08-01-2020, 06:23 AM
(08-01-2020, 12:52 AM)Velho Gonçalves Escreveu:Uma coisa que eu vivo falando aqui no fórum (quase em todos meus comentários), é que eu já fui evangélico por muitos anos e tenho um respeito imenso por essa religião (Cristianismo). Tenho certeza de que se, um dia, eu voltar a ser religioso, serei cristão novamente. Agora, aproveitando o clima do debate, quero pedir – respeitosamente – licença aos evangélicos aqui do fórum, e expor uma crítica ao cristianismo, que representa um dos itens (dentre outros) que auxiliou no esfriamento da minha fé.O ponto que mais me desagrada no cristianismo é o fato de que, se você for seguir fielmente esta religião, não haverá espaço para especulações humildes a respeito de dúvidas fundamentais que os seres humanos possuem. O Cristianismo, por si só, responde e esclarece todas as dúvidas sobre: criação; sentido da vida; e o futuro dos homens (céu ou inferno). Ponto final! É isso... O Cristão necessita abraçar as verdades bíblicas – sem questionar - referentes a esses assuntos fundamentais, de tal forma que não há espaço nenhum para pensar o contrário – ou pensar além – sem correr o risco de cometer heresia, ou até mesmo blasfêmiaLogo, o cristão fica numa situação muito podada... Na qual, não pode se dar ao luxo de duvidar, refletir e “filosofar”. Eu trabalho com pessoas que são evangélicas. As vezes (quando o assunto não é vídeo game, vingadores, nem a calça apertada no rego gostoso da assistente) falamos sobre a vida, sobre a morte, e sobre os mistérios do universo. Tais conversas são frutíferas até determinados pontos. Porém, quando o assunto começa a ficar complexo, os caras que são evangélicos não conseguem ir além sem dar “carteiradas” bíblicas, sentenciando, praticamente, quem acredita no contrário. Isto, na minha humilde opinião, mata a riqueza da discussão e impede o crescimento do entendimento.Porém, em relação a esse meu ponto de vista, não posso deixar de fazer a seguinte ressalva: eu também compreendo que o advento da fé, concedido por Jesus Cristo ao morrer na cruz, só pode ser consumado pelos fiéis através deste comportamento que citei: ora... quem tem fé não pode vacilar e desacreditar! Quero dizer, não há como um cristão ser fiel e temente a Deus e Jesus Cristo, e ao mesmo tempo aceitar que as coisas que estão escritas na Bíblia, sobre a vida, sobre a morte, sobre o céu e sobre o inferno, podem não ser verdades! A partir do momento em que o cristão passar a especular... a tendência será ele deixar de ser cristão (basicamente, foi o que aconteceu comigo).Ora pessoal!!! Vide o que aconteceu com Pedro no mar com Jesus: ao ser chamado para caminhar na água, duvidou por um instante e afundou. O cristão, então, não pode duvidar jamais!!! Olhem o que aconteceu comigo: por duvidar do cristianismo um dia, hoje não vou mais à igreja. Será que afundei, como Pedro? Acho que sim! Pena que o próprio Cristo não esteve lá para me encorajar a continuar! Ou esteve e eu que não percebi? Reconheço minha culpa nisso também!Então, para concluir, ao mesmo tempo que eu critiquei essa postura dos cristãos – que não se permitem duvidar – eu também reconheço que tal comportamento é de certa forma estrutural e fundamental para a manutenção da fé no evangélio.Por fim, pessoal, eu só consigo chegar numa conclusão: esses tipos de debates costumam não levar a lugar nenhum. A única coisa que pode acontecer é um usuário passar a ficar fodido de raiva de outro.
Eu estava mesmo procurando uma oportunidade pra dizer o quanto este tópico se tornou interessante e enriquecedor, então vou aproveitar esse comentário.
Foi exatamente por isso que me afastei da igreja, mesmo após me batizar (confesso que me precipitei aqui); mas essa de acreditar sem questionar ou deixar tudo nas mãos de Deus, não estava dando muito certo, não consigo ser tão dependente e ao mesmo tempo confiar tanto nos planos que o criador teria pra mim.
Sem falar que eu via coisas muito erradas nas congregações por onde passei, e ninguém movia uma palha pra resolver, isso também foi me irritando com o tempo.
No mais, acho o cristianismo uma doutrina excepcional e caso um dia volte, será através dela.
Road to Valhalla.
![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)