13-04-2020, 08:19 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-04-2020, 08:22 AM por gRILO.)
(12-04-2020, 06:26 PM)Plissken Escreveu: Pra decidir se é prejudicial ou não, responda algumas perguntas:
- Esse vício tá te consumindo tempo? Não tempo de lazer, mas tempo que você deveria estar fazendo outra coisa? Ex: você está deixando de dormir pra se dedicar ao vício? Tipo, tá dormindo menos de 8 horas por noite porque ficou até mais tarde jogando/apostando/whatever?
- Tá te consumindo dinheiro? Não um dinheiro que já seria destinado ao lazer, mas você deixou de comprar alguma coisa necessário ou útil pra gastar com o vício?
- Está causando algum problema de relacionamento com pessoas próximas? No seu relato você diz que brigou com seu pai quando era mais novo, então é claro que naquele momento estava atrapalhando.
Faça perguntas desse tipo e no final dê o veredito.
Mas você já sabe.
Se está te incomodando a ponto de escrever um tópico a respeito e pedir ajuda, então creio que está te prejudicando.
Agora cabe a você decidir o que quer fazer a partir dessa informação.
Sim, acho que suas perguntas foram bem determinantes. Realmente nosso cerébro sabe que está prejudicando inconscientemente, mas através de perguntas assim da para ficar consciente da real situação.
Mas respondendo as perguntas em sí, acredito de um nivel de 0 a 10, eu esteja no nivel 6 do vicio ser prejudicial a mim. O problema maior que o especialista ali em cima diz, é a perca de prazer por outras atividades e ter somente prazer no vicio, eu vi muito sentido nisso.
Porque é oque realmente acontece, segundo ele, fomos feitos para sentir prazer em Comida, sexo e socialização. Principalmente no caso das apostas, eu perco o ânimo totalmente em socialização. Visto que para eu ter cargas de Dopamina/prazer no meu cerébro, basta ligar a TV e apostar no meu esporte favorito.
Percebi que nesse mês eu parei de apostar, estou muito mais social e sentindo muito mais prazer nisso. E o bom que eu comecei a ficar consciente disso.
Ontem mesmo teve uma comemoração de pascoa no Sitio do meu pai e tinha umas 15 pessoas lá. Eu fiquei lá até a noite, tomanho banho de piscina, jogando bola, soltando pipa com a mulekada, jogando Bétis. Foi para mim, um dos melhores dias lá.
E isso era uma coisa inimaginavel a um tempo atrás, normalmente eu ia lá, só almoçava e ia embora, porque meu PRAZER VERDADEIRO estava em casa assistindo jogo e apostando.
(12-04-2020, 11:21 PM)Diamante Escreveu: Vício é diferente de mal hábito.
Vício é quando alguma substância causa uma desordem química cerebral deixando o corpo dependente desta mesma substância.
Então diamante, pode ser também. Por isso que digo que meu nível de vicio é baixo, mas prejudicial mesmo assim. De qualquer forma, eu sinto uma vontade grande de voltar a apostar quando vejo algo relacionado com isso.