduzidos do $ da venda da atual, e a manutenção da moto de 10K também terá seu valor deduzido da manutenção da atual. Dessa forma você faz um jogo psicológico que acaba barateando o custo total da nova moto a curto prazo (venda da moto atual) e a longo prazo (deduz a manutenção da atual da manutenção da nova).
Psicologicamente falando, você se manipula a pensar que está barateando ao máximo seu luxo, de forma a apaziguar a voz sovina lifestyle da sua mente

Eu sempre tento racionalizar dessa forma quando quero comprar um luxo, senão não consigo gastar o $ nem a pau, por peso na consciência.
Sem falar na vantagem-mor desse esquema: demora um bom tempo para de fato ter o direito de comprar a moto, e durante esse tempo você pode desistir da ideia de comprar a moto e reinvestir todo o $ acumulado!

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)