30-10-2012, 04:29 PM
(29-10-2012, 08:10 PM)Vincent Escreveu:E no meu caso o que ajudou para eu figurar como o tutor foi que, meu pai era o provedor e coincidiu que 6 meses após o acidente eu passei num concurso público e tive condições de ajudar muuuuito a minha família. Acho que a questão financeira, pelo fato de eu estar ajudando tbm contribuiu para "incesto emocional".(29-10-2012, 05:55 PM)sorine Escreveu: A única diferença é que minha mãe não é egocentrica e possessa e acho que ela e minha irmãs fizeram isso inconscientemente pq a figura masculina mais alta se perdeu um pouco que era meu pai e o próximo da fila era eu.
Mas isso responde um monte de coisas pra mim...
O incesto emocional é quando a criança é usada pelo adulto como um subistituto emocional, que desempenha o papel de outro adulto, entende?
Ex:
É quando a mãe que deveria buscar carinho e atenção com o pai, busca carinho e atenção com o filho. Ele agora passa a se sentir responsável pela mãe, houve inverção de papeis. A mãe agora castra o filho, ela o prende a si mesma e começa a monopolizar as atenções dele, porque ele se sente responsavel por ela, o porto seguro dela!
Numa família ideal, espera-se que o filho tenha condições de desenvolver a sua autonomia e sair de casa e ir formar a sua própria família. E não ficar no ninho tomando conta de mamãe e papai.
Ainda vale dizer que o incesto emocional seria o estrupo praticado pela mulher. Enquanto o "incesto" mais comun é aquele aonde o pai se relaciona sexualmente com a filha, o "incesto sexual" mais comum seria aquele onde a mãe força o filho a assumir o papel de namorado assexuado.
No caso do tópico mãe solteira eu quero dizer que há grandes chances desse tipo de abuso ser praticado por essas mães.. já que elas não tem um parceiro afetivo, um porto seguro.
Navarre
Espero que você tenha superado isso confrade.