25-08-2020, 01:20 AM
(26-04-2020, 02:05 AM)canislupus Escreveu: Regras de portugues nao tem sentido, a grande maioria. Elas mudam constantemente e nao tem lógica ( coisa de mulher?? Kkkk )É necessario saber apenas para fins academicos e profissionais.
Acentuação não tem sentido pra você também, né?
(04-05-2020, 05:45 AM)canislupus Escreveu: Explique confrade Dareevil, qual a porra do caralho da logica de uma palavra proparoxitona e uma bosta de uma palavra paroxitona terminada em ditongo serem obrigadas a ter acento num dia e no outro nao. Por favor me ajude.
Hue, é sério?
Bem, vemos o sistema paulofreire falhando descaradamente, em frente aos nossos olhos!
Creio que você quis falar sobre a reforma ortográfica, perguntando por que num dia é uma regra e no outro dia é outra regra. Ok, mas esta reforma não mudou a acentuação de proparoxítona. Nunca poderia!
Veja, a palavra médico (substantivo) e a palavra medico (verbo), ambas existem.
O médico é um comunista.
Eu me medico sozinho.
"Ah, mas é só um exemplo, a maioria das proparoxítonas não possui outra palavra parecida".
Sim, justamente por serem proparoxítonas que não podem ser confundidas!
A sílaba tônica seria, naturalmente, a penúltima (lembra da escadinha feita de uma sílaba pra outra?), só é oxítona sem acentuação em alguns casos, como final R, L, Z...
ma-TAR
le-GAL
ar-ROZ
Estes finais puxam pra si o som forte naturalmente, sem acento, assim como as vogais I e U que não levam acento no final.
sa-CI
u-ru-BU
sa-GU
CU
Não levam acento, porra! Já tem o som forte, diferente de A, E, O que precisam de acento para serem tônicos.
O BEBÊ MAMA.
A criança BEBE leite, símbolo do nazismo.
Está chorando, quer o MAMÁ!
Da mesma forma, as proparoxítonas precisam do acento para que o som forte seja puxado para outra sílaba, que não seja a penúltima.
Por exemplo, hipopótamo sem o acento precisaria ser pronunciado hipopoTÁmo.
Outro erro muito comum é na pronúncia das palavras reCORde e ruBRIca. Elas não possuem acento, então a sílaba mais forte é a penúltima, sendo paroxítonas. Seguem a mesma regra de reCORte ou lomBRIga.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)