• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Sobre a proibição das drogas
  • 3 votos - 3.67 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Sobre a proibição das drogas
Offline Spirit
Debulhador de falácias
Tópicos: 128
Curtido: 5 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 0
15-10-2012, 09:12 PM
Por que as drogas são - e DEVEM ser - proibidas.

Drogas - no sentido de drogas ilícitas para consumo - são substâncias alucinógenas e muitas vezes tóxicas, que atuam no Sistema Nervoso quase que imediatamente e cujo uso prolongado traz sérios danos à saúde da pessoa, e cujo uso geral e indiscriminado pode levar à desordem social.

1) Considerações sobre os efeitos adversos das drogas

[Imagem: drogas1.jpg]

Existem drogas mais e menos potentes. Por exemplo, os efeitos da maconha são:

Código:
"[...]memória prejudicada, confusão entre passado, presente e futuro, sentidos aguçados mas com pouco equilíbrio e força muscular, perda de coordenação motora, aumento dos batimentos cardíacos, percepção distorcida, ansiedade, olhos avermelhados, boca seca e dificuldade com pensamentos e solução de problemas.

As pessoas que fumam maconha também estão suscetíveis aos mesmos problemas das pessoas que fumam tabaco, como asma, enfisema pulmonar, bronquite e câncer."

Fonte: http://www.brasilescola.com/drogas/maconha.htm

Os da cocaína são:

Código:
"[...]Euforia, bem estar, sociabilidade. [No entanto], uma pessoa que se permite utilizar esta substância tende a querer usar novamente, [e cada vez mais devido à perda de eficácia ao longo do uso].

O coração tende a acelerar, a pressão aumenta, a pupila se dilata. O consumo de oxigênio [do organismo] aumenta, mas [sua absorção] diminui, [deixando o usuário] suscetível a infartos.

Em longo prazo, [também produz] comprometimento dos músculos esqueléticos, comprometimento do olfato, rompimento do septo nasal e complicações respiratórias."

Fonte: http://www.brasilescola.com/drogas/cocaina.htm

Os do crack são:

Código:
"Sintomas paranóicos [decorrentes da maior quantidade de dopamina no organismo]; [...] destruição dos neurônios, prejuízo da memória, concentração e autocontrole, indução a comportamentos de risco. Cerca de 30% dos usuários perdem a vida em um prazo de 5 anos."

Fonte: http://www.brasilescola.com/drogas/crack.htm

Mesmo as drogas mais "fracas", como a maconha, oferecem perigo, pois além de afetarem o sistema nervoso central, são a porta de entrada para o consumo de drogas cada vez mais pesadas e mais devastadoras, que são encontradas nos mesmos lugares em que ela é encontrada.

Outro ponto importante sobre as drogas mais fracas é o contra-senso de se pensar em liberá-las enquanto tem-se combatido cada vez mais o consumo de outras drogas igualmente fracas, como o tabaco, em todo o mundo. Veremos isto mais adiante.

2) Desordem social

[Imagem: 163056.jpg]

Dado os efeitos que as drogas fazem no cérebro de uma pessoa, considere como a vida dessa pessoa é afetada quando o vício em drogas vai se aprofundando e ela vai se tornando cada vez mais dependente dela.

Existem inúmeros relatos de pessoas que se viciaram em drogas, e em todos estes relatos, é comum a menção ao fundo do poço que eles atingiram no auge do vício, a dor de ver seus velhos amigos e familiares os abandonando por não saberem mais como ajudá-los e o mundo de alucinações induzidas pelas drogas - e até mesmo a falta delas durante as síndromes de abstinência:

Código:
"Aos quinze anos eu já era viciado em cocaína, como essa droga e muito cara tinha que praticar pequenos furtos [...]para poder me drogar[...].

