14-09-2019, 09:10 PM
Sou um grande admirador de mentes elevadas e de pessoas que notoriamente tem o espírito superior (não estou falando de religiosidade aqui!). Digo isso pelo seguinte... Todos os seres humanos nascem com necessidades básicas (Fisiológicas, de segurança, sociais, de status e estima – Vide Maslow). A auto avaliação que todas as pessoas fazem inocentemente, sobre em qual grau elas estão na escala dessas necessidades, consiste-se em se comparar com o próximo.
Então, quando você percebe que uma pessoa próxima de você (parente ou amigo) sente-se incomodada com alguma vitória sua... Reflita! Esta pessoa pode fazer algum comentário depreciativo sobre as atitudes que você está tomando, pode tentar te desencorajar a continuar etc. Por quê? Pelo simples fato de que se você subir na escala das necessidades, a pessoa (não fazendo nada) vai ser automaticamente rebaixada na escala dela (quando fizer a comparação com você). E isso dói pra caralho!!! (Quem não está se desenvolvendo, por consequência, também não está parado. Está, na verdade, automaticamente se rebaixando; pois tudo ao redor evolui continuamente. Jordan Peterson).
Nessa vida, só existem duas pessoas que não vão se incomodar com suas conquistas: seu pai e sua mãe. As demais pessoas, todas sem exceção, em graus menores ou maiores, vão se sentir incomodadas sim! Umas tem condições de esconder isso e outras não.
No começo do texto eu falei sobre pessoas com mente elevada... Falei isso porque uma pessoa com mente elevada, ao perceber que um amigo está meio “invejoso”, entenderá esse sistema como sendo ele uma “regra do jogo”, imutável e incontrolável, e terá condições de isolar esse comportamento, classificando-o como instintivo, e não deixando-o macular as demais qualidades ótimas que esse amigo certamente tem. Isso é chamado de “entender o cérebro reptiliano - indomável - agindo na cabeça dos outros”. Não tem o que fazer!!!
As vezes as pessoas não são tão filhas da puta como julgamos... Nós que, na verdade, não temos como mensurar quão fortes são os instintos agindo por conta própria na cabeça dos outros. Vamos ficando velhos, e vamos aprendendo a cada dia que a vida das pessoas em sociedade, na verdade, não é um mistério! Todos seguem um código e uma regra instintiva básica que, se compreendida, pode ser prevista e antecipada. E tal compreensão nos evita muitos problemas.
Esse tema é muito louco!!! Gosto muito de falar dessas coisas. Nos últimos tempos venho pensando seriamente em cogitar uma graduação em psicologia, e quem sabe angariar uma 2º ocupação num futuro! Eu iria fugir totalmente da minha área (Contábeis / Auditoria), mas seria bem legal!