13-01-2019, 10:20 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-01-2019, 10:22 PM por Marcílio.)
(12-01-2019, 09:27 PM)Loki Escreveu: Só digo uma coisa:
Exceções não invalidam uma regra, muito pelo contrário: a confirmam.
Óbvio que nem todo aluno do olavo é cabaço, e vários deles ser bem sucedidos na vida.
Só não vejo essa correlação entre ser aluno do olavo e ter sucesso.
Pra mim, esses seriam bem sucedidos de qualquer forma, apenas fariam outra coisa.
Agora aqui na real, essa correlação é mais do que evidente.
Fora que deve ter uma porrada de aluno do olavo que chegou lá por meio da real (já ouvi várias vezes que o felipe moura brasil frequentava as comunidades da real no orkut), então nesse caso eu credito seu desenvolvimento pessoal à real, não ao velho astrólogo que de burro não tem nada.
Tua principal dificuldade em entender o que digo é que não consegue estabelecer a diferença entre seguidores e alunos do Olavo. Seguidores são esses que assiste meia duzia de videos recortados do Olavo no youtube e seguem ele no facebook esporadicamente. Os alunos são os que realmente estudam o Olavo em seus cursos, livros, artigos, lêem as indicações bibliográficas dele, buscam aprimorar seu horizonte de consciência, além da sua auto percepção biográfica e vocação.
Os que realmente são alunos, praticamente todos progrediram (o que é não é uma correlação necessária avaliar o sucesso da proposta de ensino do Olavo com o progresso material dos alunos, mas sim o quantos estes despertam para o mundo do conhecimento e estão em sintonia com sua vocação pessoal. Mas pra nós, que estamos de fora, uma boa forma de avaliar e ver o progresso desses alunos é o progresso material e a produção intelectual deles).
Já seus seguidores, aí é uma informação que nem eu mesmo posso ter, porque são milhões de pessoas. Não tem como eu medir isso.
E sobre essa questão endeusar ele ou não, a melhor noção de sistema de ensino que o Olavo faz foi feito por um não brasileiro, um filósofo romeno debatendo a respeito do Olavo, comparando com Aleksandr Dugin na questão de ensino institucionalizado x filosofia privada.
Spoiler: