01-07-2019, 08:19 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-07-2019, 08:32 AM por Diamante.)
Spoiler:
Leia novamente a parte negritada. Nela eu alego um aluguel fora do padrão e ganhos de maneira ininterrupta. A questão que muitos erram em contar com um cenário positivo que ninguém garantirá se irá se concretizar daqui a 'X' anos. O imóvel pode se valorizar, mas, também pode acontecer o inverso.
Ainda no contexto do cenário hipotético dos 13 anos; aleguei uma conta bem básica. No fim, se você tiver a casualidade em ficar 13 anos recebendo o aluguel de maneira ininterrupta e logo após conseguir vender pelo mesmo preço adquirido, mesmo assim você não terá dobrado o investimento. Motivo? Vou deixar um bem simples: Inflação. (Fora tudo o que o Brutus escreveu acima para encarecer ainda mais a conta).
Uma história rápida: Brasileiro ainda tem enraizado o lance de investir em imóveis por causa do período da Hiper Inflação. Na época, o lema era mais ou menos assim: "Se proteja comprando imóveis, o dinheiro pode desvalorizar, o imóvel; não".
Iria responder de forma mais técnica, no entanto, CID F 32 simplificou bem a questão.
Em suma, não condeno quem quer investir em imóveis, só acho uma dor de cabeça desnecessária caso o individuo não tenha filhos para quem deixar. Foi o que falei também: Cada caso é um caso e precisará ser estudado.
Spoiler:
Coloca nessa conta: Impostos, manutenção, inquilinos inadimplentes, IPCA, condomínio (porque a maioria compra apartamentos para alugar), água, luz, entre outros que me fogem a memória agora.
No fim, se você não tiver para quem deixar, só arrumará dores de cabeça.
Se investir no TD em papéis diversificados, você conseguirá um rendimento superior. Detalhe: De maneira constante e sem preocupações com inquilinos, mobiliária, contratos, e afins.