08-02-2019, 10:23 PM
(07-02-2019, 10:50 PM)Bruno Padilha Escreveu: Morar sozinho é muito bom. Tem total liberdade individual, sem ninguém enchendo o saco por questões pequenas, como você dormir até mais tarde, deixar algum garfo sujo na pia, deixar a toalha molhada na cama ou não arrumá-la ao sair de casa, entre outras coisinhas. Poder comer o que quer, na hora que quer, sair, entrar, deixar entrar quem você quer, ter seu próprio pacote de internet, deixar as coisas da forma que você quer. Pra quem valoriza a liberdade individual, tem essa cultura, valoriza isso. Já para as pessoas com uma mentalidade esquerdista comunogayptista, que precisa de aprovação dos outros, ficar se mostrando o tempo todo, querendo chamar atenção, querendo pedir carona pro papai ou viver com dinheiro dos outros, acha que muh duh o emprego é escravidão, acredita em tudo que o establishment diz, daí não adianta mesmo. São ofertas para demandas.e transporte?
Recomendo viver em quitinete em uma boa região, perto de tudo, em local seguro e com vários estabelecimentos comerciais por perto. Esse tipo de coisa faz muita diferença no dia a dia, aquela farmácia 24h, várias casinhas de cachorro-quente, restaurantes, lojas, mercados, shoppings com variedades de perfis, faz muita diferença ter isso tudo por perto. Para quem mora sozinho, é preciso quebrar alguns estigmas que até valeriam em outros contextos:
1- "ain aluguel é perder dinheiro"
mito! outros confrades já falaram sobre isso, tenho até preguiça de discutir com esse papo de pobre.
2- "fazer a própria comida é mais barato, mais saudável e melhor"
nem sempre! quem mora em grande quantidade em casa, sim. mas pra quem mora sozinho, muitas vezes cozinhar pra si próprio é pouco rentável, vai gastar quase mesma coisa ou até mais do que em buffets ou marmitas que seja, a comida vai estragar se vc cozinhar em grande quantidade ou vai dar um trabalho desproporcional pra ficar uma hora cozinhando pra cada refeição. claro que é sempre bom ter alguns itens alimentares prontos pra comer ou preparar, além de eu recomendar panela elétrica, muito mais prático, menos dificuldade, mais rápido, mais seguro, não tem risco de queimar a comida ou ficar crua, o gás tá muito caro, etc.
3- ain quem vive só vai se sentir solitário"
esse é o meu preferido.
os flokinhos de neve com o tipo de mente que descrevi lá no primeiro parágrafo nem deveriam estar lendo mesmo, querem ficar chamando atenção dos pais geralmente, de qualquer outra pessoa tbm, esses que precisam ficar se mostrando o tempo todo não desfrutarão do melhor de morar sozinho mesmo. mas vamos lá, pra quem tem alguma dúvida, com vc morando sozinho, vc tem muito mais liberdade para poder ficar só ou acompanhado no momento que quiser. utilize seu network com maior flexibilidad, vá ao trabalho, outros lugares, tenha as companhias de que precisa, mas no momento que quiser, também poderá ficar sozinho, o que é muito bom para se concentrar em algumas coisas ou ficar no ócio mesmo.
Pra quem vai começar a viver sozinho, é sempre recomendável ter pelo meno o valor financeiro para custear 2 a 3 meses como seguro.
Minhas despesas, em média:
Aluguel + condomínio (com água inclusa) = R$880,00
Luz = R$100,00
Internet, netflix e celular = R$220,00
Produtos de limpeza e higiene = R$50,00
Acessórios em geral (uma média por mês dentro do que gastei no último ano pra comprar lixeira que quebrou, arrumar chuveiro que queima, trocar lâmpada, chamar eletricista ou encanador, essas coisas, mesmo que eu não tenha gasto isso, recomendo ter esse valor reservado para isso...) = R$100,00
Compras no mercado de comida = R$250,00
Almoços e jantares em buffets e delivery = R$300,00
Ou seja, deu R$1900,00, ainda sobra um pouco pra investir em roupas, diversão, eventuais viagens e outras situações, sem nem contar com previdência e investimentos que nem considero no "líquido".
Qualquer pessoa recém-formada tem mais ou menos essas condições.
A liberdade não tem preço!