07-09-2019, 03:14 PM
Ao morar sozinho, a coisa com a qual o cara deve se preocupar mais é a saúde alimentar. É absurda a tendência que existe em comer comidas que, se consumidas em excesso, fazem muito mau à saúde.
Cozinhar por conta dá muito trabalho, e é normal que ocorram desperdícios absurdos no começo. Sem contar o fato de que, apesar de muitos falarem o contrário, é muito difícil preparar uma comida simples (arroz, feijão, bife + salada) com um sabor minimamente agradável! Então, quem trabalha em empregos regulares, de dia, se for morar sozinho deve se preocupar em usar muito bem o ticket e almoçar uma comida boa, com bastante salada. Se fizer isso, não terá problemas caso o jantar não seja uma alimentação forte; poderá se limitar a pães com queijo branco e sucos, por exemplo. Mas é óbvio: se conseguir “dominar o fogão”, e aprender a fazer comida, será bem melhor: mas isso é pra poucos, e eu não sou um deles.
O Pico de gastos no início é maior. Isso porque o cara vai tentar normalizar a situação o mais rápido possível, transformando o espaço dele que, no começo é vazio, em uma casa comum. Vai querer comprar móveis extravagantes, tapetes, quadros e toda sorte de coisas para deixar a casa/AP bonita. Não tem problemas desejar isso! Porém, gasta uma grana no começo... Mas depois a coisa se estabiliza.
Lavar roupas e fazer faxina é tranquilo. Isso qualquer um tira de letra (desde que tenha, pelo menos, uma máquina).
Agora, passados esses pontos críticos que devem ser observados (Alimentação + gastos com móveis e adornos + arrumação e Higiene do lar), vem a parte de se “aproveitar” o fato de morar sozinho. Você nitidamente passa a ser mais respeitado por todos. Todos te enxergam como uma pessoa com mais responsabilidade, que tem condições de cuidar de si próprio. A liberdade de poder sair de casa, e levar amigos em casa, em qualquer que seja o horário, é muito boa.
É um investimento que vale muito a pena, e uma experiência quase necessária para todo o homem, antes de se casar. Alias, quanto mais tempo o cara passa morando sozinho, mais ele irá ponderar se deve se casar ou não. Vou confidenciar um pensamento que me bateu algumas vezes, quando eu ponderava se me “juntava com uma ex”, ou abria mão dela em prol de ficar sossegado por mais alguns anos. Lembro que chegava em casa na sexta feira depois do trabalho - silencio - eu podendo fazer o que quiser, a hora que quiser. Eu falava para mim mesmo: “a mulher pode ser a mais lega e a mais gostosa do mundo, não supera o sossego e a paz que essa solitude agradável trás para o espirito.