Aos 18 anos não aguentando mais pedi ajuda para minha mãe, que teve um susto muito grande quando eu falei que eu era viciado[; ela me internou] numa clínica, mais eu sai [...] e cai nas drogas com força total[...] eu estava ficando louco a cocaína era sempre meu objetivo, meu alvo de vida era me drogar, [...] fui preso por roubo qualificado, assaltos era normal eu cometer, minha família cansada me colocou para fora de casa, fui morar nas ruas, sem ter um teto para dormir."

http://www.antidrogas.com.br/mostrarelatos.php?c=3575

Como já disse anteriormente, não é só a pessoa viciada que sofre com as consequências das drogas. A família também é destruída no processo:

Código:
"meu marido [tem] 26 anos é dependente de cocaina, já não sei o que fazer e nem como agir,perdi a minha identidade vivo a vida dele, tenho duas filhas uma de 8 anos e outra de 4, me sinto incapaz de fazer qualquer outra coisa se não for me preocupar com ele, onde sera que ele ta, se voltara vivo ou se mais uma vez vendera alguma coisa, para sustentar o seu vicio, já perdeu o carro o emprego e varios objetos de dentro de casa, não sei mais o que fazer"

Fonte: http://www.antidrogas.com.br/mostrarelatos.php?c=2790

E destrói até as melhores famílias:

Código:
"Não havia mais dias nem noites. A fissura provocada pelo vício do crack tornava sem sentido qualquer calendário. [...] A pedra de crack que custa apenas "cinco pila", como dizem, até então considerada droga de periferia, de mendigo, invadiu lares da elite da capital gaúcha e fez uma de suas vítimas ser morta pela própria mãe, num momento de desespero.

[A mãe], que chegou a ser presa, sente-se tão sem vida quanto o filho que se foi. Sente-se derrotada na luta que travou durante anos para resgatá-lo das drogas. Foram oito internações e mudanças de cidade para afastá-lo dos traficantes. Chegaram a morar em Brasília entre 2002 e 2004, quando Tobias conseguiu deixar a cocaína. Mas não adiantou. Na volta a Porto Alegre, o crack se apoderou do corpo e da alma do rapaz, que chegou a ser modelo."

http://www.antidrogas.com.br/mostrarelatos.php?c=3825

Agora, imagine um cenário onde todas as drogas são liberadas e todo mundo tenha acesso a ela. Sem restrições, o consumo de drogas irá explodir, devido à curiosidade das pessoas em experimentar algo novo. Só que as drogas não são como um novo hit musical, que todo mundo curte e depois enjoa; a droga é muitas vezes um passaporte sem volta. As pessoas que já se viciaram em drogas repetem isto o tempo todo. As campanhas anti-drogas repetem isto o tempo todo. Mas a maioria das pessoas comuns não consegue perceber isto. Porque:

Código:
"Quem experimenta pela primeira vez não deseja virar viciado. Um estudo do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da Universidade de São Paulo (Grea) diz que [b]a curiosidade é a motivação que leva nove em cada dez jovens a consumir drogas pela primeira vez[/b]. [...] [b]No momento da iniciação das drogas, o adolescente não vê os amigos morrendo, sendo pressionados por traficantes nem se acabando nas sarjetas[/b]. Também é difícil perceber a importância que a droga pode assumir em sua vida no futuro. A maioria das drogas só provoca dependência depois de algum tempo de uso. Ou seja, quem entra nessa só percebe tarde demais que está num caminho sem volta."

Por isso que campanhas contra as drogas, sozinhas, NÃO farão com que as pessoas optem em dizer "não" às drogas. Deve-se proteger as pessoas, deixando-as fora do alcance das drogas, assim como se protege uma criança pequena de se aproximar do fogão. E isso só se faz com a proibição e o combate ativo à elas.

Sem restrição nenhuma às drogas, a sociedade se tornará uma enorme Cracolândia. Isto não é exagero, nem teoria apocalíptica. E vocês já são inteligentes o bastante para perceberem que não é preciso experimentar alguma coisa para provar que ela realmente traz danos a vocês.

É por isto que nenhum país do mundo libera totalmente o consumo de drogas. Nem mesmo a Holanda:

Código:
"[Na Holanda] não se pode fumar maconha em locais públicos, por exemplo, e o tráfico na rua é proibido e punido.

A posse, o comércio, o transporte e a produção de todas as outras drogas são expressamente proibidas e reprimidas com eficiência; [b]há previsão de penas que podem chegar a 12 anos de prisão e de multas de até 45 mil euros.[/b]

Já citado aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
Sobre a proibição das drogas - por Bright - 07-10-2012, 10:58 AM

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
2 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo